17 fevereiro 2010

Comunicado - Comentários ofensivos por parte dos nossos leitores

O Tertúlia do Pinhal tem recebido variadíssimas queixas de pessoas/instituições que têm sido alvo de alguns dos comentários publicados pelos nossos leitores.
Como é do vosso conhecimento todos os comentários, antes de serem publicados, são moderados pelos administradores do Tertúlia do Pinhal. Acreditem que há bastantes comentários que eliminamos e não autorizamos a sua publicação, contudo nem sempre conseguimos ser eficazes, a explicação é muito simples, muitos dos comentários publicados pelos nossos leitores são abstractos, ou seja, não abordam temas concretos, sendo de difícil percepção para quem não conhece realmente o que está a ser debatido. Muitos destes comentários podem parecer “inocentes”, contudo não o são, mas só quem conhece bem o tema do comentário o pode interpretar e perceber o verdadeiro significado da sua mensagem.
Esta é a nossa justificação para o facto de muitas vezes não conseguirmos ser eficazes como gostaríamos na moderação dos comentários publicados.
Convém salientar que mesmo sendo aprovados, os comentários nunca representam aquilo que os administradores deste blog pensam, só os aprovamos porque realmente acreditamos que os mesmos estão de acordo com as nossas regras de boa conduta. Convém que fique bem esclarecido que só nos revemos nos artigos que assinamos.
Assim pedimos aos nossos leitores mais ponderação nos comentários que fazem, principalmente nos temas livres. O objectivo deste Blog é debater de forma séria e construtiva os problemas da nossa região. Não nos interessa a coscuvilhice nem o falatório das vidas privadas de cada um.
Pedimos aos nossos leitores que caso vejam algum comentário que vá contra as nossas regras de boa conduta que nos comuniquem (tertuliadopinhal@gmail.com), para que possamos proceder à reavaliação desse comentário.
Debatam temas de carácter público, social, político, desportivo ou ambiental. Temas públicos e de preferência de forma construtiva. É para isso que existe este Blog, não para a coscuvilhice da vida alheia e para a crítica infundada e injustificada.
Não queremos tomar medidas mais radicais, como por exemplo o registo obrigatório de todos os utilizadores que querem comentar, por isso tentem auto-regularem-se.

De seguida transcrevemos o mail enviado por uma empresa da região que se sentiu ofendida com alguns dos comentários publicados. Este mail é um entre os imensos mails que temos recebido. O mesmo só é publicado porque nos foi dada autorização das pessoas responsáveis pela empresa lesada.

-----------------Inicio Mail--------------------

Exmos. Srs.
Administradores do Blogue Tertúlia do Pinhal

Os nossos melhores cumprimentos.
Vimos junto de vossa excelências solicitar que retirem a a informação que colocamos no link (tema livre Pedrógão Grande) referente as actividades que se realizam durante o mês de Fevereiro, organizadas por esta empresa em: 05 Fevereiro, 2010 00:41
Pedimos desculpa pelo incomodo, mas dado os comentários com que hoje nos deparamos ao ler o blog, não nos resta outra opção, no nosso entendimento os participantes no blog não respeitam ninguém e fazem passar uma imagem péssima de Pedrógão, não merecem por isso ter acesso a nenhum tipo de informação que tenha como objectivo promover Pedrógão de uma forma honesta e credível, não estamos disponíveis para alimentar o ego de gente que se ocupa a tentar destruir o que outros tentam fazer dando o seu melhor.
Sabemos que também não foi responsabilidade vossa tais factos, pois nenhuma entidade ou pessoa tem orgulho em administrar um espaço de maledicência gratuita onde a cobardia é tal para se dizer mal só anonimamente.
Defendemos o debate de ideias e respeitamos opiniões, não nos achamos donos da razão, cometemos erros como qualquer entidade ou cidadão, fomos a primeira empresa a existir nesta região e até data única, o que é hoje criticado fomos nós que para cá trouxemos, mas existe espaço para muitos mais, mostrem coragem financeira e desenvolvam o interior do pais, criando empresas, postos de trabalho, tragam pessoas a visitarem-nos pois só assim é possível o desenvolvimento.
Caso seja necessário a publicação deste e-mail para justificarem a retirada dos comentários, esta empresa autoriza vossas excelências a publicarem-no.
Disponíveis para eventuais esclarecimentos.
Gratos pela atenção dispensada
O nosso bem-haja.

