28 junho 2006

Tourada em Pedrógão Grande durante as festas de verão

Tento não abordar dois temas semelhantes em artigos consecutivos, no entanto o interesse deste tema justificará a excepção que é dada a esta regra.
Este ano, durante as festas de verão/concelho (24 julho), haverá tourada em Pedrógão Grande. Talvez tenha sido pouco explícito e vos tenha induzido o sentido grosseiro/acessório da frase, reconstruo-a então de outra forma, este ano haverá uma corrida de touros durante as festas do concelho de Pedrógão Grande. Num concelho/terra/região/província/… sem qualquer tradição tauromáquica, irá realizar-se, com o recurso de dinheiros do hierárquico público pagos por todos nós, esta triste e condenável forma de espectáculo.
Que os outros a preservem, justificando as suas tradições, ainda que questionável, poderá ser aceitável, agora que a criem só por prazer, é completamente condenável.
Segundo sei, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande é uma pessoa formada, jovem, e com ideais modernos, pelo que não acredito que esta ideia tenha sido sua, mas como Presidente da Câmara não terá tido a retórica suficiente para contrariar o iluminado samaritano que lhe sugeriu tamanho devaneio, ou então também é admirador deste tipo de espectáculo, e como gostos cada um tem os seus, não há nada a fazer.
Se é contra a realização desta tourada em Pedrógão Grande, assine a petição que anda a circular na internet, basta seguir este link: http://peticao-pedrogao.blog.vu
Passe-o aos seus amigos.

Tomo uma decisão tão forte e convicta neste tema porque há valores que nos são dados que não podemos esquecer, devemos enobrece-los com atitudes dignas de os respeitar.

54 comentários:

Anónimo disse...

Queria agradecer e dar os parabéns a toda a equipa do Tertulia do Pinhal por este artigo...
Penso que, enquanto Pedroguenses, temos o direito e toda a legitimidade de nos revoltarmos por este facto...
Isto só demonstra a clara falta de bom senso e de competencias a todos os níveis dos "senhores" (???) da Camara de Pedrogao Grande!Onde é que andam as verdadeiras "cabeças" do concelho?
Gostaria que alguém referisse o nome do tal "iluminado" que teve esta brilhante ideia...
Abraço a todos os que, por diversos motivos, se sentem revoltados por esta brincadeira de mt mau gosto...

Anónimo disse...

Neste tema concordo em absoluto com o erudito.

Anónimo disse...

Isto é mais uma vergonha. Sinceramente que falta é qu esta tristeza faz a pedrogao, a figueiro ou castanheira de pera. um especatulo deprimente, ridiculo e sem qualquer valor cultural ou outro. È uma vergonha para voces !!!

Anónimo disse...

Bem de touradas andamos todos fartos. Todos os dias assistimos a inúmeras faenas por este Pedrógão inteiro. O Presidente é jovem se calhar na idade, de resto é um marcelista convicto e o resto é retórica. O iluminado é aquele que foi toureado em tempos... será? O dinheiro devia ser aplicado em aspectos de maior interesse para o concelho. Criticam mas depois o voto é sempre no PSD. Porque será? Gostam de touradas.

Anónimo disse...

Mais touradas em Pedrógão??? Para Quê??? Não chegam as que acontecem cá todos os dias... livra...

Anónimo disse...

Acho lastimável que pessoas que se digam assim tão modernas resolvam, de forma gratuita, chamar nomes a pessoas que apenas gostam da festa brava. Tenham dó, não é dos toiros que vocês têm pena, do que vocês gostam é de criticar por criticar.

Anónimo disse...

Há quem gosta de ver ateletas de alta competição ao pontapé, rasteiras, cabeçadas e empurrões, eu adoro ver um toureiro a desafiar um animal bravo de raça a essência da festa brava. Vivam os toiros, essa raça sublime e magnífica. Visitem uma ganadaria conheçam e depois falem. Boa radical

Anónimo disse...

oh sr. observador

não vá.
mas não faça referendo
ilegal.
Aguarde pela "actuação"
e CONSTATE.
Se o povo não for, a organização
perde e não continua.
Aí, terá gozo. Seu e só , mais os sete.

