Os Blog’s começam a fazer parte do nosso quotidiano, quem não gosta de chegar de manhãzinha ao emprego e saber das últimas novidades ou “fofocas” que andam a correr pela Internet, ou quem não gosta de ir lançar mais uma acha para a fogueira da discussão mais acesa?
“Blogar” é a “conversa de café” do futuro e está na moda. As vantagens são evidentes, maior número de pessoas a discutir um determinado tema, a imensa versatilidade que proporciona, o facto de poder expor a sua opinião a um alargado número de pessoas, chegando mesmo a ensinar e aprender com elas, o praticar da escrita é também uma vantagem a ter em peso, e a vantagem/desvantagem mais controversa deste meio de discussão, o anonimato proporcionado.
O anonimato pode ser usado de duas formas, para salvaguardar a identidade das pessoas, sem que estas sejam ofendidas ou xingadas publicamente, mas no reverso da medalha pode ser usado para fazer a insinuação, calúnia e acusação infundamentada e falsa, sem que saibamos quem foi o indivíduo que a fez. Este é com certeza um bolo com dois sabores, o amargo e o doce, mas se pensarmos bem conseguimos averiguar alguma complacência entre eles, um sobrevive graças ao outro, e é impossível eliminar qualquer um, por mais que se tente não dá. E é aqui que os gestores/administradores de um blog têm um papel crucial, ou seja, tentarem definir e manter regras que proporcionem o saudável funcionamento de um blog, a sua definição é fácil de fazer, a sua implementação é que gera maior debate. Usando um exemplo real, para tentar explicar este pau de dois bicos, o Blog Pensar Pedrógão Grande fechou recentemente, não sei se temporariamente ou definitivamente, este fecho encaixa no problema do anonimato que referi, ou seja, o autor do blog optou por se identificar e acabou por ser difamado, por um utilizador anónimo, de uma forma gratuita e lamentável.
Blog de Cernache do Bonjardim, Tachos Pedrógão Grande, Conversa de Rua, Pensar Pedrógão Grande, Pinho Bravo, Tertúlia Do Pinhal, etc… São já imensos os blogs, sobre a nossas terras e região que inundam a Internet, e há de tudo um pouco, os mais sérios, os mais levianos, os mais provocadores, conforme o gosto e feitio dos internautas.
Agora cabe a vocês, “bloguistas”, definirem qual o rumo que pensam que um Blog deve seguir. É interessante, mas também estranho, ver pessoas a proclamarem pela sensatez de alguns artigos ou pela agressividade com que alguns bloguistas comentam determinados temas, mas é estranho não deslumbrar qualquer comentário dessas pessoas sobre temas de real interesse regional e nacional, mais, estes temas são em regra muito menos comentados que os temas mais polémicos, temas estes que não contribuem em nada para a melhoria do nosso nível de vida ou para a resolução dos nossos problemas reais. Talvez também aqui existam diferentes perspectivas para definir as diferenças entre um problema real e um problema complementar.
Será que a calúnia, o mal dizer, e o baixo nível são os temas preferidos? Quero pensar que não, mas se fizermos uma pequena sondagem por alguns blogs, facilmente somos levados a acreditar o contrário.
Não tomem este artigo como uma critica ou um puxar de orelhas a quem quer que seja, tomem-no antes como uma reflexão, na qual gostaria que participassem.