18 abril 2009

Candidatura de Carlos Lopes (PS) a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos envolta em alguma polémica.

A candidatura do deputado Carlos Lopes pelo PS à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, tem estado envolta por alguma polémica.
O indigitado candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (CMFV), está na iminência de ser constituído arguido, afirmou ao jornal “Campeão”,fonte da Assembleia da República.
A Comissão Parlamentar de Ética acaba de receber um pedido para proceder ao levantamento da imunidade de que goza Carlos Lopes (deputado eleito pelo círculo de Leiria).
Ex-chefe de divisão na edilidade figueiroense, o provável arguido estará sob suspeita de envolvimento na prática de um crime de financiamento partidário ilícito.
(Pode consultar mais sobre este processo em: http://tertuliadopinhal.blogspot.com/2006/07/ltima-hora-polcia-judiciria-investiga.html ou http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1263433&idCanal=)
Para alem deste processo, Fernando Manata, ex. presidente da Câmara Figueiroense onde Carlos Lopes assumiu as funções de seu chefe de gabinete, defende que “o candidato a presidente de Câmara não devia ser candidato à Assembleia da República”. E afirma que Carlos Lopes aceitou candidatar-se com a condição de “não poder deixar de ser considerada uma eventual integração da Lista de Deputados do Distrito”.
Contudo, em declarações ao jornal "Região de Leiria", Carlos Lopes garantiu que, se for eleito presidente da Câmara, assumirá o seu “compromisso de honra”, “sem interrupções e sem acumular outras funções”.
“Garanto que se for eleito – e tenho razões para acreditar que serei – estarei disponível para o concelho do primeiro ao último segundo”, afirma. O deputado lembra que, nas últimas eleições, concorreu à Assembleia da República em lugar não elegível mas acabou por ser eleito. Este ano, “não sei se integrarei a lista à Assembleia mas se o fizer será novamente em lugar não elegível”, assegura.
De acordo com Carlos Lopes, o convite para liderar a lista do PS à Câmara de Figueiró dos Vinhos já foi feito em Março de 2008. O desafio foi aceite, até porque o socialista nota um “apoio interessante” no concelho. A candidatura será apresentada a 24 de Abril.
Agora, apesar de não apoiar Carlos Lopes, Fernando Manata diz que não vai “hostilizar” a sua candidatura, por razões de “seriedade político-partidária”.
Por outro lado, Manata considera importante afastar o PSD do poder. Na perspectiva do socialista, Rui Silva - que já anunciou a sua recandidatura - fez uma gestão municipal “manifestamente desastrosa” nos últimos quatro anos.


(Com: Campeão e Região de Leiria)

25 comentários:

alipio do vale disse...

que vergonha para a nossa terra...ainda por cima deputado....

jsdfv disse...

espero que o jornal da nossa terra, agora também publique esta noticia!!!!Ou foi só para divulgar os artigos do reinado do manata!!Ou também para por o dr. carlos lopes, quando tirou o seu pseudo licenciamento!!

Figueiroense de Gema disse...

Mas vergonha o quê? O Sr. Deputado ainda nem sequer foi ouvido, não sabe do que é que está acusado, quanto mais culpado... É muito engraçado falar-se do que não se sabe. Sei o que estou a dizer.
Mas porque será que se só vem agora falar destes assuntos, será que é porque é ano de eleições? Isto já me parece o caso Freeport. Agora, e só ao fim de quatro anos, é que se lembraram de vir falar em acusações, processos e o diabo a sete...
Deixem o Sr. em paz, isto só me parecem ser boatos de gente invejosa ou de quem anda muito atrapalhado que nem sequer consegue formar uma lista credível às próximas autárquicas, será???
O que nos vale é que andam muitos munícipes descontentes com o trabalho da actual edilidade...

Anónimo disse...

A NOSSA TERRA TEM SEMPRE QUE SER FALADA, PELO MAL POR CAUSA DESTES GESTORES DO DINHEIRO DO ESTADO!!!!

Anónimo disse...

Esquisito que só este ano (ano de eleições) este assunto tenha vindo à baila... muito esquisito mesmo... Não será que alguém do actual executivo (quiçá com medo das próximas eleições autárquicas) tenha puxado uns cordelitos para que este assunto tenha agora sido exposto??? Não sei, pergunto eu.........
Força Dr. Carlos, estamos todos consigo para o que der e vier!! Seja o que Deus e o povo figueiroense quiser!

