31 dezembro 2008

Ranking sobre qualidade de vida nos nossos municípios

Foi relevado recentemente um estudo sobre a qualidade de vida nos municípios portugueses, estudo elaborado por dois professores catedráticos da Universidade da Beira Interior (Covilhã).
Segundo os dados obtidos observa-se que Castanheira de Pêra e Vila de Reis saem destacados pela positiva, ocupando um confortável 74º e 98º posição no ranking nacional, respectivamente, pela negativa destacam-se os concelhos de Sertã e Pedrógão Grande, ocupando o 226º e 220º lugar, respectivamente, num universo de 278 municípios abrangidos.
Na tabela seguinte pode verificar a posição dos concelhos da zona do pinhal norte, no ranking nacional.


Este estudo, refere-se a 2007 e foi desenvolvido pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

De acordo com os seus autores, José Pires Manso e Nuno Miguel Simões, com o trabalho “se pretende alcançar uma medida única que permita dar-nos a posição relativa no ranking do bem-estar dos municípios portugueses de um dado concelho em particular, medida essa que deve ter na devida conta as centenas de variáveis que influenciam o bem-estar, desde variáveis quantitativas como o PIB ou o consumo até variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição”.

Ainda, segundo aqueles catedráticos, o estudo da Qualidade de Vida “deve ser cada vez mais um instrumento que permita idealizar políticas e delinear acções que promovam o aumento dessa mesma qualidade de vida nas populações”. “Para tal, é necessário que esses estudos acompanhem a evolução quer das necessidades das pessoas quer do conjunto de componentes que envolvem o dia-a-dia de uma população”, acrescentam. municípios

Na opinião de Pires Manso e Nuno Simões, “dimensões como as condições materiais, aspectos culturais, aspectos psicológicos, aspectos ambientais, entre outros, devem ser tidas em linha de conta na hora de se medir a qualidade de vida” e adiantam que “a economia e as ciências humanas têm avançado na investigação sobre este tema procurando abranger, através de diferentes abordagens, o maior número de dimensões da qualidade de vida e, os seus desenvolvimentos teóricos e práticos devem ser tidos em conta quando se procuram elaborar políticas públicas com vista a aumentar a qualidade de vida das populações”.

Estudo publicado em: http://www.dge.ubi.pt/pmanso/qualid_vida_pmanso_nuno.pdf

(com: Notícias do Centro)

30 comentários:

Anónimo disse...

mas isto toda a gente sabia.....e desde que este presidente está á quase doze anos no concelho que ainda é pior------refiro-me a pedrógão que precisa de uma mudança----já-----os numeros não memtem

Anónimo disse...

até nisto a nossa terra é uma vergonha........metam mais reformados na camara!!!!arranjem mais duplos empregos na camara e na escola!!!!!ponham sempre o mesmo á frente dos bombeiros, da escola,da camara do clube,etc....melhor dizendo onde haja dinheiro!!!!!!

Anónimo disse...

Meus caros este estudo é muito suspeito não sei onde e que apareceu e tao pouco o vi publicado em qualquer parte. Em nenhum orgao de comunicaçao social vi ou ouvi ser feita qualuer referencia o mesmo. É suspeito muito suspeito e eu nao acredito nele e ha aqui muita coida que nao bate bem nem pouco mmais ou menos.

Anónimo disse...

mais uma vez, manel da burra a presidencia. pior e impossivel.

tótó

Anónimo disse...

PED.GRANDE----se a camara investiu 5o.ooo euros por ano no desporto do recreio nestes ultimos 10 anos já a camara deu ao nosso querido clube 5oo.ooo euros ou seja 100 mil contos!!!!procuro o que foi feito deste dinhEiro.....100 MIL CONTOS....como podemos tar em ultimo no ranquing

Anónimo disse...

MAS COMO É QUE A NOSSA TERRA háde andar para a frente------a ultima que ouvim no café do presidente do clube é que a super reformada da camara, ao mesmo tempo trabalha na escola e o seu conjugue é reformado, trabalha ao mesmo tempo na camara e é o coordenador de um curso na escola ou seja, nesta presidencia de camara com doze anos duas pessoas ganham de 5 lados ao mesmo tempo......isto é que é ranking de qualidade de vida na nossa terra.

Anónimo disse...

Em resposta ao "Anónimo

Anónimo disse...

