18 setembro 2008

Intoxicação alimentar em Figueiró dos Vinhos leva 40 Idosos a serem atendidos no centro de saúde local

O número de idosos de um lar de Figueiró dos Vinhos assistidos no centro de saúde local devido a uma intoxicação alimentar aumentou de 25 para 40, informou o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria (SRSL).
Em declarações à agência Lusa, o coordenador da SRSL, Jorge Pereira, que se encontra no centro de saúde, adiantou que "a intoxicação alimentar teve origem no almoço".
"Os idosos comeram Bacalhau à Gomes de Sá, que tem ovos, presumindo-se que a intoxicação possa estar nos ovos", adiantou Jorge Pereira, lembrando que "a análise aos alimentos, recolhidos pelo Laboratório de Saúde Pública, será feita quinta-feira".
"Só depois poderá haver a certeza de uma eventual contaminação com salmonelas", esclareceu o médico.
O coordenador da SRSL explicou que para dar resposta às vítimas da intoxicação alimentar, "as equipas médicas e de enfermagem, assim como os auxiliares, foram reforçados no centro de saúde".
"Neste momento estão dois médicos no centro de saúde e outros dois médicos estão no lar a acompanhar os utentes", referiu.
Jorge Pereira sublinhou que como a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos presta serviço domiciliário, "os idosos aos quais foi distribuído o almoço estão a ser visitados um a um nas suas casas".
"A nossa preocupação está sobretudo centrada nos idosos que vivem sozinhos", referiu.
Por outro lado, o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria explicou que está a ser solicitado a outros centros de saúde da zona norte do distrito um reforço de material médico, sobretudo soros.
Entretanto, a Protecção Civil de Leiria fez saber que pelo menos dez vítimas foram transferidas para o Centro Hospitalar de Coimbra por precaução.
O primeiro alerta para a intoxicação alimentar no lar da Santa Casa da Misericórdia foi recebido nos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos às 18:04.
Foram mobilizadas para o local 14 ambulâncias de socorro das seis corporações do norte do distrito: Figueiró dos Vinhos, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Pombal e Castanheira de Pêra.
"Neste momento, a situação está estabilizada", informou o segundo comandante da corporação de Figueiró dos Vinhos, Miguel Magalhães.


(Fonte: RTP)

8 comentários:

Anónimo disse...

SÓ COM ESTE PRESIDENTE É QUE EM FIGUEIRÓ ACONTECEM ESTAS COISAS:dESDE A CIMENTEIRA, AS SALMONELAS, ASPRAIAS FLUVIAIS COM MÁ QUALIDADDE, POR FAVOS SERÁ QUE O TEMOS QUE HRAMAR AINDA ATÉ OUTUBRO!vAIS TER MUITO QUE LIMPAR AMIGO CARLOS!!!!!

Anónimo disse...

São coisas que até em nossas casas podem acontecer sem termos culpa nenhuma. Resta-me deixar um desejo de rápidas melhoras a todos os idosos e funcionários da Santa Casa da Misericórdia.

Anónimo disse...

com este presidente estamos todos intuxicados..............

Anónimo disse...

com este presidente estamos todos intuxicados..............

Anónimo disse...

Então! Secalhar usaram água da praia fluvial de Ana de Aviz para fazer o comer. Mas que grande tachada de salmonelas para a seia. Coitados é dos lesados que queriam era só comer a buchita.

Anónimo disse...

Acho verdadeiramente lamentável, para não disser absurdo os espertos do costume que para aqui vêm sempre comentar, comentam por tudo e por nada. Coitadinhos!!!! Devem ser frustrados vocês não são? o facto de terem perdido as eleições para um homem justo, serio e trabalhador ainda não vos saiu da cabeça, é caso para disser cresçam e apareçam... Voces gostavam era do presidente das zonas de lazer e social, enquanto isso toda a industria foi para ANSIAO...(Isso não vêm??) Agora o homem ate tem a ver com a comida que se faz na santa casa...(daqui a nada ate é culpado com o que se passa em vossa casa, nao????, rezem para que nunca haja uma intoxicação em vossa casa, sim pq é mto normal...) HAJA PACIENCIA para aturar estes pobres coitados que nao sabem o que dissem. Ja agora para quem fala mal da cimenteira e que o amigo carlos sera o salvador da patria, por acaso sabem a opiniao dele?? Simplesmente deu os parabens ao executivo camarario por esta excelente oportunidade. Para voces olhem resumam-se a vossa insignificancia. Mas da proxima antes de comentarem olhem tentem saber a realidade, nao disparem para todos os lados. Enfim coitados.

Anónimo disse...

Justo, sério e trabalhador..... ninguém duvida, pior, pior é quem o rodeia!! Infelizmente, ele foi apenas uma fachada, verbo de encher, porque mandar não manda nada, quem manda são aqueles por trás dele!! E mais não digo!!

Anónimo disse...

Para quem diz que o Sr. Carlos Lopes vai resolver tudo, e que se fosse ele nada disto acontecia, e que se fosse ele etc, etc, etc.

E para quem diz que se fosse ele a mandar (A FABRICA DE PRODUÇAO DE CLINQUER (NAO É CIMENTEIRA) nao se instalaria no concelho, leiam isto e pensem... Para a próxima em vez de comentarem, calem-se!!!

Deixo aqui apenas um ponto da acta da reunião da assembleia municipal de 29-02-2008 (ACTA CONSULTADA NO SITE DA CAMARA DE FIGUEIRO)
" .... O Sr. Deputado Carlos Alberto David dos Santos Lopes, nao quis deixar de assinalar o investimento privado por parte da empresa cimentaurus a sedear na freguesia de aguda a qual contribuira sem duvida para o progresso e desenvolvimento do concelho. Fez votos para que aquele empreendimento possa resolver a mao-de-obra em Figueiro dos Vinhos, e considerou que em boa hora aquele Grupo Economico se vem instalar no nosso concelho. Destacou o facto da referida empresa ter obtido o grau PIN - Projecto de Interesse Nacional ...."


E esta hein??