10 outubro 2010

Concelhos da região terão descontos nas SCUT A25 e A23 – Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião contemplados

Os residentes dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião serão abrangidos pelo programa de descontos e isenções que o governo pretende implementar nas até agora denominadas SCUT (Auto-estradas sem custos para o utilizador) A23 (Torres-Novas - Guarda) e A25 (Aveiro – Guarda).
A cobrança destas vias deverá começar a ser feita a partir do próximo dia 15 de Abril de 2011, e a “promoção” oferecida pelo governo deverá manter-se até 1 de Julho de 2012, depois dessa data só as regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80% da média nacional manterão os descontos.
Todos os utentes dos concelhos mencionados serão isentos de qualquer pagamento nas dez primeiras utilizações de cada uma das SCUT, nas restantes deslocações haverá um desconto de 15 %. Para ter acesso a este regime basta que a declaração do documento único automóvel prove que o utilizador está numa zona de influência da SCUT. Depois, é preciso comprar um equipamento identificador para o automóvel, à venda nas lojas Via Verde ou nos CTT. O preço ronda os 27 euros.
Apesar de alguns destes concelhos distarem mais de 20km (distância máxima a que um concelho deve estar de uma SCUT para ser abrangido pelos descontos) das Auto-Estradas A23 e A25, estes também fazem parte da unidade territorial da Comunidade Intermunicipal do pinhal Interior Norte (NUT III - CIMPIN), e basta que só um dos concelhos desta comunidade cumpra as regras definidas pelo governo para auferir dos descontos, para que todos os concelhos possam também beneficiar dessa benesse.
Fazem parte da CIMPIN os municípios de Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua, Arganil, Góis, Lousã, Poiares, Miranda do Corvo e Penela

5 comentários:

Anónimo disse...

Quereria ser informado de:
Quem tem a via verde,tem de comprar outro equipamento,para usufruir dos descontos?

Anónimo disse...

Sim, Via Verde ou o dispositivo à venda nos CTT, dão os dois para os descontos.

Anónimo disse...

Dentro de tanto mal dizer de quem comenta, cá está uma infomação muito util. Aproveitem. Bem hajam Tertulia do Pinhal.

Anónimo disse...

ai está uma noticia importante

Nuno Rodrigues1975 disse...

Como aderir a isenção e onde (A23)? já tenho via verde!