Os autarcas do Norte do distrito de Leiria reclamaram uma nova ligação do IC8 a Espanha, com uma via directa entre o litoral e os eixos rodoviários espanhóis que servem Madrid.
Esta exigência surge numa altura em que se espera que o Governo anuncie a concessão Pinhal Interior, que inclui a conclusão do IC8 e do IC3. Os autarcas da região já pediram que o Executivo estude também uma nova via entre Pedrógão Grande e a A23, com ligação ao IC31, que serve a fronteira espanhola em Monfortinho.
“Esta solução iria criar um traçado directo entre o litoral português e Madrid”, permitindo também que “concelhos como a Pampilhosa da Serra e Oleiros fiquem desencravados no que respeita às acessibilidades”, explicou o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, João Marques.
Esta nova via, que a tutela “prometeu estudar”, faria uma ligação à A23 entre Castelo Branco e o Fundão, meia centena de quilómetros a norte da actual ligação do IC8.
Os autarcas esperam que o Governo anuncie ainda este mês a abertura do concurso para a construção do IC3 entre Tomar e Condeixa-a-Nova e dos troços que faltam do IC8 (Pombal/Ansião e Proença-a-Nova/A23).
250 quilómetros
O conjunto de obras, que envolvem mais de 250 quilómetros, entre novos troços e a requalificação das vias actuais, terá a denominação de concessão Pinhal Interior. Para Paulo Morgado, presidente da Câmara de Alvaiázere (PSD), esta concessão vem “resolver os problemas de toda uma região” que, embora esteja perto do litoral, sofre “o peso da interioridade” por falta de acessos aos grandes eixos viários do país.
No caso de Alvaiázere - o concelho que terá o troço maior do IC3 - existe a promessa de construção de três nós de acesso, uma questão que já foi motivou um abaixo-assinado entregue ao Governo.
“A ligação do concelho ao IC3 é importante porque, sem isso, a nova estrada acaba por não servir a região”, justificou o autarca.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques (PSD), recordou a importância do IC8 para a ligação do litoral ao interior, no Centro do país. “É uma via que faz muita falta”, até porque a região é “atravessada por muitos pesados de mercadorias” com direcção a Castelo Branco e à A23, explicou o autarca.
“Espero que o novo IC8 tenha uma via em condições e duas faixas de rodagem”, com “perfil em condições que sirva as necessidades existentes do trânsito”, acrescentou Fernando Marques.
Esta exigência surge numa altura em que se espera que o Governo anuncie a concessão Pinhal Interior, que inclui a conclusão do IC8 e do IC3. Os autarcas da região já pediram que o Executivo estude também uma nova via entre Pedrógão Grande e a A23, com ligação ao IC31, que serve a fronteira espanhola em Monfortinho.
“Esta solução iria criar um traçado directo entre o litoral português e Madrid”, permitindo também que “concelhos como a Pampilhosa da Serra e Oleiros fiquem desencravados no que respeita às acessibilidades”, explicou o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, João Marques.
Esta nova via, que a tutela “prometeu estudar”, faria uma ligação à A23 entre Castelo Branco e o Fundão, meia centena de quilómetros a norte da actual ligação do IC8.
Os autarcas esperam que o Governo anuncie ainda este mês a abertura do concurso para a construção do IC3 entre Tomar e Condeixa-a-Nova e dos troços que faltam do IC8 (Pombal/Ansião e Proença-a-Nova/A23).
250 quilómetros
O conjunto de obras, que envolvem mais de 250 quilómetros, entre novos troços e a requalificação das vias actuais, terá a denominação de concessão Pinhal Interior. Para Paulo Morgado, presidente da Câmara de Alvaiázere (PSD), esta concessão vem “resolver os problemas de toda uma região” que, embora esteja perto do litoral, sofre “o peso da interioridade” por falta de acessos aos grandes eixos viários do país.
No caso de Alvaiázere - o concelho que terá o troço maior do IC3 - existe a promessa de construção de três nós de acesso, uma questão que já foi motivou um abaixo-assinado entregue ao Governo.
“A ligação do concelho ao IC3 é importante porque, sem isso, a nova estrada acaba por não servir a região”, justificou o autarca.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques (PSD), recordou a importância do IC8 para a ligação do litoral ao interior, no Centro do país. “É uma via que faz muita falta”, até porque a região é “atravessada por muitos pesados de mercadorias” com direcção a Castelo Branco e à A23, explicou o autarca.
“Espero que o novo IC8 tenha uma via em condições e duas faixas de rodagem”, com “perfil em condições que sirva as necessidades existentes do trânsito”, acrescentou Fernando Marques.
(Por: Diário de Leiria)
1 comentário:
voces ainda acreditem em milarges,o pobre desconfia da esmola.Nunca acabaram o ic8 e agora vão fazer essas obras todas?peçam peçam ande cá ter uma sorte vê-se logo que as eleições tão aí
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