25 julho 2009

Pedrógão Grande é recordista no aumento da Taxa de Desemprego no ano de 2009.

A taxa de desemprego é sem dúvida um dos medidores que mais amedronta os cidadãos, contudo parece que a crise nem nos dias quentes de verão está disposta a conceder-nos umas merecidas férias.

Segundo os dados publicados pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a taxa de desemprego tem aumentado um pouco por todo o país, mas de forma mais tenebrosa na nossa região onde se tem registado um aumento da taxa de desemprego desde o inicio do ano de 2009, excepção para o concelho de Proença-a-Nova, que viu este medidor recuar em quase 3 pontos percentuais.

O destaque, pela negativa, vai sem dúvida para o concelho de Pedrógão Grande, não só líder no aumento de desemprego da zona do pinhal, como de toda a região centro do país, o aumento, no período compreendido entre Janeiro – Maio deste ano é de 23 pontos percentuais.


Percentagem de aumento da taxa de desemprego na região do pinhal, para os primeiros 5 meses no ano (Janeiro 2009 a Junho 2009).
Pedrógão Grande: 23%
Alvaiázere: 15%
Castanheira de Pêra: 14%
Figueiró dos Vinhos: 12%
Vila de Rei: 11%
Ansião: 6%
Sertã: 3%
Proença-a-Nova: -3%

15 comentários:

Anónimo disse...

Só na cabeça do anão é que somos bons!!!
A beber uns copos, a comer umas almoçaradas, a derreter o dinheiro do concelho em teatrolos, ralis, festas e feiras do copo e vinho e andar numas adegas a gabar-se que faz isto e aquilo.....
agora até aqui na graça,COM ESTA FABRIQUETA vai-nos matar com estresse e poluiçao e barulho, e empregos para os do concelho só CINCO!!!
cOMO É QUE NÃO HAS-DE HAVER DESEMPREGO SE NA CAMBRA OS EMPREGOS SÃO DUPLOS NA CAMARA E NA ESCOLA, REFORMADOS E CONTRATADOS AO MESMO TEMPO NA CAMBRA..
nA ESCOLA REFORMADOS DA CAMBRA E A TRABALHAR NA ESCOLA..
DOUTORES E ENGENHEIROS COM DUPLOS EMPREGOS....
claro que tem que haver desemprego....
Somos mesmos uns atrasados mentais........e os próximos que aí vêem continuam a ser mais do mesmo e em lugar de ser presidente e reformado, parece que é presidente e reformados............
ainda vai subir mais o desemprego........os gracianos têm que se unir........

peva disse...

digam agora que também é mentira e que não ligam ao tertulia nem lêem...pelo menos este site não tem medo do salazarismo...

Observador disse...

Sr. Presidente da Câmara dou-lhe os parabéns por mais uma vez ter batido o recorde dos concelhos aqui à volta quanto à taxa de desemprego. Onde está a tão afamada politica de desenvovimento e criação de emprego com as zonas industriais. Dr. João Marques deixe de atirar poeira para os olhos dos seus municípes. Acorde para a realidade. Pedrógão Grande vive à beira do abismo da desertificação, só não vê quem não quer.

Pedroguense de Gema disse...

É uma vergonha esta governação social democrata. Tanta forró, tanta conversa de fábricas e zonas industriais que criaram e querem criar, mas no final de tudo.... A TAXA DE DESEMPREGO AUMENTA. Estes governantes que não sabem quando o seu tempo já chegou ao fim, só fazem asneiras atrás de asneiras. Acham-se os maiores estes senhores de Pedrógão. E o povo, que para os demagogos é soberano, são uma cambada de broncos e tansos que acabam sempre por eleger os que com eles bebem copos nos tascos. Ó gentinha triste, é por isso que nunca vão sair do buraco onde se meteram. Olhem pelas capacidades das pessoas e não pelos almudes de vinho e whisky que conseguem beber com voces. Faz falta um Obama em Pedrógão Grande, e não um Bush passado de praso, que já não vê para além do seu ninho. Não tenho pretensões politicas nenhumas, nem simpatias partidárias. Esta é a realidade e eu limito-me a relatá-la. Viva Pedrógão.

Anónimo disse...

esta é simplesmente a pior Governação de todos os tempos.....vergonhoso e com tantas zonas industriais pagas a peso de ouro...para quê????ainda o ultimo tereno custou 275.ooo euros, para servir é para os jipes e motos que é isso e beber uns copos e comer umas almoçaradas que o anão gosta!!!!

Anónimo disse...

Passo a citar o Pedroguense de Gema de 21 de Julho:
"Ó gentinha triste, é por isso que nunca vão sair do buraco onde se meteram. Olhem pelas capacidades das pessoas e não pelos almudes de vinho e whisky que conseguem beber com voces."

