18 janeiro 2008

Túrismo - Câmaras unem-se por caminho pedonal de 250 KM

Mais de dezena e meia de autarquias do Interior aprovaram ontem a criação de um percurso pedonal de 250 quilómetros entre a nascente e a foz do rio Zêzere, para promover o turismo da região. Segundo o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, João Marques, o projecto contempla 17 municípios do Interior e ontem foi assinado um protocolo entre 15 deles para "formalizar um grupo de trabalho" que prepare um projecto a candidatar a fundos comunitários.
O objectivo é um "circuito pedonal que ligue a foz à nascente com interligação com todos os investimentos turísticos que têm sido feitos nos concelhos", aproveitando esta "auto-estrada fluvial do Interior", explicou o autarca.
Trata-se de um "projecto extraordinariamente interessante", porque "permite visitar o vale do Zêzere, que é um espaço fantástico", mas ao mesmo tempo é "mais ambicioso", já que "exige que todos os concelhos dêem as mãos" e programem uma "oferta turística integrada". "Cada concelho vai apresentar a sua proposta que será articulada ao nível de cada associação intermunicipal, seguindo-se depois uma articulação mais regional", salientou João Marques.

PROJECTO COM FUTURO
Quem também ficou satisfeito com a reunião foi o presidente da Associação Amigos da Serra da Estrela, José Maria Saraiva, que acredita no sucesso da iniciativa. "Estamos plenamente convencidos que é um projecto com futuro" já que "os rios são autênticos cursos de riqueza" que devem ser aproveitados pelos municípios.
O Rio Zêzere nasce na Serra da Estrela, a 1.954 metros de altitude, e desagua no Rio Tejo, em Constância, 25 metros acima do nível do mar. As paisagens e as povoações que estão espalhadas ao longo do percurso são alguns dos grandes atractivos.

(Fonte: Diário XXI)

9 comentários:

Anónimo disse...

que grande descoberta para a nossa terra!!!Deve ser outro axado como foi o campeonato do mundo da pesca em que se gastaram mais de 5o.ooo contos....!

Anónimo disse...

e apnharam cada XIXARRO......

Anónimo disse...

agora é que vai ser andar de charola

tertuliadopinhal disse...

ALGUNS COMENTÁRIOS FORAM MOVIDOS PARA O TÓPICO (Artigo Livre Pedrógão Grande) POR NÃO SE ENQUADRAREM COM O TEMA LEVADO A DISCUSSÃO.

Anónimo disse...

parece que agora é que o turismo vai para a frente!Segundo ouvi hoje no jornal da caserna um grande grupoo estrangeiro com a influência negocial do actual presidente,vai comprar o loteamento no cimo da avenida e até ao rio para um campo de imaginem......GOLFE!sEGUNDO PARECE COMO OS LOTES NÃO SE VENDEM HÁ QUE INVENTAR O TURIMO DAS BOLAS NOS BURACOS!

Anónimo disse...

COMEÇA A SER NORMAL ESTES INVESTIMENTOS TURISTICOS TEREM SEMPRE INFLUENCIAL PRESIDENCIAL COM MUITO EMPENHO,PRINCIPALMENTE SE FOR GENTE DE FORA A FAZER QUE APOSTA NO TURISMO E INDUSTRIA COMO O GRANDE PROJECTO TURISTICO DO KARTODROMO,A ENTREGA DO LOCAL PARADISIACO DO MOSTEIRO A UM INDUSTRIAL DE INFORMATICA,E AGORA DEVE CHEIRAR A MUITA GRANA ESTE INVESTIMENTO DO GOLFE E MAIS NÃO SE PODE DIZER.....MAS TODO O POVO PERCEBE!

Anónimo disse...

Todos esperamos que estes investimentos sejam avaliados e devidamente analisados com estudos!Já agora deixava aqui exercico de concentração para o povo verificar se naquelas terraplanagens da graça,onde parece que só uma empresa vai ficar com 8o.ooo metros quadrado,disse o presidente da junta que achava que era muito terreno e que não havia nenhum estudo para o dinheiro dos milhoes que estão a ser investidos!

Anónimo disse...

Para desenvolver o turismo e a cultura,só temos um candidato a presidente que é o MESTRE ANTONIO FIGUEIRA!De certeza que este concelho deixava o marasmo e o compadrio em que se encontra!

Anónimo disse...

Nao fales no MESTRE que esse tem medo da outra e nao ves o estado em que esta a ficar a ETPZP
Cuidado nao promovam pessoas que so sabem gastar e nao se sabem candidatar a financiamentos....
Mais nao digo