26 agosto 2008

Autarquia de Pedrógão Grande transforma escolas em casas de turismo rural

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande pretende transformar dez escolas desactivadas em alojamento para turismo rural, anunciou hoje à Agência Lusa o presidente da autarquia, João Marques.
João Marques explicou que "o município dispõe neste momento de uma dezena de estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico desactivados e que a solução passa por uma oferta ao nível de alojamento".
"É possível, em algumas dessas escolas, criar espaços T1 ou mesmo T2", adiantou o autarca, lembrando que "o arquitecto e desenhador da Câmara já estão a trabalhar nesse sentido".
Segundo o responsável, este investimento pretende "aumentar a oferta de alojamento existente no concelho", que se limita a "uma residencial e a várias unidades de turismo rural".
João Marques destacou o facto dos estabelecimentos de ensino "se situarem em locais isolados e em espaços rurais", e assegurou estar convicto de que o investimento vai "atrair mais turistas ao município".
"Temos 800 anos de história, um espectacular vale do Zêzere com os seus afluentes, praias fluviais e queremos aumentar a oferta ao nível do turismo rural", referiu o responsável.
João Marques revelou que apenas ficam a salvo desta transformação as três escolas do primeiro ciclo situadas na sede do concelho.
"Uma delas é a sede de uma filarmónica, noutra vão ser instalados serviços técnicos da autarquia", esclareceu o presidente da Câmara.
Já a "escola Raul Lino vai, por sua vez, ser museu municipal, com uma componente dedicada à escola e uma área ligada aos achados arqueológicos do concelho", acrescentou o autarca.


(Por: Lusa)

20 comentários:

Anónimo disse...

SÓ FALTAVA MAIS ESTE ATENTADO NA NOSSA TERRA!ESTE PRESIDENTE COMPRA TERRENOS POR 6O.OOO CONTOS PARA DEPOIS OS VENDER A 1 ESCUDO E AGORA VAI VENDER O NOSSO PATRIMONIO!MELHOR O RECUPERASE E OS DESSE AS ASSOCIAÇOES DAS FREGUESIAS!SE NÃO O BITAM FORA DA CAMBRA,ATE A DEVEZA VENDE PARA DAR DINHEIRO A ESSES EMPRESARIOS QUE VÊM XULAR A TERRA COMO O KARTODROMO,O TERRENO AO PÉ DA MERCADO,O TERRENO AO PÉ DO CENTRO DE SAUDE, DEIXAR CAIR PARA O CHÃO A NOSSA CASA DO POVO,NÃO ARRANJAR AS CALÇADAS,ETC.ETC.QUE GESTAÕ TÃO RUINOSA!!!!!

Anónimo disse...

vergonhoso!xeira-me que deve ser mais um grupo de empresarios já abençoado daqueles que normalmente são considerados pelo ex.sr.presidente os melhores e que normalmente são a fina flor do entulho................!ex.pesca do axiga,biomassa,kartodro,praia mosteiro,gimadi,e aqules que estiveram no auditorio em que fomos convidados os parvonios cá do burgo para os ouvir!!!

Anónimo disse...

mais alguma ideia que deve ter sido dada a xupar uma garrafadas!!!!!

Anónimo disse...

60000cts? quais?
ao contrario das opinioes anteriores ate acho q e uma boa ideia, agora so falta fazer com q algumas pessoas desta terra lá vão dormir umas noites, pode ser que o rigor e a educação de outros tempos ainda estejam impregnados nas paredes e contaminem essas pessoas fazendo com q começem a lutar por esta terra de uma vez por todas.

tótó

Anónimo disse...

LAMENTAVEL IDEIA!
Concordo que as ditas escolas deveriam ser entregues às associações, mas às que mostram interesse e tenham projectos viáveis para elas, não como a escola junto ao Centro de Saude, que deixou de o ser para a entregar à filarmónica e, para quê se ainda está às moscas. Mandaram as crianças no edificio que já não servia para escola, misturados com outros serviços que nada têm a ver com educação). Será que algum dia irá a dita escola (junto ao Centro de Saude)ser aproveitada para o fim para o qual foi cedida? Duvido.

Anónimo disse...

PARA O TÓ´TÓ- deves ser dos que ambém anda a mamar alguns subsidios do procom ou a ter algumas obras publicas sem as fazeres e receberes o bago!!!!!segundo a acta do burgo só cerca de 5o.ooo contos foram para os terrenos em frente da discoteca!!!!!POis é tótó não serás também anão!!!!

Anónimo disse...

segundo consta estas casas serão uteis para as saidas nocturnas do ANÂO e do encapotado OMEGA/regadas.