Anónimo disse...

Para a jsdfv: pseudo licenciamento??? Não falem do que não sabem e por favor parem de demonstrar ignorância!! Façam pela vida e não critiquem quem o faz.

Anónimo disse...

o licenciammento dele foi feito on-line com os trabalhos a serem feitos por uma funcionaria da secretaria!!!
Depois era ele que os enviava ou falta durante as semanaspara ir lá levar!!!!
O resto do tempo aqui na camara era a escrever artigos para a imprenssa

Carlos Lopes disse...

Na sequência das noticias recentemente divulgadas pela comunicação social, respeitantes a suspeitas sobre um eventual financiamento partidário ilegal, que envolvem o meu nome, cumpre-me, por imperativos de consciência, informar o seguinte:
Apenas tenho conhecimento das alegadas suspeitas que recaem sobre a minha pessoa, relativamente a tais factos, pela comunicação social, uma vez que nunca fui contactado por qualquer autoridade judiciária, no sentido de prestar declarações ou esclarecimentos, fosse na qualidade de testemunha, fosse na qualidade de arguido.
Na verdade, só no final do passado mês de Março do corrente ano, fui notificado pelo Sr. Presidente da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura para me pronunciar sobre o pedido formulado, àquela Comissão, pelo Tribunal Central de Instrução Criminal, Notificação a que respondi, de imediato, disponibilizando-me para todos os efeitos e impedindo deste modo que aquela comissão parlamentar pudesse sequer ponderar não levantar a imunidade de que beneficio enquanto deputado da Assembleia da República.
Apesar de não dispor de formação jurídica, parece-me que os ilícitos penais da prática dos quais pretendem lançar suspeitas sobre a minha pessoa ou são diferentes ou então não terão tido o mesmo enquadramento jurídico pela comunicação social e pelos órgãos de polícia criminal.
Resta-me, porém, a certeza de não ter praticado quaisquer factos susceptíveis de preencher nenhum dos mencionados tipos legais. Aliás, nunca percebi a que título, com que benefício ou fundamento legal poderia sequer figurar como suspeito da prática de tais crimes, uma vez que nunca assumi qualquer função política no Município de Figueiró dos Vinhos, ao qual de resto deixei de ter qualquer ligação profissional em princípios do ano de 2005, altura em que assumi as funções de Deputado.
Na verdade, tal como o referi há 4 anos atrás, quando se despoletou tal tema, estou de consciência completamente tranquila e aguardo, por isso, serenamente o desenrolar das investigações.
Registo, porém, com grande perplexidade e estranheza, que este tema tenha sido não sei se “desenterrado” se “reeditado” quatro anos depois, precisamente no momento em que a comunicação social começou a divulgar a minha candidatura à Presidência da Câmara de Figueiró dos Vinhos, nas próximas eleições autárquicas.
Finalmente reafirmo uma confiança total na Justiça e nas Entidades com legitimidade para proceder às investigações e diligências necessárias ao cabal esclarecimento da verdade material.

Figueiró dos Vinhos, 22 de Abril de 2009.


Carlos Lopes

Anónimo disse...

porque será que o jornal da COMARCA CÁ DA TERRA NÃO FALA DE NADA???????

Anónimo disse...

Mas, Carlos Lopes,fica atento porque os carros novos que alguns "intelectuais" que agora estão na Cãmara compraram só terminam os leasings lá para 2012....cuidado com o financiamento partidário...eheh

Figueiroense de Gema disse...

Se calhar o "jornal da Comarca cá da terra" não fala de nada, porque se calhar não tem nada para falar... Será que existe assim tanto assunto sobre isso para se falar? Eu por cá duvido... Força amigo Carlos estou contigo...

Anónimo disse...

1. "Apenas tenho conhecimento das alegadas suspeitas que recaem sobre a minha pessoa, relativamente a tais factos, pela comunicação social," in Carlos Lopes

Observação:

No D.N. de 10 de Abril de 2009 pode ler-se " Em 2006 a casa do deputado foi alvo de buscas por parte da Policia Judiciária ..."

Comentário:

A PJ faz buscas em casa de uma pessoa e não diz ao que vem ? A pessoa alvo das buscas acha normal e não pergunta ?A PJ foi lá, certamente, só porque não tinha mais nada para fazer!?

