25 fevereiro 2013

Bruno Gomes lidera nova comissão Politica do PSD de Pedrógão Grande

O Eng. Bruno Gomes assumiu recentemente a liderança  da comissão politica do PSD de Pedrógão de Grande. Bruno Gomes é atualmente funcionário da CM de Pedrógão Grande e autarca numa Junta de Freguesia do Concelho .
Com a nova lei de limitação de mandatos, o social democrata João Marques não poderá recandidatar-se à autarquia pedroguense, estando Bruno Gomes numa posição muito confortável para assumir a candidatura à Câmara.
A salientar a carreira notável deste jovem, Mestre em Engenharia do Ambiente do Território, ocupou durante vários anos a liderança de uma associação cultural considerada um modelo de gestão na região.
Na tomada de posse Bruno Gomes definiu as suas metas para os próximos anos de mandato “promover o debate de ideias e aumentar a ligação entre os órgãos políticos, autárquicos, militantes e população”. Esta ideia é importante “sobretudo numa fase de crise como a que estamos a atravessar”, adiantou. Apesar do trabalho se apresentar difícil, Bruno Gomes compromete-se a estabelecer uma base de trabalho com vista conquistar mais militantes para discutir o futuro do concelho e para tal quer “rigor nas decisões a tomar, transparência, honestidade, trabalho e humildade para acolher ideias”. A Comissão Politica de Secção do PSD de Pedrogão Grande é encabeçada por Bruno Gomes e tem como vice presidente Pedro Nunes e vogais Vitor Capitão Secretário Alberto Roldão e Tesoureira Lúcia Bernardes.

19 fevereiro 2013

Requalificação do IC8 entre Pombal e Avelar adiada


A requalificação do IC8 entre Pombal e Avelar ficou adiada por tempo indeterminado face à renegociação da Concessão do Pinhal Interior, num corte que ascende aos 26 milhões de euros e que impossibilita a requalificação deste Itinerário.
Não é por usar a nomenclatura IC (Itinerário Complementar) que podemos igualar este troço do IC8 com os restantes, esta zona mais se assemelha a uma EN (Estrada Nacional). O troço entre Ansião e Pombal possui muitas zonas de "50" e passa dentro de populações.


05 fevereiro 2013

POLÉMICA NO PS DE PEDRÓGÃO GRANDE. PS apresenta dois candidatos para presidência da Câmara Municipal: O da distrital: António Pena, e o da concelhia: Diogo Coelho


A polémica está lançada entre o presidente da concelhia do PS de Pedrógão Grande e o presidente da distrital socialista, o motivo da discórdia é simples, a distrital socialista apresenta como candidato à presidência da Câmara Municipal de Pedrógão o Eng. António Pena, Licenciado em Agronomia, exercendo atualmente as funções de Técnico superior da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e  com experiência autárquica como vereador durante o mandato do socialista Mário Fernandes. Já a concelhia Socialista apresenta como candidato o seu próprio Presidente, o Dr. Diogo Coelho, Licenciado em direito, e advogado.
A guerra entre a distrital e a concelhia não é nova, mas nunca assumiu contornos como os actuais. O presidente da Distrital de Leiria (João Pedrosa) acusou o presidente da concelhia de Pedrógão Grande (Diogo Coelho)  de "ter forjado uma ata para ser ele o candidato", estas acusações levaram o presidente da concelhia a apresentar uma queixa-crime contra João Pedrosa.