Meus caros este estudo é muito suspeito não sei onde e que apareceu e tao pouco o vi publicado em qualquer parte. Em nenhum orgao de comunicaçao social vi ou ouvi ser feita qualuer referencia o mesmo. É suspeito muito suspeito e eu nao acredito nele e ha aqui muita coida que nao bate bem nem pouco mmais ou menos.
31 Dezembro, 2008 19:15"


Se tivesse lido com atenção todo o post e não só o que lhe interessava, teria lido o link para o próprio estudo, em que os aultores dão cara, ou nelhor, o nome, não são como a maioria dos utilizadores deste blog que se escondem no anomimato e andam com "deus e com o diabo".

Anónimo disse...

Para quem não viu ou não sabe ou não quer ver ou saber, aqui fica o link do dito trabalho:

http://www.dge.ubi.pt/pmanso/qualid_vida_pmanso_nuno.pdf

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo de 31 Dezembro, 2008 19:15.
Só mesmo gajos como tu para defenderem o estado actual das coisas. Nem te dignas a ler o post, deves ter olhado para a tabela do ranking e pronto, nem interessa ler o que está escrito no post. É por causa de aves raras como tu que se limitam a deduzir por livre imaginação das vossas cabeças ocas que esta terra não anda para a frente.
Pedrógão Grande está um lástima, e este estudo só bem comprovar isso. Estamos a 58 posições do ultimo lugar. Enfimmm.....

Anónimo disse...

até veio publicado no --- JORNAL NOTICIAS DO CENTRO!

Anónimo disse...

tanben nao confio nesta estudo. O nosso P Grande agora está bom msmo muito bom e agora ate temos a nossa radio a trabalhar à maneira. É a melhor do país o que e que voces querem mais????????????????

Anónimo disse...

tb concordo c o comentario do emercio do dia 31-12-eu também nunca mais voto neste presidente, a mim não me arranjou emprego e agora tem na camara o engenheiro electrico a ganhar o bom a fazer de civil e ao memsmo tempo reformado!!e ao mesmo tempo meteu-o na tenológica a dar um curso!!!!O HOMEM REFORMADO É TRES EM UM-------isto é que é qualidade de vida.....é mais um PARAQUEDISTA!!!devia ir era cavar terra.

Anónimo disse...

Devia era ir para a terra dele. Este concelho está cheio de "paraquedistas" a chular vários empregos, e depois dizem que não há emprego !....

Anónimo disse...

com estes resultados ao fim de tantos anos eu tinha vergonha na cara dava corda aos támancos e dava de frosques

Anónimo disse...

PARECE QUE O ANÃO ANDA A FAZER BIRRINHAS POR TODO O LADO.....AGORA ATÉ NAS ADEGAS COMO ACONTECEU COM O MEU SOGRO,VENDE A BANHA DA COBRA,PORQUE NINGÚEM LHE PEDE PARA SE CANDIDATAR MAS O BIRRENTO QUER Á FORÇA TODA FICAR NA MESMA COM O TAXO.......COMO É QUE A NOSSA QUALIDADE DE VIDA HASDE AUMENTAR COM ESTE ASNO.........

Anónimo disse...

ASSEMBLEIA GERAL DO RECREIO PEDROGUENSE-----------------------
na nossa terra continua a lei da rolha e isso tem tudo influencia na nosssa qualidade de vida.Deixo aqui um alerta a todos os sócios porque até hoje o senhor presidente da assembleia geral do clube, que é simultaneamente o presidente da freguesia e também presidente do partido e o senhor presidente da camara que é simultaneamente presidente do concelhho fiscal do clube, ainda não apresentaram as contas AOS SOCIOS DO CLUBE E O ANO JÁ ACABOU!!!!onde está a transparê
ncia?????
Segundo soube também o PROTOCOLO DA CAMARA E O CLUBE NÃO ESTÁ A SER CUMPRIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
onde está a transparencia e porque é que o senhor presidente da camara e do concelho fiscal não explica nada aos socios na assembleia geral!!!!!!!!!!!!!!!!
está com medo de quê?????
jÁ PEDI DUAS VEZES POR ESCRITO ESTES ESCLARECIMENTOS E PORQUE É QUE NÃO RESPONDEM???????
DOU TODA A RAZÃO AO EMERCIO QUANTO DIZ ONDE ESTÃO OS 100 MIL CONTOS DESTES 10 ANOS DADOS PELA CAMARA...
as eleiçoes estão á porta e tanto no clube como na camara desculpem que digam,mas precisamos de gente transparente,que sirva a terra e os socios e e que não se aproveite dela como é actualmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O PSD DESTA TERRA ESTÁ NUMA ENCRUZILHADA QUE NÃO SABE POR ONDE HÁ-DE IR. MAS A OPOSIÇÃO (PS)SEGUNDO BOATOS DE OPINIÃO, PREPARA-SE PARA APRESENTAR UM CANDIDATO HÁ ALTURA PARA DISPUTAR AS ELEIÇÕES. A MUDANÇA PROMETE, AGUARDEM O DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS.

