25 fevereiro 2009

Chegam-nos Mail's - Biblioteca Municipal F. Vinhos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS NO FLICKR

A Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos aposta mais uma vez num novo projecto digital ao criar um banco de imagens local no Flickr, tornando-se, deste modo, na primeira biblioteca pública do espaço lusófono com um projecto deste tipo no Flickr.

Disponível em: http://www.flickr.com/photos/bmfigueirodosvinhos/

Desde Janeiro de 2009 a Biblioteca de Figueiró dos Vinhos decidiu colocar on-line um conjunto de fotografias provenientes do seu acervo, bem como de particulares e entidades públicas que assim se quiseram associar a este projecto.
Neste momento, o nosso banco de imagens contém mais de duas centenas de imagens. Mensalmente serão adicionadas novas imagens.
Este é um projecto que tem como objectivo recolher, preservar e divulgar o património fotográfico do concelho de Figueiró dos Vinhos.
Os utilizadores poderão ao utilizar o site Flickr partilhar os seus comentários e conhecimentos ao comentar as imagens disponibilizadas.

Não hesite, participe!

-------------------------------------------------------

Envie também os seus mail's para: tertuliadopinhal@gmail.com

20 fevereiro 2009

Tertúlia do Pinhal está de PARABÉNS - 3 anos

TERTÚLIA DO PINHAL, TRÊS ANOS DE EXISTÊNCIA

Foi da ideia de criar um blog imparcial e livre ao debate de ideias para as gentes da zona do pinhal que nasceu o Tertúlia do Pinhal.

A formula teve sucesso, e já contamos com três anos de existência e uma média diária de 150 visitantes únicos. Um autêntico sucesso.

Numa altura em que muitos jornais locais e regionais desaparecem das bancas, este é sem dúvida um excelente canal comunicacional que fomenta a democracia, democracia essa que , inexplicavelmente, irrita alguns sectores políticos que a ela tudo lhe devem.

O calendário eleitoral deste ano promete muita actividade no Blog, contudo pedimos sempre a alguns leitores mais desatentos que antes de comentarem consultem as nossas regras de boa conduta, só assim conseguiremos fazer que o Tertúlia do Pinhal seja um blog credivel, construtivo e com razão de existir.

Esperamos poder contar com os nossos leitores por muitos mais e bons anos.

Já sabe, qualquer dúvida comentário ou sugestão: tertuliadopinhal@gmail.com

08 fevereiro 2009

Kalidás Barreto lançou livro entitulado por "Os trabalhadores laneiros no distrito de Leiria"

A mais recente obra (Os trabalhadores laneiros no distrito de Leiria) do antigo sindicalista oriundo de Castanheira de Pêra, Kalidás Barreto, foi lançada no passado dia 1 de Fevereiro.
Este livro mereceu destaque por parte do comentador politico Marcelo Rebelo de Sousa, que durante o seu programa semanal emitido todos os domingos à noite na RTP1, aconcelhou aos seus telespectadores a leitura deste livro.
Transcrevemos de seguida a entrevista que Kalidás Barreto deu ao Blog Castanheira de Pêra em Noticia aquando do lançamento desta obra.
Blog Castanheira de PÊra em Noticia (BCPN): O que retrata este livro?Kalidás Barreto (KB): Este livro resulta da investigação que deu origem a um outro livro que escrevi só sobre Castanheira de Pêra, das lutas sindicais ao longo dos anos, associadas à indústria dos têxteis. Neste trabalho quis circunscrever-me ao período até ao 25 de Abril. Porque a partir de determinada altura sou protagonista e ser protagonista e autor é complicado. Já tive essa dificuldade quando escrevi a monografia de Castanheira de Pêra.
BCPN: O que explica a tradição têxtil em Castanheira de Pêra?
KB: É uma terra de serra, onde toda a gente sabia tosquiar e fiar, mas cada um fazia-o em sua casa. O livro aborda as origens históricas, o desenvolvimento e algumas situações curiosas. É uma história interessante, que gostei de investigar e ver, e sobretudo realçar a luta do movimento operário. Em condições de isolamento, aquela gente soube dar vida e criar umas primeiras associações operárias do distrito. Este opúsculo é ainda valorizado por um conjunto de fotografias de José Luís Jorge, feitas a partir de uma indústria florescente a partir no século XIX.
BCPN: Como vê a crise e o quase desaparecimento dos têxteis em Castanheira de Pêra?
KB: Com nostalgia, mas é preciso ter esperança. Há duas fábricas que permanecem com grande vontade, mas com dificuldades em virtude da concorrência externa. Este livro é também um testemunho, porque os jovens precisam de ter memória. É preciso não esquecer a vontade que aquelas pessoas tiveram todas e quanto foi difícil chegar onde se chegou.

O livro está à venda pelo preço aproximado de €6

03 fevereiro 2009

Americana de 22 Anos vende virgindade na Internet

Há noticias que nos deixam completamente estupefactos pelo absurdo que retratam e comentam, e esta é sem dúvida uma delas.
A falta de valores e de ética a que a nossa sociedade está a chegar são escandalosos. Hoje em dia parece que tudo vale, os princípios monetários sobrepõe-se, e muito, aos morais . Leiam com atenção a próxima noticia.
Uma jovem norte-americana resolveu leiloar a sua virgindade na Internet para poder continuar os estudos. A ideia foi rejeitada pelo site de leilões eBay, mas a universitária conseguiu obter o apoio de Howard Stern, uma famoso locutor de rádio norte Americano. Natalie Dylan, o nome falso da jovem de 22 anos, tomou a decisão depois de ter acabado uma licenciatura em Estudos da Mulher e ter constatado que não tinha dinheiro para continuar.
O seu objectivo é alcançar um milhão de dólares, cerca de 705 mil euros, para prosseguir a sua carreira académica e obter um curso de pós-graduação em Matrimónio e Terapia Familiar.
O projecto foi rejeitado pelo eBay, mas foi prontamente apoiado pelo polémico radialista Howard Stern, a quem Natalie revelou que não tem qualquer dilema em fazê-lo, pois «vivemos numa sociedade capitalista, porque não poderei capitalizar a minha virgindade?».
Numa entrevista feita à televisão nos EUA Natalie Dylan afirmou ainda que «não acredito que leiloar a minha virgindade vá resolver todos os meus problemas (…) mas vai dar-me alguma estabilidade financeira».
Para não deixar ninguém defraudado a estudante já revelou que pretende provar a sua virgindade perante um teste de polígrafo ou com a ajuda de um ginecologista.
Até ao momento a jovem já conseguiu reunir cerca de 180 mil euros.

(com: Sol)