Anónimo disse...

JÁ OUVIM DIZER QUE O OGRE DA DEVEZA,JÁ MANDOU UNS GRANDES MARMELOS AO ANÃO A MOSTRAR A SU IRA.......

Anónimo disse...

A isto chama-de delapidação do património municipal....

Anónimo disse...

O HOMEM DELITAPA TUDO!!aTÉ NO FUTEBOL,TINHA 23 JOGADORES DA TERRA,7 TREINADORES COM CURSO E 4 MASSAGISTAS COM CURSO!!!!foi buscar l5 jogadores de fora,treinadores e massagista!``e caso para procurar,não era melhor irem buscar fora uns presidentes do partido da camara e dos clubes!!!!!Os da terra so servem para os votos e para os impostos....até ver.....!!!!ale mais a oposiçao que o anão....

Anónimo disse...

Acho bem, se só vale em Pedrógão os que são de fora, e como o presidemte vem dizendo nos seus discursos que tem que se atrair pessoal de fora, está na hora de vir um presidente de fora para conduzir os destinos deste concelho, porque o actual já deu o que tinha a dar!....Está cheio de vicios do poder.

Anónimo disse...

Será verdade que vão gastar 60 mil contso no arrelavado do campo da bola com os idosos a precisarem tantos cuidados?

Anónimo disse...

o presidente da camara dos de fora devia por os olhos nos mordomos da Sra.mil.:GENTE DA TERRA,A TRABALHAR COM AS DA TERRRA, PARA OS DA TERRA E TODOS OS DA TERRA SAIRM STISFEITOS E ORGULHOSOS!!!!!UMA BOFETADDA DE LUVA BRANCA!!!!!E NÃO FOI PRECISI SUBSIDIOS DE 3OOO EUROS, mensais........................

Anónimo disse...

Em vez de andarem derreter dinheiro no futebol, para meia dúzia, porque não recuperam os edificios da casa do povo que já caiu o telhado e o antigo hospital que está uma vergonha, um edificio bonito, antigo e que poderia ser aproveitado, encontra-se em ruína.

Anónimo disse...

o maior problema n e hoje vai ser qd quem de direito o vai reeleger so por causa do tacho, e voces, para la caminham, sempre se criticou, mas qd se chega a altura de levantar a saia, e td ao mesmo tempo. vao falando agora, mas lembrem-se, mais cedo ou mais tarde vao desejar q vaselina n tenha areia.

tótó

Anónimo disse...

é preciso é todo o povo unir-se!!!O dr. carlos,é que devia candidata-se!corram é coom este que se nnão destroi a vila,o clube, asassociaçoes, vende o patimonio e ainda mete mais algum super reformado na camara para pagar os favores e sabe-se lá o quê!!!!!!!!TEM TANTOS PROJECTOS,MAS SÃO TODOS LUNÁTICOS E VITUAIS(o alcool é um periigo para a cabeça ddas ppessoas)volta manel coelho ou mesmo o mario,este nunca lhes há-de chegar aos calcanhares!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

realmente exte presidente é mesmo um cromo no outro dia ja la vao uma semanitas passei uns dias em pedrogao mais propiriamente na freguesia de vila facaia e quem andava a fazer o lebantamento topgrafico das escolas era o topografo da cambra que é meu amigo e ao que parece tambem nao gostou mt da noticia porque la para aquelas bandas uns trabalham e os outros recebem os elogios mas os pedroguenses podem estar descansados porque se estiverem á espera que o dito arquitecto faça o projecto SENTEM SE e esperem desde o tempo do coelhone que ele nao desenvolve um processo na dita casa acarta o money para coimbra.
A nao ser que lhe paguem por fora é claro.

Anónimo disse...

Esse Arquitecto é mais um elefante branco de Pedrogao inguem tem coragem de dar o lugar a quem de direito dizem que nao ha dinheiro mas pagam se fortunas a este tipo de Tenicos que ja deveriam de estar a dar consultadoria aos netos
quanto mais ter a reponsabilidade de opinar sobre vilas como pedrogao que so conhecem para acartar conforme foi dito anteriormente acho que sim quem comentou anteriormente tem toda a razao eu nunca vi um projecto desnvolivido or esse Sr. e quando opina ai Meu Deus vejam a obra ao pe do Martir ( capela ) se aquilo nao puderia ter um melhor aproveitamento mas pedrogao tem de viver com a cultura dos anos 40 mais nao digo

Anónimo disse...

Sr. Presidente entregue as escolas ao seu funcionário topoimobiliário que ele encarregarse-à de as vender aos ingleses.

Anónimo disse...

podiam era xer postos medicos ixo xim