18 setembro 2009

Legislativas 2009 - Sondagem Universidade Católica


A última sondagem realizada pela Universidade Católica para a RTP e Antena 1 revela um aumento na estimativa de resultados eleitorais para o PS, que sobe para os 38% e uma quebra do PSD para os 32%. O Bloco de Esquerda cresce um ponto percentual, para 12%, tal como o CDS-PP que fica agora nos 7%. A CDU perde um ponto percentual e desce para os 7%.
A sondagem do Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) foi realizada entre os dias 11 e 14 de Setembro de 2009. O último frente-a-frente televisivo, entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite aconteceu a 12 de Setembro.
De acordo com a Universidade Católica, o Partido Socialista "cria uma vantagem em relação ao PSD que, ao contrário do que sucedia na semana passada, é estatisticamente significativa com um elevado grau de confiança (>90%).




Ficha Técnica:
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 11 e 14 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1305 inquéritos válidos, sendo que 54,5% dos inquiridos eram do sexo feminino, 39% da região Norte, 18% do Centro, 34% de Lisboa e Vale do Tejo, 5% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 64%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1305 inquiridos é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.

(por: RTP online)

8 comentários:

Anónimo disse...

SIM, PENSO QUE O PS VAI ALCANÇAR UMA PERCENTAGEM DE 65%, A AVALIAR PELO CONTENTAMENTO DA POPULAÇÃO VAI DECERTO ALCANÇAR UMA MAIORIA ABSOLUTA, POR ISSO ACHO RIDÍCULO O SECRETÁRIO GERLA FALAR EM ALIANÇAS. PARA QUÊ? A VITÓRIA FOLGADA ESTÁ GARANTIDA.

Anónimo disse...

Como li no blog Ponte Euro:

Pode haver muitas razões para não votar em Sócrates mas não há nenhuma razão para votar em Ferreira Leite

Será que queremos a governar Portugal alguem que tem uma perspectiva da governação igual a Salazar?

Será que temos alguem que nada quer fazer para que tudo fique na mesma ou pior?

Será que queremos alguem que congelou as remunerações na administração publica assim como as promoções e as progressões?

Será que queremos alguem que quer rasgar tudo que já foi feito inclusivé o que ela própria assinnou?

Eu não, prefiro eleger alguem, que também já cometeu erros, mas tem uma visão futurista da governação.

Só quem tem nececessidade dos serviços publicos nota a diferença:

a empresa na hora
o documeto unico automovel
o cartão do cidadão
acesso a todos a comportadores, até aqui só os ricos os podiam ter.

as novas oportunidades que apesar de serem bem criticadas muitos recorreram a elas, incluindo geste do PSD
As energia renováveis, eolicas e fotovoltaicas
o inglês a partir o 1º ciclo
As aulas de substituição
o prolongamento até às 17:30
Quem não se lembra do drama que era quando os professores faltavam não havia onde deixar os filhos?

Possivelmente o dono do blog não irá publicar isto, mas sairá concerteza noutro blog qualquer

cumprimentos

APOIO O SOCRATES disse...

Eu sinceramente não entendo como pode Ferreira Leite ter tantos votos. Ela a nível politico é uma nulidade, vejam bem os seus principais destaques:
1) TGV não o quero para agradar aos espanhóis
2) Grandes obras só darão emprego a ucranianos e cabo cabo-verdianos
4) Se uma mulher engravida terá de assumir essa responsabilidade (mostrando a sua discordância para com o aborto)
5) Não prometo o que não posso cumprir (o problema é que ela não promete nada, ou seja, votem em mim e eu depois logo vejo o que posso fazer)
Votar Ferreira leite é votar no passado, os laranjinhas andam todos contentes porque tiveram uma boa votação nas europeias, mas espero que o povo saiba votar PS.
O que me transtorna é que muita gente está a ir para o BE, um partido sem plano económico para o país, limita-se a criticar e a falar mal. Se um partido destes algum dia viesse para o governo teria-mos uma nacionalização massiva de tudo o que são empresas privadas, um autentico controle do estado sobre as pessoas. Choca-me quando falam contra o PS que supostamente fez com que o jornal da TVI saisse de antena, e com o BE no governo?! Nem haveria televisãoes privadas, era tudo público, o controlo absoluto. Digam-me algum pais de extrema esquerda que tenha evoluido ou haja liberdade de expressão (China, Venezuela, Cuba, Ex. URSS?!?!?!) ACORDEM MEUS SENHORES, VOTEM BRANCO OU VOTEM PS OU CDS-PP, TUDO O RESTO É LIXO.
Aguardo pelo regresso do Rui Rio para votar PSD, que neste momento PSD está uma nulidade, é mesmo um partido do tempo da outra senhora.

