31 outubro 2010

Maria Cavaco Silva visita CERCICAPER em Castanheira de Pêra

Maria Cavaco Silva deslocou-se à CERCICAPER (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados) de Castanheira de Pêra onde passou toda a manhã de Quinta-Feira passada (dia 28).
Durante a sua visita, a primeira-dama visitou o Centro de Actividades Ocupacionais e o Centro de Acolhimento Temporário Augusto Henriques, duas valências da instituição. Maria Cavaco Silva mostrou-se muito sensibilizada com a causa da instituição querendo conhecer em pormenor todas as suas actividades. A primeira-dama aproveitou a ocasião para interagir com os utentes da cooperativa, a visita culminou com um almoço-convívio no refeitório da instituição.
Ao Jornal de Leiria, Maria Cavaco Silva referiu que estando "numa zona do interior e muito despovoada, naturalmente arrasta consigo vários problemas", pelo que instituições como a Cercicaper "são muito necessárias".  Contudo, destacou o facto de, pela "atenção dada pelas técnicas e responsáveis, pela qualidade das instalações", verifica que "a situação é muito melhor do que aquela que é vivida por instituições congéneres dos grandes centros", onde "existem muitas dificuldades e muitos problemas". "Aqui não há nada disso, e isso é muito consolador", disse, destacando a importância que dá ao visitar instituições nos mais diversos pontos do País, "até para ver que há outro país para além de Lisboa, um país real".

A Instituição
A CERCICAPER está sedeada em Castanheira de Pêra e abrange os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, servindo 115 utentes.

30 outubro 2010

Horário de inverno

Na madruga de hoje para amanhã, sábado 30 para domingo 31, não se esqueça de atrasar o seu relógio uma hora, vamos entrar no horário de inverno.
Às 2 da manhã atrase o seu relógio uma hora.

28 outubro 2010

PIDDAC volta a penalizar região.

Já vem sendo uma notícia quase que metódica com o passar dos anos, ou não fosse a nossa região constantemente olvidada pelo Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, vulgo PIDDAC.
É certo que este ano estamos em plena crise económica e com o país à beira da bancarrota pede-se um a todos uma maior contenção orçamental, contudo esta contenção tem vindo constantemente a ser exigida à nossa região. Nos últimos 2 anos o interesse que o governo central tem demonstrado pela nossa região é quase que nulo, os projectos e obras inscritos em PIDDAC têm sido ocasionais, havendo mesmo concelhos que não viram qualquer verba inscrita (como Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande), alem destes concelhos Ansião e Figueiró dos Vinhos também ficarão este ano de fora do PIDDAC, “melhor sorte” terá Alvaiázere que verá inscritos 25 mil euros (uma fortuna).
Esta é uma situação desvalorizada pelos presidentes de câmara afectados, por entenderem que este é um documento “meramente indicativo” e que as obras de maior volume são executadas através do Quadro e Referência Estratégico Nacional (QREN).

27 outubro 2010

Quem Somos?

Os administradores do Tertúlia do Pinhal esclarecem nos pontos seguintes quem são e o que pretendem fazer com este blog.

1- Somos um grupo de cidadãos portugueses residentes na zona do pinhal e não temos qualquer ligação a cargos políticos, associativos ou de qualquer outro cariz institucional, somos livres e independentes;
2- Pretendemos discutir os temas que afectam os habitantes da Zona do Pinhal, queremos ser construtivos e dar aos nossos utilizadores a liberdade de expressão que por vezes não têm;
3- Cada colaborador/comentador do nosso blog é livre de dizer aquilo que quer nos seus artigos, desde que siga as regras de boa conduta do blog;
4- Não divulgamos os nossos nomes porque não achamos tal medida pertinente, dado o cariz informativo e imparcial do blog. Também achamos que a quebra do anonimato poderia influenciar negativamente a liberdade de expressão que pretendemos fomentar;
5- Quando solicitamos aos nossos utilizadores que se registem no nosso blog fazemo-lo para que não hajam outros utilizadores a fazerem passar-se por eles, assim se cada utilizador possuir uma conta registada não haverá confusões de identidades (quer sejam ficticias ou reais);
6- Para os utilizadores que metem constantemente em causa a independência do blog, convidamo-los a escrever um artigo e a envia-lo para tertuliadopinhal@gmail.com. Se forem cumpridas todas as regras de boa conduta deste blog (consulte aqui: http://tertuliadopinhal.blogspot.com/2010/11/regras-de-boa-conduta-do-tertulia-do.html) teremos todo o gosto em colocar esse artigo no TERTÚLIA do PINHAL;
7- Se alguma vez visualizar um comentário que seja ofensivo ou vá contra as nossas regras de boa conduta, envie-nos de imediato um mail para tertuliadopinhal@gmail.com para que possamos proceder de acordo com as nossas regras.

