07 outubro 2009

Dia 11 de Outubro não se abstenha, vote pela democracia

Vivemos numa democracia mais ou menos madura, onde cada um é livre, segundo a constituição, de dizer aquilo que pensa, não descuidando todavia que em meios mais pequenos essa liberdade pode por vezes ter alguns custos, sobretudo se você pertencer a uma fracção politica contrária àquela que está no poder, ou se a sua carreira politica depender da função pública. Contudo, como estamos em democracia e há eleições de 4 em 4 anos, quem hoje está no poder, amanhã poderá estar na oposição, criando-se assim um ciclo mais ou menos vicioso em torno desta máxima, “hoje estou eu no poder prejudico-te, amanhã está tu, prejudicas-me tu”. Não diria que este problema esteja directamente conectado com a democracia, associava-o antes ao homem e à sua maneira de viver e governar, sendo vingativo, orgulhoso e com sede de poder. Mas nada é perfeito, porque haveria a democracia de o ser?! Quem a pratica é o homem, um dos seres mais imperfeitos à face da terra.

Filosofias à parte, …

Hoje em dia só não está informado sobre politica e sobre os políticos quem não quer, temos politica nas televisões, rádio, jornais e até nas revistas, durante todos os dias do ano e todas as horas do dia. Assim, será curioso perceber o porquê de numa sociedade cada vez mais informada e democratizada haja um maior número de eleitores a votar em branco.
O número de votos em branco tem vindo a aumentar ao logo das últimas três décadas, e em alguns momentos da nossa democracia de forma exponencial.
Será que os Portugueses, por estarem cada vez mais bem informados sobre os políticos que os governam, pensam que muitos deles não servem?!
Votar em branco é dos actos mais básicos da democracia Portuguesa, ao não se abster e votar em branco o eleitor demonstra que é informado, consciente e democrata.
Assim, e se é daqueles que:
Está descontente com os políticos ou não se revê em nenhum dos candidatos que vai a eleições, não fique em casa nem contribua para a abstenção, demonstre responsabilidade democrata e inteligência, vote em branco.
Se por outro lado já elegeu o seu candidato preferido, muito bem, vote nele.
Já viu o que era se os 30% ou 50% de abstenção se convertessem em votos BRANCOS?! Não se esqueça que a abstenção é encarada pelos politólogos e políticos deste país como um acto de preguiça e comodismo que o eleitor tem perante a sociedade.

Pense nisto, e VOTE.

6 comentários:

Anónimo disse...

AXO QUE EM PEDROGÃO SE HOUVESSE UMA LEI QUE SÓ PODIAM VOTAR PSD ERA O IDEAL, PARA ESTA DINASTIA QUE NUNCA MAIS ACABA...É UM DEFICE DE DEMOCARCIA NESTA TERRA É PIOR QUE NA MADEIRA!!!!ISTO É PIOR QUE UMA DITADURA E COM TANTO VELHO E ANALFABETO A VOTAR PIOR....

Anónimo disse...

SUBSCREVO INTEGRALMENTE O TEXTO DESTE ARTIGO. APLICA-SE QUE NEM UMA LUVA AO CONCELHO DE PEDROGÃO GRANDE. VAMOS TODOS VOTAR EM BRANCO.

Anónimo disse...

VOTEM NA MUDANÇA, DESTITUAM O REINADO LARANJA DO CONCELHO DE PEDRÓGÃO GRANDE, POIS ESTE JÁ CHEIRA A PODRE.

Anónimo disse...

já acredito numa vitoria do paulo silva....

militante 129 disse...

Força Arlindo, a junta já é nossa, vamos acabar com a monarquia.....
Correram com o barão, mas pode ser que se fo........

Anónimo disse...

AGORA É QUE A JUNTA DE PEDRÓGÃO ESTÁ ENTREGUE À SUPER BOCK.