30 novembro 2010

Portugal à beira de uma caos social e económico

Crise. Quantas vezes você já ouviu esta palavra nos últimos 30 anos?! Certamente muitas, mas será que já sentiu os seus efeitos, talvez não!

É velha a ideia de que Portugal está sempre em crise, ouvimos esta palavra, juntamente com o famoso apertar de cinto, vezes e vezes sem conta, estão-nos sempre a apregoar que desta vez é que o cinto ajustou ao máximo, contudo, de ano para ano, a crise continua e os apertares de cinto são sucessivos, mas terá esta crise realmente chegado ao bolso dos portugueses?! A pergunta é peremptória, quanto à resposta, apesar de poder suscitar maior dúvida, a que mais se aproxima da generalidade dos portugueses é o NÃO. Não, os Portugueses ainda não sentiram a crise, continuam a fazer exatamente a mesma vida que sempre fizeram, e porquê?! Porque na realidade os portugueses não têm tido perda do poder de compra nos últimos 3/4 anos como tanto se apregoa, pelo menos a maioria. Se bem se recordam há 3 anos atrás as taxas de juro para os empréstimos habitação estavam altíssimas, a rondar os 4%, hoje em dia andam próximas dos 1%, a quantidade de pessoas que tem um empréstimo na banca para compra de casa é de cerca de 2 Milhões de Portugueses, se a estes 2 Milhões somarmos outros tantos (dependentes, filhos, …) temos cerca de 4 Milhões de portugueses que até ver só têm a agradecer a chegada da crise, uma vez que viram o seu rendimento mensal incrementado (tendo por base o decréscimo da prestação mensal que têm de pagar pelo empréstimo habitação).

O problema é que estes 4 Milhões de Portugueses, em vez de pouparem o rendimento extra mensal que auferem por mês graças à baixa das taxas de juro, continuam a querer fazer a vida que sempre fizeram, com férias à grande, comprando o último modelo de automóvel, a ir regularmente ao shopping gastando dinheiro em banalidades e comendo fora todos os dias. Pois bem, para estes portugueses a crise CHEGA EM 2011 e irá prolongar-se, podendo mesmo acentuar-se se houver uma subida das taxas de juro.

Portugal vai entrar em 2011 num dos piores anos de sempre da sua história mais recente, a crise global combinada com as políticas de austeridade prometidas pelo Governo vão atirar Portugal para uma recessão em 2011 (com uma quebra estimada de 1% do PIB) e empurrar o desemprego para níveis históricos. Os ordenados do privado vão estagnar, perdendo poder de compra, e o corte na massa salarial no sector público será superior a 11%, o mais violento de sempre e o maior dos 27 países da União Europeia (UE).

Estas são algumas das más notícias ontem ventiladas pela Comissão Europeia, no relatório das previsões de Outono.

Os portugueses vão empobrecer (cada português tornar-se-á no oitavo mais pobre dos 27 em 2012, já ajustado pelas paridades de poder de compra de cada país), enfrentarão quatro anos consecutivos de destruição de emprego e verão assistir a uma subida da taxa de desemprego para 11,1% em 2011 e 11,2% em 2012.

É nos salários que o impacto é maior, sobretudo ao nível da função pública: o ordenado médio real dos trabalhadores portugueses (já descontado da inflação) deverá cair 3,5% em 2011, o pior valor de toda a UE. É preciso recuar até aos anos do segundo plano de ajustamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), a 1983 e 1984, para encontrar uma degradação superior (-5,7% e -9,2%, respectivamente).

Apesar do empobrecimento em larga escala, Bruxelas alerta que Portugal falhará o ambicioso plano de redução do défice público prometido. Considera que o país precisa de mais medidas de austeridade para evitar a derrapagem: o Governo defende que o défice vai melhorar dos 7,3% do PIB este ano, para 4,6% no próximo e 3% em 2012; Bruxelas arrasa esta previsão, dizendo que a economia vai fraquejar e a factura com juros explodir. Para Bruxelas, o desequilíbrio das contas públicas vai, afinal, chegar a 4,9% e subir até 5,1% em 2012. Os mercados não gostaram e a taxa de juro da dívida pública continua a subir.

