26 fevereiro 2010

Redes de Nova Geração chegam à região

Sertã, Figueiró dos Vinhos, Vila de Rei, Alvaiázere, Castanheira de pêra, Pedrógão Grande, Ansião e Proença-a-Nova estão inseridas no programa do governo de implementação de Redes de Nova Geração (RNG).
Estas redes caracterizam-se por possibilitar que os utilizadores finais tenham através de um único acesso físico (exemplo cabo telefónico ou fibra óptica) acesso a serviços como televisão digital, internet de alta velocidade, voz, entre outros serviços que só são possíveis com redes que possuam larguras de banda elevadas. Assim pretende-se levar para o país rural aquilo que já hoje existe nas cidades, redes de nova geração com velocidades que podem ir até aos 100Mbps. Contribuindo desta forma para a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, promovendo-se decisivamente a infoexclusão e a valorização do capital humano e contribuindo para que, a prazo, possam surgir externalidades na política de desenvolvimento rural, no plano do emprego, do crescimento, da competitividade e da sustentabilidade das indústrias sedeadas nestas áreas.
A adjudicação dos contratos das Redes de Nova Geração (RNG) foi assinada dia no 6 de Fevereiro de 2010, em Vila Viçosa, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, e com a presença do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o Secretário Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
Trata-se de um investimento de 156,5 milhões de Euros, que irá dotar estas zonas de redes de comunicações electrónicas de alta velocidade, abrangendo mais de um milhão de pessoas, prevendo-se a criação de 20.000 postos de trabalhos induzidos.
As redes de nova geração serão adjudicadas à empresa VIATEL, por um prazo de 20 anos.

Sem comentários: