27 setembro 2009

Eleições Legislativas 2009 - Rescaldo - José Socrates e Paulo Portas são os grandes vencedores.

O Partido Socialista (PS) ganhou estas eleições legislativas, mas sem maioria absoluta. Para conseguir maioria absoluta o PS terá de se coligar com um dos partidos à sua direita,  CDS-PP, conseguindo com esta coligação um total de 117 deputados, ou com o PSD, num total de 174 deputados, ou em conjunto com os dois partidos à sua esquerda, BE e CDU, conseguindo um total de 127 deputados.
Os grandes vencedores destas eleições legislativas são José Sócrates e Paulo Portas. José Sócrates, que mesmo tendo perdido a sua maioria absoluta, ganhou as eleições legislativas, e Paulo Portas por ser única pequena força politica que poderá dar ao PS uma governação com maioria absoluta.
O PCP quase que manteve a sua votação relativamente a 2005,  já o BE aumentou para o dobro o seu número de deputados. O PSD, apesar de ter aumentado em três o seu número de deputados, somente subiu 0,32% na intenção de voto nacional, sendo desta forma um dos grandes derrotados destas eleições legislativas.
A nível distrital, em Leiria, o PS mantém os 4 deputados que conquistou em 2005,  o CDS-PP mantém também o seu deputado, o BE é uma estreia neste circulo eleitoral, passando a ter um deputado, já o PSD perde um deputado relativamente a 2005, tendo agora tantos deputados como o PS. O distrito de Castelo Branco, que elegeu menos dois deputados que em 2005, elegeu 2 deputados pelo PS e 2 pelo PSD, em 2005 tinham sidos elegidos 4 deputados pelo PS e 1 deputado pelo PSD.

Resultados Nacionais


RESULTADOS DISTRITO DE LEIRIA

ALVAIÁZERE


ANSIÃO

CASTANHEIRA DE PÊRA

FIGUEIRÓ DOS VINHOS

PEDRÓGÃO GRANDE



RESULTADOS DISTRITO DE CASTELO BRANCO

PROENÇA-A-NOVA

SERTÃ

VILA DE REI

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que o sócrates ganhou, a ferreira leite era um autentico asno, a politica e o pais só têm a ganhar com josé socrates, ferreira leite está na politica mas sairá num curtissimo espaço de tempo da liderança do psd.

Anónimo disse...

Ficámos a saber que a maioria dos votantes do Pinhal Interior é contra investimentos como, novo traçado do IC3 (Auto-estrada) e conclusão do IC8 entre tantos outros investimentos.

Realmente como disse o Anónimo das 18:33 o povo é asno. Votar naquela senhora era voltar ao passado recente do simples apertar do cinto. Pena ainda andar outro asno na política nacional, Cavaco que quando abre a boca é só para destabilizar. Para o ano vais para a reforma também ...

Tenho orgulho em viver num Concelho em que o PS teve quase o dobro dos votos do PSD, demonstra que o povo é inteligente e olha aos interesses da sua terra e à terra onde vivem e trabalham.

Cumprimentos
MB