05 fevereiro 2013

POLÉMICA NO PS DE PEDRÓGÃO GRANDE. PS apresenta dois candidatos para presidência da Câmara Municipal: O da distrital: António Pena, e o da concelhia: Diogo Coelho


A polémica está lançada entre o presidente da concelhia do PS de Pedrógão Grande e o presidente da distrital socialista, o motivo da discórdia é simples, a distrital socialista apresenta como candidato à presidência da Câmara Municipal de Pedrógão o Eng. António Pena, Licenciado em Agronomia, exercendo atualmente as funções de Técnico superior da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e  com experiência autárquica como vereador durante o mandato do socialista Mário Fernandes. Já a concelhia Socialista apresenta como candidato o seu próprio Presidente, o Dr. Diogo Coelho, Licenciado em direito, e advogado.
A guerra entre a distrital e a concelhia não é nova, mas nunca assumiu contornos como os actuais. O presidente da Distrital de Leiria (João Pedrosa) acusou o presidente da concelhia de Pedrógão Grande (Diogo Coelho)  de "ter forjado uma ata para ser ele o candidato", estas acusações levaram o presidente da concelhia a apresentar uma queixa-crime contra João Pedrosa.

Distrital não aceita escolha do presidente da concelhia.
A distrital socialista decidiu que não iria promulgar  a escolha da concelhia, efectuada no dia 24 de Novembro de 2012 onde era apresentado o nome do presidente da concelhia como candidato à autarquia. A Federação Distrital de Leiria do PS decidiu não ratificar o nome de Diogo Coelho e escolheu o nome de António da Silva Pena 
Diogo Coelho, de 30 anos de idade, considera a decisão da Federação Distrital do PS arbitrária e contrária aos estatutos do PS e já decidiu processar judicialmente João Paulo Pedrosa. 
A Comissão Política Concelhia de Pedrógão Grande reuniu no dia 24 de Novembro  pelas 18 horas, na Sede da Concelhia do PS, com o ponto único na ordem de trabalhos: Designação do candidato a Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande. A escolha recaiu em Diogo Coelho que apresentou, no dia 22 de Novembro, formalmente a sua candidatura a Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande à Mesa da Comissão Política Concelhia.
Contudo no dia 21 de Dezembro de 2012, através de notícias publicadas no Diário de Leiria e Diário de Coimbra, o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS e deputado do PS na Assembleia da República proferiu as seguintes declarações: “A federação chamou a si a responsabilidade de liderar o processo autárquico em Pedrogão Grande, depois de o presidente da concelhia ter forjado uma ata para ser ele o candidato, e por não ter seguido as orientações e os estatutos do partido. Assim sendo, o candidato socialista será António da Silva Pena, uma pessoa com experiência autárquica”.
Para a Concelhia de Pedrógão Grande , “a decisão da avocação do processo Autárquico de Pedrogão Grande pela Comissão Politica de Federação de Leiria do PS é uma completa aberração, consubstanciando a mesma, uma clara violação dos Estatutos e Regulamentos do PS e dos mais elementares princípios de direito constitucionalmente consagrados. Aliás, estatuem os Estatutos do Partido Socialista no nº 4 do Art.º 78º e no n.º 6 do Art.º 15 que «até ao final do prazo para a apresentação de candidaturas a primeiro candidato ao município, a Comissão Politica da Federação pode, sob proposta fundamentada do Secretariado da Federação, aprovar por maioria de dois terços dos presentes a avocação da designação do candidato»”.
Deste modo, a Concelhia de Pedrógão Grande do PS, afirma e reitera, uma vez mais, a candidatura de Diogo Coelho à Câmara Municipal de Pedrógão Grande pelo Partido Socialista, relembrando que “a mesma foi subscrita pela ampla e esmagadora maioria dos militantes do PS de Pedrógão Grande e votada em reunião da Comissão Política Concelhia, não reconhecendo qualquer legitimidade nem competência ao Presidente da Federação Distrital de Leiria do PS para proceder à imposição e nomeação seja de quem for para ser candidato à Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

22 comentários:

Afonso disse...

Realmente ... alguém que meta aquele Senhor com ar deputado no seu lugar, realidade de novas politicas de verdade e digna existe, apesar desse Senhor da distrital não se dar conta, e fazer disfarce de Alice de conselhos maravilha para sua imagem....ahhh pois lembro que estamos época de Carnaval .... pois nem parece um dirigente distrital de um Partido com responsabilidades neste paìs, alguém que lhe ensine a ler os estatutos correctamente !!??? ou não servem para nada ? os militantes só servem para votar onde Sr Distrital quer? A Falta de respeito e Salazarista, já não tem lugar a muito nos nossas vidas... Se calhar sabia ler os estatutos caso alguém lhe desse com os pés do lugar, que não me parece saber usar na posição politica que exerce , vem apenas criar trapalhada com atitudes de menino mimado ou birrinhas de miudagem .

