Depois de uma primeira adjudicação controversa, que teve o chumbo da EP por o orçamentado apresentado pela empresa construtora ser muito superior ao orçamento inicialmente apresentado (e que levou a adjudicação da obra), eis que finalmente o processo termina com a adjudicação da concessão à Mota-Engil.
Lançada a 14 de Junho de 2008, em Condeixa, pelo primeiro-ministro José Sócrates, a concessão do Pinhal Interior inclui um pacote de estradas com uma extensão de 567 quilómetros, que irá servir cerca de 400 mil pessoas.
A concessão terá uma extensão de cerca de 520 kms, e incluirá dois eixos principais – IC3 e IC8. O IC3 é um eixo vertical que liga a futura Subconcessão da AE Centro desde o nó de Coimbra (IP3/IC2) até à A23 na zona de Torres Novas, e o IC8 é um eixo horizontal que liga a A17 na zona de Pombal/Ansião até novamente à A23, junto a Vila Velha de Rodão
A Mota-Engil revelou que a Estradas de Portugal formalizou a intenção de adjudicação da Subconcessão Pinhal Interior ao consórcio liderado pela MOTA-ENGIL (42,08%), através das suas participadas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. (37,08%) e Mota-Engil Concessões de Transportes, SGPS, SA (5,00%).
A mesma fonte adianta que se trata de “subconcessão em regime de disponibilidade com um prazo de 30 anos”, com um investimento inicial “na ordem dos 1.429 milhões de euros”.
Lançada a 14 de Junho de 2008, em Condeixa, pelo primeiro-ministro José Sócrates, a concessão do Pinhal Interior inclui um pacote de estradas com uma extensão de 567 quilómetros, que irá servir cerca de 400 mil pessoas.
A concessão terá uma extensão de cerca de 520 kms, e incluirá dois eixos principais – IC3 e IC8. O IC3 é um eixo vertical que liga a futura Subconcessão da AE Centro desde o nó de Coimbra (IP3/IC2) até à A23 na zona de Torres Novas, e o IC8 é um eixo horizontal que liga a A17 na zona de Pombal/Ansião até novamente à A23, junto a Vila Velha de Rodão
A Mota-Engil revelou que a Estradas de Portugal formalizou a intenção de adjudicação da Subconcessão Pinhal Interior ao consórcio liderado pela MOTA-ENGIL (42,08%), através das suas participadas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. (37,08%) e Mota-Engil Concessões de Transportes, SGPS, SA (5,00%).
A mesma fonte adianta que se trata de “subconcessão em regime de disponibilidade com um prazo de 30 anos”, com um investimento inicial “na ordem dos 1.429 milhões de euros”.
10 comentários:
Até que enfim uma boa noticia para todos nos. O incrivel é que muitos artistas dos nossos concelhos continuaram a votar PSD, esquecendo-se que se a avozinha tivesse ido para o poleiro, nunca mais teriamios estas estradas conscluidas. Viva o Ps e o governo do primeiro ministro josé socrates
uma excelente noticia, pena que os leitores deste blog só se limitem a falar mal nos artigos livres e não comentem estas noticias, é mesmo uma pena, que só demonstra o quão baixa é a qualidade das pessoas da nossa terra
Mais um que anda a leste da realidade. O PSD nunca foi contra a Concessão do Pinhal interior. Foi e é contra a colocação de portagens ( auto estrada cor de rosa ) o que é bem diferente.
Mas quem não sabe ...
ao anonimo de 7 de novembro pelas 18h12m.
Ai eu é que não ando apar da realidade?!?!?!? voce deve ser uma laranjinha fanatica, só pode, não se lembra de a sua avozinha (ferreira leite) ter dito que com ela tudo o que eram grandes investimentos publicos paravam? voces no psd não se tocam andam todos desnorteados. até reclamam vitoria na noite das eleições legislativas quando levaram uma MONUMENTAL CABAZADA, TOTOS
Já todos vimos que não sabe o que diz ... Há falta de argumentos válidos manda umas calinadas que dizem bem da estrutura mental de quem as escreve ... Mas enfim nem todos têm a cultura e a formação democrática suficiente para intevir publiocamente.
Assi, para estas coisas é preciso estar-se informado para não dizer asneiras e não cair na tentação de fazer de pombo correio daquilo que outros disseram e mal.
É por isso que há os que pensam, reflectem e têm opinião e é também por isso que há os outros ...
Convém ler:
AR
PSD exige suspensão "auto-estrada cor-de-rosa"
por Lusa24 Junho 2009
O PSD exigiu hoje que o Governo suspenda a construção da "terceira auto-estrada entre Lisboa e Porto", a que chamou "cor-de-rosa".
AUTO- ESTRADA, AUTO- ESTRADA, AUTO- ESTRADA ...AUTO-ESTRADA.
Ler também:
A Assembleia Distrital de Leiria do PSD, reunida em 13 de Julho de 2009, com todas as Comissões Políticas Concelhias, a JSD, os Trabalhadores Sociais-Democratas e os Autarcas Sociais-Democratas, deliberou por unanimidade tornar público o seguinte
COMUNICADO
Sobre a terceira auto-estrada Lisboa/Porto, a “auto-estrada cor-de-rosa”
..1. O Partido Socialista Distrital e o seu líder João Paulo Pedrosa que nos últimos quatro anos nunca disseram uma palavra sobre as principais necessidades rodoviárias dos concelhos do norte do Distrito de Leiria, desta feita, mesmo a despropósito e com manifesta ignorância, vieram a público acusar o PSD de eventuais contradições sobre a designada concessão do Pinhal Interior.
