08 fevereiro 2009

Kalidás Barreto lançou livro entitulado por "Os trabalhadores laneiros no distrito de Leiria"

A mais recente obra (Os trabalhadores laneiros no distrito de Leiria) do antigo sindicalista oriundo de Castanheira de Pêra, Kalidás Barreto, foi lançada no passado dia 1 de Fevereiro.
Este livro mereceu destaque por parte do comentador politico Marcelo Rebelo de Sousa, que durante o seu programa semanal emitido todos os domingos à noite na RTP1, aconcelhou aos seus telespectadores a leitura deste livro.
Transcrevemos de seguida a entrevista que Kalidás Barreto deu ao Blog Castanheira de Pêra em Noticia aquando do lançamento desta obra.
Blog Castanheira de PÊra em Noticia (BCPN): O que retrata este livro?Kalidás Barreto (KB): Este livro resulta da investigação que deu origem a um outro livro que escrevi só sobre Castanheira de Pêra, das lutas sindicais ao longo dos anos, associadas à indústria dos têxteis. Neste trabalho quis circunscrever-me ao período até ao 25 de Abril. Porque a partir de determinada altura sou protagonista e ser protagonista e autor é complicado. Já tive essa dificuldade quando escrevi a monografia de Castanheira de Pêra.
BCPN: O que explica a tradição têxtil em Castanheira de Pêra?
KB: É uma terra de serra, onde toda a gente sabia tosquiar e fiar, mas cada um fazia-o em sua casa. O livro aborda as origens históricas, o desenvolvimento e algumas situações curiosas. É uma história interessante, que gostei de investigar e ver, e sobretudo realçar a luta do movimento operário. Em condições de isolamento, aquela gente soube dar vida e criar umas primeiras associações operárias do distrito. Este opúsculo é ainda valorizado por um conjunto de fotografias de José Luís Jorge, feitas a partir de uma indústria florescente a partir no século XIX.
BCPN: Como vê a crise e o quase desaparecimento dos têxteis em Castanheira de Pêra?
KB: Com nostalgia, mas é preciso ter esperança. Há duas fábricas que permanecem com grande vontade, mas com dificuldades em virtude da concorrência externa. Este livro é também um testemunho, porque os jovens precisam de ter memória. É preciso não esquecer a vontade que aquelas pessoas tiveram todas e quanto foi difícil chegar onde se chegou.

O livro está à venda pelo preço aproximado de €6

1 comentário:

Anónimo disse...

De realçar a obra. É de realçar as virtudes do sindicalismo, mas também há que não esquecer os "males"...