21 abril 2008

Pedrógão Grande - Agência do BPI assaltada

Hoje de tarde por volta das 13h, foi assaltada a dependência bancária do BPI em Pedrógão Grande, segundo fontes, o assalto foi feito por um Homem armado, que chegou a disparar um tiro dentro da Instituição Bancária.
Na altura do assalto apenas um funcionário do Banco se encontrava dentro das instalações.

ACTUALIZAÇÃO (29/04/2008)
Foi detido em Santarém, na passada quinta-feira, três dias depois de ter assaltado a agência do BPI de Pedrógão Grande e a Estação dos CTT de Mação. Em causa está um indivíduo de 37 anos que, sob ameaça de arma de fogo e actuando com um capuz e óculos escuros, poderá estar envolvido noutros casos de assalto à mão armada, ocorridos nos últimos tempos na região. Esta é, pelo menos, a convicção da Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária (PJ), responsável pela investigação.
O suspeito já tem antecedentes criminais de vária natureza, inclusive por crime de roubo, pelos quais tinha sido condenado a uma pena de 18 anos de prisão, que estava a cumprir no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
Todavia, em 23 de Dezembro do ano passado, usufruiu de uma saída precária e acabou por não regressar à prisão. Pouco tempo depois, ter-se-á voltado a dedicar ao mesmo 'modus vivendi', regressando aos assaltos à mão armada. Na segunda-feira da semana passada, num único dia, terá perpetrado dois assaltos, um à agência do BPI de Pedrógão Grande e outro à Estação dos CTT de Mação. A actuação seguiu, em ambos os casos, a mesmas linhas de orientação, ou seja, esperava que os estabelecimentos tivessem uma clientela reduzida e, com um capuz na cabeça e óculos escuros, de forma a dificultar a sua identificação, ameaçava os funcionários com uma arma de fogo, de calibre 7.65 mm, exigindo-lhes o dinheiro.
Numa operação recorde, da responsabilidade da Secção Regional de Combate ao Banditismo da Directoria de Coimbra da PJ, os investigadores começaram por proceder à identificação do suspeito, contando com a ajuda das imagens recolhidas durante o assalto pelas câmaras de vigilância.

Arma pronta a disparar

Apesar de ter a face ocultada, foram reunidos elementos de identificação que acabaram por apontar para o evadido de Paços de Ferreira. As diligências encetadas permitiram, depois, identificar o suspeito, bem como proceder à sua localização, na zona de Santarém, onde foi detido na quinta-feira. Em seu poder o assaltante tinha uma arma de fogo, de calibre 7.65 mm, que supostamente terá usado nos assaltos às duas instituições.
A arma, apreendida pela PJ, estava devidamente municiada e tinha, inclusive, uma bala na câmara, ou seja, estava pronta a disparar.
Para além da arma, a PJ apreendeu dois veículos, uma viatura ligeira e uma moto, que o alegado assaltante terá usado para cometer os crimes, bem como diversos documentos e objectos relacionados com os assaltos.
Segundo apurámos, um dos documentos apreendidos é um bilhete de identidade falso, que o suspeito usava como elemento de identificação, eventualmente como forma de "disfarçar" a sua verdadeira identidade, uma vez que se encontrava evadido do estabelecimento prisional, onde, de resto, regressou de imediato. A Judiciária vai dar continuidade às investigações, uma vez que se admite como praticamente certo o envolvimento do evadido de Paços de Ferreira noutros assaltos à mão armada, recentemente ocorridos na região.
(por: Diário de Leiria)

Aluno agride professor em Castanheira de Pêra

Castanheira de Pêra, Leiria, 18 Abr (Lusa) - Um rapaz de 12 anos apertou o pescoço a uma professora de Matemática na escola Bissaya Barreto, em Castanheira de Pêra, depois de a docente o ter advertido para parar de dar pontapés numa porta.
De acordo com uma fonte da escola básica do segundo e terceiro ciclo Bissaya Barreto, o incidente ocorreu cerca das 13:10 de quinta-feira, quando a docente de matemática foi para a sala dar uma aula de substituição de informática.
O aluno foi advertido porque estava a pontapear uma porta, disse a fonte.
A professora advertiu o jovem, que provém de uma família desestruturada e apresenta sinais de hiperactividade, e este reagiu apertando-lhe o pescoço, injuriando-a e tentando dar-lhe um pontapé na face.
Segundo António Alves, presidente do Conselho Executivo, o caso foi já sinalizado pela direcção mas falta ainda o relatório da professora.
"Houve qualquer coisa mas só me posso pronunciar depois de ter a exposição da professora", disse o mesmo responsável, embora salientando que se trata de um "aluno difícil".
No entanto, António Alves não esclareceu se o aluno irá ser punido disciplinarmente, tudo dependendo do relatório da docente.
Fonte da GNR confirmou a ocorrência mas negou que tenha sido apresentado qualquer queixa por parte da docente, que não teve de receber assistência médica.