29 novembro 2010

Autarcas da região preocupados com eventuais atrasos na Concessão do Pinhal Interior

Os autarcas da região do Pinhal estão preocupados com eventuais atrasos na Concessão do Pinhal interior. Esta foi a principal ilação retirada da reunião da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) realizada no dia 26 de Novembro em Ansião.
O presidente da Comunidade Intermunicipal, João Marques (Presidente da C.M. de Pedrógão Grande), em declarações ao Diário de Coimbra referiu que «quem travar a Concessão do Pinhal Interior ficará como coveiro» de toda a região do pinhal, «fundamental e urgente» a melhoria daquela «malha rodoviária» para o «aumento da competitividade da economia regional e bem-estar das nossas populações».
Todos os 14 municípios que compõem a CIMPIN (Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares) se manifestaram preocupados com os «eventuais atrasos no desenvolvimento normal da Concessão do Pinhal Interior», que inclui a construção do IC3 entre Tomar e Coimbra.
Convém relembrar que o receio manifestado por estes autarcas faz todo o sentido, uma vez que o principal partido da oposição, PSD, exigiu ao governo uma reavaliação de todas as parcerias público-privadas (PPP) de forma a abster-se na votação do orçamento de estado para 2011. Opinião que certamente não agradou muitos dos autarcas da região, sobretudo os eleitos pelo PSD, onde o conflito de interesses é notório.

27 novembro 2010

Regras de Boa Conduta do Tertúlia do Pinhal

Definimos um Blog como um espaço aberto ao debate de ideias e opiniões construtivas, somos contra a censura e não pretendemos de forma alguma omitir o povo anónimo que usa este meio para exprimir as suas opiniões e ideias. Apelamos no entanto ao bom senso de todos os nossos leitores, principalmente daqueles que regularmente comentam os artigos do Tertúlia do Pinhal. A liberdade de expressão tem regras e limites, terminando quando choca com os valores da sociedade que defendemos e com a liberdade das outras pessoas.
As regras de boa conduta que publicamos de seguida devem ser tidas como regras gerais do Blog para a publicação de comentários.
Sempre que acharmos que um comentário ignora por completo estas regras, remetemo-nos ao direito de o eliminar.
Deixamos no entanto bem claro que cada um é livre de dizer aquilo que pensa, pelo que só nos revemos nos artigos e comentários publicados e assinados por nós.
 
As nove Regras de Boa Conduta do Blog
  1. Não faça provocações;
  2. Não levante calúnias;
  3. Não faça acusações pessoais nem comente a vida privada de pessoas;
  4. Não use linguagem obscena, menos própria ou ofensiva;
  5. Seja construtivo;
  6. Se fizer uma acusação, apresente factos ou provas que o levaram a fundamentar essa acusação, não se baseie no “diz que disse”;
  7. Registe o seu nome de utilizador para que outras pessoas não se possam fazer passar por si;
  8. Assine os seus artigos sempre com o mesmo nome de utilizador;
  9. Não publicite páginas de internet sem a autorização do Tertúlia do Pinhal.
Caso encontre algum comentário que ignore alguma destas regras contacte-nos através do mail: tertuliadopinhal@gmail.com

Ajude-nos a fazer do Tertúlia do Pinhal um blog de referência da zona do pinhal.

26 novembro 2010

Tertúlia do pinhal altera regras para comentários

A partir de hoje os comentários enviados pelos nossos utilizadores não terão de ser previamente aprovados pelos administradores do Tertúlia do Pinhal antes de serem publicados, estes passarão a ficar automaticamente disponíveis.
São vários os argumentos que nos levaram a tomar esta medida, passamos a enuncia-los:


1-    Muitas vezes os administradores do Tertúlia do Pinhal são acusados de publicar somente os comentários que lhe interessam, com esta medida este argumento para fazer sentido;
2-    Ao permitirmos que os comentários dos nossos leitores fiquem automaticamente disponíveis para leitura estamos a aumentar a interacção entre os leitores e a aumentar a discussão que esperamos seja construtiva;
3-    Com o amadurecimento dos Blogs e das redes sociais tem-se observado um incremento na qualidade dos comentários que temos recebido;


Só não serão publicadas automaticamente os comentários com palavras grosseiras (serão automaticamente eliminados) ou com links (terão de ser aprovados pelos administradores do Tertúlia antes de serem publicados).
Convém salientar que o Tertúlia do Pinhal passará a ser mais rigoroso com os leitores prevaricadores e que teimem em não cumprir as nossas regras de boa conduta (pode consultar em: http://tertuliadopinhal.no.sapo.pt/regras_conduta.htm), assim os leitores prevaricadores serão automaticamente expulsos do nosso Blog, não podendo voltar a comentar no Tertúlia do Pinhal. 


Se houver algum comentário que ache que vai contra as nossas regras de boa conduta ou que seja insultuoso, o leitor só terá de clicar no botão “marcar”, esse comentário ficará imediatamente oculto e será posteriormente analisado pelos administradores do Tertúlia do Pinhal. Pode também continuar a usar o nosso mail (tertuliadopinhal@gmail.com) para nos alertar para a existência de comentários inapropriados.


