30 março 2010

Pedrógão Grande quer construir museu para expor colecção de concertinas

Segundo a autarquia de Pedrógão Grande, esta será a maior colecção de concertinas e acordeões do país, com mais de meio milhar de instrumentos, vai estar reunida no museu da música que está a ser projectado pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, disse o presidente da autarquia.
«É um projecto museológico, orientado essencialmente para acolher uma colecção particular de instrumentos musicais, composta por instrumentos de sopro mas principalmente por acordeões, concertinas e os chamados harmónios», explicou João Marques à agência Lusa.
O autarca salientou que se trata de «uma colecção interessantíssima, única no país, rara também na Europa», acrescentando que é «uma das maiores colecções da Europa e a maior, de certeza absoluta, de Portugal».
O museu, cujo projecto se encontra em execução, vai ficar instalado num edifício centenário que foi sede do hospital da Misericórdia, tem um custo estimado de meio milhão de euros e, segundo o edil, é uma obra «para este mandato».
«Com esta possibilidade, que poderá ser apadrinhada pelo PRODER [Programa de Desenvolvimento Rural], julgamos juntar dois desejos: expor essa extraordinária colecção e o espólio municipal, e também recuperar um edifício com algum valor arquitectónico, mas com muito valor sentimental para os pedroguenses», afirmou João Marques.
Augusto Neves, o coleccionador, de 49 anos, que há mais de 20 cultiva a paixão pelos instrumentos musicais, sobretudo acordeões e concertinas, não esconde o desejo de um dia os ver num espaço museológico. «Gostaria, porque nem tenho espaço nem possibilidades para fazer um museu», declarou Augusto Neves, acrescentando que foi na Suíça, para onde emigrou em 1981, que começou a coleccionar instrumentos, dando, assim, sequência ao gosto que sempre teve pela música.
«Quando ouço música de acordeão ou de concertina parece que o tempo para ali para mim», confessou, adiantando que foi uma concertina a iniciar a colecção. «Comprei, mas não sabia tocar. Depois aprendi sozinho, de ouvido», afirmou, observando que as suas actuações estão reservadas para familiares ou amigos. O empresário adiantou que a sua colecção foi crescendo fruto de muitas horas extras no trabalho, continuando quando se fixou, de novo, em Pedrógão Grande.
Hoje, Augusto Neves contabiliza mais de meio milhar de instrumentos, onde se incluem cerca de 200 concertinas e outros tantos acordeões, mas não só. Saxofones, órgãos, harpas, trompetes, clarinetes ou tubas integram também a colecção.
«Havia um senhor, em França, que tinha 158 instrumentos. Acabei por lhe comprar quase todos», referiu, não escondendo o desejo de ver a colecção aumentada. «Ando à procura de instrumentos que não tenho e queria comprar um piano, mas não tenho espaço», comentou Augusto Neves, assumindo que passa «horas e horas» de volta da colecção, da qual destaca um acordeão, de 1926, da Frateli Crosio, mas também peças únicas no mundo, feitas por encomenda de particulares, aos quais foi adquirindo em múltiplas viagens que realizou em Portugal, Suíça, França, Itália ou Alemanha.

(Por: Diário de Coimbra)

29 março 2010

Luís de Matos reune 33 mágicos em Ansião


Luí de Matos reunirá em Ansião 33 dos maiores mágicos do mundo.
A grande novidade deste evento é a plataforma tecnológica de transmissão que serve para mostrar conferências, conversas, truques de magia. Por isso se chama a "1.ª conferência mundial de magia desenhada exclusivamente para a Internet". O grande atractivo são 33 nomes de referência mundial do ramo, de ingleses a americanos, de espanhóis a japoneses ou suecos. "Se fosse um congresso médico, tínhamos os maiores especialistas do mundo", resume Luís de Matos.
Em Julho, em Ansião, onde Luís de Matos, o organizador e um dos conferencistas, concentra a sua empresa de eventos e gere a carreira, será o centro do mundo mágico: daqui será transmitida toda a magia do mundo pela Internet. E por 65 euros qualquer pessoa pode assistir - através da Net. "Apesar de ser mais para profissionais e amadores do sector. Mas já temos inscrições de um professor universitário e de um advogado, por exemplo", pontua o mágico.
A Luís de Matos Produções, empresa responsável pelo evento de três dias (15, 16 e 17 de Julho), diz que "se trata do primeiro evento mundial dedicado à arte de criar ilusões exclusivamente desenhado para ser transmitido através da Internet". "Não há uma segunda oportunidade para fazer um primeiro evento histórico", sublinha Luís de Matos. O carácter universal dos participantes dá-lhe um nome global: Essential Magic Conference. E põe-lhe uma língua universal: será em inglês.
E o que é? Basicamente, uma reunião de 33 dos melhores mágicos do mundo que se põe ao dispor dos espectadores. Falam do que estão a fazer, da filosofia por trás dos seus conceitos, dos truques, do que é a magia hoje em dia. Mas não se trata apenas de poder vê-los a actuar ou falar, mas de poder falar com eles. "Todos os participantes poderão interagir, em directo, com cada um dos 33 convidados."
A lista de mágicos ainda não foi totalmente desvendada. Há 31 nomes anunciados e duas grandes surpresas. "Serão duas figuras mundiais de proa." E para já é só.
Além dos sete mágicos destacados, de Luís de Matos e Helder Guimarães, estão confirmados: Anton Lopez, Dani Daortiz, Miguel Angel Gea, Paulino Gil (Espanha); Barry Jones, David Britland, Gazzo, Guy Hollingworth, James Freedman, Paul Kieve, Richard McDougal, Richard Wiseman, Stuart McLeod (Reino Unido); De'vo vom Schattenreich, Topas (Alemanha); Gene Matsuura, Jason England, Mike Caveney, Stan Allen (EUA); Lennart Green (Suécia); Ponta de Smith e Ton Onosaka (Japão).
(por: DN)

27 março 2010

Sugetsão para estas mini-férias -Descobrindo os Recantos e Encantos do Rio Zêzere em kayak

Ora aqui está uma interessante sugestão para estas férias de Páscoa, uma viagem de kayak no rio Zêzere.

Todos os dias inicio em 26 de Março até 11 de Abril de 2010
Canoagem na albufeira da Bouçã em águas paradas.
Dificuldade baixa.
Preço por pax 20€ em kayak duplo, inclui iva, seguros, monitores, equipamentos e interpretação do meio envolvente por guia nativo.

Percurso de 2 a 3 horas visitando os seguintes pontos turísticos: foz da Ribeira de Pêra, Escarpas em granito do Penedo Granada, Ponte Filipina, Barragem do Cabril.
Uma paisagem única num meio natural com muitos habitantes fantásticos de apreciar, as Garças, Águias, Patos-Reais, Guarda-rios, Achigã, Bogas, Carpas e Barbos.
Parta ao encontro de sons e imagens relaxantes em pleno convívio com um dos mais belos locais do nosso Portugal.
Grupo mínimo de 2 pax,

Reservas e informações :
Tm: 919675275 ou trilhosdozezere@hotmail.com

02 março 2010

Tertúlia do Pinhal nomeado para Super Blog Awards na categoria generalista

Estão abertas as votações para o concurso Super Blog Awards, concurso que pretende distinguir os melhores Blogs nacionais.
O Tertúlia do Pinhal está nomeado este ano para a categoria de Melhor Blog Generalista. As votações estão abertas até ao próximo dia 24 de Março.
Para votar no Tertúlia do Pinhal só tem de clicar na imagem que está em baixo.