(fonte: RTP)

16 abril 2008

JS recusa presença na lista do PS da concelhia de Pedrógão Grande

Parece haver algum mal-estar entre a JS (Juventude Socialista) e o PS (Partido Socialista) de Pedrógão Grande. Em comunicado publicado no sitio da Internet da JS de Pedrógão Grande, são dados a conhecer os motivos que levaram aquela estrutura politica a rejeitar a sua presença na única lista levada a eleições no passado dia 28 de Março para aquela concelhia.


Comunicado de Imprensa da JS
(http://www.juventudesocialista.org/concelhiapedgrande)

A Concelhia de Pedrógão Grande da Juventude Socialista (JS), ao tomar pleno conhecimento da única candidatura existente à Concelhia de Pedrógão Grande do Partido Socialista (PS) vem, por este meio, em consideração pelos militantes da JS e também do PS, expor as seguintes razões que consubstanciam a posição política que presentemente assumimos:

1 – No passado mês de Abril de 2007, a JS / Pedrógão Grande foi vitima de uma intromissão política clara e manifesta num acto eleitoral interno desta estrutura, destinado à eleição dos Delegados à VIII Convenção Federativa Distrital de Leiria da JS, lista que na circunstância foi encabeçada por Diogo Coelho, Coordenador da Concelhia de Pedrógão Grande da JS, e candidato à Presidência da Federação Distrital de Leiria da JS;

2 – A ingerência citada foi surpreendentemente protagonizada no obscurantismo e na retaguarda por um militante do PS / Pedrógão Grande, facto que veio posteriormente a ser provado através de denúncia da Comissão Organizadora da Convenção (COC), divulgada em resposta a uma reclamação apresentada e subscrita pelo outro contendor à Presidência da Federação Distrital de Leiria da JS, à época Coordenador da Concelhia de Pombal, tendo aduzido como testemunha do teor exposto na reclamação, um militante do PS / Pedrógão Grande que à data desempenhava funções no Governo Civil de Leiria;

3 – Na circunstância em causa, o dito militante do PS / Pedrógão Grande, pese embora a sua evidente intervenção neste processo, desejava e augurava que o seu nome permanecesse no absoluto sigilo, facto que soou a estranho para quem corroborou e deu consistência aos factos descritos, onde figurava um único e falso argumento, fundamentado na ausência de chave da sede do PS / Pedrógão Grande pelo Secretariado da Concelhia da JS, motivo suficiente no ponto de vista do declarante para o acto eleitoral não se ter realizado;

4 – Sucede que o Secretariado da Concelhia da JS é detentor de uma chave da sede do PS / Pedrógão Grande há mais de dois anos, desde o momento em que lhe foi entregue pela própria pessoa que negou a sua posse nas lamentáveis e falsas declarações que prestou à COC, tendo este órgão perante a activa e empenhada participação no acto eleitoral de cerca de quatro dezenas de militantes da JS / Pedrógão Grande, colocado em causa a argumentação submetida em análise, pois era óbvio o propósito de criar dúvidas sobre a idoneidade e credibilidade dos órgãos concelhios da JS e seus dirigentes;

5 – Pela falta de postura evidenciada, pois não houve a coragem perante o Secretariado e a Assembleia da Concelhia da JS de assumir a autoria de tal infame acto, chegando ao cúmulo de o nome ter sido denunciado pela COC, facto que convictamente não pretendia, provocou a quebra de confiança política deste órgãos para com a referida pessoa, pois agiu deliberadamente de má-fé, patenteando um total desrespeito e incorrendo numa infracção abusiva do principio de autonomia que vigora nos Estatutos da JS;

6 – Tendo havido uma tentativa manifesta de interferência de um dirigente local do PS / Pedrógão Grande num acto absolutamente externo ao seu foro, por uma razão de simples e rápida compreensão, não ser militante da JS, portanto, não gozando dos direitos e deveres inerentes a essa condição, o autor pretendia com tal intervenção despropositada, condicionar, impossibilitar e criar obstáculo à participação activa dos delegados legitimamente eleitos pelos militantes desta estrutura política à Convenção Federativa Distrital de Leiria da JS;

7 – Não obstante tais atropelos e falta de ética e verdade patente, a tentativa realizada foi infrutífera quanto ao fim maior, por certo, desejado pelo infractor, isto é, de inviabilizar uma candidatura protagonizada pelo nosso Coordenador Concelhio e apoiada incondicionalmente pelos militantes da JS / Pedrógão Grande, a quem cabe de facto em primeira e última instância a competência de decisão sobre o futuro desta Concelhia, designadamente, quem a dirige e representa;

8 – Face ao anteriormente exposto, estando o responsável por reprovável atitude inserido na única lista apresentada e submetida a apreciação e votação pelos militantes do PS / Pedrógão Grande, no acto eleitoral a realizar no dia 28 de Março de 2008, apesar do convite que nos foi proposto no sentido de integrar esta lista, não podemos de maneira alguma omitir e esquecer a presença nela de um militante do PS / Pedrógão Grande que tentou prejudicar e causar dano a esta Concelhia da JS, e porque a nossa conduta se rege por valores e princípios assentes na força da ética, do carácter, da honestidade e verticalidade, tendo havido uma pretensão condenável de afectação da boa-fé e credibilidade dos órgãos desta estrutura concelhia bem como dos seus dirigentes, a nossa posição foi só uma, a expressa e justificada recusa em aceitar o exercício de qualquer cargo, e por essa via não participar nos novos órgãos concelhios do PS, pois a memória é um bem que preservamos, e partindo do pressuposto que em política não vale tudo, a seriedade sempre pautará a nossa acção enquanto militantes da JS e cidadãos intervenientes na vida política.

Chegam-nos Mail's - III Fórim Inter-concelhio

No próximo dia 17 de Abril corrente terá lugar na Casa da Juventude de Figueiró dos Vinhos, o III Fórum Inter-concelhio (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande) respeitante ao projecto "O combate à pobreza começa localmente", promovido pelo Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal REAPN) e organizado em parceria com as Redes Sociais Concelhias de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

O referido projecto pretende analisar e compreender como é que os diferentes agentes - dirigentes, técnicos/as de intervenção social e destinatários/as da intervenção social - percepcionam o fenómeno da pobreza, no sentido de encontrar estratégias eficazes para a intervenção social e tem como principais objectivos:
a) Aumentar o conhecimento e as competências acerca do fenómeno da pobreza;
b) Contribuir para o empowerment das pessoas em situação de pobreza, criando
espaços de participação e auscultação.

Envie também os seus mail's para: tertuliadopinhal@gmail.com

07 abril 2008

Rallye Rota do Vidro sai da região

O Rallye Rota do Vidro que em anos transactos tinha provas nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, deixou a região para se passar a realizar somente na zona do pinhal de Leiria e Marinha Grande.

Ansião - GM lança a maior campanha de florestação do país

A General Motors Portugal vai lançar este mês a maior campanha de florestação jamais lançada no nosso país.
A iniciativa engloba a plantação de mais de 127 mil árvores, numa área de 120 hectares que faz parte da Rede Natura 2000, localizada no concelho de Ansião (Leiria). O programa, implementado através da marca Opel, visa a compensação de emissões de dióxido de carbono, correspondentes a cerca de 200 milhões de quilómetros percorridos.
Além disso, nele estão contemplados também projectos como a gestão florestal e a prevenção de incêndios. A plantação de tão grande número de árvores, que obedece a um rigoroso plano de selecção de espécies a plantar, garante o sequestro de cerca de 31 mil toneladas de carbono (CO2). O plano possui ainda um rigoroso calendário de verificação e manutenção, que se estende por um período de 25 anos.
Na prática, a Opel encarregar-se-á de fazer reflectir os resultados desta acção, ao informar os compradores do modelo Astra - cerca de 550 até ao final deste ano - de que as emissões de CO2 produzidas durante os primeiros 40 mil quilómetros de utilização do veículo, serão totalmente compensadas por esta iniciativa da GM.
(por: autosport)