Trilhos do Zêzere Lda.
Pedrógão Pequeno, 13 de Fevereiro de 2010.

-----------------Fim Mail--------------------

8 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente um comentário digno!...Porque é assinado e assumido, torna-se credível e sério, e revela a grandeza de quem o escreve.
Felicito a coragem da empresa Trilhos do Zêzere e da sua gestão.
Por outro lado, quero acreditar na boa vontade dos administradores deste espaço, de facto a maior parte dos artigos que colocam no blogue procuram informar e debater questões sérias.
Contudo, devem assumir as vossas responsabilidades! Tudo aquilo que aqui se passa é da vossa inteira responsabilidade, a crítica destrutiva, a maledicência, a coscuvilhice, a ofensa gratuita, é da vossa responsabilidade! Não porque autorizam a publicação mas pelo exemplo que dão. Ao não assumirem a vossa identidade (cara administração) cai por terra as vossas boas intenções, dando lugar a que tudo valha desde que seja sob a capa do anonimato. Assim é muito fácil!...
Tenham todos juízinho! Não é com esta atitude cívica e estes comportamentos sociais que se combate a desertificação do interior.
E como a regra é o anonimato, segue mais um comentário anónimo, queiram os senhores identificar-se que outros seguirão o vosso exemplo.

Anónimo porque sim disse...

Oh anónimo, criticas e assinas como anónimo, porque não começas tu por te identificar?
Concordo com os administradores deste blog, chega de maledicência. Parabéns e continuem

Anónimo disse...

Boa Tarde tertulia do pinhal.
Muito bem assim vale a pena visitar este espaço.
Começamos a ver comentarios dignos.
sou descendente de pedroguenses ainda ai conservo a casa dos meus avos, sempre que posso vou ai no verão, e de extrema importancia para os que estão fora poderem ter acesso a um espaço que nos informe do que ai se passa.

o mail que receberam dessa empresa está muito bem conseguido e espelha bem o que se deve fazer no futuro, dignificar essa terra pois é das mais bonitas deste pais.
Parabens.
João Pedro
Vila Franca de Xira

tertuliadopinhal disse...

seguintes comentários foram movidos para este tópico pelos administradores do Tertúlia do Pinhal

19 Fevereiro, 2010 11:39
Eliminar
Anónimo Zé Mordaz disse...

CENSURA E COMENTÁRIOS OFENSIVOS(1)

É extremamente curioso como todos defendem a liberdade de informação e o comentário livre, utilizando inclusive para isso, os imensos blogues disponíveis, mas depois se queixam aqui d'el-rei que os estão a ofender gratuitamente, pondo em causa os seus interesses e bom nome.
Desta vez é um empresa que, tendo que a prezar, pelo seu trabalho e contributo para o desenvolvimento desta parte esquecida da Beira Baixa, não temos necessariamente com ela pactuar.
Ela própria se esqueceu também que existe um esforço público meritório para o combate ao consumo de alcool por parte da juventude e não se coibiu, mesmo assim, de enveredar pelo aliciamento com um cockail explosivo de actividades radicais e motoras (kart-cross) associado a visitas e provas com medronho da região.
Pelos vistos, a crítica funcionou e a empresa, por sua própria e autorecreação,retirou a publicidade emitida neste blogue (o que aparenta igual oportunismo ou abuso, atenta a extensão e o pormenor com que fez, pois para isso também há lugares próprios!).
Afinal, porque nunca o nome dessa empresa aqui foi falado, ela - mesmo assim - parece ter dado razão aos críticos e autores daquela acertiva prosa contrária ao imoderado e indevido consumo de alcool.
Afinal, o humor, quando bem feito, é de facto eficaz!
Censurar, então, para quê?

tertuliadopinhal disse...

