17 janeiro 2008

Leitores do Tertúlia do Pinhal Entrevistam Presidente da C.M. Castanheira de Pêra

O Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra concederá uma entrevista aos leitores do Tertúlia do Pinhal. Use este tópico para colocar todas as questões que gostaria de ver respondidas. Posteriormente a equipa do Tertúlia do Pinhal seleccionará as 15/20 perguntas que achar serem mais pertinentes.

22 comentários:

Anónimo disse...

Para quando a construção da variante do Troviscal que liga?

Noticias de Castanheira de Pera - Portugal disse...

Turismo de inverno, já temos algo em andamento

Noticias de Castanheira de Pera - Portugal disse...

Turismo de inverno, já temos algo em andamento ???????????????

Anónimo disse...

O presidente Fernando Lopes entende que o turismo é a melhor alternativa para a saida da crise que o concelho vive á muito, pois bem, até agora o aumento de emprego no sector privado parece continuar estagnado e o emprego que o Turismo criou é claramente trabalho precário, pois a industria hoteleira, (restaurantes, albergarias, bares e cafés) apenas aumentaram a "contratação" de funcionarios no Verão, mas sem vinculo contratual seguro, como não se prevê que todos os residentes na Castanheira se transformem em empresarios hoteleiros e como os empregos criados por essa industria sao precários (não permitindo por exemplo recorrer ao credito Habitação e de facto não vemos nenhuma pessoa que apenas trabalhe mum café esteja a construir casa)como pretende o presidente que o nivel de Bem-Estar , geralmente medido pelo aumento do Rendimento Liquido, possa subir ao ponto de os Castanheirenses poderem p. ex. recorrer ao credito,reinvestir o rendimento, em suma: criar riqueza?
O que vemos actualmente,é que mesmo com os cortes nas dotações para as autarquias, a população residente em castanheira de Pera e até quem vem de fora continua a "clamar" por um "Emprego Publico" que lhe garanta a estabilidade (12 meses por ano e com segurança contratual),como pensa o Presidente Fernando Lopes inverter esta situação?
Por ultimo porque insiste tanto no facto de o Turismo ser a unica solução, visto passados 3 anos da abertura da P. das Rocas, constatar-se que para alem dos empregos na empresa municipal apenas a classe empresarial Hoteleira beneficiou um pouco ( o comercio não criou emprego de relevante interesse)e porque não aproveita a excelente localização geografica(distancias para Lisboa Porto e Espanha) de Castanheira de Pera para cativar a implemetação de outro tipo de industria (que pudesse coabitar com o Turismo de Qualidade e até ja houve rumores de empresas do genero interessadas mas acabam por esbarrar em politiquices que não interessam aos Castanheirenses)que garantisse aos castanheirense obter um tipo de rendimento sem o risco de Sazonalidade?

Anónimo disse...

Sr presidente, porque não investe a nossa autarquia numa zona de diversão nocturna para veraneantes, para tentar fixar no nosso concelho as pessoas que nos visitam de dia, a ficarem de noite.
Para quando o arranjo dos arruamentos do centro da nossa vila? Já está a precisar.

Anónimo disse...

Ciberentrevista:
Não pergunte o que os outros podem fazer para melhorar a Castanheira de Pera, mas sim o que você pode fazer para melhorar a vida dos Castanheirenses.
Contribua com a sua parte.
Carlos Coelho

Anónimo disse...

Muito boa a entrevista do Presidente da Camara Municipal de Castanheira de Pera

Anónimo disse...

Muito boa a entrevista do Snr. Presidente da Camara Municipal de Castanheira de Pera.
Salvador da Silva Tomaz
Sou um Castanheirense residindo no Brasil

Anónimo disse...

este presidente é o pior dos ultimos 20 anos!vive á custa do barjona!!!!!

Anónimo disse...

Já agora também gostava que o Presidente pelo menos comentasse a temática da qualidade de vida, tendo em conta a preocupação do executivo socialista em garantir a melhor estadia aos turistas que nos visitam e os residentes em Castanheira de Pera verem sair ou serem reduzidos serviços fundamentais como o de Saúde, educação, segurança etc.
Que qualidade de Vida está destinada aos que apesar de tudo "teimam" em ficar na terra que os viu nascer?

Anónimo disse...

Ainda estou a aguardar a publicação da minha questão relativamente ao facto do Presidente Fernando Lopes não ter abdicado dos cargos de direcção noutras instituições do concelho, nomeadamente a provedoria da Santa Casa, e se essa não abdicação por parte do Fernando Lopes não pode ser vista como uma tentativa de manipulação do "pensamento" dos funcionários das varias instituições no sentido de obter uma garantia "eleitoralista"?
Estas questões não chegaram aos administradores do Blog ou foram vetadas por algum FERNANDISTA?

