25 abril 2010

25 de Abril - 36 anos depois

Uma data única que deve ser recordada para sempre. 
36 anos depois e ainda há muito a fazer para melhorar o estado da democracia no nosso país, principalmente nos meios mais pequenos, onde tende a haver uma supremacia e uma tentativa de controlo dos que estão no poder sobre todos os outros.
Viva  liberdade, viva os Blogs que fomentam a liberdade de expressão!

22 abril 2010

Empresa de Pedrógão Grande pretende investir 10 Milhões de Euros em Alcobaça

A empresa Enerpellets, de Pedrógão Grande, está a estudar a possibilidade de instalar uma unidade fabril na zona industrial do Casal da Areia, Alcobaça, revela o Jornal de Leiria. Em causa está uma unidade de produção de pellets de madeira, um combustível 100% natural e renovável, envolvendo um investimento de dez milhões de euros e 60 novos postos de trabalho directos.

A empresa recebeu recentemente um incentivo de cerca de 3,5 milhões do QREN.
A Enerpellets apesar de ter iniciado a sua actividade em Pedrógão Grande (onde possui a sua única fábrica), é uma marca que pertence ao Grupo Abel Ribeiro da Silva, com sede em Guimarães.

19 abril 2010

Incêndio destrói fábrica têxtil em Pedrógão Grande

Um incêndio destruiu esta tarde parcialmente uma fábrica têxtil, na freguesia e concelho de Pedrógão Grande, disse à Agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários locais, Augusto Arnaut.
O responsável adiantou que o incêndio deflagrou cerca das 16:30 e ao local acorreram 38 elementos e dez viaturas das corporações de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.
O fogo foi dominado cerca das 18:00 e, neste momento, está em fase de rescaldo, que «se vai prolongar por várias horas», referiu o comandante.
«Estamos à espera de uma máquina que remova o telhado, que abateu, para prosseguirmos os trabalhos», acrescentou Augusto Arnaut, explicando que o fogo consumiu o armazém e alguma maquinaria.
De acordo com o comandante dos bombeiros, no momento em que deflagrou o incêndio encontravam-se pessoas a trabalhar na fábrica, mas ninguém ficou ferido.
Já o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, João Marques, esclareceu que se trata de uma «pequena empresa, familiar, com não mais que cinco trabalhadores, que se dedicava ao fabrico de algodão para fiação e para fabrico de sofás, cadeiras e colchões».
João Marques acrescentou que «a parte principal da empresa, a maquinaria, ficou completamente destruída», enquanto o edifício ficou «bastante danificado».
O autarca declarou que se presume que na origem do incêndio tenha estado um curto circuito numa máquina.

(Por: IOL)

07 abril 2010

Registos de propriedade de veiculos em dois dias, já é possivel em Castanheira de Pêra

Já é possivel fazer o registo automóvel da sua viatura em apenas dois dias, face aos muitos meses que eram anteriormente necessários, graças ao novo espaço registos existente em Castanheira de Pêra.
O ministro da Justiça, Alberto Martins, referiu que as vantagens deste tipo de espaços são a singeleza, a simplicidade, a desburocratização e o acesso dos cidadãos aos documentos e a este serviço público de Justiça que é muito mais célere e muito mais eficaz.
A título de exemplo, o titular da pasta da Justiça referiu que «documentos que demoravam seis meses, sobretudo no registo automóvel, agora podem realizar-se em dois dias».
«A qualidade do serviço é espantosa e só é possível porque se abandonou uma geração de documentos de papel e passou-se a um avanço electrónico», acrescentou Alberto Martins, ressalvando tratar-se do 24.º espaço de registos e notariado disponíveis até ao momento.
No mesmo local, os utentes beneficiam de um atendimento integrado e têm disponíveis, além dos tradicionais serviços de registo civil, predial, comercial e nacionalidade, os balcões únicos de «Heranças» e «Divórcios com Partilha», «Documento Único Automóvel», «Sucursal na Hora», «Associação na Hora», «Empresa na Hora», «Marca na Hora» e «Casa Pronta». Podem ainda tratar do Cartão de Cidadão e do Bilhete de Identidade Urgente.


(com: IOL)

05 abril 2010

Programa da SIC "Nós Por Cá" pede cooperação a Blog Tertúlia do Pinhal

O programa televisivo da SIC, Nós Por Cá, entrou em contacto com o Tertúlia do Pinhal para chegar à fala com pessoas que habitem nas próximidades da fábrica de produção de pallets, em Pedrógão Grande - Graça, de forma a criarem uma reportagem sobre o tema.
Se quiser participar, ou se conhece alguém que quer manifestar a sua opinião, envie-nos um mail, com a máxima urgência, para tertuliadopinhal@gmail.com

03 abril 2010

Tertúlia do Pinhal está no Facebook


O Tertúlia do Pinhal abriu um grupo de discussão no Facebook. 
Subscreva o nosso grupo, debata os temas que publicamos no nosso blog e conheça as pessoas que, como você, são fãs do nosso Blog.
Para fazer parte do nosso grupo terá de estar registado no site facebook.
Clique no link em anexo para aderir ao grupo Tertúlia do Pinhal no Facebook: http://www.facebook.com/group.php?v=wall&gid=109765115719797

02 abril 2010

Tertúlia do Pinhal prega partida aos seus leitores – 1 de Abril

A notícia publicada ontem intitulada por “Hospital do Pinhal Interior será uma realidade em 3 anos”, é completamente falsa. Convenhamos, era bom demais para ser verdade, parece uma autêntica utopia.
Como ontem foi dia 1 de Abril, dia das mentiras, aproveitámos a ocasião para pregar uma pequena partida aos nossos leitores.
Esperamos que não tenham levado a mal.

Aproveitem a vida, e boa Páscoa.

01 abril 2010

Hospital do Pinhal Interior será uma realidade em 3 anos.

NOTA: A noticia que se segue é falsa. Uma pequena partida que pregámos aos nossos leitores no dia 1 de Abril.

A Ministra da Saúde anunciou hoje que o Hospital do Pinhal Interior já tem luz verde do governo, e será uma realidade no inicio de 2013.
O futuro Hospital do Pinhal Interior será uma mais-valia para a nossa região, e abrangerá os concelhos de Ansião, Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Sertã, Proença-a-Nova, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere, num universo de 100.000 pessoas.
Com um investimento total de €600.000.000, este Hospital terá capacidade para pequenas cirurgias, urgências, maternidade e 53 camas.
A localização deste hospital será no concelho de Figueiró dos Vinhos, junto à entrada Este do IC8 (que serve também de ligação à estrada E-236 entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra).
O projecto para a construção do Hospital do Pinhal Interior já não é novo, mas era considerado uma autêntica miragem. Convém salientar que este projecto só ganhou um novo fôlego graças à recente adjudicação das auto-estradas do Pinhal Interior, que inclui, entre outras, a construção da nova auto-estrada que ligará Tomar a Coimbra. O Hospital do Pinhal Interior era uma das contra-partidas que o governo exigiu à empresa concessionária.
Uma excelente noticia para todos nós.