Aconselho a demissão do Sr presidente da distrital do partido Socialista e de deputado ,pois a sua credibilidade foi-se com suas atitudes graves e falta de ética.

Francisco Alves disse...

Opahhh já é a segunda falha nas escolhas de nomes para lugares políticos...
Será que é desta que é o Senhor Paulo Pedroso se demite por falhas e palavras menos justas ?

carlos evaristo disse...

Caro Afonso, você acha mesmo que o PS ganha a autarquia de Pedrógão Grande com um outo (para mim se tem 30 anos é puto) como candidato a Presidente de Camâra, um puto que nada fez pela terra e que só quer taxo e protagonismo. Ainda me lembro da birra que ele armou quando quis um taxo para deputado e este lhe foi negado. Ele quer taxo, mas esteja descansado, tanto vai andar a bater que mais cedo ou mas tarde o taxo vai chegar. Agua mole em pedra dura tanto bate ate que fura. É esta a qualidade dos politicos que temos

Carlos soares disse...

Não é problema do Pedroso , mas quem o continua apostar nele.

afonso disse...

meu caro Carlos Evaristo, o que diz não é verdade por 3 razoes.

1º ser um puto 30 anos não me parece ser um opinião séria de não ser candidato , porque temos políticos com anos de carreira e são que são , nem merece apenas o dizer está á vista na tv todos os dias .

2º quanto aos nomes para deputados , eu mesmo estava presente e foi vergonhoso , tanto no episódio do Sr Osvaldo de castro como a Diogo Coelho...lamentável ser escolhido nomes de senhores que perderam autarquias e depois deram um doce para irem para a AR , assim nao ficavam sem taxo , isso sim taxo!!!
pois então eu também fiz birra , e olhe que não ando atras de nada nem cargos políticos!!! mas de gente honesta com o Sr. Diogo Coelho .

3º se o Diogo fez ao não pela terra , se é ao não PUTO com 30 anos então eu adoro ser PUTO ,a questão é que alguém foi eleito democraticamente como mandam os estatutos de um partido democrático com do Partido Socialista.

Afonso disse...

1º ser puto com 30 anos , faz sentir um também ... pois os que nao sao putos é que se vê todos os dias na tv.

2º quanto a taxos e á escolhas deputados que se refere , eu também la estava e nao foi assim como descreve...anda a ter más indicações...

3º se o Sr Diogo Coelho fez ou nao algo pela terra é o povo que o tem de dizer nas urnas... foi eleito democraticamente pelos militantes e existem estatutos para serem seguidos como qualquer regra democrática . Ps ainda é um Partido serio, se rege por verdade, dignidade e protege a escolha de militantes e do seu povo.

Joao silva disse...

Apoio a 100% a candidatura do Camarada Diogo Coelho na candidatura ao Município de Pedrogão Grande nas próximas eleições , pelo facto de ser honesto , novo, sem vícios políticos , interesses pelas pessoas e amar o seu concelho.
Há quem diga por ai que é um garoto de 30 anos , mas sambem existe por ai muitos( cotas )com experiência e manhas de se agarrar a (taxos )e nada se vê em resultados positivos ... claro sim jantares grupos de amigos e festas simmmm, mas na área politica um vazio!
Não só Pedrogão Grande , mas sim o país precisa de jovens novos com atitude e vontade de mudanças . Quem apela por não mudar são quem está bem sentado ou bem encostado.
O partido Socialista sempre abraçou a juventude nas suas lutas e se fez sempre questão a sua presença nas campanhas em lutas nas ruas ... agora quero ver que irá acontecer em episódios com este no Distrito de Leiria. Sabendo a tradição de alguém no poder Distrital não se pode esperar muito mais que o gesto de compradiços e fantoches para uma nova candidatura Distrital.
Os dirigentes Politicos ao povo dizem que os partidos tem de abrir mais para nova politicas e novas caras , chamar os jovens , criar um novo ciclo . Mas na altura de fazer de palavras os seus actos , nada mais que manter os mesmos nas cadeiras e pior que os manter é ignorar que apenas estão lá para proveitos futuros e obediência politica, não para população local que precisa, que os seus anseios e seus problemas resolvam. É sentir que existe uma pessoa ali no concelho atento e sempre com a porta aberta para os receber e apoiar nas suas duvidas e questões diárias .
Neste caso eu desejava ter sim muitos jovens por este Pais fora ...seja que cor politica seja , mas que a mudança acabe com dinossauros , basta reparar nas danças de cadeiras de autarcas com fim de mandatos ... a lei foi feita mas para nos chamar tótós ...
POVO... APOSTAR NA MUDANÇA É APOSTAR NO FUTURO!
MAIS DO MESMO NÃO!!!!! QUEREMOS DEIXAR ALGO MELHOR PARA NOVAS GERAÇÕES? TEMOS DE MUDAR!!

Jorge Elias disse...

Eu como presidenteda da conselhia da Js de Pedrógão Grande, apoio incondicionalmente Dr. Diogo Coelho para candidato a câmara.