Isto é iniciativa, democracia.

Finalmente.

preocupe-se mais com o
PINHAL.A industria.A desertificação.A imobilidade da região.

E..., não coma carne, nem aves,e coitados dos
tomates e couves e batatas,....
Também são vilipendiadas
com as facas e os garfos,
e as temperaturas da cozedura.
ENFIM, um mundo destruidor.

cumps

Anónimo disse...

Fico muito triste e desapontado se o MEU concelho levar por diante esta actividade. Por favor deixem-se disso, possibilitem ao povo outro tipo de diversão (claro que, na minha opinião, a tourada não pode ser considerada diversão é sim uma barbárie mais própria da Idade Média), tourada??!!... tenham dó.

Anónimo disse...

Penso que ninguém deverá criticar ninguém pelas suas opções ou atitudes, desde que estas sejam socialmente aceites pela nossa sociedade. Pedrógão grande e a região do pinhal não têm tradição deste tipo de eventos, claro que há pessoas que gostam, mas estará a maioria da população a concordar com esta ideia? Não seria este dinheiro mais bem gasto em comida para quem precisa, em vez de andarem a pagar a um touro e a um toureiro para divertir as pessoas. Quem gosta deste tipo de festas pode ir aos locais de tradição e realização das mesmas, é perto e não custa caro. Acho que quem teve esta ideia devia perder mais tempo em pensar como melhorar a vida dos seus municipes e não de como lhes dar espectaculosdeste tipo.

Anónimo disse...

Lamentavelmente temos um presidente de câmara do seculo passado, só assim se justificam ideias destas, ou será que o sonho dele era ser toureiro!

Anónimo disse...

Para o anonimo do dia 28 Junho, 2006 21:43
Os atletas praticam desporto porque querem, ninguem os obriga.
Os touros, esses não têm escolha.
É só uma minúscula diferença...

Anónimo disse...

Ao ler as palermices de alguns anononymous dava-me vontade de ser mal educado, mas terei sempre contenção. O inteligente que compara as touradas à alimentação de carne de aves ou outras não deve estar bom da cabeça. Matar animais é normal, exibir essa morte e prolongar o sofrimento é desumano. Comparar a tourada a "caneladas" é de uma falta de inteligencia gritante, sem ofensa. Acontece que os chamados valores culturais deste tipo de touradas em pedrogão são muito reduzidos e de tradiçoes deste genero, estamos fartos.

Anónimo disse...

É uma vergonha
Isto realmente só em Pedrógão Grande....
Por estas ideias e outras parecidas é que aquilo vai longe... Ou não...

Anónimo disse...

Ao tipo que teve a feliz ideia de se realizar a tourada, devia ser colocado um par de cornos e ir ele para o meio da arena! E à malta da camara que foi com isto em frente devia era levar umas cornadas!
É realmente uma arena porque este tipo de espectáculo é uma estupidez!!!
Ainda falam mal do triatlo isto é que é de debradar aos ceus!! Se o parque de campismo e a barragem focem bem aproveitados, isso é que era dinheiro bem gasto para depois o concelho não andar as moscas!
So espero que o toreiro leve uma boa cornada!
PAROLOS!

Anónimo disse...

E caso para dizer cambada de malucos!!!!!!!
Deus queira que seja o maior fiasco esta tourada, votem na petição!
So por isto nem val a pena ir votar, ou pelo menos voto em branco!

Anónimo disse...

é mete-lo na devesa e mandar-lhe uns pares de bandarinhas para ver se gosta o tal organizador

Anónimo disse...

já chegou a ordinarice.
dos democratas.
do outro partido.

não sei quem é o presidente, nem sequer o organizador, mas acho que ÚTIL, seria promover um curso acelerado de português.

estou aviado para mais três meses.

Anónimo disse...

acho bem que se diversifiquem as actividades culturais no nosso concelho seja com touradas seja com largada de toiros (esta era capaz de dar mais pica).Se os autóctones não vão, então que venham os de fora, ao menos para saírem do IC8 e abrirem a boca de espanto com a bonita Devesa.Pode ser que assim venham mais vezes e façam andar esse concelho mais prá frente.