Ajudem-nos a elevar o debate deste blog, participem nos temas de forma construtiva, ajudem-nos a fazer da nossa região e a mostrar que temos atitude e poder critico. Vamos ajudar os nossos concelhos a ser maiores.

Castanheira de Pêra é o concelho do país que mais tempo demora a pagar a fornecedores

Foi divulgada uma lista que demonstra a capacidade financeira das autarquias para pagarem aos seus fornecedores, esta lista foi publicada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
Desde o dia 1 de Setembro que o prazo máximo legal para as autarquias pagarem aos seus fornecedores é de 90 dias, antes dessa data o prazo era de 60 dias.
Actualmente existem 161 municípios portugueses que não estão a cumprir a lei, esta lista de devedores mau pagadores está inequivocamente liderada pela Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, este é o município do país que mais tempo demora a pagar aos seus fornecedores, em média quase 3 anos (901 dias).
Este estudo volta a demonstrar a grave crise financeira que afecta o concelho de Castanheira de Pêra.
Esta demora no pagamento a fornecedores é prejudicial tanto para a autarquia, que acaba por perder crédito e credibilidade por parte dos fornecedores, como para os fornecedores, que prestaram um serviço que lhes acarretou custos e nunca mais são ressarcidos do dinheiro que lhes é devido, o que num momento de crise como aquele que passamos pode agravar o estado por vezes já bastante deficitário de algumas empresas da região, com efeitos nefastos para todos nós, DESEMPREGO!

26 outubro 2010

Carlos Lopes nega acusação de corrupção.

O ex-deputado socialista Carlos Lopes negou hoje ter sido acusado pelo Ministério Público de corrupção no âmbito de investigações sobre alegadas irregularidades em financiamentos partidários a partir da autarquia de Figueiró dos Vinhos.

Em declarações à agência Lusa, também Magalhães e Silva, o advogado do ex-dirigente socialista na concelhia de Figueiró dos Vinhos, confirmou não ter recebido até hoje qualquer notificação do Ministério Público quanto a uma eventual acusação ao seu constituinte.
Segundo o "Diário de Notícias" de hoje, Carlos Lopes, ex-deputado do PS e atual chefe de gabinete do governador civil de Leiria, está acusado de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva.
Ainda de acordo com o jornal, Carlos Lopes terá invocado a qualidade de deputado, nas eleições autárquicas de 2005, de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.
“Não houve qualquer vantagem em benefício próprio em troca de qualquer contrapartida. São actos que afasto e até repudio. O que vem na notícia mostra mesmo isso, que não existe nenhuma prova contra mim”, afirmou hoje à Lusa Carlos Lopes.
O ex-deputado explicou ainda que “quando foi ouvido na Polícia Judiciária”, a 3 de Novembro de 2009, foi-lhe transmitido que “não havia qualquer suspeição” sobre o facto de ter tirado “qualquer vantagem em benefício próprio”.
Carlos Lopes clarificou que, durante o tempo a que remontam os factos, “não poderia interferir nem influenciar, porque não estava ao serviço da Câmara de Figueiró dos Vinhos”.
Como divulgou a Lusa em Junho de 2006, inspectores da Polícia Judiciária (PJ) realizaram então buscas na casa de Carlos Lopes (antigo Chefe de Divisão Financeira e Administrativa da autarquia), em Figueiró dos Vinhos, assim como na Câmara Municipal, nas casas de um economista da câmara e de um empreiteiro da região.
As autoridades investigavam irregularidades envolvendo o financiamento do PS durante o mandato anterior, liderado pelo socialista Fernando Manata, que perdeu as eleições autárquicas para o PSD em Outubro de 2005.
O socialista considerou também hoje que o facto de a notícia ter saído na comunicação social antes da notificação pelo Ministério Público prova que “está a ser alvo de um ataque político”, “cirurgicamente preparado”, e afirma-se “sereno” e “confiante na Justiça”.
O chefe de gabinete salientou ainda que não vai pôr o lugar à disposição, até porque isso seria “dar razão a todos aqueles que têm proferido acusações ao longo destes anos”.
O governador civil, José Paiva de Carvalho, mantém “total” confiança no seu chefe de gabinete.
“Tenho a convicção de que não beneficiou nem de um cêntimo. É esquisito que tivesse aliciado alguém em troca de favores quando até perdeu a câmara”, adiantou hoje à Lusa.
Para evitar estas suspeições, Paiva de Carvalho defendeu uma “legislação que clarifique as acções em que são dados e recebidos dinheiros aos partidos”.
(Por: Jornal Público)

