23 fevereiro 2010

Pedrógão Grande quer ser "Vila Divertida"



A ideia da autarquia é "criar um espaço tipo 'ciência Viva'", para os carrósseis. "Queremos colocar equipamentos de diversão a trabalhar através de energia verde, e gostaríamos que isso pudesse ser aproveitado de uma forma divertida e pedagógica", explica o autarca. O município ainda não tem data prevista para avançar com o projecto. "Não está nada concretizado, estamos a começar a arranjar parceiros, nomeadamente instituições de ensino superior", esclarece João Marques.
O projecto ainda se encontra numa fase bastante embrionária e deverá levar algum tempo até que seja executado.
Pedrógão Grande quer transformar-se numa "Vila Divertida". A ideia do projecto foi lançada pelo Presidente da Câmara de Pedrógão Grande, aquando das manifestações dos empresários do sector dos carrosséis em Lisboa (em Janeiro).

4 comentários:

Anónimo disse...

Energias limpas e vila divertida?! Uma ideia completamente "PENSADA" no calor do momento e em cima do joelho que nunca vai ser levada a bom porto. Vêm-se com câmaras de televisão à frente e começam a dizer disparates.
Uma grande demonstração do tipo de políticos que nos governam.
Este projecto nem no papel deve estar, só na cabeça do presidente da câmara que se deve ter lembrado de mandar este "betite" para o ar.
É que não faz sentido nenhum nada disto!!!!

tertuliadopinhal disse...

O seguinte comentário foi movido para este artigo pelos administradores do Tertúlia do Pinhal:


Prof. Dr. José Luz Cabeças disse...

PISTAS E CARROSSÉIS
MOVIDOS A ENERGIAS RENOVÁVEIS

Por mais que me esforce, não consigo prever que energias renováveis são aquelas que estão pensadas para mover os carrosséis na Vila Divertida de Pedrógão Grande!
Como energias renováveis,
no concelho de Pedrógão Grande, temos:
1. Água.
O que temos mais, é água! Muita água corrente!
Pelo menos, desde 1954, com a entrada em funcionamento da Barragem do Cabril!
2. Vento.
Mas consta, segundo o Sr. Presidente da Câmara já o afirmou publicamente, que não temos possilidade - com a actual tecnologia disponível - de instalar ventoínhas nas serras do nosso concelho! O vento é fraquinho, ao que parece, e S. Exª doutamente o declarou.
Portanto, a energia eólica está definitivamente posta de lado.
3. Energias verdes, potentes e limpas.
Resta-nos o vinho, o bagaço (feito das suas excelsas borras), ou o medronho.
Uma verdadeira "energia verde" é a que se consegue também de bem espremer o fruto da figueira!
4. Energias alternativas.
Ou então, será que se está a pensar num cocktail orgânico muito comum na região, produzível nas ETAR´s (Estações de Tratamento dos Esgotos) que se tem atrasado em instalar no concelho?
5. Previsível opção.
Se esta fôr a prevista fonte de energia renovável, a adoptar preferencialmente, pois Sua Exª fala expressamente em criar um "espaço tipo Ciência Viva", estou certo que a sua produção vai contar com um forte contributo da população do concelho.
Todos se vão esforçar por agradar, sobretudo os mais empenhados da Vila, dos sítios do Mosteiro e das Fontaínhas!
Porque todos efectivamente compreendem que, como o declara o Sr. Presidente, se trata de um verdadeiro "aproveitamento", conseguido "de forma divertida e pedagógica".
Já nos cheira mesmo, não temos dúvidas disso, de que o Sr. Presidente vai conseguir envolver, como parceiros, além das Escolas da região, inúmeras "instituições do ensino superior".
6. Em Conclusão.
Iremos assim ter carrosséis movidos a energias renováveis um pouco por todo o concelho, porque (contrariamente ao que o comum da população do concelho possa pensar) os cientistas, assitentes e professores universitários são também eles uns verdadeiros brincalhões; danadinhos para a brincadeira!
E que genial é esta "Vila Divertida", "Pedrógão dos Pequeninos", "Pequenolândia", "Brincolândia", ou lá o que lhe queiram chamar!

24 Fevereiro, 2010 05:20

tertuliadopinhal disse...

COMENTÁRIOS MOVIDOS PELO TERTÚLIA DO PINHAL:



Anónimo Sociedade de Amigos Reunidos disse...

