07 dezembro 2010

Tornado atinge concelho da Sertã

O concelho da Sertã foi durante a tarde de hoje afectado por um mini tornado que apesar do seu fraco grau de intensidade provocou vários prejuízos materiais.
O presidente de Câmara Municipal da Sertã garantiu que será dado todo o apoio às pessoas afectadas. Segundo um comunicado conjunto emitido pelos três presidentes de câmara dos concelhos afectados por este fenómeno meteorológico raro em Portugal, Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, é fundamental que o governo dê uma “ajuda extra” aos concelhos afectados, ajuda essa que o governo se prontificou a garantir. Segundo o ministro da Administração Interna, vai ser accionado o Fundo de Emergência Municipal para apoiar as autarquias nos trabalhos que estão a ser feitos no sentido de corrigir os «danos municipais». Quanto aos danos sofridos pelas empresas, Rui Pereira garantiu que vai contactar o Ministério da Economia para o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) ajudar as empresas afectadas. Relativamente aos «danos patrimoniais de particulares, não podemos esquecer o papel dos seguros», afirmou, não garantindo assim um apoio às pessoas afectadas.
As zonas mais fustigadas pelo mini tornado foram Rola, Vilar da Carga, Vale Porco, Moinho da Rola, Palhais, Zona industrial da Sertã e Vilar da Carga, contabilizando-se danos em cerca de 30 habitações.
Na Zona Industrial da Sertã a empresa de reciclagem de óleos Resicorreia, foi uma das mais afectadas, havendo grandes prejuízos materiais a contabilizar.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, Rui Esteves “Não há danos pessoais, apenas se registam estragos consideráveis em estruturas”.
Uma boa parte do concelho da Sertã ficou sem electricidade até perto das 21h.
Um tornado consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo (também é designado por tromba terrestre).
É ainda possível identificar situações sinópticas compatíveis com a sua formação, em particular, em combinação com dados de modelos numéricos de previsão do tempo. As ocorrências de vento forte à escala local resultam, em geral, de interacções entre a escala sinóptica e sub-sinópticas, constituindo no presente objecto de investigação por parte da comunidade científica.
As condições meteorológicas que estão a afectar o continente são influenciadas por uma massa de ar quente, húmido e instável, embebida num fluxo de sudoeste, propícia à ocorrência de fenómenos adversos, como precipitação e vento fortes, facto que levou o IM a emitir avisos meteorológicos para os parâmetros de precipitação, vento e agitação marítima.

Tem fotos que registem a passagem do tornado ou os danos causados? Envie-as para tertuliadopinhal@gmail.com



1 comentário:

Burriqueiro disse...

Ate a Barraca Abana, lá vão os borriqueiros todos pelo ar.