Anónimo disse...

ddd

Anónimo disse...

como é facil criticar, já na idade media quando se dizia que o mundo era redondo, ou que a terra e que girava em torno do sol as pessoas eram acusadas de bruxaria, mas com o tempo provou-se que essas mesmas pessoas que eram criticadas e acusadas de bruxariam eram as que tinham razão. Por isso deixem primeiro as coisas acontecerem para ver se na realidade existirão motivos para uma critica construtiva, não critiquem por criticar mas sim para melhorar.

Anónimo disse...

É só filósofos da tanga...

Anónimo disse...

como estes comentarios são um reflexo da mentalidade do povo português e sempre a deitar a baixo, mas não se ve uma atitude no sentido de fazer algo que va no sentido da critica que fazem

Anónimo disse...

Podemos começar pelos politicos.
Falam, falam, falam.... mas fazem muito pouco e o pouco que fazem é para queimar o nosso dinheirinho.

Anónimo disse...

E que tal, em vez de Pedrógão Grande, Pedrógão dos Toiros, soa bem! Acho que o presidente das escambra deve concordar.

Anónimo disse...

bem,Pedrógão Grande tem empregos para toda a gente certo?!e que cada vez mais os jovens dessa localidade saiem para trabalhar para bem longe...se em vez de organizarem touradas criassem empregos com o dinheiro que estao a gastar em eventos desse tipo....É triste!!

Anónimo disse...

Acho incríveis algumas das comparações que são feitas neste blog, tudo para justificarem esta vergonhosa forma de espectáculo, Não arranjem desculpas para o que não é desculpável. O dinheiro na tourada é mal gasto, muito mal gasto. Eu sou contra porque não gosto de ver animais sofrer só para luxo dos outros, e porque não aceito que o meu dinheiro de contribuinte seja gasto neste tipo de espectáculos, tanto touradas, como o pagamento de xurudas quantias a artistas pimbas que vêm cantar a nossa terra só para arranjar mais uns voto ao povo descontente.

Anónimo disse...

mas acham que 30.000 euros para uma tourada é caro!!Vão para lá voces e já vêm o que custa!

Anónimo disse...

Mais uma vez, um tema interessante e que estava a ser alvo de discussão sadia, descambou para ordinarices e futilidades. Acho que isto é um bom reflexo do que somos. Por mim, simplesmente, deixarei de participar. Fica a merecida vitória para esta gente cheia de brio. São estes que fazem falta a este blog ...

Anónimo disse...

Sugiro q a equipa do Tertulia altere o site da petição, isto é, arranje maneira de traduzir o guia para português, de modo a que pessoas q n consigam entender o inglês, poderem, também, participar neste requerimento.
Conheci, de facto, pessoas que gostavam de assinar a petição, mas n conseguiram o acto em si, devido, precisamente, ao facto de esta estar em inglês.
Apenas uma sugestão.
Abraço.

Anónimo disse...

Não sei qual o problema de alguns Pedroguenses com as touradas, não sei se as pessoas que gostam de touradas não estão à altura ou sabem manisfestar os seu sentimentos como meia duzia de putos que conhecem e sabem escrever num Blog os maiores disparates que lhes vai na cabeça com duas ou três imperiais, não sei o que iriâo Dizer se fossem anuciados artistas tais como AGATA TOY, QUIM BARREIROS entre outros, ou então uns CHUTOS Ou outra coisa que o Valha, estes artistas não levam o pequeno Caixe?????? LM

Anónimo disse...

O que a gente quer é touradas. Viva a festa brava! Vivam as garraiadas, Viva!

Anónimo disse...

Gostaria em primeiro lugar de saudar o alerta construtiva pela forma como expos a sua opinião, com a ual eu disordo inteiramente, mas que serve de exemplo a quem vem só para aqui insultar os outros. Estas discussões sadias é que me parecem importantes, o resto é uma tristeza que só deixa mal que é aí de pedrogão. Sinceramente, o que mais me revolta na tourada é o sofrimento infligido e a exposição publica desse sofrimeto. Ok que viver em 4m2 (ou como as galinhas nos aviários, as aves nas gaiolas,os os suinos nas casotas é condenável mas tudo isso visa a alimetação humana e não a aexposição gratuita de sangue, dor e sofrimento. Depois a questão da cultura é muito realtiva, porque existiam em Roma as arenas onde homens eram "comidos" vivos e os tempos são outros. Além disso, a situação das raças serem criadas para este fim é verdade, mas não é razão. Tal como as lutas de galos ou de cães (com a postas a dinheiro) são uma vergonha crecente nos dias de hoje, com a cumplicidade de todos. respeitosamente o cumprimento, mas discordo das razoes para haver tourdas! Passavamos bem sim isto.