Exmº Prof. Dr. José da Luz Cabeças

Queremos agradecer-lhe e felicitá-lo pelo excelente contributo que deu para a compreensão do fenómeno energético e das suas grandes potencialidades para o desenvolvimento do nosso concelho.

As suas explicações complementam o nosso conhecimento em termos de energias verdes e incentivam-nos a investir, como no passado dia 9 de Fevº de 2010 já deixávamos antever, na produção de um maior número de árvores de medronheiro e figueiras, em paralelo com o alargamento da área de vinha e de produção de beterraba sacarina.

Em estreita ligação com o Programa Ciência Viva e com a Autarquia local vamos avançar igualmente na constituição da firma "Fittipaldi, Pisteiro & Enguias, SA", a qual se propõe invistir num projecto de milhões de euros.

Este consistirá na montagem de modernas e sofisticadas destilarias de aldeia, a funcionar em suporte do já anunciado programa autárquico de, "um pouco por todo o concelho", "instalar carrosséis movidos a energia renovável".

Prevê-se para já o enorme sucesso desse projecto, não sabendo nós como enaltecer tanta sensibilidade e eficácia, ao nível autárquico, para estancar o êxodo demográfico a que nos últimos anos vinhamos assistindo.

Manecas Fittipaldi
Godinho Pisteiro
Manel das Enguias

25 Fevereiro, 2010 03:06

tertuliadopinhal disse...

COMENTÁRIOS MOVIDOS PELO TERTÚLIA DO PINHAL:

Anónimo Turista Alegre disse...

Jardim ao fundo da Vila
------------------------
Mais um investimento complementar


É reconhecidamente da maior importância para pedroguenses e turistas. Louvável mesmo, por ser mais um investimento público, o qual pode contar sempre com o melhor contributo - silencioso ou mais ou menos espalhafatoso - dos munícipes para o desenvolvimento do concelho.

Mas - entenda-se! - apenas porque, já antes, alguém apresentou uma base científica ao Sr. Presidente para instalar mais casas de banho em Pedrógão Grande e todas as demais aldeias do concelho, em particular naquelas onde está previsto instalar carrosséis "verdes".
(Para que melhor se entenda: carrosséis movidos a "energias renováveis", também indevidamente ditas de "limpas" ou "verdes").

Em face, de facto, do mui oportuno parecer científico do ilustre Prof. Dr. José da Luz Cabeças, nosso ilustre conterrâneo, finalmente o concelho vai certamente unir-se para agradar ao Sr. Presidente, demais autarcas e seus apoiantes mais acérrimos...

Pensamos mesmo que, entre a Oposição e público mais crítico da actual gestão autárquica, todos se vão esforçar muito mais para que não falte energia redobrada no concelho, sobremodo na Devesa, e aldeias em que - como tudo leva a crer - se vão instalar carrosséis e pistas movidas a farta energia renovável.

Não vão faltar farturas, para comer, farturas de diversão, e farturas de combustível "verde",... (azul ou mesmo castanho, mas garantidamente abundante), produzido com satisfação e meritória pedagogia, mas sempre renovável...

Segundo tudo leva a crer, e um estudo de mercado - entretanto realizado - não desmente, o Mundo vai ficar de olhos postos em Pedrógão Grande.
Os turistas vão acorrer aos magotes, correndo o risco de se atropelarem na sua correria aos locais de maior entretenimento.
Os carrosséis vão girar sem fim, numa concorrência e azáfama sem limites.
As residenciais vão ficar a abarrotar, obrigando porventura ao uso inesperado de sacos cama.
Está mesmo previsto a utilização de calmantes para conter crianças e progenitores, não vão eles de noite perturbar o merecido descanso dos - durante o dia - porventura atingidos por exaustão ou compreensível ansiedade.

Mas, sobretudo, os centros de produção energética e tratamento de matéria orgânica, vão registar um crescente cockail de matéria prima e satisfação humana, com origem no crescente número de turistas que - como se prevê - procurem Pedrógão, a pensar no seu inigualável projecto de Vila Divertida e Pedagógica!

Num rasgo de frutuosa imaginação autárquica e brilhante contributo científico das universidades lusitanas, consubstanciado através do Prof. Cabeças, o esquecido concelho de Pedrógão Grande vê-se finalmente lançado nos trilhos do sucesso e da fama imorredoira!...

Estamos estarrecidos, com tanta audácia e sapiência!

25 Fevereiro, 2010 15:3