16 outubro 2011

Portugal à beira do caos Económico

Foi com enorme espanto que ouvi as mais recentes medidas de austeridade anunciadas por um governo que sempre se autointitulou por liberal, social-democrata e fez muito recentemente cair um governo socialista por achar absurdas e provocadoras de caos social e económico as medidas que apresentou no tão afamado PEC4. Contudo nunca houve um governo que em tão pouco espaço de tempo aumentasse tanto a carga fiscal e tenha tomado medidas que comparadas com as anunciadas no PEC, mais parecem dignas de um governo estalinista de um qualquer ilhéu perdido no meio do atlântico.

O fim do subsídio de natal e férias para trabalhadores públicos que ganhem acima dos 1000 euros por mês é uma medida cega e completamente absurda. Muitos dirão que esta é a fatura de se ser funcionário público, tem-se emprego garantido para a vida, portanto têm de aguentar com estas medidas, sempre é melhor que mandar milhares de funcionários públicos para a rua. Ok, dê-se por desbarato que sim, que deste ponto de vista esta medida até poderá fazer algum sentido, mas o problema que se impõem é: Vai ser cortado o subsídio de férias e natal a certa de 1 milhão de pessoas (funcionários públicos e reformados), isto terá uma consequência nefasta para a nossa economia, ou seja, as pessoas entram em sobressalto e param de consumir, ou porque simplesmente não têm dinheiro ou por medo do futuro e decidem poupar, limitando-se a comprar o essencial para o dia-a-dia, comida e pouco mais, a consequência é óbvia, a economia não aguenta, o pais entra em recessão, as empresas entram em falência e as pessoas vão para o desemprego. A ementa está feita, sirva-se quem quiser!

Adaptemos toda esta perspetiva à nossa região, ai a situação agrava-se, se não vejamos:

- O maior empregador da nossa região é o estado

- Muita da nossa iniciativa privada está assente no setor da restauração, que sofrerá um pesado aumento de impostos (de 13% para 23%)

- Vias de circulação essenciais para a região passarão a ser taxadas como é o caso da A23 e IC3.

Não sei qual é a solução do País, não sou político nem primeiro-ministro, mas uma coisa sei, esta não é a solução. Já agora, faz algum sentido que uma empresa de capitais públicos que gera milhões de euros de lucro e que produz um bem que hoje em dia é a base de tudo continue a falar em aumentos de preços?! Falo da EDP! Isto faz sentido?!

E a baixa da TSU, medida que o governo tantas vezes disse, de peito feito, ser uma medida essencial para revitalizar a economia, onde está?!?!?!?!??!?!

Querem uma sugestão, se forem novos, emigrem, este país está entregue a académicos, incompetentes sem sentido de estado e a uma europa a rumar para o colapso.

Precisamos de políticos fortes e com sentido de justiça e acima de tudo europeus. A europa é fraca, não funciona como um todo, cada um olha para o seu umbigo. Criemos um estado federativo, estou-me nas tintas para os nacionalismos que só beneficiam meia dúzia de grandes famílias, crie-se uma europa federativa, forte, com um pensamento comum, caso contrário estamos condenados!

3 comentários:

25Abril disse...

Não sei quem escreveu este artigo.Porventura, alguém, que tendo votado no PPD ou no CDS, sente-se defraudado. Tudo isto é normal.Mas é bom que se diga o seguinte...o PPD nunca foi social democrata, é um partido que herdou o pior do Estado Novo...os ex pides, os ex informadores, os ex militantes do partido único do Estado Novo...este é o momento ideal para um partido como o PPD, estar no governo...aproveitando o estado da economia mundial, com enormes reflexos em Portugal...acabar com o estado é o seu caminho, acabar com os serviços públicos é o seu caminho, para que tudo passe para o privado...é isto o caminho do PPD, sempre desejaram este momento...porque para aquele partido a democracia só serve para efeitar, para se chegar ao poder...tudo o resto não passa de retórica...mas ainda...se quem escreveu é uma personagem nova na idade...pode agora perceber que o seu futuro não passa por votar no PPD, já não falo no CDS, partido facista e este também um afilhado da ditadura...não sei em quem deve votar, mas votar na democracia é fundamental...

Artur__soares disse...

O 25 de abril tem toda a razão, este governo é fascista até o presiente da republica o considera fascista. estamos desgraçados, fomos enganaos ans ultimas eleições, agora vamos para as ruas demonstrar o nosso desagrado.

Ministro disse...

Psd nunca foi social democrata. Foi sempre um partido conservador e da direita do partido popular europeu, partido da senhora merkle e de sarkozy.
Quanto a ser liberal uma coisa é ser liberal nos costumes outra é ser liberal na economia, o psd n é liberal nos costumes, mas é neo e ultraliberal na economia, defendendo um estado minimo e um estado que n assista  as pessoas num minimo de serviços.
Este governo vai provocar sem dúvida o caos economico e o aumento do desemprego. Preparem-se para o pior.