11 maio 2009

Programa da SIC pede colaboração aos leitores do Tertúlia do Pinhal - Onde pára o Padre Carlos?

O programa da SIC e SIC-Notícias, "Perdidos e Achados" , anda à procura do rasto do Padre Carlos para fazer um programa dedicado ao tema.
O caso do padre Carlos foi bastante mediático a nível nacional, e teve o seu epicentro quando o bispo da diocese de Coimbra decidiu retirar o padre do concelho de Pedrógão Grande (onde pregava nas paróquias de Pedrógão Grande, Vila Facaia e Graça), por alegadamente se ter descoberto que o Padre era pai de duas filhas e possuía uma vida paralela com uma mulher. Esta medida por parte do Bispo de Coimbra originou em 1998 grande revolta e muita contestação por parte dos habitantes que não queriam que o Padre saísse de Pedrógão Grande.
Segundo as últimas informações obtidas sobre o Padre Carlos, depois de sair do concelho de Pedrógão Grande em 1998, entrou numa Igreja Episcopal, da qual entretanto saiu, e estará actualmente a viver na zona de Coimbra.
Ao pedir a ajuda do Tertúlia do Pinhal e dos seus leitores, o programa pretende voltar a chegar à fala com o Padre Carlos para saber o que mudou na sua vida, dez anos depois. Mas para isso são necessárias mais informações sobre o paradeiro do Padre Carlos, pelo que contamos com os nossos leitores para nos darem pistas.
O programa “Perdidos e Achados” é emitido aos sábados no Jornal da Noite da SIC e aos domingos na SIC-Notícias, e tem por finalidade retomar histórias de locais e pessoas que foram notícia mas a que se perdeu o fio à meada com o passar do tempo.

Deixem as vossas pistas em forma de comentário ou enviem-nas para tertuliadopinhal@gmail.com

17 comentários:

Beato Salu disse...

Vai ser engraçado rever as imagens da manifestação em Coimbra

tertuliadopinhal disse...

A equipa do Tertúlia do Pinhal pede aos seus leitores que façam posts sérios e que contribuam verdadeira e realmente para se chegar a uma conslusão séria e credivel sobre o paradeiro do "Padre Carlos". Todos os comentários que não estiverem dentro destas regras continuarão a ser rejeitados.

Anónimo disse...

Concordo plena mente com a tertulia mas sérios porque? Será que querem-lhe fazer uma estatua? Será que o homem quer ser encontrado? Por isso brinquem e levem isto pouco a sério que o povo esta farto de tristezas.

Anónimo disse...

Será que o Padre Carlos quer a sua vida publicitada? Disseram que ele fazia parte do pessoal da La deira em Torres Novas!Muitos são os que com Ele se cruzam maso Sr baixa a cabeça...será o peso da consciência? Se assumiu ser Pai e Companheiro acho muito bem:Não tinha condições para exercer o sacerdócio, afastou-se.Apenas um bem Haja pela sua atitude.

Anónimo disse...

Claro que não sabemos se o Padre Carlos quererá voltar a falar da sua vida na televisão. Mas só saberemos o que pensa sobre essa hipótese se chegarmos à fala com ele. Obviamente respeitaremos sempre a sua decisão.
Não pretendemos fazer juízos de valor sobre o que aconteceu. Pretendemos apenas perceber como é que o Padre Carlos lembra os acontecimentos, com o distanciamento de uma década, e como refez a sua vida a partir do momento em que deixou as paróquias.

Cumprimentos
A equipa do Perdidos e Achados

Anónimo disse...

É sempre interessante rever momentos passados, o padre Carlos é como o o Wally, está perdido no espaço e no tempo. Acho ridículas as incompatibilidades da Igreja Católica. Enfim... Contudo vai ser interessante rever a malta toda a chapada, aqueles momentos deviam fazer parte do Best Of Pedroguense. Poin...

Anónimo disse...

O senhor padre Carlos se quiser aparecer na televisão sabe muito bem o que fazer. Deixem o homem em paz!

Anónimo disse...

O Padre Carlos deve viver na terra da companheira,lá para os lados de Mortágua ou então em Coimbra onde tem família ( um irmão ).Mas defacto ele se quizer sabe comodeve fazer para falar à SIC.

Ex:elemento do rancho disse...

MEMBRO DO RANCHO INFANTIL---era bom que o sr.padre carlos desse essa entrevista e alguém lhe procurasse, se ele sabia das concertinas do rancho que deixou á comissão fabriqueira da igreja!!!