Convém que os leitores tenham ciente que ao fazerem um comentário o seu IP fica SEMPRE registado na nossa base de dados. E pergunta o leitor, o que é um IP? Pois bem, passamos a explicar, o IP é um número único que cada utilizador ligado à internet tem a si associado, ou seja, é como o seu número de B.I. na Internet, só você o tem naquele instante. Assim, tenha ciente que se fizer algum comentário insultuoso que venha a ser alvo de uma reclamação, passaremos toda a sua informação para as autoridades competentes. 


Todas estas transformações só são possíveis graças à profunda reformulação que o Tertúlia do Pinhal tem sofrido nos últimos tempos. Assim acabamos de implementar um novo sistema de gestão de comentários no nosso blog, este sistema é muito mais flexível que o anterior e permite-nos controlar de forma mais eficaz todo o processo de gestão de comentários.
Para além das funcionalidades atrás descritas, enumeramos mais algumas vantagens que passará a ter com o novo sistema de gestão de comentários:


1-    Possibilidade de numerar os comentários pela ordem que preferir;
2-    Possibilidade de comentar com a sua conta do facebook;
3-    Possibilidade de responder directamente a um comentário;
4-    Possibilidade de criar um perfil e associar um avatar;
5-    Possibilidade de partilhar um comentário do tertúlia no facebook;
6-    Possibilidade de “gostar” de um comentário;
7-    Possibilidade de adicionar smiles aos comentários.
Esperamos que estas funcionalidades sejam do seu agrado e que nos reporte eventuais problemas e sugestões.

25 novembro 2010

Greve Geral - Rescaldo

A greve geral levada a cabe ontem pelas inter-sindicais UGT e CGTP teve alguns efeitos na região do pinhal. Como sempre os números apresentados pelo governo divergem bastante dos números apresentados pelas estruturas sindicais. Discussões à parte, vamos aos factos, o município onde a greve geral se fez sentir mais foi o de Ansião, levando mesmo ao encerramento da autarquia por falta de pessoal administrativo suficiente que pudesse cumprir os serviços mínimos.
Ao nível da educação a greve foi fortemente sentida em duas escolas do Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pêra e num Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, estas escolas não abriram.
Nos restantes serviços públicos os efeitos da greve também se sentiram mas com menor intensidade.
Conte-nos se aderiu à greve de ontem e porquê, e de que forma esta afectou a sua vida e o seu local de trabalho.

24 novembro 2010

TERTÚLIA DO PINHAL ADERE À GREVE GERAL

Pelo estado caótico do país, pelo aumento de impostos, pelas medidas de austeridade, pela perda do poder de compra, por um país que não faz reformas e não se moderniza, por um país endividado e sem um futuro promissor e que teima em acarretar as novas gerações com os luxos das gerações mais velhas
O TERTÚLIA DO PINHAL ADERE À GREVE GERAL!

21 novembro 2010

Novo IC8 entre Avelar e Pombal

Como é do conhecimento geral o troço do IC8 entre Avelar e Pombal será alvo de requalificação no âmbito da concessão do Pinhal Interior Norte atribuído à concessionária Ascendi.
Serão criadas neste troço quatro novas zonas de ultrapassagem. Estas chamadas faixas de lentos justificam-se dado o volume de tráfego de pesados no IC8 em geral e neste troço em particular, criando bastantes constrangimentos à fluidez do tráfego pela dificuldade em ultrapassar.
O Itinerário complementar contará também com quatro nós dentro do concelho de Ansião, eles serão Mogadouro, Nogueiros, Maxial e Camporês.
Esta reformulação do IC8 entre Avelar e Pombal é uma grande mais-valia para toda a região, actualmente este troço é particularmente perigoso ao ser composto por um sem-número de curvas perigosas e por atravessar um grande número de localidades.

20 novembro 2010

Ansião reestrutura centro histórico

Num investimento de aproximadamente 1,7 milhões de euros a autarquia de Ansião pretende dar uma lufada de ar fresco ao seu centro histórico.
Com prazo de execução previsto para o final do verão de 2011, estas obras, já em curso, irão beneficiar e requalificar o centro histórico de Ansião, num total de 8 ruas.

17 novembro 2010

Espaço Cartoon - A eóliGalinha dos ovos de ouro!

O Tertúlia do Pinhal inicia hoje mais um novo projecto, o Espaço Cartoon.
Este é um projecto único na zona do pinhal, que tem como principal objectivo caricaturar de forma elegante e inteligente os temas que nos afectam, habitantes da zona do pinhal.
Passaremos a publicar uma caricatura de dois em dois meses (bimestral), que esperamos seja do vosso agrado.
Aguardamos o vosso feedback e sugestões para futuras publicações.

