18 setembro 2008

Intoxicação alimentar em Figueiró dos Vinhos leva 40 Idosos a serem atendidos no centro de saúde local

O número de idosos de um lar de Figueiró dos Vinhos assistidos no centro de saúde local devido a uma intoxicação alimentar aumentou de 25 para 40, informou o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria (SRSL).
Em declarações à agência Lusa, o coordenador da SRSL, Jorge Pereira, que se encontra no centro de saúde, adiantou que "a intoxicação alimentar teve origem no almoço".
"Os idosos comeram Bacalhau à Gomes de Sá, que tem ovos, presumindo-se que a intoxicação possa estar nos ovos", adiantou Jorge Pereira, lembrando que "a análise aos alimentos, recolhidos pelo Laboratório de Saúde Pública, será feita quinta-feira".
"Só depois poderá haver a certeza de uma eventual contaminação com salmonelas", esclareceu o médico.
O coordenador da SRSL explicou que para dar resposta às vítimas da intoxicação alimentar, "as equipas médicas e de enfermagem, assim como os auxiliares, foram reforçados no centro de saúde".
"Neste momento estão dois médicos no centro de saúde e outros dois médicos estão no lar a acompanhar os utentes", referiu.
Jorge Pereira sublinhou que como a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos presta serviço domiciliário, "os idosos aos quais foi distribuído o almoço estão a ser visitados um a um nas suas casas".
"A nossa preocupação está sobretudo centrada nos idosos que vivem sozinhos", referiu.
Por outro lado, o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria explicou que está a ser solicitado a outros centros de saúde da zona norte do distrito um reforço de material médico, sobretudo soros.
Entretanto, a Protecção Civil de Leiria fez saber que pelo menos dez vítimas foram transferidas para o Centro Hospitalar de Coimbra por precaução.
O primeiro alerta para a intoxicação alimentar no lar da Santa Casa da Misericórdia foi recebido nos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos às 18:04.
Foram mobilizadas para o local 14 ambulâncias de socorro das seis corporações do norte do distrito: Figueiró dos Vinhos, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Pombal e Castanheira de Pêra.
"Neste momento, a situação está estabilizada", informou o segundo comandante da corporação de Figueiró dos Vinhos, Miguel Magalhães.


(Fonte: RTP)