10 setembro 2008

Salmonelas em praia fluvial de Figueiró dos Vinhos e Proença-a-Nova comprometem qualidade da água

A DECO/Proteste anunciou esta terça-feira a detecção de salmonelas nas águas de quatro praias fluviais da Região Centro, localizadas nos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Proença-a-Nova, Oliveira do Hospital e Penela, noticia a Lusa.
Segundo a associação de defesa do consumidor, no âmbito de um estudo realizado em Agosto, foi analisada a água de 30 praias fluviais e encontradas salmonelas nas praias de Ana de Aviz (concelho de Figueiró dos Vinhos) e Fróia (Proença-a-Nova).
A DECO já alertou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Administração Regional de Saúde do Centro, os centros de saúde e as Câmaras Municipais das regiões afectadas pelo problema, «pedindo medidas que protejam a saúde dos consumidores», refere num comunicado hoje divulgado.
A mesma fonte adianta que as salmonelas são bactérias que «podem ter efeitos nocivos na saúde», pelo que desaconselha banhos naquelas praias «até que novas análises comprovem a ausência de riscos». «As crianças exigem especial cuidado, por engolirem mais água e terem o organismo mais sensível», sustenta.
Mal-estar, dor abdominal e de cabeça, febre, vómitos e diarreia são os efeitos mais comuns das salmonelas, refere a DECO, acrescentando que «a pesquisa de salmonelas não é obrigatória nas análises quinzenais da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro». As águas analisadas pela associação foram recolhidas entre 18 e 28 de Agosto, «no âmbito de um estudo mais alargado ainda em curso», adianta a associação.

(Fonte: Portugal Diário)

5 comentários:

Anónimo disse...

ESTÁ TUDO POLUIDO!SÃO OS AUTARCAS QUE LÁ ETÃO,A CIMENTIERA E AGORA ´SÓ FALTAVA ISTO!mAS ELE LÁ VAI CONTINUAR COM O SEU AR ANGÉLICO ATÉ OUTUBRO/2009

Anónimo disse...

Até quando o nosso concelho irá aparecer nos meios de comunicação social pelas piores razões??
Primeiro perdeu-se a bandeira azul e agora salmonelas????
Que ricas análises a CM tem feito,hã??

Anónimo disse...

Deixem a rádio de pedrógão entrar em funcionamento é que vai ser só noticias boas deste e do nosso concelho é que a a vedeta vinda do outro lado do rio é expecialista nisso. O PS tanto de lá como o daqui é pode dizer adeus a alguma pretenção que tenha que com o pó que ele tem a alguns socialistas que o lixaram no passado que só não lhes morde nas canelas só se não puder. o baixinho é que está a esfregar as mãos de contente vai finalmente poder parecer o Hugo Chavez cá do burgo

Anónimo disse...

Segundo me parece a tal "vedet vinda do outro lado do rio" deve ser burriqueiro, e como daquela zona nao vem nem bom vento nem bom casamento, avizinham-se tempos tristes. Quanto aos socialistas que alegadamente o lixaram no passado, se calhar não lhe fizeram o caldinho a jeito,daí ele não gostar deles! Ele que se deixe estar mas é quietinho no canto dele e não se venha meter com os figueiroenses! Porcaria a mais já nós cá temos!

Anónimo disse...

Então não é que depois de se ter sabido das salmonelas, houve um chico esperto ao serviço da Câmara Municipal teve a brilhante ideia de encher a nossa piscina municipal com a dita água contaminada???? Escusado será dizer que a coisa deu para o torto. E quem terão sido os 4 "felizardos" a quem calhou ir numa madrugada destas de escova em punho para lavar a piscina?? Eu sei mas não digo!! Isto, meus senhores, é o que se chama de boa organização dos serviços da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos. Uma coisa vos digo: filhos meus não põem os pés naquela piscina municipal enquanto a situação não estiver resolvida de uma vez. VERGONHA DAS VERGONHAS!!