Anónimo disse...

Quais as bases gerais do tal parque intermunicipal?

Anónimo disse...

Por aqui aparecem uns economistas e tal ...

Ninguém percebe o esforço financeiro para colocar Castanheira de Pera no mapa, por vezes penso que o executivo Barejona habituou os Castanheirenses e não só mal.

Colocar em 3 anos mais de 250mil pessoas no concelho, no IC8 aparecem 4 ou 5 vezes mais placas com indicação de onde fica... Ok é só no Verão, e no Algarve e na Figueira?

O dinheiro agora é escasso, e com a nova lei das finanças locais pior ficou, mas em Castanheira vê-se obra enquanto nos vizinhos ainda andam a por esgotos dentro das vilas até há pouco tempo.

Castanheira de Pera não pode viver à sombra da Praia, mas e que tal os privados investirem? Há muito bons rapazes que de verão ganham bem para o Inverno e falo de Hotelaria por exemplo, porque não tomam eles iniciativas para o Inverno? Não há um único Restaurante típico, não há ideias nada... Parece que eles proprios estão a viver à custa da praia e não só o executivo...

Considero a Castanheira estar muito mais bem preparada para o futuro que os vizinhos Figueiró e Pedrógão que só falam em Zonas Industriais... E empresas?

Bom quanto às perguntas... Gostaria de perguntar, porque penso que se deveria dar prioridade a esta questão, quando se processará ao arranjo da estrada do Ameal até à EN236 e a estrada do Coentral até ao St. António. Penso que será prioridade tanto para o Turismo de Verão como de Inverno.

Obrigado
MB

Anónimo disse...

M.B.,
Ja se interrogou porque é que os privados não investem?
Já pensou que talvez seja por não haver confiança na economia local?
Já pensou que raramente existem privados a querer investir em sectores em que o estado ou as autarquias teimam em querer controlar, em vez de apenas os regular?
A sua comparação com a Figueira e com o Algarve não podia ser melhor pois as suas economias em período de inverno agonizam e começam agora a explorar outros campos turísticos(no Algarve por ex. começa-se a abandonar o turismo de massas para segmentar melhor o sector por foram a retirar mais dividendos).
A sua referencia as 250000 pessoas também é interessante pois dessas 250000 quantas passaram a residir no concelho, quantas lá criaram riqueza, quantas para alem da compra do bilhete da praia contribuíram para o aumento dos rendimentos dos comerciantes? E os castanheirenses viram os seus rendimentos aumentados, com mais estabilidade e menos precariedade?
Por ultimo, fazer perguntas na Castanheira parece ser ainda censurado, pois os "economistas que aparecem por aqui e tal" apenas querem que o Presidente preste contas aos munícipes daquilo que pretende para Terra.

Anónimo disse...

Que comentário faz à não atribuição de nenhuma quatia do PIDDAC à camara que preside? Não apresentaram projectos, ou foram todos chumbados? Não devia a zona industrial que pensam fazer com figueiró e pedrógão incluida neste piddac? só para 2009?

Anónimo disse...

A Câmara Municipal tem intervenção na distribuição dos alunos do ensino básico cujas escolas fecharam,como a do troviscal e Sarzedas?

Se sim... porque são esses alunos descriminados, retirando-os do sul do concelho e colocando-os em escolas do norte do concelho,sendo o seu transporte mais demorado e causando até dificuldades de deslocação aos pais que pretendam ir á escola tratar de assuntos relacionados com os seus filhos... e os alunos da vila continuarem a apenas serem colocados na escola primaria da vila???
Ainda que seja provisóriamente até o processo do agrupamento de escolas estar concluído, esta situação é discriminatória, parecendo que está formádo um lobbie para não deslocar os filhos de alguns castanheirenses "reconhecidos" para a escola do Bolo...
Pedia no mínimo um comentário...

Anónimo disse...

Para quando a total conclusão da rede de saneamento basico eem todo o concelho?
O Carregal Cimeiro ainda não tem saneamento basico e o anterior executivo do qual Frenando Lopes fazia parte garantiu que estaria concluído em 1999?

Anónimo disse...

Quanto ganha a camâra da castanheira de pÊra por ano devido à instalação das centrais de energia eólia no nosso concelho?

Anónimo disse...

o que se passa com o jardim da nossa terra? porque não o revitalizam?

Anónimo disse...

Fekiz Natal

Carlos Coelho

Dora disse...

Olá! Vivo em Lisboa com dois filhos menores.Gostava de saber quais as condições que voçês têm para fixarem jovens na vossa terra.O meu contacto é o 916828499 ou doramimoso@hotmail.com

Anónimo disse...

Pq quer vir para esta zona?