11 janeiro 2007

Finanças de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra vão fechar

Os serviços de finanças dos concelhos de Pedrógão Grande (P.G.) e Castanheira de Pêra (C.P.) vão ser encerrados, por sua vez haverá um reforço administrativo do serviço de finanças de Figueiró dos Vinhos (F.V.), este serviço passará a acolher todos os contribuintes provenientes dos serviços de finanças de P.G. e C.P..
A medida já é oficial e entrará em vigor brevemente.

Medida sensata, que evidencia a natural reestruturação/organização destes três concelhos. Penso que é através de medidas como esta que a familiarizarão para com o vocábulo fusão tenderá a acentuar-se. A fusão dos três concelhos, tema já debatido neste Blog (consulte aqui), contundo gostava de vos evidenciar o exemplo do concelho da Sertã, este concelho tem uma área de 446.7 Km2 com 16 274 habitantes distribuídos por 14 freguesias, P.G., F.V. e C.P. têm juntos uma área de 364.86 Km2 com 15.433 habitantes e 10 freguesias. Penso ser senso comum que a Sertã é sem dúvida alguma bem mais desenvolvida que qualquer um dos concelhos referenciados.

Mais uma má notícia para todos aqueles que são a favor da actual divisão municipal e consequente triplicação de bens e serviços, triplicação esta que em vez de concentrar meios os dispersa e torna ineficazes.