O Tribunal pediu ao Parlamento que levante a imunidade parlamentar de Carlos Lopes só porque lhe apeteceu !? Assim, sem mais !?

2. " nunca assumi qualquer função política no Município de Figueiró dos Vinhos,..." in Carlos Lopes

Comentário:

Carlos Lopes pertenceu ao gabinete de apoio pessoal do então Presidente da Câmara Fernando Manata e foi nomeado Chefe de gabinete - do Artº 74 da lei 169/99 de 18 de Setembro. O chefe de gabinete é um cargo politico, de nomeação e exoneração pelo Presidente da CM e cessa com a cessação do mandato do Presidente.

3. " ...Registo, porém, com grande perplexidade e estranheza, que este tema tenha sido não sei se “desenterrado” se “reeditado” quatro anos depois,..."

Comentário:

A "estranheza" também pode ser colocada ao contrário. Porque será que esteve quatro anos parado / esquecido !?? se é que esteve. E porquê ? A quem é que aproveitaria o facto ?

Haja paciência !!!

Anónimo disse...

Se calhar o "jornal da Comarca cá da terra" não fala de nada porque eventualmente terá uma concepção de informação muito própria, diferente da dos órgãos de informação nacionais: Diário de Noticias, Jornal Publico, LUSA, Jornal de Notícias, etc.

Estes entenderam que era um assunto relevante e não esconderam a informação. Outros neste campo não são bons exemplos, enfim ...

Anónimo disse...

Se o Dr Manata não o apoia ele lá saberá porquê ...!!! Deve ser das pessoas que melhor o conhece, do que ele é capaz ou não de fazer. E se não o apoia é porque ...

Anónimo disse...

mais uma vez e, agora em relação a Figueiró o "autor" do blog CENSUROU!
Falei no camoezas, q sob o anonimato ataca Carlos Lopes, como facilmente se identifica pelos últimos posts. Nada foi publicado,enfim....
Chavez,Zé Eduardo dos Santos, Kadhfi e Sócrates começam a ter seguidores na blogosferazita do burgo.
Desfio-o, ao autor, a publicar este comentário....

tertuliadopinhal disse...

O Tertúlia do pinhal esclarece que têm sido rejeitados muitos comentários neste artigo por não estarem de acordo com as nossas regras de boa conduta.
Pedimos a colaboração dos nossos comentadores, pedindo que leiam as nossas regras de boa conduta antes de comentarem. (http://tertuliadopinhal.no.sapo.pt/regras_conduta.htm)


A equipa do tertúlia do pinhal

Anónimo disse...

Um "anónimo " participante da Tertulia do Pinhal é alvo de critica por participar sob anonimato pasme-se por outro participante também ele "anónimo".

Espectacular !

Figueiroense de Gema disse...

Porque será que o Dr. Manata não apoia a candidatura do Dr. Carlos Lopes? Se calhar é porque quer tacho e ninguém lho dá...

Se calhar o Dr. Manata esqueceu-se que já tem tacho no PS a nível nacional, dizem as más línguas que pertence à Comissão Nacional do partido. Será que este tacho não lhe chega? Às tantas quererá mesmo é ser deputado.

Caro Dr. Manata faça pela vida mas sem derrubar ninguém pelo caminho...

Anónimo disse...

Caro Manata o seu tempo de presidente de câmara terminou quando perdeu as eleições em 2005, vergado por uma derrota humilhante na sua própria Freguesia. Não queira agora emendar o erro da sua candidatura em 2005 queimando a candidatura do seu sucessor. Já chega o que tem, encontra-se reformado e bem pago, advogado de causas menores e agra ainda quer ser deputado?!?! Ganhe juizo.
Figueiroens de gema

m.serra silva disse...

esta candidATURA DESTE PSEUDO DOUTOR É O CONTRARIO DO QUE OS POLITICOS NÃO DEVEM FAZER....POR ISSO É QUE NINGUEM ACREDITA NESTES POLITICOS QUE QUEREM É TAXO....NA NOSSA TERRA NÃO GANHA DE CERTEZA!!!

Anónimo disse...

RAZÃO TEM O SR. KALIDAS BARRETO SOBRE ESA PERSONAGEM DA NOSSA TERRA!!!!
E JÁ AGORA É DOUTOR DE QUê??????
uM MERO LICENCIADO À PRESSA....