Anónimo disse...

HÁ UM CARTAZ DE FERREIRA lEITE QUE DIZ: NÃO BAIXAMOS OS BRAÇOS

EFECTIVAMENTE O PSD NÃO BAIXA OS BRAÇOS, FAZ TUDO INCLUSIVÉ TRAFULHICES PARA GANHAR ELEIÇÕES.

SEGUNDO A COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ SECÇÕES EM LISBOA QUE ATÉ COMPRAM VOTOS, SÓ ASSIM MFL FOI ELEITA LIDER DO PARTIDO.

MAIS GRAVE QUE ISSO É AGORA SER O PRÓPRIO PRESIDENTE DA REPUBLICA ESTAR ENVOLVIDO NUMA INVENTONA PARA DELIBERADAMENTE ELEGER FERREIRA LEITE COMO 1º MINISTRO.

O PR SE FACTO ANDAVA A SER INVESTIGADO TINHA QUE DENUNCIAR O CASO AO PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA E ATÉ DEMITIR O GOVERNO, NÃO PODIA ERA ENVIAR O CASO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO PARECE QUE ACONTECEU, CONFORME A COMUNICAÇÃO SOCIAL.

É ESTA A POLITICA DE VERDADE DO PSD

QUANTAS NOTICIAS FALSAS TERÃO SAÍDO SOBRE SÓCRATES COM A AJUDA DESTES SENHORES? É CASO PARA PERGUNTAR.

Anónimo disse...

acredito plenamente que o PS consiga a vitória. já não estou tão confiante na maioria absoluta, mas o que é certo é que nem todos vêm o trabalho do eng. José Socrates com bons olhos, e ele fez muito sobretudo pela juventude, ainda que deveria olhar mais para a educação, sobretudo o ensino superior. pena será dizer que infelizmente não posso votar pois ainda só tenho 15 anos, mas certamente que daqui a 4 anos, se o eng. José Socrates se candidatar outra vez (sim, porque aqui nem diz que apenas vai ficar no poder durante 2 anos e depois desiste), poderá e vai contar com o meu voto. força PS!

Anónimo disse...

"SEGUNDO A COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁ SECÇÕES EM LISBOA QUE ATÉ COMPRAM VOTOS, SÓ ASSIM MFL FOI ELEITA LIDER DO PARTIDO."

Gostei, segundo a comunicacao social? Ora, alem dos comentarios serem todos socialistas, o que me faz pensar que é a mesma pessoa a mandar os diversos comentarios, quando se fala em comunicacao, nao falamos em verdade, mas em meras especulacoes.

Agora diga me, como podera a comunicacao social ter obtido tal informacao? Pela imaginacao talvez sera uma boa resposta sua.

Anónimo disse...

Tudo que se tem tido relativamente a Sócrates pela mesma comunicação social, para o PSD é uma verdade.

A comunicação social pelos vistos só é credível quando escreve sobre Sócrates, quando envolve gente do PSD são especulações.

Talvez pelo PSD ter tentado cavalgar sobre uma mentira não terá os resultados desejados.

Haja honestidade intelectual

Não enviei os comentários anteriores nem sou socialidta

Anónimo disse...

FERREIRA LEITE MERECEU PERDER, ELA REPRESENTA A DECADÊNCIA DO PSD E COMO TAL ESTÁ OBSOLETA.