30 novembro 2009

Costifoot - Academia de Futebol da Região já é uma realidade em Figueiró dos Vinhos

Apadrinhada pelo ex-guarda redes Paulo Costinha, que passou por clubes como Boavista, Sporting ou FC Porto, a Costifoot abre agora as suas portas, sendo a primeira academia de futebol para crianças existente na região.
Poderão inscrever-se na Academia todos os jovens entre os 5 e os 13 anos que queiram aprender mais sobre futebol, treinar e simultaneamente divertirem-se num desporto colectivo que, quando devidamente enquadrado, contribui para o desenvolvimento sócio cultural dos jovens.
A sede desta academia será no Estádio Municipal Afonso Lacerda em Figueiró dos Vinhos, contudo os municípios de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra também apoiaram este projecto.

Mais informações podem ser obtidas no Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (na piscina Municipal), pelos telefones 236551132, 913085735 ou 963036924.

23 novembro 2009

Ansião aposta forte nas tecnologias de informação

A autarquia liderada pelo social-democrata, Rui Rocha, tem apostado forte nas novas tecnologias de informação.
A mais recente inovação prendeu-se com o lançamento do canal de televisão pela Internet, o ansiao.tv (www.ansiao.tv), este canal dedicado à promoção do concelho tem dado passos significativos na sua afirmação como elo de comunicação entre a Câmara municipal e os seus munícipes.
São variados os temas que este canal aborda, porém dou principal destaque à transmissão da cerimónia da tomada de posse do actual executivo, e as transmissões em directo das reuniões da assembleia-geral da CM de Ansião. Uma excelente ideia que deve ter o reconhecido valor por parte dos munícipes do concelho.
De relembrar que Rui Rocha foi um dos candidatos que aceitou o nosso desafio para as últimas eleições autárquicas, onde convidámos os candidatos da região a responderem a perguntas feitas pelos leitores do Tertúlia do Pinhal. Mais uma prova do genuíno interesse que o autarca demonstra pelas TI e pelo seu poder.
Uma iniciativa a ser seguida pelas restantes autarquias da região.

17 novembro 2009

João Marques (presidente da C.M Pedrógão Grande) lidera Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte

O presidente da Câmara de Pedrogão Grande, João Marques, foi eleito por unanimidade, no passado dia 12 de Novembro, para a presidência da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) que agrupa 14 municípios, nove do distrito de Coimbra e cinco de Leiria. Este cargo era ocupado até aqui por Fernando Marques (ex presidente, também social democrata, da autarquia de Ansião).
Na estrutura, onde o PSD é maioritário por gerir mais autarquias, mantêm-se como vice-presidentes os autarcas Fernando Carvalho (PS), da Lousã, e Ricardo Alves (PSD), de Arganil.
Com sede na Lousã, a CIMPIN resultou da transformação da Associação de Municípios do Pinhal Interior Norte, criada em 2007 para captar e articular investimentos de interesse intermunicipal.
A CIMPIN reúne os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Distrito de Leiria), Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (Distrito de Coimbra).

Trata-se de uma área de 2616,6 quilómetros quadrados, com cerca de 140 mil residentes.

(com: Notícias do Centro)

16 novembro 2009

Chegam-nos mail's - Festival de Bandas Cover da Arega a 21 de Novembro

Transcrevemos de seguida o mail enviado pelo Movimento Construtivo Areguense.
 

------Inicio mail------
Irá realizar-se no próximo dia 21 de Novembro um Festival de Bandas Cover na freguesia da Arega, uma iniciativa do A.R.C.A (Associação Recreativa Areguense) que conta com o apoio da J.F. de Arega e C.M. de Figueiró Dos Vinhos. Este evento conta com a participação de  três bandas de Cover (bandas que imitam musicas de bandas como Muse, Nirvana, System of a Down, Bush, Blasted Mechanism, The Killers, Queen, Metallica, etc..).
Não faltes!
 