Anónimo disse...

axo que já sondaram um ALTO funcionário do municipio.....a bomba vai rebentar porque se é esse que eu penso, todo o povo vai com ele!!!!vai ser uma viragem que o povo todo deseja.

Anónimo disse...

Um presidente da camara que arranja um TACHO a um comandante dos bombeiros de 500€ e um a um adjunto, que por acaso até é funcionario da camara de 300€, quando no concelho á só um quartel de bombeiros e passa a haver mais ou menos dois comandantes, não pode andar para a frente. XULOSSSSSSSSSSSSSSSS

Anónimo disse...

eu quiz dizer 500 contos e 3oo contos--------------------

Anónimo disse...

SONDAGEM FEITA POR UM ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR DO CONCELHO NAS 3 FREGUESIAS NUM UNIVERSO DE 3OO PESSOAS:------------------------
ACHA QUE O ACTUAL PRESIDENTE SE DEVE CANDIDATAR?
NÃO-78%
SIM-18%
NÃO RESPONDERAM-4%

Anónimo disse...

ESTATUA DO CARROCEL-----parece que por influencia do fraco presidente da junta e do verador que é familiar a estatueta vai ficar em frente da junta porque nos pesos não a quizeram porque até se sentiam mal de ter uma coisa que não merecem!!!
Mas o mais triste nisto tudo é que me disse o representante dos feirantes que não vão cá fazer a sua festa..........................
continumam a ESBANJAR-SE dinheiro do povo......................

Anónimo disse...

A sondagem anterior demontra o grau de descontentamento que os eleitores têm em relação ao actual presidente da Câmara. Provavelmente só ele é que não vê isso!
Os anos sucessivos de poder tornam as pessoas cegas, agravado pela desertificação do concelho por parte da camada jovem, uma vez que não existem empregos para a sua fixação. É preciso fazer uma mudança politica radical no concelho de Pedrógão Grande... esperemos pela mudança.

Anónimo disse...

JA NÃO BASTAVAM OS SUPER REFORMADOS DA CAMARA, AGORA SEGUNDO O JORNAL DA CASERNA A FILHA DO MÉDICO VAI ENTRAR,PORQUE SENÃO NÃO APOIAVAM A CANDIDATURA DO INSUBESTITUIVEL(pensa ele) PRESIDENTE, QUE PRECISA DE MAIS UMA ASSESSORA PARA PARA A CULTURA E EDUCAÇÃO DO CONCELHO.......(o vereador parece que não valhe nada).QUALQUER DIA ESTORVAM-SE UNS AOS OUTROS.......O NOSSO CONCELHO CADA VEZ ESTA MELHOR E A QaULIDADE DE VIDA ESSA NEM SE FALA.....COMEÇANDO NAS CALÇADAS......

Anónimo disse...

diz q por iniciativa de certos municipios vai ser encomendado outro estudo o qual sera sobre a qualidade de vida dos funcionarios publicos em todo o pais. aceitam-se apostas para saber qual e o municipio que ficara em primeiro lugar. os parametros serao a inercia e o deixa andar, talvez uma agua das pedras funcione as sextas se o homem aparecer.

tótó

Anónimo disse...

MAIS UM TAXO-----razão tem o cibernauta emercio-!!!!!a filha do médico se vai para assessora para correr com a que lá está é o cumulo!!!ainda á duas semanas eles me vieram pedir apoio para tirar de lá o presidente porque pensa que é insubestituievel,porque tudo estava farto dele e agora vai para au pé dele e dessa especie de verador ... dos reformados e tá tudo bem.....!!
o povo tem se unir-se é uma vergonha nesta terra.

Anónimo disse...

where's my comment? How long does it take to be approved?

Anónimo disse...

ultimos em qualidade de vida???????? mas segundo consta no jornal da caserna, o que está a dar para a quldade de vida é o JOGO DA BOLHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!para tal basta dirigirem-se aos responsáveis politicos, associativos e imobiliário, onde prestam todos os esclarecimentos em horas de expediente-------------
Fora deste horário expediente e em horário nocturno,existem as reuniões em apartamentos na arvore que dá figos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Continua a censura?Porque é que têm medo?È falta de cultura.

Anónimo disse...

A Cãmara agora propõe comprar edificios degradados no centro da vila, mas o que devia fazer era começar por arranjar os que são da cãmara e estão em ruina ou caminham para isso, tais como: antigo hospital, casa do povo, pavilhões da cotovia, escola abandonada ao pé do centro de saúde, etc. Deveriam dar o exemplo mas isso tá quieto!