08 janeiro 2010

José Sócrates assinará em Ansião, no próximo domingo, o contrato de adjudicação da subconcessão do Pinhal Interior.

Desencadeado pela ronda ministerial que José Sócrates e o seu governo farão no próximo fim-de-semana pelo distrito de Leiria (dia 9 e dia 10, sábado e domingo), o primeiro-ministro deslocar-se-á no próximo domingo a Ansião pelas 13 horas, no Parque Empresarial do Camporês, para assinar o contrato que adjudica a subconcessão do Pinhal Interior.
Sem dúvida que esta será a formalização de um sonho que à muito era proclamada pelos habitantes da nossa região.

De relembrar que esta concessão prevê um conjunto de intervenções no IC8 e a construção do novo IC3 entre Coimbra e Tomar.


ACTUALIZAÇÃO (10/01/2010):

O primeiro-ministro José Sócrates classificou hoje em Ansião de “escândalo” a falta de investimento rodoviário na zona do Pinhal Interior nos últimos 25 anos, considerando um acto de justiça a concessão de construção e requalificação de vias, hoje adjudicada.
“Este é o momento em que o País faz justiça à zona do Pinhal Interior" que "constituía, no quadro das acessibilidades rodoviárias, um buraco negro onde nada acontecia há décadas”, disse o primeiro-ministro na cerimónia de adjudicação da concessão ao consórcio Ascendi.
“Há 25 anos foi aprovada a primeira proposta de Plano Rodoviário. Há 25 anos que o Estado disse ao Pinhal interior que iríamos construir estas acessibilidades e nada foi feito”, situação que classificou de “escândalo”.
Disse ainda que as acessibilidades rodoviárias hoje adjudicadas “correspondem aos mínimos exigidos em termos de segurança e conforto”.
“Não é um luxo”, frisou.
“Aceitou-se, durante décadas, que um conjunto significativo do país, uma região que tem concelhos de quatro distritos, ficasse assim desprezada e até um pouco humilhada do ponto de vista do investimento público perante o resto do país”, continuou.
A concessão Pinhal Interior engloba 22 concelhos en quatro distritos e tem um extensão de 567 quilómetros, 173 dos quais de construção de novos lanços.
Estes respeitam ao IC3 (Tomar-Coimbra), IC8 (entre Proença-a-Nova e a Auto-Estrada A23) e a ligação entre aquela via, na zona da Sertã até Cernache do Bonjardim.
Os novos troços a construir incluem ainda a ligação da Sertã a Oleiros (EN 238) e a Estrada Nacional 342 entre a Lousã, Góis, Arganil e Côja.
Dos 173 quilómetros de lanços a construir, 80 terão perfil de auto-estrada.
A concessão, por 30 anos, representa um investimento total de 1.244 milhões de euros e engloba ainda 135 quilómetros de vias a requalificar, incluindo a variante de Tomar (IC3) ou os troços do IC8 entre Pombal e Ansião e entre Pedrógão Grande e Sertã, entre outros.
Integra ainda a manutenção e exploração de 259 quilómetros de estradas já em serviço.
Na sua intervenção José Sócrates lembrou os nomes de povoações servidas pela concessão agora adjudicada - Alvaiázere, Ansião, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova “e até o Troviscal” - defendendo que “é altura do País conhecer melhor estes nomes”.
“Se há boa razão para lançar esta concessão é a ideia que durante anos estes nomes e estas terras foram esquecidos pelo Poder Central”, sublinhou.


(por: Destak)

4 comentários:

o sétimo padrinho disse...

a ver se é desta que a obra arranca, ja ando farto de pronessas. isto sempre vai ter portagens?

abrupto disse...

deviam colocar portagens nesta auto estrada exclusivamente para os habitantes de figueiró. era bem merecido

bruno disse...

abrupto porque meter portagem especificamente para esses habitantes? sao diferentes dos outros?

abrupto disse...

porque não gosto das pessoas de figueiro