07 setembro 2012

Passos Coelho anuncia novas medidas de austeridade - Contribuições para segurança social subirá 61% em 2013

Numa comunicação feita hoje ao País, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou novas medidas de austeridade que farão parte do OE 2013, entre elas destaca-se o aumento de 61% das contribuições que os trabalhadores fazem para a Segurança Social e no corte de 61% das empresas para a TSU. Quem já esfrega as mãos de felicidade são as grandes empresas portuguesas, GALP, REN, PT, SONAE, BRISA, AMORIM, BANCA,..... Todos verão no ano que vem os seus lucros aumentarem. Este PAÍS está entregue a incompetentes cheios de imoralidade! 

Função Pública
Aumento da dedução da taxa de contribuição para Segurança Social de 11% para 18% (61% de aumento)
Fim do subsidio de férias
Pagamento do subsidio de Natal ao logo de 12 meses em vez de uma só parcela

Setor Privado
Aumento da dedução da taxa de contribuição para Segurança Social de 11% para 18% (61% de aumento)
Redução da TSU (paga pelas empresas) de 23% para 18%

Na prática o governo arranjou uma maneira engenhosa de continuar com o corte no subsidio de férias e natal ao funcionários públicos, isto porque mesmo pagando um dos subsídios ao longo dos 12 meses, esse subsidio será absorvido pelo tesouro dado o aumento de 61% da taxa da Segurança Social. O aumento de impostos implica que os funcionário do setor privado ficarão com menos um ordenado em 2013.
Esta foi a forma engenhosa que o governo delineou para escapar à declaração de inconstitucionalidade que o TC (Tribunal Constitucional) decretou à medida de corte dos subsídios de férias e natal do setor público.

2 comentários:

Aviso disse...

Redução da TSU (paga pelas empresas) de 23% para 18%
e não para 11%..

Convidado disse...

A constatação do obvio, é que ao tirarem aos empregados e a dar às empresas, acreditam que as empresas farão mais e melhor com esse dinheiro do que os empregados.
Sendo que sou um trabalhador por conta de outrem, ainda estou demasiado exaltado para entender esta medida.
Veremos a seu tempo.