APOIADISSIMO!!!!!!!!!
UMA GRANDE VERDADE.

Mario Luis Guerra disse...

agora o desempreego vai acabar na nossa terra, porque o xenhor presidente, até veio ter com o meu tio na feira de ano a prometer um empregosito depois das eleiçoes, porque agora dá muito nas vistas!!!!!
Mas como me disse a mim deve ter dito a cem igual a mim........
Um agradecimento ao tertulia por não ter medo de denunciar estatisticas e assuntos que nunguem pode fajar senão é perseguido..........

Anónimo disse...

Na nossa terra é um caso de tratamento psicologico e fisiologico.alguma coisa está male concerteza é no Anão que está male e nem dá por isso!!!!
Os Vereadorres são todos corridos quando lhe fazem frente ou têm ideias próprias!!
Estes que vão entrar não passam de bonecos de presépio!!!!
em doze anos já teve 10 verreadorees diferentes.....é unico a nivel nacional....por isso é que somos o concelho MENOS DESENVOLVIDO!!

Anónimo disse...

É verdade que o homem tem andado mais preocupado com os copos, com o jipe, e com o Recreio, do que com o concelho, mas e alternativa viavél???
Triste, é andar tanta gente descontente, mas na "hora H", o homem ganha sempre... O problema não é só de quem governa, mas também de quem não lhe sabe fazer oposição... (GN)

Anónimo disse...

CONCURSOS NA ESCOLA PREPARATORIA--vejam bem o que fazem na nossa terra
com tanto desemprego e o presidente da camara, abriu concursos só para meter os afilhados e afilhadas de vila facaia ne escola....
as cunhas são tantas que nem querem dar os papeis para as pessoas concorrer.
Será que o ministerio da educação sabe disto?

Anónimo disse...

Pois é concrsos internos é mesmo só para meter o que lá está dentro e este da escola é o caso. Pensem bem e continuem a votar PSD, porque assim estão a contribuir para alimentar estas situações.

Zeca Ceteiro disse...

Afinal há sangue quente por estas bandas...Coma alguem disse, quando chega a hora "H", eles ganham á mesma...O povo ainda se compra com estradas alcatroadas e licenças aprovadas á pressa. Como parece que conhecem bem a realidade da zona, eduquem os vossos familiares a votar noutras opções, ou pelo menos a votar em branco, pois ninguem sabe o que fazem aos votos que ninguem usou...
Aproveitem também para esclarecer os industriais da região que é preciso uma politica de qualidade e profissionalismo nas suas actividades económicas. Não nos podemos queixar de ser piores do que os outros, se realmente o formos por nossa culpa. O concelho tem excelentes condições para tudo e mais alguma coisa, apenas precisa de quem ande para a frente e não de quem ache que isto é ainda á moda antiga...Confesso que não aprecio a atitude de quem tem o poder de decidir por todos, mas também acho que existe uma apatia muito grande por parte de todos nós, excepto claro, a quem anda por aqui. O grande defeito é serem todos primos, cunhados, amigalhaços e outras "familiaridades" que corrompem quem está na cadeira. O desemprego está ai, a desertificação é um facto, mas também não nos vamos por á sombra a gritar que a culpa é só "deles"...
Onde estão os vossos filhos, primos ou irmãos, que depois de estudarem em Coimbra e sacarem o canud, se puseram a andar por não haver nada para eles aqui na zona? Se não há, façam! Onde estão os nossos emigrantes, que conseguem trabalhar de qualquer maneira lá fora, mas aqui só trabalham se estiver tudo a seu gosto? Para construir a partir do nada, é preciso por vezes perder algo, nem que isso signifique uma vida mais modesta, mas também não me parece muito justo culpar tudo e tods e não nos incluirmos...Se cada um tentar fazer a diferença, de certeza que damos a volta a isto, nem que demore a vida toda...
Viva Pedrógão Grande!!!

Anónimo disse...

desemprego!? para quem? so se for para quem n e compadre, da familia, ou da cor. caramba mudou tanta gente de opiniao ou a gestao do sr presidente finalmente se revelou a porcaria q sempre foi?

tótó

VOTO BRANCO disse...

MEUS AMIGOS DEIXEM-SE DE DEMAGOGIAS, NÃO EXISTE ALTERNATIVA PARA PEDRÓGÃO GRANDE A NÍVEL DE CANDIDATOS, PERANTE ISTO O MELHOR É DAR UM CARTÃO NÃO VERMELHO MAS BRANCO. POR ISSO VAMOS TODOS VOTAR EM BRANCO E VE-LOS A TREMER POR NÃO CONSEGUIREM OS TAXOS E TAXINHOS PARA OS AMIGOS.

Anónimo disse...

concordo. Vote em BRANCO!