Pois bem, importa esclarecer que não há qualquer contradição entre o que diz o PSD na Assembleia da República e o que dizem e querem os Autarcas e o PSD no Distrito.
E o que diz o PSD e têm sido reafirmado pela sua líder é que não é necessária uma terceira auto-estrada entre Lisboa e Porto. E de facto não é, nem sequer é o que sempre esteve previsto no Plano Rodoviário Nacional, aprovado na sua versão actual pelo governo socialista de António Guterres.
2. O que sempre defenderam os Autarcas do Norte do Distrito de Leiria e o PSD é o que é preciso para esta região: a urgente construção do IC3 e o IC8. Leia-se o Itinerário Complementar 3 e itinerário complementar 8. Como o Presidente da Federação Distrital do PS tinha a obrigação de saber é que o conceito de IC é diferente de IP e muito diferente de uma auto-estrada.
Este Governo e também alguns Socialistas do Distrito confundem a propaganda com os interesses das populações, procurando assim esconder a verdade.
Na realidade, como eles bem sabem, o que está em causa é um negócio de muitos milhões e não a resolução imediata dos problemas de acessibilidades no Distrito. Prometem novas rodovias, mas na prática limitam-se a concessionar a privados a construção e exploração não só das auto-estradas, IP(s) e IC(s), recebem milhões à cabeça e as futuras gerações ficam a pagar estes investimentos a partir de 2013 e durante 50 anos.
É verdadeiramente um time-sharing “cor-de-rosa”. Prometem grandes luxos, recebem adiantado e depois, passados alguns anos, os outros que paguem a factura!
3. Não fosse este o caminho desastroso adoptado pelo Governo e estas vias já poderiam ter sido feitas à custa do Orçamento de Estado, como tantas outras no País e não à custa das gerações futuras. Aliás, a construção do IC 3 e conclusão do IC 8 já estiveram inscritas em PIDDAC e o governo socialista retirou-as.
Na visão dos Socialistas, depois de tantos anos à espera, as populações do Interior e Norte do Distrito de Leiria ainda seriam penalizadas com uma auto-estrada com portagem.
4. Será que o Presidente da Federação e adjunto do Governador Civil do Distrito de Leiria não sabe que o Governo já pediu aos concorrentes da concessão do Pinhal Interior para reduzir o perfil da estrada para uma velocidade de100 km/ hora para assim baixar os custos de 1.400 milhões de Euros para 700 milhões? ...
Leiria, 13 de Julho de 2009
A Assembleia Distrital de Leiria do PSD
Não lhe chamo Totò mas lá que parece, parece !!
ao anonimo de 7 de novembro pelas 18h12m.
JS acusa Ferreira Leite de ser 'coveira' do Norte do distrito
http://www.noticiasdocentro.net/artigo.php?ArtID=4843
Manuela Ferreira Leite quer suspender vários projectos de investimentos públicos, nomeadamente novas vias no centro do País, uma zona densamente povoada por autarcas sociais-democratas, que contestam, abertamente, a visão da líder do PSD. Autarcas liderados pelo influente Fernando Ruas, presidente da associação de municípios.
http://www.oribeiradepera.pt/index.asp?idEdicao=120&id=5795&idSeccao=1350&Action=noticia
http://www.asbeiras.pt/?area=geral&numero=74898&ed=12082009
Há coisas fantásticas não há ? Em menos de 30seg encontrei estes e outros links ...
MB
Ao anónimo de 9 de Novembro pelas 21h21. O que voce escreveu não é nada de novo, os autarcas do PSD e dp PS da região são a favor da concessão, agora a vossa LIDER é contra, já o lider do PS é a favor. Logo se ela, a avozinha, tivesse ganho não haveria concessão do pinhal interior, mesmo que voces das estruturas locais se esfolassem todos, ou será que não é a lider que manda no PSD?!?!?!
Neste ponto o PSD teria sido um desastre para nós. Ainda bem queo povo não é parvo e deu a vitória ao Socrates.
só emsmo fanatismos para não ver as coisas como elas são e tentar fazer manobras politicas. deve ser algum boy do psd que escreve estes comentários
http://www.oribeiradepera.pt/index.asp?idEdicao=120&id=5795&idSeccao=1350&Action=noticia
A chamada “auto-estrada rosa” será composta por vários itinerários ligando, pelo interior, Lisboa e Porto. Ao todo, 371 quilómetros de auto-estrada paga em portagens.
http://www.asbeiras.pt/?area=geral&numero=74898&ed=12082009
Quanto à concessão do Pinhal Interior, com cerca de 570 quilómetros – onde se inclui a requalificação do IC8 e a construção da auto-estrada com portagens entre Coimbra e Tomar” –, o responsável governamental não é tão taxativo sobre a sua execução, revelando, todavia, que já está concluído o processo de negociações havidas com os consórcios concorrentes.
Há coisas fantásticas não há ?
A avozinha ferreira leite tem falta de visão e dicção, dá muitos pontapés na gramática, o que é pena. Ainda bem que não ganhou para a tranquilidade de todos nós. Digo-vos isto de verdade, pois sou PSD desde o 25 de Abril.
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