A eóliGalinha dos ovos de ouro!
Como primeira caricatura temos este magnifico cartoon que representa o negócio feito entre a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra e as empresas responsáveis pela exploração das eólicas da Serra da Lousã.

16 novembro 2010

I Feira do Livro em Figueiró dos Vinhos recebe convidados ilustres

Realizar-se-á entre os próximos dias 22 de Novembro e 3 de Dezembro a I Feira do Livro de Figueiró dos Vinhos.
Uma excelente iniciativa, que para alem de lhe permitir adquirir livros com descontos que poderão ir até aos 25% (uma excelente oportunidade para adquirir algumas prendas de natal) ainda lhe dará a oportunidade de conhecer alguns ilustres escritores nacionais, entre eles Francisco Moita Flores, Rodrigo McSilva, Maria de Fátima Gouveia e Joana Amaral Dias.
A Feira decorrerá nas instalações da Biblioteca Municipal durante o seu horário de funcionamento.

Programa “Viagens literárias com…”:
Francisco Moita Flores – Dia 22/11 às 15h00
Rodrigo McSilva – Dia 26/11 às 16h30
Maria de Fátima Gouveia – Dia 29/11 às 17h00
Joana Amaral Dias – Dia 3/12 às 15h00

Uma excelente iniciativa que devia ser seguida por outras autarquias.

15 novembro 2010

Unidade de Saúde Mental abre em Figueiró dos Vinhos

A Unidade de Saúde Mental agora apresentada surge como uma contrapartida ao encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Figueiró dos Vinhos.
Esta nova unidade irá funcionar no Centro de Saúde de Figueiró dos Vinhos e está sob a alçada do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.
Com esta nova valência o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra pretende estabelecer uma relação de maior proximidade com os seus utentes permitindo o seu melhor acompanhamento.

A unidade irá abranger cerca de 38 mil habitantes dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Penela, Pedrógão Grande e Pombal.

08 novembro 2010

Cartoon - Intervenção anti-touradas

Recebemos do leitor e cartoonista João Dalion este magnífico cartoon de manifestação contra as touradas.
Uma excelente forma de expressão que critica de uma maneira original e expressiva a barbárie de um "espectáculo" sangrento, a tourada.
Enquanto em Portugal se criam leis de excepção para algumas regiões que teimam que as touradas, e os touros de morte, são uma tradição e que por isso se devem manter, em Espanha, na região da Catalunha, foi recentemente publicada uma lei que proíbe as touradas em toda a região a partir de 2012.
Porque será que Portugal caminha sempre em sentido oposto?

05 novembro 2010

Tentativa de homicídio em Figueiró dos Vinhos

Foi capturado na passada quarta-feira um indivíduo acusado de tentativa de homicídio, o indivíduo já tinha antecedentes criminais, estando actualmente em liberdade condicional.
A tentativa de homicídio ocorreu em Figueiró dos Vinhos, há duas semanas, quando o suspeito de 38 anos de idade, vendedor ambulante, disparou três balas contra a vítima, um homem de 42 anos, desempregado. Como resultado dos disparos a vítima ficou com ferimentos numa das mãos. A má pontaria do arguido terá ditado a boa-sorte da vítima.
O arguido estava foragido na zona de Almeirim, onde foi detido pela PJ.
Como podemos nós acreditar na justiça Portuguesa, justiça que não pune criminosos como este. O homem agora detido estava em liberdade condicional, será que a merecia?! Parece que não!

04 novembro 2010

Acumulação de pensões e ordenados pára de ser possível a partir de Janeiro

Políticos com subvenções vitalícias e que têm cargos públicos ou em empresas do Estado terão que optar entre salário e subvenção.
O ministério da finanças não sabe ao certo quantas pessoas acumulam uma reforma com outro rendimento, mas estima-se que só politicos sejam perto de 300, ou seja, um gasto de 20 Milhoes de euros anuais.
Os deputados, autarcas, ex-políticos a receber subvenções vitalícias, médicos, magistrados, gestores de empresas públicas e outros reformados que a 1 de Janeiro de 2011 estejam a acumular uma pensão com um salário na função pública terão de prescindir de uma das remunerações.
Ninguém escapa. O fim da acumulação de salários com pensões afectará todos os que estiverem a receber um salário pago por uma entidade, organismo ou empresa pública e, ao mesmo tempo, uma pensão suportada pela Caixa Geral de Aposentações, por fundos de pensões ou pela Segurança Social. Todos terão que prescindir ou do salário ou da pensão ou, no caso dos ex-titulares de cargos políticos, da subvenção vitalícia.

(Com: Jornal Publico On-line)