26 outubro 2010

Carlos Lopes nega acusação de corrupção.

O ex-deputado socialista Carlos Lopes negou hoje ter sido acusado pelo Ministério Público de corrupção no âmbito de investigações sobre alegadas irregularidades em financiamentos partidários a partir da autarquia de Figueiró dos Vinhos.

Em declarações à agência Lusa, também Magalhães e Silva, o advogado do ex-dirigente socialista na concelhia de Figueiró dos Vinhos, confirmou não ter recebido até hoje qualquer notificação do Ministério Público quanto a uma eventual acusação ao seu constituinte.
Segundo o "Diário de Notícias" de hoje, Carlos Lopes, ex-deputado do PS e atual chefe de gabinete do governador civil de Leiria, está acusado de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva.
Ainda de acordo com o jornal, Carlos Lopes terá invocado a qualidade de deputado, nas eleições autárquicas de 2005, de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.
“Não houve qualquer vantagem em benefício próprio em troca de qualquer contrapartida. São actos que afasto e até repudio. O que vem na notícia mostra mesmo isso, que não existe nenhuma prova contra mim”, afirmou hoje à Lusa Carlos Lopes.
O ex-deputado explicou ainda que “quando foi ouvido na Polícia Judiciária”, a 3 de Novembro de 2009, foi-lhe transmitido que “não havia qualquer suspeição” sobre o facto de ter tirado “qualquer vantagem em benefício próprio”.
Carlos Lopes clarificou que, durante o tempo a que remontam os factos, “não poderia interferir nem influenciar, porque não estava ao serviço da Câmara de Figueiró dos Vinhos”.
Como divulgou a Lusa em Junho de 2006, inspectores da Polícia Judiciária (PJ) realizaram então buscas na casa de Carlos Lopes (antigo Chefe de Divisão Financeira e Administrativa da autarquia), em Figueiró dos Vinhos, assim como na Câmara Municipal, nas casas de um economista da câmara e de um empreiteiro da região.
As autoridades investigavam irregularidades envolvendo o financiamento do PS durante o mandato anterior, liderado pelo socialista Fernando Manata, que perdeu as eleições autárquicas para o PSD em Outubro de 2005.
O socialista considerou também hoje que o facto de a notícia ter saído na comunicação social antes da notificação pelo Ministério Público prova que “está a ser alvo de um ataque político”, “cirurgicamente preparado”, e afirma-se “sereno” e “confiante na Justiça”.
O chefe de gabinete salientou ainda que não vai pôr o lugar à disposição, até porque isso seria “dar razão a todos aqueles que têm proferido acusações ao longo destes anos”.
O governador civil, José Paiva de Carvalho, mantém “total” confiança no seu chefe de gabinete.
“Tenho a convicção de que não beneficiou nem de um cêntimo. É esquisito que tivesse aliciado alguém em troca de favores quando até perdeu a câmara”, adiantou hoje à Lusa.
Para evitar estas suspeições, Paiva de Carvalho defendeu uma “legislação que clarifique as acções em que são dados e recebidos dinheiros aos partidos”.
(Por: Jornal Público)

12 comentários:

Anónimo disse...

Os jornais do grupo Diario de Noticias e Jornal de Noticias é que estão sempre a publicar este tipo de noticias e depois nunca publicam a defesa do acusado. É de lastimar o que estes jornais andam a fazer à imagem do Sr Carlos Lopes. Ainda bem que temos jornais plurais e independentes como o público.
Força carlos, é uma calunia que andam a levantar contra ti.

Anónimo disse...

Força carlos

apoiante PS disse...

Não des ouvidos aqueles que só te querem prejudicar, continua o teu excelente trabalho.

Anónimo disse...

ACORDEM !!!

Calúnia!? Prejudicar !? ACORDEM !!! Quem faz a acusação é o Ministério Público. Sabem o que é o Ministério Público ? Não devem saber.
ACORDEM !!!

Jornais Independentes !? Como a Comarca que tem sistematicamente silenciado tudo ?

ACORDEM !!!

Anónimo disse...

"Carlos Lopes clarificou que, durante o tempo a que remontam os factos, “não poderia interferir nem influenciar, porque não estava ao serviço da Câmara de Figueiró dos Vinhos”."

Estranho !?

Porque será que tem afirmado, escrito e feito distribuir em outras ocasiões posições perfeitamente contrárias ?

Quando não lhe agrada não tem poder nenhum, não pode fazer nada.

Quando lhe agrada faz tudo, influencia tudo, o que se faz é porque foi ele que fez ou influenciou, deve-se a ele, etc etc.

Quer me parecer que o FREUD tem explicação para isso!

EX:eleito DE CONCELHO VIZINHO disse...

Realmente porque é que o jornal a comarca, nunca escreve sobre este assunto é que é de estranhar??????
Como é que um ser humano como este pode andar a representar o povo portugues nestes cargos que tem e está a exercer???
Uns perdem mandatos e taxos por bem menos!!!

Anónimo disse...

Parabén ao Tertúlia do pinhal, é o unico orgão de informação da região que publica esta noticia. Os outros (rádio condestável e jornal a comarca) de que têm medo?

Anónimo disse...