Anónimo disse...

Ó alerta construtiva, acho que devias trazer também as arenas romanas e seres enfiado lá dentro, acho que ias gostar.

O Observador disse...

Amigo alertaconstrutiva, de vez enquanto entramos em desacordo, mas é bom discutir ideias.
A evolução humana leva-nos a ser cada vez mais conscientes e humanos. Já lá vai o tempo em que os vikings eram tratados por heróis, ou os romanos, que se divertiam, e segundo se consta muito, ao verem os gladiadores, muitos à força, travando batalhas sangrentas e mortais no Coliseu. Hoje em dia quando ouvimos ou lemos sobre estas histórias e façanhas pensamos na barbárie que era feita por estes homens sem escrúpulos. Calma, não tire desta frase uma ilação errada, deixe-me explicar, não comparo esta gente com os nossos toureiros, longe de mim essa comparação, quero sim mostrar-lhe que o ser humano evolui, evolui para a pacificação, o bem-estar, o fim de manifestações de violência, etc...
Faz a comparação entre os animais usados para consumo doméstico e os animais usados para diversão. Bem sei que os animais para consumo não têm na maioria das vezes o devido valor e o devido respeito que merecem, aí a culpa não é minha, condeno vivamente todo o tipo de mal tratos, deve mostrar o seu desagrado perante os nossos políticos que não legislam sobre o assunto, e dos proprietários que deveriam ter respeito pelos animais que lhes dão sustento, se fizer uma petição serei o segundo a assina-la. Deve também ter em conta que estes animais são para consumo humano, e como certamente deve saber, apesar da moda do vegetarianismo estar à baila, não é possível fornecer proteínas a tantas pessoas no mundo sem se recorrer ao consumo animal, por mais egoísta e trágico que possa ser, é a sobrevivência da espécie humana que está em jogo.
Tem razão quando diz que os toureiros prezam e têm respeito pelo animal, mas é macabra a forma como os tratam no dia do espectáculo. Não haverá uma maneira mais civilizada de tourear um animal sem o ter de magoar, estou convicto que há, mas lá está, o sofrimento faz parte do espectáculo, e é isso que eu repudio. Não condeno quem goste, mas eu não gosto.
Quanto ao facto da tourada ser em Pedrógão Grande, sou ainda mais contestatário, é um concelho pobre e sem recursos (como frisei no artigo), teremos nós dinheiro para andar a esbanjar em touradas, cantores pimba de topo e fogos de artifício extravagantes? Há algum retroactivo deste investimento todo? Porque não pagar para ver? Não seria mais justo, mais correcto e consciente? Talvez não trouxesse tantos votos.
Coimbra, Leiria, Condeixa, …. alguma destas cidades gastará tanto dinheiro per capita em “cultura” como gastam as nossas câmaras?
Ainda bem que está de volta, já não dava notícias à algum tempo.
P.S.: Só li agora o comentário do Artur, verifico que temos ideias muito semelhantes sobre este assunto, interessante, mesmo assim como já escrevi este comentário deixo-o à mesma “postado”.

Anónimo disse...

Equipa do Tertulia: n consigo entender o porquê dos vossos comentarios.
Como são colegas e têm em comum o facto de serem administradores deste blogue, n vejo qual é o interesse em quase se manterem em "contacto" através dos comentarios.
Por certo que um saberá a opinião do outro,relativamente a todos os artigos expostos.Agora, se se pretendem "gabar" de uma boa escrita,ideológica até, ou pensamento semelhante,ninguem vos pode impedir, mas fica a deixa...
Depois há a possibilidade dos vossos comentarios poderem ñ ser realmente a vossa opinião sobre determinado assunto e,por outro lado,ñ esquecer que alguns destes comentários serão expostos no Noticias do Pinhal, com o qual voces têm uma parceria (a minha opinião relativamente a esse assunto é outra, mas) e não é nada agradavel do ponto de vista ético ou até, em certos pontos, moral, aparecer os vossos comentarios,no dito jornal.
Deixem as opiniões para os anonimos, para o artur, limpysweet entre outros.

