25 julho 2012

TDT – TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE COM MÁ RECEÇÃO NA REGIÃO

Temos recebido algumas queixas de leitores descontentes com a qualidade do sinal da TDT (Televisão Digital Terrestre) em suas casas.
Muitas destas queixas são fundadas e relevam a incrível falta de planeamento, talvez propositada... Se não vejamos. Quando foi adjudicada a TDT à Portugal Telecom levantaram-se muitas vozes contra a solução adoptada, uma vez que se estava a colocar nas mãos de um operador que já comercializava um serviço de PAYTV (Portugal Telecom comercializa o serviço MEO) o serviço de FREETV, levantando um conflito de interesses notório. Se inicialmente, a par do que acontece nos outros países europeus, a TDT também deveria suportar um serviço de PAYTV, concorrendo diretamente com a MEO e ZON, com a atribuição da exploração à PT esta solução caiu imediatamente por terra. Também se falou na criação de um 5º canal generalista na TDT para incentivar a migração das pessoas para o serviço, mas também nunca se veio a observar tal solução, em alternativa e muito recentemente foi anunciado que o canal parlamento passaria a ser emitido na TDT a partir do próximo dia 15 de Setembro. Outra crítica vai para o pouco planeamento que a PT empregou em todo este processo, propositado ou não, isso fica ao critério de cada um, o certo é que a rede foi mal planeada, e prova disso é a decisão da ANACOM que depois do apagão efetuado em Maio ao sinal analógico, e face às inúmeras queixas sobre a má qualidade de recepção da TDT, acabou por disponibilizar por mais seis meses algumas frequências da antiga TV Analógica, até que ficassem resolvidos todos os problemas observados.
As queixas dos cidadãos são inúmeras, e assentam quase todas no mau planeamento da operadora, que anda à última da hora a tentar resolver os problemas.
Ao cidadão comum só lhe resta reclamar perante a Portugal Telecom para que sejam feitos os reajustes na transmissão do sinal, de forma a solucionar o problema.

Também tem problemas com a receção da TDT? Comente neste artigo e partilhe a sua experiência.

Feira de S. Pantaleão em Figueiró dos Vinhos

Começa amanhã, dia 26 de julho, e prolonga-se até ao 29, a Feira de S. Pantaleão, evento anual com raízes medievais, na qual se podem encontrar feirantes de todo o país que colocam à venda os mais variados produtos, mantendo viva a tradição popular.
À noite haverá muita animação, assim no dia 26 será apresentado um espetáculo de Revista à Portuguesa “Não há Euros p’ra Ninguém”, pelas 22 horas. No dia 27 será a final do concurso de bandas Figueiró RockFest e no dia 28 celebra-se a Noite de Figueiró com a atuação de vários grupos e artistas.
Os bilhetes para o espetáculo de Revista estarão à venda no Posto de Turismo a partir do dia 19 de julho. Nos dias 27e 28 a entrada é gratuita.

24 julho 2012

Mini-série televisiva da RTP faz filmagens na Sertã e solicita figurantes

A mini-série que será transmitida pela RTP e que conta no seu elenco com os humoristas Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Rita Blanco, virá à Sertã no próximo dia 31 de julho para gravar algumas cenas.
A Câmara Municipal convida os seus habitantes a participarem como figurantes das filmagens que decorrerão no auditório da Casa da Cultura da Sertã.
Segundo a autarquia, as filmagens decorrerão entre as 14h30m e as 20 horas e o público deverá apresentar-se com roupa informal sem ser demasiado descontraída.
As inscrições decorrem na Casa da Cultura da Sertã até dia 27 de julho e as filmagens com figuração realizam-se no dia 31 de julho (14h30m – 20 horas). Trata-se da gravação de vários episódios se uma mini-série que será posteriormente transmitida na RTP.

23 julho 2012

Incêndios atingiram concelhos de Oleiros e Sertã

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir no passado fim-de-semana não ajudaram os bombeiros no combate aos incêndios que fustigaram a região.
Na localidade de Passaria, concelho da Sertã, o incêndio deflagrou às 18:29 de domingo e contou com o combate de 123 bombeiros e 23 Viaturas. Na localidade de Cambas, concelho de Oleiros, o incêndio deflagrou por volta as 18:25 e contou com o combate de 303 bombeiros. Ambos is incêndios estão circunscritos.

