14 junho 2011

Portugal gasta 70 Milhões por ano para comprar sangue que deita para o lixo

Aqui está uma notícia que retrata Portugal no seu pior, uma verdadeira vergonha de esbanjamento de dinheiro. Uma falta de respeito não só para o contribuinte como para todos os dadores de sangue deste país falido.
Segundo o presidente do Instituto português do Sangue (IPS), Portugal destrói o plasma do sangue que recolhe devido a problemas com um concurso que obriga o Instituto a gastar anualmente 70 milhões de euros a adquirir este produto de saúde no estrangeiro.
O presidente do IPS, Álvaro Beleza, confirmou desta forma a notícia hoje avançada pelo Jornal de Notícias de que "metade do sangue doado vai para o lixo".
"É Portugal no seu pior", desabafa Álvaro Beleza, que desde Fevereiro dirige o IPS e, desde então, já alertou as autoridades para a situação.
Em causa está a utilização do plasma, componente do sangue que é recolhido anualmente.
Portugal utiliza 400 mil unidades de sangue, das quais 90 mil de plasma para uso direto nos hospitais.
Devido a um problema com o concurso para a inativação e fragmentação do plasma, este é destruído e há dez anos que é assim.
Para Álvaro Beleza, a situação é revoltante e, para já, poderá ser parcialmente resolvida através da utilização dessas 90 mil unidades de plasma pelos hospitais.
No entanto, enquanto a questão concursal não se resolver, as restantes mais de 300 mil unidades de plasma continuarão a ser incineradas e Portugal a pagar 70 milhões de euros na sua aquisição a outros países.
Nas contas de Álvaro Beleza, mesmo que em matéria de plasma Portugal não se torne para já autossuficiente, o aproveitamento do plasma do sangue recolhido poderia gerar poupanças na ordem dos 15 milhões de euros anuais.
O especialista espera que este problema se resolva rapidamente e que o mesmo não abale a confiança dos portugueses, bem como a sua generosidade e vontade em doar sangue.

2 comentários:

Luís Morna disse...

Eu tinha dúvidas mas agora estou verdadeiramente indignado porque o nosso povo é, e sempre e será conhecido por ser voluntário e doar seja o que for.Portugal é "pequeno" mas é bom.Amo o meu país mas não temos bons governantes.Dar sangue é dar Vida independemente da religião,política ou seja o que for.Para não ser hipócrita,nunca dei sangue porque nunca foi necessário e sei que posso doar mas já passei dos 50 e disseram-me que já não posso ser doador.Alguém pode-me esclarecer?Obrigado.
Luís Morna

Luís Morna disse...

não escrevi para ser "bondoso" ou "bonitinho".escrevi por indignação de deitar no lixo o que é fundamental para vivermos.acho vergonhoso que se gaste milhões em asfaltos inuteis,campanhas eleitorais só para ver quem já ganhou e tantas outras merdas.apesar de tudo,ainda acredito e amo o meu país!
PS-não me façam mudar de ideias porque sou capaz de quase tudo!