Passados quase 20 anos, o Ic8 dá hoje (4 de Dezembro) mais um passo para a sua total conclusão, isto porque será hoje inaugurado o novo troço entre o Louriçal e o nó da A1 de Pombal.
A entrada em funcionamento deste novo troço, com 12,5 quilómetros, vai facilitar as ligações entre a zona litoral do concelho de Pombal e o interior, bem como, a partir de Maio do próximo ano, à A17 - que liga a Marinha Grande à Figueira da Foz - e à Estrada Nacional 109, a partir do nó do Louriçal, actualmente em construção.
Este troço, que obrigou a um investimento de 26,4 milhões de euros, foi construído pela Brisal - Auto-Estradas do Litoral, concessionária da A17, mas pass a segunda-feira para a posse do Estado, no âmbito do previsto no concurso de concessão. O IC 8 não tem portagens e a sua manutenção fica a cargo da empresa Estradas de Portugal. Segundo uma nota das Estradas de Portugal, o novo troço do IC 8 está dotado de duas ligações desniveladas à rede viária local, uma junto a Castelhanas e outra a sul de S. João da Ribeira, não existindo outros acessos marginais.
O tráfego automóvel na nova via poderá circular a uma velocidade de 100 quilómetros por hora. Uma boa notícia para quem vive na região.
Mas... para que o IC8 fique definitivamente concluído, fica a faltar a ligação Proença-a-Nova - A23, parece que não há vontade política na conclusão desta parte do itinerário complementar, será esta uma das desvantagens por nos adjectivarem constantemente de interior?
Não devemos também esquecer a ligação Avelar-Pombal, esta deveria sofrer obras profundas, permitindo assim o desnivelamento dos seus cruzamentos e a sua adaptação a estrada reservada a veículos automóveis.
A entrada em funcionamento deste novo troço, com 12,5 quilómetros, vai facilitar as ligações entre a zona litoral do concelho de Pombal e o interior, bem como, a partir de Maio do próximo ano, à A17 - que liga a Marinha Grande à Figueira da Foz - e à Estrada Nacional 109, a partir do nó do Louriçal, actualmente em construção.
Este troço, que obrigou a um investimento de 26,4 milhões de euros, foi construído pela Brisal - Auto-Estradas do Litoral, concessionária da A17, mas pass a segunda-feira para a posse do Estado, no âmbito do previsto no concurso de concessão. O IC 8 não tem portagens e a sua manutenção fica a cargo da empresa Estradas de Portugal. Segundo uma nota das Estradas de Portugal, o novo troço do IC 8 está dotado de duas ligações desniveladas à rede viária local, uma junto a Castelhanas e outra a sul de S. João da Ribeira, não existindo outros acessos marginais.
O tráfego automóvel na nova via poderá circular a uma velocidade de 100 quilómetros por hora. Uma boa notícia para quem vive na região.
Mas... para que o IC8 fique definitivamente concluído, fica a faltar a ligação Proença-a-Nova - A23, parece que não há vontade política na conclusão desta parte do itinerário complementar, será esta uma das desvantagens por nos adjectivarem constantemente de interior?
Não devemos também esquecer a ligação Avelar-Pombal, esta deveria sofrer obras profundas, permitindo assim o desnivelamento dos seus cruzamentos e a sua adaptação a estrada reservada a veículos automóveis.
(com: o primeiro de janeiro)
3 comentários:
Será que este troço estará de igual qualidade como o troço que tantas mortes tem provocado??!!
Não percebo uma coisa e gostava que me esclarecessem se possível por alguém que estivese envolvido na OBRA(??????):porque é que o troço do Avelar para Pedrógão está bom e a parte do troço de Pedrógão à Sertâ está uma miséria?Foi construído quase na mesma altura, será que aquele piso não se situa na TERRA e sim na LUA e não foi feito um estudo correcto da geologia????
talvez o problema não tenha sido da construção, mas sim da fiscalização.
Enviar um comentário