Os seguintes comentários foram movidos para este tópico pelos administradores do Tertúlia do Pinhal


Anónimo Mordaz disse...

CENSURA E COMENTÁRIOS OFENSIVOS(2)

A análise atenta dos comentários que vêm sendo publicados neste blog revelam pouco de coscuvilhice e muito de crítica direccionada a alguém que, tendo obrigações públicas de bem e melhor fazer pela comunidade pedroguense,a isso se vem furtando de modo quase despercebido para os munícipes, na sua maioria velhos, doentes, analfabetos, dependentes, mal informados e despolitizados.
Vejam-se, como exemplo, os casos de desinformação ou ocultação de factos (aparentemente graves) de que são hoje vítimas os irmãos da Misericórdia e o processo de propaganda à volta da imaginária "Vila Divertida", como aparente antídoto para resolver as dificultades que atravessam as gentes das pistas e carrosséis.
Como lidar com a propaganda,a mentira e farsa política local?
Na boa senda de Bordalo Pinheiro, ou dos humoristas que se lhe seguiram, nada como a crítica insidiosa, insistente e, comprovadamente, eficaz.
O boato circula, a mentira persiste, a ocultação mantém-se, o "diz-se, diz-se" a nada leva, enquanto a verdade não fôr desmascarada.
Boato e pergunta de esclarecimento, ou de clarificação dos factos, confundem-se por vezes.
Muitos dos que podiam solucionar o problema, clarificando o boato ou o mistério público (porque do conhecimento da generalidade da população), por comprometimento pessoal, amizade com os prevaricadores ou estúpida maneira de reagir e estar na vida, persistem em não esclarecer ou ajudar ao apuramento da verdade. Preferem manter o boato a correr na paróquia, numa irracional postura de protecção do infractor, do amigo, do familiar ou do correlegionário.
A crítica, a brincadeira artificiosa, o trocadilho, a malícia, o subentendido, o sarcasmo, a descrição do ridículo das situações, tal qual soluto ou reagente químico bem administrado, surgem como únicos meios para ajudarem à precipitação dos factos, ao agitar dos curiosos, e ao apuramento da pretendida verdade...
Sempre assim foi, e sempre assim será, quando utilizadas por inteligências bem dispostas, sinceras e amantes da verdade.
Não há nomes, não há dedos a apontar a ninguém em concreto, apenas puro humor e sarcasmo a denunciar factos graves.
Todos sabem de que (e quem) se fala ou trata, mas ninguém pode afirmar que estão a falar de si.
Apenas a consciência do prevaricador, do falso e seus comparsas, o apontam, o denunciam e ferem no seu íntimo.
A crítica e o humor desempenham a função, deveras eficaz, que neles se busca.
E para que servem os blogues?
Censura, então, para quê?

tertuliadopinhal disse...

Os seguintes comentários foram movidos para este tópico pelos administradores do Tertúlia do Pinhal.

Anónimo António das Almas disse...