Anónimo disse...

Esse senhor tem andado pela Venda do Henrique, em Arega.
Dizem que vive exporádicamente numa casa nas Pégudas.

Anónimo disse...

Mas o que é que interessa a alguém onde pára o Padre Carlos??
Por amor de Deus, deixem o homem viver a vidinha dele em paz, já basta a perseguição que lhe fizeram em tempos!!
Arranjem mas é o que fazer, se trabalhassem não se preocupavam com a vida dos outros!

jovem do coro da igreja disse...

O SR. PADRE CARLOS DEVIA ERA REGRESSAR Á NOSSA TERRA E IR PARA PRESIDENTE DO CLUBE DA TERRA....
eSSE SIM APOIAVA OS JOVENS QUANDO CA ESTEVE E DEFENDIA A JUVENTUDE DA TERRA.....
eSSE SIM ERA AMIGO DOS JOVENS E ERA AMIGO..........
ESSE SIM SEMPRE DEFENDEU O DESPORTO COM JOVENS DA TERRA...
aCTUALMENTE....VEJAM E MEDITEM.....
QUEM SÃO OS DIRECTORES E OS POLITICOS!!!!

Anónimo disse...

boas
então o"padre Carlos"tinha tantos amigos em Pedrogão e ninguém diz onde ele esta?

Julia Resende disse...

Pesno que vive em Sebastião do Monte, concelho de Tábua.

Anónimo disse...

Por casualidade encontrei este blog que fala sobre o Padre Carlos.
Começo desde já por dizer que não saiu da paróquia de Pedrogão Grande por ter duas filhas porque, em primeiro lugar, tinha apenas uma (filha essa da qual o Sr Bispo emérito de Coimbra tinha conhecimento, mesmo antes do seu nascimento)e depois, porque a sua saída não se deveu a este facto, mas sim às constantes mentiras que aqueles que se diziam seus amigos inventaram, relativamente à mãe da criança.
Certamente que o Padre Carlos não quer falar à televisão, senão já teria contactado a sic, uma vez que é do seu conhecimento que andam à sua procura.

Quanto às concertinas fale com a comissão fabriqueira da altura pois certamente lhe dirão o rumo que lhes deram.

Daquilo que vi até hoje, nunca vi o Sr. Padre Carlos baixar a cabeça a quem quer que fosse. Não tem porque o fazer, pelo contrário, tem mais é que andar de cabeça erguida pois foi o HOMEM que muitos não são, assumindo uma filha e foi o PADRE que muitos não são, sendo verdadeiro com o seu rebanho.
Tomara muitos padres terem as condições que ele tinha para serem padres, pois não é padre aquele que cumpre o celibato, mas sim aquele que, desde sempre, mesmo tendo uma filha, dedica a sua vida à Igreja e à sua paroquia, aquele que é capaz de encher uma igreja de jovens, aquele que é capaz de mobilizar uma paróquia a participar numa simples procissão ou num presépio ao vivo, aquele que é capaz de organizar uma simples missa semanal como se de uma festa se tratasse, aquele que consegue juntar cerca de 30 pessoas para cantar as janeiras, entre tantas outras actividades que organizava... Era menos padre por ser Pai?
Nao! Era mais homem, e sabia bem o que era ser PAI! Não precisava de ter a propria filha a chamar-lhe "tio", mas orgulhava-se de que ela lhe chamasse "pai".

Era bom que houvessem mais Pe Carlos.

Anónimo disse...

É melhor irem preguntar a Derreada Cimeira pelo que ouvi ele teve a pouco tempo num casameto de lá, de certo que as pessoas sabem dele, a SIC que vá preguntar se quiserem dou o nome dos noivos.

Anónimo disse...

DEIXEM LÁ O HOMEM EM PAZ SE ELE NÃO QUER FALAR À IMPRENSA É PORQUE QUANDO FOI EMBORA FOI COM MÁGOA DE CERTAS PESSOAS, AGORA ANDAREM ATRAS DE UMA PESSOA QUE TANTO DEU À PARÓQUIA NÃO ACHO BEM MAS TODAS ESSAS PESSOAS QUE O TRAIRAM É QUE SABEM, ELE HAVIA ERA DE CONTAR AS COISAS QUE SE PASSARAM NAS COSTAS DELE..... ADORAVA ELE VOLTAR A PEDRÓGÃO PARA CALAR MUITA GENTE....MAIS UMA VEZ DEIXEM O HOMEM EM PAZ ELE NÃO MATOU NINGUÉM.