Ministério Público acusa Carlos Lopes, vereador do PS de Figueiró dos Vinhos, de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva.

Segundo o Jornal Diário de Notícias de hoje, o vereador pelo partido socialista na Câmara Múnicipal de Figueiró dos Vinhpos, Carlos Lopes, também ex-deputado do PS pelo círculo de Leiria, foi acusado pelo Ministério Público de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva. Em causa está uma investigação à campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2005 no concelho de Figueiró dos Vinhos. O antigo deputado é acusado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de ter invocado aquela qualidade de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.
Na investigação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária (UNCC) foi apreendida a Carlos Lopes uma lista, escrita em papel timbrado da Assembleia da República, que discriminava os "doadores" e os "não doadores" para a campanha. Isto num esquema, segundo o Ministério Público, de pagamentos "por fora".
De acordo com informações recolhidas pelo DN, o Ministério Público acusa Carlos Lopes - que era dirigente local do PS - de se ter aproveitado do facto de ser deputado para, nos contactos com os construtores civis a quem pediria dinheiro, aludir futuras obras públicas e concursos que iriam ser abertos, como forma de aliciar os empreiteiros.
A investigação apurou ainda que, no final da campanha, os arguidos aperceberam-se de que as contas não batiam certo.
O PS perdeu a autarquia e nos últimos dias de mandato do socialista Fernando Manata, os arguidos terão levado a cabo um esquema que levou a que fosse a autarquia a pagar algumas despesas partidárias. Terá sido assim com despesas de tipografia e com a contratação de um grupo musical. Esta despesa, segundo a acusação, entrou nas contas da Câmara de Figueiró dos Vinho na rubrica "Festas do Concelho".
Contactado pelo DN, o ex-deputado Carlos Lopes, actualmente chefe de gabinete do governador civil de Leira, rejeitou "por inteiro" a acusação do Ministério Público. "Em 2005, não tinha qualquer responsabilidade que me permitisse prometer obras em troca de favores", justificou ainda o Carlos Lopes, manifestando-se "completamente tranquilo e sereno" com a situação. "Quando fui ouvido na Polícia Judiciária, garantiram-me que não havia nenhuma suspeita de que eu tivesse obtido qualquer vantagem pessoal e isso convém sublinhar", declarou, ontem, ao DN o ex-deputado.

(por: Diario de Noticias)