CENSURA E DEMOCRACIA

Os administradores desta Tertúlia dizem coisas muito certas, mas têm que reconhecer que reagiram demasiado prontamente a uma crítica de quem (o gerente de uma empresa), ao fim e ao cabo, acabou por reconhecer razão a quem a formulou inicialmente.
Não lembraria a um tinhoso, nos dias de hoje, misturar desportos radicais e álccol...
E, ainda por cima, considerar-se ofendido, vítima da sua própria avidez negocial!
Há gente para tudo...
mas não há razão para censuras precipitadas!
Cada participante é que, em consciência, deve avaliar do alcance e responsabilidade dos seus actos.
O Censor, preferencialmente, deverá ocupar o lugar de jurista que (na posse de elementos precisos que indiciem ofensa ao bom nome e reputação de alguém)saiba cortar as notícias dadas de forma a acautelar os interesses do seu autor, o participante...
E, tal como se pretende que a Tertúlio seja um espaço de diálogo, publicitação, crítica e denúncia dos factos mais relevantes a nível local, é igualmente importante evitar que os participantes enveredem por caminhos pouco dignificantes e que, em alguns casos, os possam transformar em vítimas da sua má língua, limites ou ignorância...
A Censura, para se justificar, deve ser, pois, inteligente, amiga e com parcimónia. Sendo um mal, só se justifica, afinal, se acautelar um mal maior...
De outro modo, castra a participação e intervenção democrática dos cidadãos!
E, disso,
os pedroguenses estão fartos!...

19 Fevereiro, 2010 19:11

Anónimo disse...

Tertulianos
Isto por aqui esta a pura da loucura… senão vejamos uns mandaram retirar a publicidade, logo o pessoal não sabe do que se trata, temos pena… menos clientes para eles.
Mas a existe publicidade em muitos outros locais em todos tenho lido demonstração de fabrico de aguardente de medronho, e uma prova de enchidos os Anónimos Zé Mordaz e Anónimo António das Almas dizem que são provas de bebidas alcoólicas… Pergunto os enchidos são feitos com bebidas alcoólicas? Existe informação que a população em geral não teve acesso?
Quanto aos jovens e ao esforço público; tadinhas das criancinhas, segundo se diz apanham grandes bebedeiras nas escolas (ou na proximidade) de quem é a culpa é das camaras, empresas ou do vizinho do lado? Pois no País que temos o papel de Pai e Mãe só se aplica as vezes, mas pelos visto no que toca a educação essa responsabilidade é sempre dos outros nunca dos que tem dever e obrigação de educar e ensinar e preparar os jovens para o futuro.
Gostava que quem de direito talvez a empresa de que falamos ou a tertúlia esclarece-se qual o verdadeiro motivo porque retiraram a publicidade, terá sido porque os tertulianos não sabem ler? Porque o que me parece, que aqui se está passar é: uns falam de alhos, outros falam de bugalhos…
Não querendo defender nem ofender ninguém isto assim até é interessante pergunto aos anónimos que escrevem de uma forma cuidada, se sabem ler?
De facto estou de acordo quando se diz que devemos fazer crítica mesmo sendo anónima, acho que por isso não vem nenhum mal ao mundo, mas também custa imaginar o papel dos visados quando não se sabe porque tudo o que disseram foi destorcido,estamos todos aqui a falar sem ajudar a melhorar o quer que seja.
Vale a pena pensar nisto…
Miguel Bruno

Anónimo disse...

A maior parte dos que escrevem não têm nenhum nível de educação e cultura para não falar em respeito.Os administradores da tertúlia do pinhal talvez também não lhes ficam atrás,podendo-se considerar pessoas algo frustadas,que se satisfazem e divertem com o mal dizer,a intriga,a inveja,o entrar no foro privado da vida das pessoas.Têm como que uma poder e servem-se dele com prazer mostrando e publicando reles criticas e chacotas anónimas ,como que isto fosse um grande blog,vindo a seguir quais virgens arrependidas manifestarem-se muito sérias e preocupadas.A isto pode-se chamar muitas coisas.E em Pedrogão Grande vê-se a diferença em relação aos outros concelhos.Só mal dizer.Este blog em termos práticos pouco ou nada tem contribuído para a melhoria do que está mal,da qualidade de vida.Este blog não promove um são debate nem uma saudável critica.É um fiasco em termos práticos porque só promove a coscuvilhise.Mesmo moralmente são responsáveis por publicarem coisas que não prestam ,que meus senhores são a maioria.Qual será a vossa própria formação ética ????