O Observador disse...

Caro (o) erudito, não acha interessante que cada um exponha a sua ideia ou opinião para que todos a possam ler e concordar ou discordar com ela? Ou que eu como escritor deste artigo não defenda a minha opinião sempre que a mesma é questionada?
Interactividade entre todos os intervenientes, é assim que devemos e queremos funcionar.
Não compreendo o seu desabafo, mas tomo em consideração.

O Observador disse...

Caro (o) erudito, não acha interessante que cada um exponha a sua ideia ou opinião para que todos a possam ler e concordar ou discordar com ela? Ou que eu como escritor deste artigo não defenda a minha opinião sempre que a mesma é questionada?
Interactividade entre todos os intervenientes, é assim que devemos e queremos funcionar.
Não compreendo o seu desabafo, mas tomo em consideração.

Anónimo disse...

Cheira-me que anda para aqui o teorico do pensar...

Anónimo disse...

esse tipo devia era ficar a escrever para ele proprio no bloguezeco dele.

O Observador disse...

A petição para a não realização da Tourada em Pedrógão Grande estava a ser um sucesso. Apesar disso chegavam-nos alguns mails de cidadãos que pretendiam assinar a petição e não a assinavam porque não entendiam inglês, e o site onde estava alojada a petição estava todo escrito em inglês. Apesar de não conseguirmos alojar a petição num site com língua portuguesa, criámos uma petição numa página mais intuitiva e com um endereço de memorização mais fácil.
Infelizmente não nos foi possível recuperar as antigas assinaturas, isto porque o site que nos fornecia a anterior petição não nos permitia efectuar essa operação.
Pedimos então que volte a assinar a petição, se estiver de acordo com ela, e que a divulgue pelos seus amigos
ASSINE AQUI: http://peticao-pedrogao.blog.vu
Encontrará lá todos os passos que deve seguir para ser bem sucedido na assinatura da petição.

Anónimo disse...

Digam-me lá se chamar passarito ao toureiro é ofensivo?!?!!?!?!
Havia necessidade de me apagarem o Post?

Anónimo disse...

Começo a concordar que deve andar aqui mão do censor mor de pedrogao. Já não bastava ter o blogue dele ás moscas, tambem deve estar a ver se consegue enterrar este.Ponham essa triste figura a andar, só faz asneiras.

Anónimo disse...

Parece que o outro ta agora com serios problemas.Ui!Ui!lol

Anónimo disse...

8 Regras de Boa Conduta do Blog

1º- Não faça provocações físicas

2º- Não levante calúnias insinuosas

3º- Não use linguagem obscena, menos própria ou ofensiva

Anónimo disse...

Ponham-se mas é a tourear uns aos outros que é aquilo que sempre fizeram.

Anónimo disse...

Falam em Tachos, mas só falam porque não estão lá, senão estavam calados.....

Anónimo disse...

Á tourada só vai quem quer..... parem de criticar, se lá estivessem no poder não diziam nada e concordavam, voces é que viram o tacho a voar e por isso só criticam.....

Anónimo disse...

O touro vai lá estar, mas será que quer???

Anónimo disse...

so vao s kiserem..deixem a tourada em paz...k kriticadores,,,critikem a voces primeiros..

Anónimo disse...

O autor do ultimo post demonstra a total falta de argumentação a favor da tourada.

Anónimo disse...

Esta tourada é o melhor circo que vai passar nestes últimos anos em Pedrógão Grande (pequeno noutras coisas), dada a quantidade de palhaços que vão estar presentes! POIIIII! Tenho dito!

Anónimo disse...

Quando o toureiro levar uma cornada no cu, até vai assobiar!!

Anónimo disse...

Os gajos que vão à tourada deveriam ter um corno no lugar em que se sentam, para lhes enfiar pelo c.... acima.