30 março 2009

INCÊNDIO - Fim de semana complicado em Castanheira de Pêra

Um incêndio de grandes proporções fustigou este fim de semana a Serra do Ameal no concelho de Castanheira de Pêra. O sinistro eclodiu sábado às 17h23 e está finalmente dado como cisrcunscrito. O forte vento e acessos difíceis dificultaram bastante o trabalho dos bombeiros. Para fazer frente a este incêndio estiveram 221 bombeiros com 53 veículos, 15 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro com três veículos e um helicópetero.
Este que foi o maio incêndio da última década em Castanheira de Pêra e o maior registado em Portugal este ano.

12 comentários:

Unknown disse...

E com grande tristeza que vejo o sucedido, visto ser a nossa mancha verde, por outro lado nao me admiro pelo que aconteceu tendo em conta o estado em que se encontram os aceiros e acessos do nosso conselho, mais ainda quando temos uma equipa de sapadores que pouco faz a exemplo disso temos a vista a (valetas e bordas da estrada) do nosso conselho onde silvas e mimosas crescem sem que ninguém faça algo! pergunto-me ainda porque esta uma outra carrinha dos sapadores ao serviço da camera municipal quando deveria de estar entregue a um grupo de sapadores, e depois e com desagrada que vejo os sapadores de Pedrogão grande conselho vizinho vir fazer trabalhos ao nosso conselho, isto so demonstra o bem que isto funciona por aqui! E assim que queremos apostar no turismo??!! os turistas cada vez param menos se deixarmos arder a "carqueja" daqui a pouco não vem ninguém! E eu a pensar que a aposta por aqui era o turismo rural...

Anónimo disse...

De facto parece faltar um plano de prevenção adequado ao nosso concelho!!!
Mas penso que neste momento temos que realçar o trabalho meritorio e de enorme sacrificio dos B.V. de Castanheira de Pera e dos que nos ajudaram!!! À que arregaçar as mangar e pensar em soluçoes mais adequadas para que estas situações não voltem a acontecer com estas dimensoes!!!

Anónimo disse...

E realmente de louvar o trabalho da corporação de bombeiros de castanheira e todas as outras que a eles se juntaram, mas eles não fazem milagres e mas não se esqueçam que estamos ainda só no principio de Abril, sem manutenção e limpeza não temos grandes hipóteses e uma coisa e certa que Deus ou o diabo nos ajude neste verão que esta para vir que pelo que me quer parecer não vai ser de todo fácil...

Anónimo disse...

Curioso. Enquanto Bebiano Rosinha era comandante dos bombeiros nunca houve um incêndio tão grave em Castanheira de Pera.

Anónimo disse...

Filipe Lopo a Comandante

Unknown disse...

pois não os que ouve antes não foram incêndios eram churrascos... estas castanheirenses sempre a puxar a brasa a sua sardinha... dai isto não sair da estaca zero embora as vezes estejamos no 0,5 e outras como agora no -1 mas ok.. Não sei nem imagino o que o anónimo quis dizer com o "Enquanto Bebiano Rosinha era comandante dos bombeiros nunca houve um incêndio" faz-me imaginar que o mesmo referido tivesse algum tipo de poder ou para fazer chover...
A culpa do que ardeu não se deve aos bombeiros visto que eles ate fizeram um óptimo trabalho se considerar-mos todo o conjunto de factores, mais uma vez e preciso limpeza e preciso que se arranjem os acessos existentes e que se criem outros, e não se esqueçam que mesmo nos que estão mais ou menos uma coisa e passar la com o vosso jipe "ou o do serviço" outra e passar la com um carro carregado de agua que para alem de se tornar numa tarefa quase sobre humana leva as maquinas ao extremo e danifica-as e se já temos uns "carritos" de combate um pouco velhotes já para não falar de poucos então depois no fim ficamos sem nenhum, e depois vais para la o sr presidente e seus 12 discípulos pegar num batedor e bater fogo... mandem e trabalhar os sapadores, e essa carrinha dos sapadores ao serviço da camera municipal qualquer dia nem as maquinas trabalham com falta de uso... "Filipe Lopo a Comandante" Não vejo onde e que este comentário se encaixa mas que e triste é, será que infelizmente nem um fórum conseguem usar decentemente?? Se esse senhor nao faz nenhum ou faz pouco a culpa não e dele e sim das pessoas acima dele!

1001293 disse...

A culpa não é dos comandantes!!! Já no tempo do Comandante Bebiano havia o mesmo problema...Tivemos foi a sorte do nosso lado...algum dia nos havia de acontecer mas se chegou aquelas dimensões,a culpa não é dos bombeiros (sejam comandantes, 2ºs comandantes, Adjuntos, chefes, subchefes, bombeiros de 1ª de 2ª, de 3ª ou aspirantes, auxiliares ou ate mesmo cadetes)...A culpa é das POLITICAS SEGUIDAS PELA TUTELA!!! Isso é que tem de Mudar!!!

bombeiro voluntario disse...

o actual comandante, devia era pedir a demissão......o que se previa esta a acontecer....não sabe de recursos humanos, de técnicas de incendio, não tem noção territorial enfim.....VOLTA BEBIANO!

Anónimo disse...

Mas aquele "fogacho" em Castanheira de Pera, que se fosse em Agosto ardia não em 2 dias mas em 2 horas é considerado um incêndio?

A mim se me perguntarem direi que foi uma queimada, dado que o que ardeu foi principalmente mato e alguns eucaliptos que a única chatice é rebentarem como praga de novo, perdoem-me os proprietários. Mas e limpeza dos seus terrenos? Que culpa tem o Comandante, o Bebiano os Sapadores da Câma(e)ra ou os sapadores Florestais quer de Castanheira quer do Coentral ?

Cumprimentos e continuem aí a criticar. Mais acção rapaziada !!
MB

Unknown disse...

aos sapadores compete limpar acessos compete limpar muita coisa que não esta limpa, alias nada esta limpo. Os bombeiros nenhuma, a obrigação de limpar continua a ser dos sapadores, a camera municipal a sua também visto que não faz cumprir 0 Decreto-Lei n.° 156/2004 de 30 de Junho e claro mais alguns dos quais não me lembro, tal como aquele que diz que as industrias da madeira a retirar todos os detritos orgânicos provenientes do abate das árvores do terreno deixando-o assim pronto para a replantação.. as centrais de biomassa la servem para alguma coisa...

amilcar disse...

volta bebiano...contigo até o fogo tinha respeito...a nossa terra está na falencia em tudo...até na camara...BEBIANO PARA A CAMARA E PARA OS BOMBEIROS....o resto é só abutres

Anónimo disse...

a sorte não esta sempre do mesmo lado; onde estão os herois dos anos em que não ardia! "seria a sorte" e muito facil dizer que somos os maiores, mas e presiso probalo nas ocasioes proprias.