13 dezembro 2010

Blog Sertã Princesa da Beira - Distinguido como Site em Destque

O Tertúlia do Pinhal inicia este mês mais uma nova rubrica intitulada por Site em Destaque.
O Tertúlia do Pinhal decidiu reconhecer os melhores sites da região do pinhal atribuindo trimestralmente o titulo de “Site em Destaque” ao site que se destaque pela sua originalidade, design, actualização regular de conteúdos e acima de tudo que defenda os valores da região do pinhal.
Este é o nosso selo de garantia.


Site em Destaque para os meses de Outubro a Dezembro 2010: Sertã Princesa da Beira
Endereço web:
http://sertaprincesadabeira.blogspot.com/
Autor: Rui Lopes
Localidade: Sertã
Layout do Blog:

De seguida publicamos algumas questões que colocámos ao autor do blog Sertã Princesa da Beira, às quais muito amavelmente nos respondeu.

Tertúlia do Pinhal (TP): Qual o intuito do Blog Sertã Princesa da Beira?
Sertã Princesa da Beira (SPB): O principal objectivo do blogue é servir de fórum de reflexão/discussão sobre os acontecimentos e matérias que digam directamente respeito ao concelho da Sertã. Além disso, pretende ser também um ponto de encontro para todos os que estão directa ou indirectamente ligados a este município beirão. Outro dos objectivos é dar a conhecer um pouco das histórias, tradições, memóras, figuras ilustres, lendas e curiosidades do concelho da Sertã.


TP: Quando nasceu?
SPB: Em Julho de 2007.

TP: Quantas pessoas o gerem?
SPB: Apenas uma.

TP: A que público-alvo se destina?
SPB: A toda e qualquer pessoa que se interesse pela Sertã e que tenha gosto pelas coisas da sua 'terra'.

TP: Qual é a média de visitas mensais?
SPB: Segundo as estatísticas disponibilizadas pela Blogspot, a média de visitantes do blogue é de 5.800 visualizações/mês.

TP: Quais são as metas e expectativas que delineou para o seu Blog?
SPB: Não defini grandes metas aquando da criação do blogue. Movia-me, sobretudo, uma grande paixão pela Sertã e a ideia de criar um blogue que pudesse dar a conhecer um pouco melhor este concelho e que, ao mesmo tempo, pudesse servir para que todos aqueles que por ali passam possa deixar a sua opinião sobre o que está bem ou mal na vida do município.

TP: Já as atingiu todas? Se não, quais e porquê?
SPB: Penso que os objectivos foram atingidos, apesar de nalguns casos (sobretudo em tempo de eleições) a discussão e o debate terem ficado um pouco aquém do que desejara inicialmente.

TP: Que acções toma para cativar novos visitantes?
SPB: As acções resumem-se a trazer temas e posts novos que possam cativar a atenção dos visitantes do blogue e, de certo modo, fazer com que eles regressem. Claro está que algumas das rubricas que temos no blogue (Memórias, Ruas da Sertã, Jornais Antigos, Povoações, entre outras) também ajudam bastante.

TP: Tem algum tipo de receita publicitária?
SPB: Não.

TP: Se não. Numa zona onde o investimento publicitário é quase que inexistente, como pensa que os sites regionais poderão subsistir?
SPB: Ao longo da minha actividade profissional, tenho percebido que nestas zonas mais deprimidas do país é difícil captar investimento publicitário para este tipo de suportes. Claro está que os blogues, pelo seu cunho pessoal e cariz mais familiar, não têm como objectivo a obtenção de receitas e isso nunca foi um objectivo no que ao «Sertã: Princesa da Beira» diz respeito. Agora, se estivermos a falar de órgãos de informação regional, a conversa muda de figura. E cada vez mais, vejo com pessimismo o investimento publicitários nos jornais (em papel e on-line) e nas rádios desta região. As dificuldades são visíveis e apenas uma estratégia bem delineada e a procura de novas fontes de receita poderá salvar alguns destes meios.

TP: O que significa para o seu Blog receber o prémio de “Site do mês” recomendado pelo Tertúlia do Pinhal?
SPB: É sobretudo uma honra e um sinal de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelo «Sertã: Princesa da Beira». É também um prémio para os nossos visitantes que diariamante fazem com que este blogue possa chegar a mais pessoas e cumprir uma missão cívica para com o concelho.

TP: Já conhecia o Tertúlia do Pinhal?
SPB: Sim. Já o conheço há alguns anos. Costumo passar por lá com alguma regularidade.

TP: Quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
SPB: A minha mensagem é muito simples: continuem a apoiar estes blogues e não desistam de lutar pelas vossas 'terras'. Eles tendem a ser, cada vez mais, o último reduto da liberdade de expressão.

2 comentários:

Pedro disse...

Parabén Tertulia. Divulgar e destinguir outros Blogs.
Já conhecia o Sertã princesa da beira, é de facto um excelente Blog para que habita no concelho da sertã

Gutyerres disse...

aco que há melhores blogs na região que este. como o da castanheira de pera que so fala mal de tudo e todos