 
------Fim mail------
Envie também os seus mail's para tertuliadopinhal@gmail.com

13 novembro 2009

Economia portuguesa é a terceira que mais cresce na UE

É mesmo caso para o Ministro Teixeira dos Santos estar contente, a economia portuguesa registou o terceiro melhor desempenho da União Europeia no terceiro trimestre (Julho a Setembro), ao crescer 0,9% contra a média europeia de 0,4%, revelou o Eurostat.
A mesma fonte precisa que ainda em recessão encontram-se as economias do Reino Unido, Espanha, Chipre, Estónia, Hungria e Roménia.
Convenhamos, este é um tipo de notícia com a qual estamos muito pouco familiarizados. Portugal a ocupar os lugares cimeiros de um qualquer ranking da UE já é por si só alvo de noticia, quanto mais quando esse ranking mede o crescimento das economias europeias, quase que soa a utopia.
A ver se este clima de desenvolvimento e crescimento da economia se mantém nos próximos meses, e se o factor “Governo Minoritário” não condicionará esta boa prestação que estamos a ter.

RANKING

Lituânia +6,0%
Eslováquia +1,6%
Portugal +0,9%
Áustria +0,9%
República Checa +0,8%
Alemanha +0,7%
Itália +0,6%
Bélgica +0,5%
Holanda +0,4%
França +0,3%
Espanha -0,3%
Grécia -0,3%
Reino Unido -0,4%
Roménia -0,7%
Chipre -1,4%
Hungria -1,8%
Estónia -2,8%

05 novembro 2009

Concessão do Pinhal Interior finalmente adjudicada

Depois de uma primeira adjudicação controversa, que teve o chumbo da EP por o orçamentado apresentado pela empresa construtora ser muito superior ao orçamento inicialmente apresentado (e que levou a adjudicação da obra), eis que finalmente o processo termina com a adjudicação da concessão à Mota-Engil.
Lançada a 14 de Junho de 2008, em Condeixa, pelo primeiro-ministro José Sócrates, a concessão do Pinhal Interior inclui um pacote de estradas com uma extensão de 567 quilómetros, que irá servir cerca de 400 mil pessoas.
A concessão terá uma extensão de cerca de 520 kms, e incluirá dois eixos principais – IC3 e IC8. O IC3 é um eixo vertical que liga a futura Subconcessão da AE Centro desde o nó de Coimbra (IP3/IC2) até à A23 na zona de Torres Novas, e o IC8 é um eixo horizontal que liga a A17 na zona de Pombal/Ansião até novamente à A23, junto a Vila Velha de Rodão
A Mota-Engil revelou que a Estradas de Portugal formalizou a intenção de adjudicação da Subconcessão Pinhal Interior ao consórcio liderado pela MOTA-ENGIL (42,08%), através das suas participadas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. (37,08%) e Mota-Engil Concessões de Transportes, SGPS, SA (5,00%).
A mesma fonte adianta que se trata de “subconcessão em regime de disponibilidade com um prazo de 30 anos”, com um investimento inicial “na ordem dos 1.429 milhões de euros”.

04 novembro 2009

Seis empresas têxteis da região fundem-se e criam a B4F

Seis unidades têxteis dos concelhos de Castanheira de Pêra (com uma unidade) e Ansião (com cinco unidades) vão fundir-se, tentando desta forma salvar um total de 345 postos de trabalho. Da fusão nascerá uma nova empresa, a “B4F”.
Toda a produção destas seis unidades fabris passará a ser canalizada para a B4F que, por sua vez, tem a responsabilidade da comercialização das marcas no mercado.
Um dos administradores, Manuel Arnaut, adiantou que a B4F vai ser uma sociedade "fortemente capitalizada, com fundo de maneio, capaz de ultrapassar os problemas de tesouraria com que se debatem as empresas, impedindo o seu encerramento, que era uma inevitabilidade e uma questão de tempo".
As unidades fabris, "fruto de diversas contingências, entraram em crise a partir de 2003", disse o mesmo responsável, acrescentando que, “várias tentativas de as viabilizar se revelaram insuficientes. A actual crise resultou em problemas de consumo, que baixou, e os salários em atraso agravaram-se".
O IAPMEI, segundo os responsáveis, foi um "factor decisivo" para avançar com o processo, que se iniciou em Janeiro, assim como a realização de estudos económicos que apontavam para a viabilização das unidades. Por outro lado, destacou o "empenho e diálogo" do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro.