13 novembro 2008

Ministério da Defesa vende instalação em Castanheira de Pêra

O CUI 458 - instalações no Cavalete, é um imóvel militar localizado no concelho de Castanheira de Pêra, que se encontra localizado na estrada que faz a ligação entre a EN236 e Santo António das Neves, na serra da Lousã.
Pode ver a localização do edificio através do seguinte endereço: http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.084983,-8.179686&spn=0.008438,0.019312&t=h&z=16
Este imóvel vai ser alienado no âmbito da Lei de Programação de Infra-Estruturas Militares.
O imóvel integra uma lista nacional de 192 imóveis, e que constam do Decreto-Lei no 219/2008 publicado em Diário da República (DR). A alienação vai ser feita segundo várias fórmulas de gestão, desde a venda ao arrendamento, passando pela concessão e parcerias com promotores imobiliários.
A lei de Programação das Infra-estruturas Militares (LPIM), aprovada em Julho pelo PS e PSD, com os votos contra do PCP, BE, PEV e a abstenção do CDS-PP, e publicada em Setembro em Diário da República, determinava que a lista dos imóveis fosse definida por decreto-lei, prevendo a alienação de 130 a 140 prédios militares. Acabaria por incluir perto de duas centenas de imóveis em todo o País.
O governo qualificou a LPIM como sendo "da maior importância para a modernização das Forças Armadas" (FA) e para adaptar as infra-estruturas militares "às necessidades de umas FA já não baseadas no Serviço Militar Obrigatório, mas na Profissionalização".
"Num contexto de adaptação das Forças Armadas aos novos tempos e aos novos desafios, não pôde, ainda, deixar de ser tido em conta que a aquisição de novos equipamentos, mais apropriados a uma lógica de projecção de forças, determina também a adequação das infra -estruturas que os devem suportar", avança o Decreto-Lei publicado em DR.
Uma rede de estações de salva-vidas, a criação de um "novo e moderno" Estado-Maior do Exército, a criação de um Arquivo da Defesa Nacional e a renovação do Planetário e do Museu da Marinha são outros investimentos que o Governo pretende realizar com a execução da LPIM.
Entre os bens incluídos encontram-se o Convento de Santa Clara em Coimbra, o antigo hospital militar de Angra do Heroísmo, o forte de São João Baptista, em Esposende, o quartel do Carmo, na Horta, entre outros, sendo que só na capital vão ser alienados mais de 20 bens, desde o quartel de cima da Calçada da Ajuda, a uma parcela do Colégio de Campolide, o edifício Ceuta, prédios na rua da Junqueira, em Belém, e o Bairro Operário da Manutenção Militar na Madre Deus.
Além da alienação de imóveis, a LPIM prevê um investimento de 834 milhões de euros na "modernização" dos equipamentos e no reforço e sustentação financeira do fundo de pensões.

(com: Diário de Leiria)

1 comentário:

Anónimo disse...

Portugal está numa crise desmedida que vai começar a venda da herança deixada pelos nossos antepassados para arranjar uns tostões para encher a barriga aos politicos e lobis deste país.