João Carlos fonseca disse...

Sinceramente acho que o Eng Pena é muito melhor candidato, demonstrou que é capaz durante o seu mandado de vereador, mas tb vos digo, a CULPA DO PS DE PEDRÓHGÃO GRANDE ESTAR COMO ESTÁ, é dos socialistas de Pedrógão Grande. Deixaram que os putos tomassem conta do partido, andaram a dormir, mas eles souberam faze-la bem, e ao que parece têm razão, e agora têm de gramar com o Diogo Coelho para candidato a presidente. É bem feita para os socialista de Perdrógão Grande, é muito bem-feita. Mas não tenham medo, o PSD vai ganhar e o PS vai levar a maior sova eleitoral de que há memória

Tiago Brandão disse...

Em Diogo Coelho vou votar para o PS a Câmara ganhar!

Pedro disse...

Os partidos políticos precisam de uma renovação! Concordo
com o Sr. João Silva, é preciso gente nova, sem vícios e sem favores para pagar. Já não basta termos um concelho envelhecido, ainda queremos continuar a apostar
no mesmo erro. Gente nova, com fibra é preciso, e isso o candidato Diogo Coelho já mostrou ter.

Depuralina disse...

Andam aqui muitas pessoas excitadas com a possível candidatura de Diogo Coelho à Câmara do Pedrogão pá.

Pois bem, tenho notícias de última hora: Diogo Coelho não será o candidato pelo PS. E ser quer ser tanto o candidato que se candidate numa lista independente. Pode ser que tenha mais que 50 votos.

Cumprimentos,
Depuralina.

Depuralina disse...

lol

José Simões Fernandes disse...

Diogo Coelho é o candidato à Câmara Municipal de Pedrógão Grande pelo PS!!!!. Foi eleito pelos militantes da concelhia, apesar de todas as pressões como li em vários jornais. O que o presidente da federação fez é vergonhoso para a Democracia. O recurso à intimidação é própria de vulgares caciques e ditadores...Para o Depuralina deixo um recado, tome urgentemente uma boa dose de kompensan pois tanta azia ao Diogo Coelho já lhe está a fazer muito mal. O depuralina sabe bem que o apoio dos pedroguenses é para o Diogo Coelho, por isso é que não querem que ele vá como candidato pelo PS!!!! Depuralina não perca tempo a tenta emagrecer a sua figura, mude de nome e comece já a multiplicar por muitos os tais 50 votos que disse que Diogo Coelho teria. Vai uma aposta!!!!!

Bernardo Joaquim disse...

Sr. deputalina as pessoas andam excitadas porque querem mudar de politica e de politicos no concelho pois são sempre os mesmos a mandar. O ps tem acturalmente um vereador na camara que não percebe nada de assunto nenhum, uma figura decorativa que o psd faz o que quer dele, uma autentica nulidade. o 5º vereador do psd, dai o meu apoio, enquanto cidadão, ir para o Diogo Coelho porque admiro a sua coragem e força.

Depuralina disse...

Caríssimo Bernardo, ainda bem que não admira a honestidade do rapaz pois uma pessoa que quer ser candidato com recurso a más práticas não será concerteza o melhor para a câmara do pedrogão grande.

Depuralina disse...

vá ler os estatutos do ps e esteja calado.

José Simões Fernandes disse...

Estou a ver que o Depuralina é um meia leca aprendiz de ditador pois já manda calar!!!!! De estatutos do PS não entende nada, assim como no resto, não é verdade????Apoio o Diogo Coelho para candidato a Presidente!!!!!!Deixo um conselho ao Depuralina, mude rapidamente de nome, pois a sua azia é tanta que carradas de Kompensam não chegam para esconder a sua covardia.

Bernardo Joaquim disse...

Sr. deputalina admiro não só a honestidade como a coragem, e força do Diogo Coelho, candidato que merece o meu voto, O sabichão do sr. deputalina que diga aqui quais são as más práticas ou tem algo a esconder. O que importa é que o ps tenha alguem com qualidade e não um vereador que não passa de uma figura decorativa e gozado a força toda pelo psd. Cresça e apareça...

Depuralina disse...

lol

Depuralina disse...

lool

António Fonseca Domingues disse...

Pedrógão Grande precisa de uma mudança radical de políticas que estão a conduzir o concelho ao seu desaparecimento, Temos de também mudar de Políticos e apostar em jovens com qualidade, com ideias e projectos de desenvolvimento para o concelho. Soluções do século passado para gerir os destinos de um concelho do século XXI, não obrigado! Já foram testados, no seu tempo, e com maus resultados. O Povo ficou farto. Enquanto cidadão livre e independente, o meu total apoio vai para o Diogo Coelho, pessoa que admiro pelo dinamismo e capacidade para impor um ponto de viragem no concelho de Pedrógão Grande, que tanto necessita.

Respeitosos cumprimentos

António Fonseca Domingues