Anónimo disse...

Jornal " Região de Leiria " de 15 de Maio de 2009 - pág. 22.

" Carlos Lopes perde imunidade parlamentar. Vai responder perante o Tribunal Central de Instrução Criminal ..."

m.s.silva disse...

o amigo da comarca vem quer dizer que eram muitos apoiantes....mas 75 por cento não eram da nossa terra......
Tem que pedir aos ministros para virem votar nele....

paulo camoezas disse...

Ouvi falar que mais uma vez teria saído numa revista a falar do Carlos Lopes, e como gosto sempre de saber o que se passa em Figueiró, abri a internet e meti no google as palavras "carlos lopes deputado" e aparece-me este blog (não sei se escreve assim ou então blogue) que considero curioso, já tinha ouviudo falar, mas ainda não tinha lido. Vou cá voltar mais vezes e vou aproveitar para ler coisas mais antigas.
Neste assunto do Carlos Lopes, o que eu procurava é mais ou menos o que aqui está. Saiu ontem na Sábado e é mais do mesmo.
Eu conheço bem o comportamento do Carlos Lopes nestes casos, quando é confrontado com estas situações. Ele no meu caso usou a mentira em tribunal para se defender. Saiu-lhe o tiro pela culatra, pois no recurso vieram dar-me razão. No entanto gastei, e ele também, uma pipa de massa para tratar desse julgamento. Enfim... Melhor era termos pegue nesse dinheiro e irmos numas férias para o Algarve. A minha ultima frase no julgamento foi, " Dra. Juiza, eu sei que tenho razão, este senhor está a mentir, julgue em consciencia. Pelo menos 2 pessoas sabem que ele está a emntir. Eu e ele. Isso é o que interessa."
Mas o que me fez estar aqui a escrever este comentário é que aqui temos uma situação diferente. E ninguém, mesmo ninguém, incluindo claro está o meu pai, pode acusar o Carlos Lopes do que quer que seja sem ter a certeza que ele praticou esses crimes. É muito feio apontar o dedo a alguém sem saber os pormenores. E sei també, que quando se aponta um dedo a alguém, temos 4 virados para nós. Por isso, não acusem,só porque não gostam de A ou B. Também sei que quem sabe alguma coisa nunca viria para aqui relatar o que sabe, daí afirmar que não devemos acusar ninguém. A justiça tarda mas nunca falta. Deixem na tranquilidade que estes assuntos requerem, deixar trabalhar a justiça, até porque ás vezes estes comentários criam uma nuvem de dúvidas, que complica a situação. Se ele for culpado, que se defenda, que se justifique. Se ele for inocente que festeje com a familia, que beba uns canecos, e que nos continue a massacrar com o seu sonho de ser presidente da camâra. É o sonho dele. Nâo tem direito a tê-lo? Claro que tem. A maior parte dos comentários dá-me vontade de "comentá-los" mas não o faço. Principalmente aqueles que falam da comarca não dizer nada. Isso é um escândalo. Todos nos lembramos das noticias inumeras que sairam sobre o deputado, por qualquer coisinha, vinha logo meia página na Comarca, e sobre isto a Comarca foi o unico jornal do país a não dizer nada. Enfim...
Força Carlos Lopes, defende-te como puderes, embora que me lembre tinhas jeito para a baliza, mas não deves estar em forma.
Eleições em Figueiró? Todos nós sabemos que o Rui vai ganhar e com muita margem.Aliás até o aconselhava a não gastar muito em cartazes, que estamos em crise. Quanto ao Carlos Lopes, mais uma vez lhe digo que não confie muito nos amigos dele que se calhar lhe transmitem sinais de grande euforia, e que só irão fazer com aue ele tenha a pior derrota da história do PS em Figueiró.
Um abraço para todos e parabéns pelo Blog (blogue???).
Paulo Camoezas, o Sr. Beça para o Carlos Lopes.

Anónimo disse...

Estranhava Carlos Lopes em 23 Abril, 2009 13:22 neste Blogue "que este tema tenha sido não sei se “desenterrado” se “reeditado” quatro anos depois,". Pois bem viemos a saber pela revista Sábado,de 16 de Julho de 2009, página 68, que o "atraso" no inquérito se deveu ao falecimento da procuradora Manuela Rego que o titulava no DCIAP.
Aliás esta revista tem outros pormenores que valem a pena ler.