12 dezembro 2006

Reestruturação do serviço de urgências. Sertã, é a alternativa?

A reestruturação da Rede de Urgências dos concelhos de Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos está eminente, as propostas apresentadas não param de levantar polémica. O encerramento do SAP de Figueiró dos Vinhos, e a sugestão da Comissão Técnica de Apoio, nomeada pelo Ministério da Saúde, em indicar a Sertã, como o mais provável destino dos utentes que necessitem de cuidados médicos urgentes, fora do horário normal de atendimento dos Centros de Saúde, está a por em pé de guerra tanto autarcas como habitantes destes 5 concelhos.
Porque a Sertã? Segundo a comissão nomeada, foi escolhida a Sertã tendo tendo em conta os níveis de serviço de urgência, tempo de resposta, tempo de trajecto, pontos de rede por capitação, mobilidade sazonal, risco de trauma, risco industrial e actividade mínima previsível do SU.
Porque não Sertã? Simples e óbvia, na perspectiva do autor, a resposta a esta pergunta. Não fica a caminho de Coimbra. Será lógico que um Utente, de qualquer um destes concelhos, perca em média 30/40 minutos a andar de traz para a frente, quando poderia ser criado um corredor em direcção aos Hospitais de Coimbra, solução final caso o SAP de Figueiró dos Vinhos ou o Hospital do Avelar (gerido por uma entidade privada, Fundação Nossa Senhora da Guia) não pudessem dar resposta.
Há boatos, e pelo que pude constatar não serão adjectivados de outro nome, que dizem que os utentes, aos quais o SAP da Sertã não conseguísse dar resposta, seguiriam para o Hospital Distrital de Castelo Branco, se em Castelo Branco não houvesse meios suficientes para os tratar, estes eram então conduzidos para Coimbra. Como referi esta é uma hipótese muito remota, que ao se concretizar seria rapidamente adjectivada de ESCÂNDALO.
Talvez seja racional encerrar o SAP de Figueiró dos Vinhos, já hoje em dia há concelhos que se dirigem ao Hospital do Avelar, pois, pelo que se pode constatar, este é possuidor de melhores meios humanos e materiais. É no entanto um hospital privado, o que acata maiores despesas, tanto para os utentes como para o estado. Talvez, e não fosse a tão afamada rivalidade concelhia existente, e decisões politicas que nos ultrapassam por completo, se construísse, como já foi proposto no passado, um SAP no nó do IC8 que dá acesso ao concelho de Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos (pela zona industrial). Esta seria a SOLUÇÃO que todos os utentes desejariam, contudo, face às condições actuais, esta é uma utopia que tão cedo, e sabendo que ao proferir a palavra "cedo" estou a ser MUITO optimista, será realizada.
Segundo me foi dado a conhecer, já correu um abaixo-assinado na Castanheira de Pêra, onde os utentes manifestavam o seu descontentamento pela transferência dos serviços de Urgência para a Sertã, também, e pelo conhecimento que tenho, os nossos autarcas têm feito alguns esforço para tentar contrariar esta proposta governamental.
Há que nos juntar, lutar e exigir. A saúde é o nosso maior bem, logo seguido da educação (sem o primeiro é empírico para todos que o segundo não exista), não deixemos que nos tirem os mecanismos, e que pecam por já ser escassos, que nos permitem ter alguma qualidade de vida.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->

7 comentários:

Anónimo disse...

É a cortar em tudo, na saúde, educação, na carteira. Que mal fizemos nós para merecer tamanho sacrilégio? Construam um sap no avelar e parem de dar dinheiro aos do hospital di avelar.

Anónimo disse...

Tenham calma, a actual direcção dos Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande, hoje mesmo eleita em Assembleia Geral do mais concorrido de que há memória???, tratou já de precaver eventuais situações menos benéficas para todos os utentes dos serviços de saúde do Concelho.
Assim como o anterior "Comandante" era, e é um expert em tratar da saúde a tudo e todos e como o "baixinho" se encontrava completamente desamparado com a sua demissão, totalmente inesperada, - "Totós", somos nós que continuamos a calar e pagar os extras a estes pançudos - dizia eu que o "grande pensador" precavendo-se contra os malfeitores do Governo, tratou de ir buscá-lo para a nova Direcção e assim com uma só cajadada matou dois coelhos: passo a explicar, o rapaz não precisa de arranjar justificações descabidas para justificar o balúrdio que vai "buscar" à Tecnológica, como num caso de urgência passa a ter no corpo de Bombeiros 2 Comandantes, o anterior agora também director e o futuro/actual que cá para mim deve ser o mesmo, tá-se mesmo a ver.
Senão quem era o papalvo que aceitava ser nomeado comandante tendo o antecessor como seu directo superior, neste caso director, valha-nos Deus, já nem eu que sou um rapaz lúcido consigo racicionar, graças a Deus é NATAL.
Isto é que é gestão da boa.
apetecia-me dizer uma asneira, mas como asneiras vejo eu tantas, termino desejando-vos um Santo NATAL e que Deus nos proteja, bem precisamos.
EL COMANDANTE

Anónimo disse...

VERGONHOSO....DEMITIR-SE DE COMAMDANTE PARA IR P+ARA A DIRECÇÃO XUPAR OS TREZENTOS CONTOS...O OUTRO QUE PARTIU O BAR BEBADO E Á PORRADA FARDADO E IR PARA COMAMDANTE....REALMENTE É SÓ SAUDE....

Anónimo disse...

...e pq acusam o Ministério da Saude e ñ os ex presidentes da Câmara, Manata e Pedro Barjona e o ainda Marques por a seu tempo ñ se terem entendido, quando havia vontade política p construir um Centro de Saude no nó do IC8 na Barraca so Salvador?...pq cada um tem um umbigo,e só conhecem esse infelizmente.Esses sim, os verdadeiros responsáveis pelo estado a que a saúde chegou nestes concelhos.Que lhes doa com força a consciência por qualquer ferido ou doente que seja transportado para a Sertã.
Quanto aos BV de Pedrógão parece-me que ñ entram neste tema, no entanto, tanto num caso como no outro, permitam-me citar o Hino Nacional..." às armas, às armas,contra os canhões, marchar, marchar!!!

Anónimo disse...

A incompetencia tem limites, e a minha indignação tambem está quase a atingi-los.

Anónimo disse...

q tal um SAP no poço negro? é pena as bejecas serem caras, de resto dava jeito, ficava central e já lá há infraestruturas!

Anónimo disse...

vergonhoso é o que se passa numa terra do interior em que o presidente da camara esta reformado com quase quinhentos contos por mes,tem um vereador reformado a ganhar outro tanto,tem uma na tecnologica reformada com quase quatrocentos contos e a ganhar outro tanto da tecnologica!agora para cumulo jánegociou sem concyrso publico um restauranye que é de todos mas já foi dado sem concurso publico!