20 julho 2012

Festas de Verão de Pedrógão Grande entre 20 e 24 de Julho

Começam hoje as festas de verão do concelho de Pedrógão Grande.
O cartaz deste ano vale pela presença daquela que continua a ser a revelação da música portuguesa, os Amor Electro.
No entanto continuamos sem entender que numa altura de grande contenção orçamental se continue a esbanjar dinheiro neste tipo de atividades. Parece que a autarquia de Pedrógão Grande tem algum excedente nos seus cofres e o gasta em festas que nada contribuem para a economia local, e não me venham com história de que as empresas da região lucram com este tipo de festas… Que empresas são essas, os cafés?! Será que a economia de Pedrógão Grande se assenta em cafés?! Parece-me que não. Não gastem dinheiro desnecessário, guardem para alturas de maior aperto e ajudem quem está a sofrer com o desemprego.   
Consulte toda a programação das festas em anexo.

16 julho 2012

A13 Avança a bom rimo

Como comprovam as imagens em anexo, as obras da nova auto-estrada A13 entre Tomar e Avelar continuam a avançar a bom ritmo, espera-se que os prazos sejam cumpridos e já em 2013 a empreitada esteja concluída.







12 julho 2012

Tertúlia do Pinhal com novo domínio - www.tertuliadopinhal.pt

Com o objetivo de se ser uma marca de maior referência e de se afirmar no segmento dos blogs noticiosos, o Tertúlia do Pinhal decidiu registar o seu nome através do dominio .pt, conferindo ao Tertúlia um estatuto de maior credibilidade . 
Assim a poderá começar a aceder ao Tertúlia através do endereço www.tertuliadopinhal.pt

11 julho 2012

Autarquia de Figueiró dos Vinhos - Troca de vereadores socias-democratas

A vereadora do Município de Figueiró dos Vinhos, Paula Alves, foi hoje empossada como Diretora Clínica do Instituto Português de Oncologia em Coimbra, o que a levou a renunciar ao mandato de vereadora que vinha exercendo. José Manuel Fidalgo, antigo diretor da Rádio Litoral do Centro é o senhor que segue na vereação.
O mandato de Paula Alves durou 6 meses, a edil agora demissionária tinha sido chamada para a vereação da autarquia figueiroense há cerca de seis meses aquando do falecimento de Álvaro Gonçalves.
O executivo figueiroense fica assim composto pelo presidente Rui Silva, pelos vereadores Amândio Mendes e José Manuel Fidalgo (os três sociais-democratas), e por Carlos Lopes e Jorge Abreu (os dois socialistas).

06 julho 2012

Corte do subsídio de Férias e Natal considerado inconstitucional

O Tribunal Constitucional considerou inconstitucional o corte do subsídio de férias e de Natal da função pública declarando o princípio da igualdade, fundamentando que “aceita que não haja direitos adquiridos, no sentido em que nos períodos de grande dificuldade os funcionários públicos e os pensionistas possam ter de fazer sacrifício adicional, mas entende que esses sacrifícios não podem ficar confinados aos funcionários públicos e pensionistas e, portanto, deveriam ser estendidos, numa medida equivalente, aos outros cidadãos”. Esta medida só terá efeito em 2013, uma vez que o dito tribunal considerou que se a medida fosse tomada já em 2012, tal poderia pôr em risco a meta do défice acordada no Memorando de Entendimento, pelo facto de a execução orçamental se encontrar “em curso avançado”.
Boas noticias?! Nem por isso, antes pelo contrário. A meta do deficit de 3.5% do PIB em 2013 continua a ter de ser atingida. Pode-se não atingir a meta através do corte do subsídio de férias e natal dos funcionários públicos, contudo terão de se encontrar alternativas. O corte do subsídio tanto para funcionários públicos como privados pode ser uma solução, mas não acredito que seja posta em prática, uma vez que esta medida só iria aumentar a carga fiscal dos portugueses, não cortando na despesa do estado (o real problema do país).
Do meu ponto de vista e baseando-me no recente estudo do Banco de Portugal onde é mencionado que para as mesmas qualificações os funcionários públicos ganham mais 15% que os privados, bem como usufruírem de emprego vitalício, ao contrário do setor privado que vive diariamente com o fantasma do desemprego, só há uma medida a tomar, baixem-se os salários do setor privado em 15%. Esta é a única solução de bom senso que se poderia tomar, o despedimento poderia ser outra medida, mas numa altura em que nos aproximamos perigosamente dos 20% de desempregados não seria de todo oportuno.
Contudo continuamos a aguardar as medidas reformistas e de corte que este governo disse que iria tomar, até ver só temos visto aumentos de impostos e cortes salariais.