25 outubro 2010

Tertúlia do pinhal com novo design e novas funcionalidades

É com bastante prazer que damos a conhecer aos nossos leitores o novo Tertúlia do Pinhal. 
Deve ter ficado um pouco confuso quando abriu a nossa página, certamente terá pensado que se enganou no link, mas não, este é o novo Tertúlia do Pinhal, com um design mais moderno e apelativo, muitas novas funcionalidades e um novo logo.
O novo logo do Tertúlia do Pinhal é totalmente verde (cor que representa as majestosas paisagens da nossa região), a sua concepção foi conseguida através da fusão de um pinheiro (árvore que caracteriza a nossa região) com um balão de conversação (que representa o espaço de dialogo e de tertúlia que nós desejamos fomentar). Esperamos que seja do seu agrado.
Relativamente ao design do blog, optamos por cores simples e sóbrias e por um estrutura de fácil compreensão onde o utilizador pudesse encontrar tudo o que procura de forma fácil e intuitiva.
Quanto às novas funcionalidades, gostaríamos de salientar: o novo “Espaço Emprego” destinado à oferta de emprego para a nossa região, esperamos que seja um sucesso; Também adicionámos a secção foto da semana, onde os utilizadores do Tertúlia do Pinhal Poderão interagir com o blog através do envio de fotografias da região para o nosso mail; Também criámos a nossa página no facebook, assim, a partir de agora, também poderá consultar todas as novidades e artigos do nosso blog no facebook. Com a criação da página do facebook autopropusemo-nos a um objectivo ambicioso, queremos ser a página da região com mais fãs no facebook, por isso contribua e torne-se nosso fã clicando no link existente na barra lateral esquerda. Ajude-nos a ser grandes.
Esperamos que todas estas alterações tenham sido do seu agrado, desde a sua criação em 2006 o Tertúlia do Pinhal nunca foi alvo de uma transformação tão grande. Isto demonstra que estamos fortes e para ficar por muitos e bons anos.
Como nosso leitor, este blog é feito para si, por isso é fundamental que nos dê a sua opinião. Comente sobre o novo design e as novas funcionalidades que implementámos, se tiver sugestões, é importante para nós que as faça.

Até sempre.
A equipa do Tertúlia do Pinhal

10 outubro 2010

Concelhos da região terão descontos nas SCUT A25 e A23 – Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião contemplados

Os residentes dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião serão abrangidos pelo programa de descontos e isenções que o governo pretende implementar nas até agora denominadas SCUT (Auto-estradas sem custos para o utilizador) A23 (Torres-Novas - Guarda) e A25 (Aveiro – Guarda).
A cobrança destas vias deverá começar a ser feita a partir do próximo dia 15 de Abril de 2011, e a “promoção” oferecida pelo governo deverá manter-se até 1 de Julho de 2012, depois dessa data só as regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80% da média nacional manterão os descontos.
Todos os utentes dos concelhos mencionados serão isentos de qualquer pagamento nas dez primeiras utilizações de cada uma das SCUT, nas restantes deslocações haverá um desconto de 15 %. Para ter acesso a este regime basta que a declaração do documento único automóvel prove que o utilizador está numa zona de influência da SCUT. Depois, é preciso comprar um equipamento identificador para o automóvel, à venda nas lojas Via Verde ou nos CTT. O preço ronda os 27 euros.
Apesar de alguns destes concelhos distarem mais de 20km (distância máxima a que um concelho deve estar de uma SCUT para ser abrangido pelos descontos) das Auto-Estradas A23 e A25, estes também fazem parte da unidade territorial da Comunidade Intermunicipal do pinhal Interior Norte (NUT III - CIMPIN), e basta que só um dos concelhos desta comunidade cumpra as regras definidas pelo governo para auferir dos descontos, para que todos os concelhos possam também beneficiar dessa benesse.
Fazem parte da CIMPIN os municípios de Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua, Arganil, Góis, Lousã, Poiares, Miranda do Corvo e Penela

08 outubro 2010

Mãe e filha morrem no IC8

Mãe e filha, de 78 e 53 anos, morreram no dia 6 de Outubro num violento acidente, no IC8, próximo de Figueiró dos Vinhos.
Tudo aconteceu quando a filha perdeu o controlo do Seat Ibiza à saída de uma curva, invadiu a faixa contrária e foi embater lateralmente na frente de um camião de transporte de animais vivos. O carro em que seguiam ficou partido a meio.
A condutora do veículo teve morte imediata, a idosa ainda apresentava sinais vitais aquando da chegada dos bombeiros e foi assistida por uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital dos Covões. A circulação rodoviária no IC8 foi interrompida, para facilitar a evacuação por helicóptero da septuagenária, mas os esforços dos médicos revelaram--se infrutíferos: o segundo óbito foi confirmado no local. Naturais de Penha Garcia, Idanha-a-Nova, as duas vítimas residiam há alguns anos em Castelo Branco e dirigiam-se para um funeral, na zona da Figueira da Foz, quando se deu a colisão.


(com: Correio da Manhã)