COMBATE À CORRUPÇÃO ATRAVÉS DA CONSCIENCIALIZAÇÃO, INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

Uma estrutura da Federação Distrital do P.S de Leiria tem uma petição entre os filiados do Distrito, que pode ser um contributo para o combate à corrupção a ser dirigida ao Presidente da Assembleia da Republica
nestes termos :
A corrupção, por ser transversal e pelo modo como está disseminada e impregnada na sociedade portuguesa, afecta directamente e trava o desenvolvimento do país a todos os níveis. Todos os fenómenos e manifestações de corrupção - pequenos e grandes - prejudicam e lesam a nação, tornando a sociedade portuguesa menos fraterna e justa, e afectando a própria performance da democracia e exercício da cidadania dos portugueses . Importa definir exactamente o que é a corrupção, as suas razões e causas, como nos afecta e prejudica, e quão melhor poderá ser a nossa sociedade se a conseguirmos fazer diminuir .
Os signatários desta petição, conscientes de que a corrupção, nas suas várias manifestações, pode ser travada - principalmente pela informação, formação e educação - apresentam as seguintes propostas aos senhores deputados da Assembleia da República, esperando que as possam discutir e propor :
- Uma sessão da Assembleia da República onde se debatam as raízes, os efeitos e as medidas para a diminuição dos fenómenos da corrupção ( desde a pequena à grande corrupção) ;
- Criar campanhas de consciencialização e informação tendo como alvo todos os cidadãos, informando-os sobre o fenómeno da corrupção e suas implicações no estado da democracia e da sociedade portuguesa ;
- Criar aulas de frequência obrigatória de cidadania para todos os anos de escolaridade onde d se aborde e explane a temática da corrupção ;
- Criar uma disciplina obrigatória em todos os cursos superiores da ética e deontologia profissional em que se aborde e explane a temática da corrupção .

Victor Camoezas disse...

Uma estrutura da Federação Distrital de Leiria tem a circular uma petição a ser apresentada ao Senhor Presidente da Assembleia da República, sobre o combate à corrupção através da consciencialização, informação, formação e educação .

Excelentíssimo. Senhor Presidente da Assembleia da República

A corrupção por ser transversal e pelo modo como está disseminada e impregnada na sociedade portuguesa, afecta directamente e trava o desenvolvimento do País a todos os níveis . Todos os fenómenos e manifestações de corrupção - pequenos e grandes - prejudicam e lesam a nação, tornando a sociedade portuguesa menos fraterna e justa, e afectando a própria performance da democracia e exercício da cidadania dos portugueses . Importa definir exactamente o que é a corrupção, as suas razões e causas, como nos afecta e prejudica, e quão melhor poderá ser a nossa sociedade se a conseguirmos fazer diminuir.

Os signatários desta petição, conscientes de que a corrupção, nas suas vária manifestações, pode ser travada - principalmente pela informação, formação e educação - apresentam as seguintes propostas aos senhores deputados da Assembleia da República, esperando que as possam discutir e propor ;
- Uma sessão na Assembleia da República Portuguesa onde se debatam as raízes, os efeitos e as medidas para a diminuição dos fenómenos da corrupção ( desde a pequena à grande corrupção );
- Criar campanhas de consciencialização e informação tendo como alvo todos os cidadãos, informando-os sobre o fenómeno da corrupção e suas implicações no estado da democracia e da sociedade portuguesa ;
- Criar aulas de frequência obrigatória de cidadania para todos os anos de escolaridade onde se aborde e explane a temática da corrupção ;
- Criar uma disciplina obrigatória em todos os cursos superiores de ética e deontologia profissional em que se aborde e explane a temática da corrupção .

pedro disse...

jorge miguel parece que já está queixa na Policia Judiciária, Ministro de Administração Interna e Procurador Geral da República .

JORGE MIGUEL disse...

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA DEPUTADO

o candidato do Partido Socialista à Câmarsa de Figueiró dos Vinhos é suspeito de actos de corrupção e financiamento ilegal

eram os títulos que a revista SÁBADO DE 16 DE JULHO DE 2009, noticiava as averiguações feita a carlos lopes pela Polícia Judiciária do Departamento Central de Investigação e Acção Penal - DCIAP, constituído arguido pelo Tribunal Central de Instrução Criminal - TCIC e o Ministério Público .
As suspeitos feitas ao c arlos lopes remontam a 2004 sobre actos praticados nos últimos anos pelo carlos lopes, sendo na altura sob escuta telefonica vários meses, segiu-se a quebra do sigilo bancário e buscas domiciliárias da PJ à sua residência e ao seu antigo gabinete na autarquia .
Mas o dado mais importante que a revista SÁBAD0 na sua reportagem mencionou, era que o carlos lopes nas suas contas bancárias tinha este movimento;

44 MIL EUROS DE RENDIMENTO EM 2004 :

315 MIL EUROS ( trezentos e quinze mil euros ) EM DEPÓSITOS BANCÁRIOS ;

E 170 MIL EUROS DE EMPRÉSTIM0S EM BANCOS .

Micael Sousa disse...

Quando falamos em corrupção devemos falar primeiro em ética individual, só depois sem coerção legal. Temos falhado a esse nível, até porque isso está relacionado com falta de cidadania activa dos portugueses. Mas, para os verdadeiramente corruptos não há consciencialização que valha. Por isso necessitamos de educação mas de penalização, duas armas de um combate que se quer feroz à corrupção.

Aproveito para divulgar o recentemente criado blogue: www.movimentoanti-corrupcao@blogspot.com