Foi recentemente anunciado pelo IEP - Direcção de Estradas do Distrito de Leiria que iriam ser iniciados estudos para a criação de um novo trajecto do IC2 (antiga Nacional 1), entre o extremo mais a norte do distrito de Leiria e o extremo mais a sul. Como é sabido, este trajecto encontra-se num grande número de km’s em péssimo estado de conservação, com um trajecto muito propício à existência de acidentes e atropelamentos, atravessando localidades bastante povoadas, sendo também uma das estradas mais movimentadas do país.
Esta estrada não atravessa nenhum dos nossos concelhos, mas acaba por afectar muitos residentes da zona do pinhal, pois é uma via bastante utilizada para quem se deseja deslocar até Leiria, Marinha Grande, Lisboa, entre outras. Assim sendo, julgo que esta é uma boa notícia para todos nós. Pena é que este estudo não contemple os restantes distritos abrangidos por esta estrada, entre os quais o de Coimbra. Não consigo compreender porque é que para uma mesma estrada nacional que atravessa distritos diferentes têm de existir direcções de estradas de distritos diferentes que planeiam os seus projectos em timings diferentes. Não teria mais lógica pensar-se numa estrada como um todo e não como só na parte que atravessa um distrito?! Vejam o caso do IC8, a parte do distrito de Leiria foi recentemente alvo de obras de remodelação, enquanto que a parte do distrito de Castelo Branco, que por sinal se encontrava em muito pior estado de conservação, nada foi feito! Penso abordar, brevemente, este tema mais detalhadamente.
Bom Carnaval.
28 fevereiro 2006
Projecto para novo traçado do IC2
24 fevereiro 2006
PDM 'MATA' as nossas aldeias
23 fevereiro 2006
Distrtito de Leiria fora do projecto das centrais de biomassa
Foi com algum espanto que vi hoje num jornal diário, a não atribuição de centrais de biomassa para o distrito de Leiria. Estão propostos a abertura de 15 concursos destas centrais, em 12 distritos (Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guarda, Viseu, Bragança, Coimbra, Portalegre, Santarém, Beja e Faro). Não percebo de todo esta decisão. Sendo o distrito de Leiria um dos maiores, se não o maior, em área florestal bruta (pinhal de Leiria e a nossa zona do pinhal). Será esta uma decisão politica que tudo tem a ver por sermos o único distrito laranja das ultimas eleições legislativas, ou houve falta de visão dos nossos presidentes de câmara que não se esforçaram convenientemente para que pelo menos uma destas centrais viesse para a nossa região, quero pensar que não para os dois pontos, e que existem outras explicações para a não atribuição de uma central.
Estas centrais trariam imensos benefícios para a nossa região, se não vejam, a biomassa (obra prima destas centrais) é obtida através de mato, resíduos (como cascas, folhas ou ramos de árvores), árvores, produtos agrícolas como a beterraba ou cereais ou de gás animal, tudo bastante abundante na nossa região. O aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos é encarado não só como uma oportunidade de negócio e de criação de emprego em zonas rurais, como é um dos instrumentos de luta contra os incêndios, através da limpeza das florestas (o distrito de Leiria está sempre no top 5 dos incêndios em Portugal).
A titulo de curiosidade, existem actualmente em Portugal apenas duas centrais que utilizam biomassa florestal, a central da EDP, em Mortágua, e a Centroliva, em Vila Velha de Ródão.
22 fevereiro 2006
Panfletos anónimos em Pedrógão Grande
Quanto ao conteúdo dos panfletos, não tenho nenhum comentário digno de registo a fazer, uns melhores escritos que outros, uns mais ofensivos que outros, o normal neste tipo de “publicações”.
Saudações.
21 fevereiro 2006
As caricaturas da Polémica!
20 fevereiro 2006
Bem-Vindo -- O primeiro pensamento
Antes de mais, obrigado pelo tempo que está a dispensar para consultar o nosso blog.
Numa altura em que a proliferação de blogs à escala nacional é de três por dia, contamos que este blog não seja apenas mais um, mas sim aquele que faz a diferença.
No Tertúlia do Pinhal, propomos-nos a debater temas do interesse de todos nós, residentes da zona do pinhal.
Somos um bloq que se destaca pela liberdade de expressão que oferece aos seus utilizadores, fazendo contudo a devida nota de que cada um é responsável por aquilo que diz.
Propomo-nos a comentar situações nacionais e internacionais, sempre com uma visão regionalista. Pretendemos assim chamar a atenção de consciências, mais desatentas, para problemas comuns e que nos afectam a todos, debatendo os problemas que nos atormentam e que muitas vezes temos medo de falar em publico.
Esperamos que tenha aqui o espaço de liberdade de expressão com que sempre ansiou, e que o usufrua na plenitude das suas convicções.
Neste nosso primeiro post não iremos colocar nenhuma notícia escaldante ou banal para que possa comentar, deixamos-lhe apenas esta mensagem de boas vindas e convidamo-lo a visitar-nos regularmente, pois em breve passaremos à "acção".
Até breve.