Festival gastronomia na Sertã entre dia 6 e 8 de Julho

Começa hoje na Sertã o Festival de Gastronomia do Maranho e do Bucho. Dois pratos típicos daquela vila Beirã que começam a  ganhar importância a nível nacional.
De salientar o enorme esforço que a autarquia tem feito na promoção deste festival tentando divulgar este que é sem dúvida um dos seus maiores patrimónios culturais.
Uma aposta acertada no turismo.
Não se esqueça, visite a Serã entre os dias 6 e 8 de Julho de 2012.



04 julho 2012

Miguel Relvas concluiu licenciatura num ano

Diria que este é um ministro que já não nos surpreende pela sua negatividade, se não, vejamos, começou com o caso das secretas e as mentiras que prestou no parlamento, seguiu-se o caso da jornalista do público e termina com a mais recente polémica. Pois bem, se acha que o ex-primeiro ministro José Socrates comprou a sua licenciatura na Universidade Independente, o que dirá do SuperDotado Monistro José Relvas que alegadamente não compareceu uma única vez na universidade e num ano ficou com uma licenciatura?
O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas requereu a sua admissão à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) em Setembro de 2006. E concluiu uma licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2007, com 11 de classificação final. O curso tem um plano de estudos de 36 cadeiras semestrais, distribuídas por três anos. O presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (Apesp), João Redondo, diz que fazer uma licenciatura de três anos só num ano “não é de todo vulgar”.
António Valle, adjunto de Miguel Relvas, explicou ao jornal PÚBLICO que, quando pediu admissão à Lusófona, esta universidade privada analisou o “currículo profissional” de Relvas, bem como a frequência dos “cursos de Direito e História” anos antes – sendo que da frequência desses cursos resultara a conclusão de uma cadeira (Ciência Política e Direito Constitucional, com 10 valores, na Universidade Livre, instituição privada que deu origem à Universidade Lusíada). Valle não esclareceu quantos créditos foram atribuídos ao ministro pela Lusófona nem quantas cadeiras Miguel Relvas fez.
Quando pediu para ser admitido nesta instituição de ensino, o actual governante já tinha sido eleito deputado várias vezes e ocupado o cargo de Secretário de Estado da Administração Local do XV Governo Constitucional.
João Redondo, presidente da Apesp e vice-presidente da Fundação Minerva, que detém a Universidade Lusíada, considera que fazer uma licenciatura de três anos num ano “não é de todo vulgar”, no universo das instituições de ensino, tanto mais que Miguel Relvas só tinha uma cadeira do ensino superior concluída.
Segundo informação do gabinete do ministro, este inscreveu-se pela primeira vez no ensino superior em 1984, no curso de Direito da Universidade Livre, uma instituição privada.
Em 1985 concluiu, após frequência escrita e prova oral, a disciplina de Ciência Política e Direito Constitucional. Em Setembro desse ano pediu transferência para o curso de História, ainda na Livre. Matriculou-se em sete disciplinas, mas não fez nenhuma.
Em 1995/96 pediu reingresso na Lusíada para o curso de Relações Internacionais. Não frequentou nenhuma cadeira. Só dez anos depois requereu admissão à Lusófona.
Esta última universidade não forneceu o seu regulamento para reconhecimento de competências profissionais.
(Com Jornal Público)

01 julho 2012

TERTÚLIA DO PINHAL ESTÁ DE VOLTA

O TERTÚLIA DO PINHAL ESTÁ DE VOLTA.
A TODOS OS NOSSOS SEGUIDORES PEDIMOS DESCULPA POR ESTA AUSÊNCIA DE QUASE SEIS MESES.
ESTAMOS DE VOLTA E AINDA MAIS FORTES.

ATÉ BREVE