24 agosto 2009

Pergunte ao Candidato pela CDU à CM Alvaiázere, o candidato responde.

Este artigo foi criado para que possa fazer perguntas ao candidato pela CDU para a Câmara Municipal de Alvaiázere.
Será o próprio candidato que responderá às suas perguntas.

DADOS DO CANDIDATO




Nome: João Paulo Forte
Data de Nascimento: 25/10/1978
Naturalidade: Sé-Nova, Coimbra
Actualmente reside em: Ansião
Profissão: Geógrafo
Concorre pela: CDU
Filiação Partidária: Independente
Site da Campanha eleitoral: http://www.joaoforteav2009.blogspot.com/
Principais linhas do programa eleitoral: Aposta forte na economia verde, na componente cultural e no marketing territorial. I&D (Ciência e Tecnologia), através de parcerias com universidades, institutos de investigação e demais entidades relacionadas com a componente territorial. Criação de um eco-parque. Microcrédito. Participação pública na gestão do território. Outros.
Programa eleitoral: Ainda não foi apresentado, estando previsto a sua apresentação pública nas próximas duas semanas, sendo também disponibilizado no blog de campanha.


Atenção: Este artigo encontra-se em constante moderação. Assim, para que sejam aprovados os seus comentários, deverá estar ciente que os mesmos se encontram de acordo com as nossas regras de boa conduta. Só serão aceites comentários que contenham perguntas objectivas e de cariz político, todos os outros comentários não serão publicados.

7 comentários:

Anónimo disse...

desconheço as pessoas que compoem a sua lista para a camara e assembleia municipal, poderia-me esclarecer neste ponto?

Anónimo disse...

Saudações democráticas.
Li com atenção a sua candidatura á Câmara M. de Alvaiázere no jornal local. Gostei e é fácil perceber que não precisa da politica como "bóia de salvação". A Coligação CDU/Verdes não o convidou ao acaso,sabe do que fala, tem ideias, é jovem e tem experiência no terreno. A candidatura revela jovens que prometem, há coerência e honestidade nas vossas propostas.
Mas, o que me leva a deixar este comentário, é o meu mais profundo respeito pela VOSSA CORAGEM.
Não fiquei indiferente á forma como termina a sua comunicação no jornal.
A saudação final, apelando ao Voto nos adversários que se apresentam como oposição mais transparente revelam um bom carácter.
São exemplos desses, de democracia
pluralista ,que têm escasseado ultimamente na nossa terra.

Pergunto-lhe: sabendo as grandes
dificuldades que irão surgir como vingança, continuará a dar o seu contributo cientifico na defesa de Alvaiázere?

João Forte disse...

Relativamente à primeira questão, antes de mais o meu pedido de desculpas pelo enorme atraso na resposta.
Envio então os nomes presentes na lista:
Câmara Municipal
João Forte
Catarina Silveiro
João Hermenegildo
Maria Porfírio
Manuel Palma

Assembleia de freguesia de Alvaiázere:
Tânia Simões
João Forte
Virgílio Pinheiro

Nota: Por dificuldades na obtenção de documentação na freguesia de Almoster, não me foi possível incluir em tempo últil, três candidados em ambas as listas, já que a junta de freguesia tem horários pouco amigos do cidadão.

João Forte disse...

Relativamente ao segundo comentário, só tenho a agradecer as palavras de ânimo, garanto-lhe que mesmo sendo forte não é fácil, tem de se ter muita força de vontade para fazer o que eu faço de forma frontal e honesta.
Relativamente às dificuldades que poderão surgir como vingança, não as temo, em primeiro lugar quando somos honestos nada devemos temer. Em segundo lugar, estou envolvido com uma associação local e irei continuar a dar o meu contributo também através dela. Estou envolvido também com uma associação regional, que brevemente poderá ser ONGA, e temos previstas actividades também em Alvaiázere, actividades estas que são estanques a pressões lobistas.
Por último, concerteza que continuarei a dar o meu contributo científico na defesa de Alvaiázere, não só através de iniciativas minhas, bem como sempre que me for pedida ajuda por parte dos moradores, algo que já aconteceu algumas vezes, ao qual acedi de forma pronta.Um bom exemplo é o passeio pedestre que irei realizar no próximo domingo, em defesa da geodiversidade da região. Será na área da Mata, perto da pedreira dos penedos altos, mas não tem nada a ver com a minha candidatura, é meramente por interesse pessoal.
Daqui a breves semanas irei começar um projecto de investigação, o qual após finalizado poderá ter implicações, por exemplo, no domínio dos instrumentos de gestão territorial, nomeadamente PDM´s, PROT, e outros mais. Obviamente que Alvaiázere também será benificiado com esta investigação.
Os meus cumprimentos

João Forte

Anónimo disse...

Caro candidato,

Gostaria de perguntar se pretende proteger os recursos naturais da região inviabilizando o projecto da cimenteira.

Saudações.

João Forte disse...

Relativamente à questão:

«Gostaria de perguntar se pretende proteger os recursos naturais da região inviabilizando o projecto da cimenteira.»

Saúdo a pertinência da questão,já que é algo que tem a ver com vários municípios, inclusivé Alvaiázere.
Sem dúvida que pretendo proteger os recursos naturais, inciabilizando o projecto da cimenteira. É um tema que já acompanho desde o início, quer no domínio técnico, quer noutros domínios. Considero estranho a posição de silêncio que o autarca de Figueiró dos Vinhos tem nesta altura de eleições, já que é um tema que lhe pode custar muitos votos.
Este projecto é absolutamente inaceitável, tem sido compradas pedreiras em Penela, Ansião e Alvaiázere, com vista à alimentação da "besta" e há interesses financeiros fortíssimos nesta questão, nomeadamente através do BPN, sendo que estão envolvidas no processo algumas individualidades de Alvaiázere, com ligações directas ao BPN.
É um projecto depradatório, que poderá destruir centenas de postos de trabalho, através de alguns segmentos de negócio já criados e outros por criar (aldeias do xisto por exemplo). A argumentação que este projecto cria mais de 250 postos de trabalho é enganadora. Este assunto já foi suscitado no parlamento, estando eu em contacto directo com algumas pessoas em Lisboa que me informam sobre o processo. Posso dizer que, neste momento, estou preocupado com esta situação.
Se pretender que eu lhe esclareça mais alguma coisa do processo diga-me sff, pois é difícil explicar todo o processo em breves linhas.

Anónimo disse...

Vai deixar construir na area da serrs?.........