Distrital não aceita escolha do presidente da concelhia.
A distrital socialista decidiu que não iria promulgar  a escolha da concelhia, efectuada no dia 24 de Novembro de 2012 onde era apresentado o nome do presidente da concelhia como candidato à autarquia. A Federação Distrital de Leiria do PS decidiu não ratificar o nome de Diogo Coelho e escolheu o nome de António da Silva Pena 
Diogo Coelho, de 30 anos de idade, considera a decisão da Federação Distrital do PS arbitrária e contrária aos estatutos do PS e já decidiu processar judicialmente João Paulo Pedrosa. 
A Comissão Política Concelhia de Pedrógão Grande reuniu no dia 24 de Novembro  pelas 18 horas, na Sede da Concelhia do PS, com o ponto único na ordem de trabalhos: Designação do candidato a Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande. A escolha recaiu em Diogo Coelho que apresentou, no dia 22 de Novembro, formalmente a sua candidatura a Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande à Mesa da Comissão Política Concelhia.
Contudo no dia 21 de Dezembro de 2012, através de notícias publicadas no Diário de Leiria e Diário de Coimbra, o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS e deputado do PS na Assembleia da República proferiu as seguintes declarações: “A federação chamou a si a responsabilidade de liderar o processo autárquico em Pedrogão Grande, depois de o presidente da concelhia ter forjado uma ata para ser ele o candidato, e por não ter seguido as orientações e os estatutos do partido. Assim sendo, o candidato socialista será António da Silva Pena, uma pessoa com experiência autárquica”.
Para a Concelhia de Pedrógão Grande , “a decisão da avocação do processo Autárquico de Pedrogão Grande pela Comissão Politica de Federação de Leiria do PS é uma completa aberração, consubstanciando a mesma, uma clara violação dos Estatutos e Regulamentos do PS e dos mais elementares princípios de direito constitucionalmente consagrados. Aliás, estatuem os Estatutos do Partido Socialista no nº 4 do Art.º 78º e no n.º 6 do Art.º 15 que «até ao final do prazo para a apresentação de candidaturas a primeiro candidato ao município, a Comissão Politica da Federação pode, sob proposta fundamentada do Secretariado da Federação, aprovar por maioria de dois terços dos presentes a avocação da designação do candidato»”.
Deste modo, a Concelhia de Pedrógão Grande do PS, afirma e reitera, uma vez mais, a candidatura de Diogo Coelho à Câmara Municipal de Pedrógão Grande pelo Partido Socialista, relembrando que “a mesma foi subscrita pela ampla e esmagadora maioria dos militantes do PS de Pedrógão Grande e votada em reunião da Comissão Política Concelhia, não reconhecendo qualquer legitimidade nem competência ao Presidente da Federação Distrital de Leiria do PS para proceder à imposição e nomeação seja de quem for para ser candidato à Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

03 fevereiro 2013

A13 abriu por completo no dia 1 de Fevereiro



Na passada sexta-feira, dia 1 de Fevereiro, foi aberto o último troço da A13 (Tomar- Condeixa) que ainda estava em obras, este troço liga Alvaiázere e Ansião a Penela, e está a criar expectativas quanto à capacidade de garantir investimentos e fixar população, mas também a motivar críticas de empresários e autarcas.
"O investimento tem prós e contras. Por um lado, ficaremos com uma ligação mais rápida para Tomar e Coimbra, sendo uma boa alternativa à A1, sobretudo nas deslocações a Lisboa, mas, por outro, temos taxas de utilização exageradas, tendo em conta a distância e a crise que vivemos", sublinhou à Lusa o presidente da Associação Empresarial de Ansião, Fernando Pinheiro.
O presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha, salienta que "a região nunca pediu uma autoestrada, a A13, mas uma via rápida, o IC3, sem pagamento".

01 fevereiro 2013

Série da RTP1 filmada na Sertã será emitida domingo


Será emitido no próximo domingo (dia 3 de Fevereiro), pelas 21 horas, na RTP1, o terceiro episódio da série humorística odisseias, que conta com cenas filmadas no concelho da Sertã.
O Tertúlia do Pinhal já havia divulgado a 24 de Julho de 2012 a gravação de uma mini-série no concelho da Sertã, mini-Série essa que conta com os humoristas Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington.
As filmagens decorreram na Casa da Cultura da Sertã, Moinho das Freiras em Pedrógão Pequeno, Chão da Telha junto à Ribeira da Isna e também em Pedrógão Pequeno


(com Rádio Condestável)