04 abril 2008

Caso esmeralda - Aparato mediático à porta do tribunal da Sertã

Esmeralda Porto não se encontrou esta tarde com o pai biológico, Baltazar Nunes, como estava previsto, apesar da ordem judicial para o encontro. À porta do Tribunal da Sertã, onde se juntaram jornalistas e várias pessoas, a menor recusou-se a sair da viatura dos pais adoptantes, que a entregavam hoje, pela primeira vez, ao progenitor.
Apesar da intervenção da técnica do Instituto de Reinserção Social, que propôs a Esmeralda para se encontrar com o pai no interior do tribunal, a criança recusou-se a fazê-lo. Perante a insistência da menor, Luís Gomes e Adelina Lagarto, casal que acolhe a criança desde os três meses, pediram à juíza responsável pelo processo para que fosse autorizado o regresso de Esmeralda a casa, em Torres Novas.
A magistrada acedeu e a menor abandonou o local, sem que tenha ocorrido aquela que seria a primeira visita de Esmeralda ao pai biológico, na residência deste.
Baltazar Nunes, recebido por insultos de pessoas que cercaram o tribunal, apesar do pedido de protecção policial que interpôs, acabou por sair da Sertã, cerca das 16h00, sem a filha.
Luís Gomes e Adelina Lagarto, casal a quem a mãe biológica de Esmeralda entregou a criança aos três meses, estão envolvidos numa batalha judicial com Baltazar Nunes pela guarda da menor, afora com seis anos. Após um processo oficial de averiguação de paternidade, o pai biológico perfilhou a filha quando ela tinha um ano e desde então tem disputado a sua guarda com o casal de Torres Novas.
Luís Gomes e Adelina Lagarto encontram-se, neste momento, sem defesa, depois da sua advogada Sara Cabeleira ter informado o tribunal que vai deixar de os representar. As razões que levaram a causídica a abandonar este processo e a defesa de Adelina Lagarto no processo-crime de sequestro e subtracção de menor não são conhecidas.
Fonte ligada ao casal indicou à Lusa que Luís Gomes e Adelina Lagarto tentam agora obter o patrocínio de algum advogado ligado ao movimento de juristas que promoveu o “habeas corpus” para tentar libertar o pai adoptante da prisão, mas até ao momento os contactos foram infrutíferos.
Até quinta-feira, o casal terá de constituir um advogado, já que nesse dia terá lugar uma nova conferência de partes, exactamente um ano depois de uma primeira tentativa para regular a entrega da menor, sem sucesso.
(por: Público)

02 abril 2008

Figueiró dos Vinhos - C.M. pede apoio M. Cultura para recuperar Igreja Matriz

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos reclamou hoje ao ministro da Cultura apoios para recuperar a Igreja Matriz da vila, cuja talha dourada quinhentista necessita de uma intervenção.
Segundo Álvaro Gonçalves, vice-presidente da autarquia e vereador da Cultura, o projecto prevê o gasto de uma verba de 200 mil euros, distribuída pela recuperação da talha dourada do altar e arranjos do imóvel, com nova iluminação e reparação das paredes.
“Já apresentámos a candidatura e estamos à espera de dinheiro do Quadro Comunitário de Apoio” que já findou, explicou Álvaro Gonçalves.
Caso essa verba, que deveria vir de fundos não gastos pelo Estado Português, não seja aprovada, a autarquia compromete-se a fazer uma nova candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), até porque se trata de um “monumento nacional de grande importância para a região”.
Em resposta a este pedido, o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, não se quis comprometer com este caso concreto mas salientou que a “recuperação de todo o património é um objectivo central” da tutela.
“Queremos recuperar o património para ser vivificado” e “envolver a população local nisso”, disse.
Na sua opinião, os “monumentos nacionais devem ser utilizados como instrumentos” para cativar outros investimentos, nomeadamente na área do turismo.
"As actividades culturais podem ter um papel muito relevante na dinamização das comunidades locais”, acrescentou Pinto Ribeiro.
Esta igreja quinhentista é dedicada a S. João Baptista e tem como aspectos mais emblemáticos um portal renascentista em talha dourada, uma torre sineira com um varandim e um painel de azulejos sobre a vida daquele santo.

(por: Região de Leiria)