01 julho 2006

PORTUGAL na meia-final, 40 anos depois ...

A selecção portuguesa está de parabéns, conseguiu um feito histórico, qualificou-se para as meias-finais do campeonato do mundo de futebol.
Depois de um jogo algo “morto” e equilibrado conseguimos destacar-nos e garantir a passagem às meias-finais, a supremacia do guarda-redes Ricardo foi evidente, não só neste jogo mas durante todo o campeonato (2 golos sofridos).

França defrontará Portugal quarta-feira às 20h.

Espero e desejo escrever um artigo depois da final de amanhã a oito, onde comentarei a vitória de Portugal frente a Itália ou a Alemanha.

PARABÉNS


Actualização:

3-1, uma derrota amarga para a selecção das quinas frente a Alemanha, mas o quarto lugar é uma boa posição para uma selecção modesta como a nossa.

Itália sagra-se campeã do mundo de futebol ao vencer a selecção Francesa. Acho que todos nós vimos esta vitória como uma pequena “vingança pessoal”.
Parabéns aos vencedores e aos vencidos, valeu a festa e alegria do mundial.

17 comentários:

(O) Erudito disse...

A caminho de Berlin! PARABENS, povo Português!

Anónimo disse...

Agora que venha a frança

Anónimo disse...

sendo assim estamos por tudo já que o Brasil que se foi estamos prontos para encomendar a FRANÇA temos contas a ajustar desde do Europeu de dois mil.
LC

teso disse...

Bem gostava de comemorar a apitar em comitiva.Infelizmente os impostos são tantos e a gasolina tá tom cara que nom pude rebentar com a buzina.Nem deu para beber muitos martelos.Às tantas bámos ser cãopeões em tempos de bacas magras, carago.OCHALÀ.

artur disse...

Sem vinganças, foi castita ganhar por penaltys aos ingleses que treinaram tanto e se ofenderam por nós nao os treinaramos. Bem, desde o euro 2004 aprenderam a acertar na baliza, melhorararam muito ...

humilde disse...

meninos, tento nessa cabeça, sejam humildes, pés no chão e com força na verga havemos de mandar a França borda fora.Mas nada de loucuras.

Anónimo disse...

FORÇA PORTUGAL...k vnh as ebstas de frança..lol

(o) Erudito disse...

Uma sugestão para um dos próximos temas aqui no Tertulia e, quem sabe, para o Noticias do Pinhal, visto que existe uma parceria entre estes dois meios de informação:o próximo sabado, na Twins,irá marcar a estreia de um grupo de musica,constituido por pessoal jovem de Pedrógão Grande.O conjunto chama-se "The Pride" e, pelos elementos que o constituem,posso garantir que promete.Penso que era merecido para eles,uma referencia neste blogue, por isso o meu apelo à equipa do tertulia.
Apenas uma sugestão.
Abraço

tertuliaDOpinhal disse...

(o) erudito, não conhecemos minimamente o assunto que nos sugeriu. Não temos por isso bases para fazer o artigo. Mas faça o seguinte, envie-nos um artigo feito por si a abordar este tema, se este cumprir as nossas regras de boa conduta, teremos todo o gosto em coloca-lo no blog. Este apelo é feito também a todos os outros utilizadores que gostassem de escrever um artigo para o tertúlia do pinhal.
Envie o seu artigo para: tertuliadopinhal@gmail.com
As regras de boa conduta podem ser consultadas em: tertuliadopinhal.no.sapo.pt/regras_conduta.htm

tertuliaDOpinhal disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR MAIL PELO NOSSO LEITOR RENATO CARVALHO.

Dá muito gosto e provoca um grande alivio, sobretudo num palco como o Mundial onde a pressão sufoca, encontrar um jogador inteligente. Em Frankfurt, Portugal reencontrou Deco. Tem um relação com a bola de tal intimidade que o seu futebol podia só viver disso, mas vendo-o jogar (ao vivo, sem os limites televisivos da câmara a seguir sempre a bola) a sua capacidade de movimentos coloca-o numa dimensão superior a nível táctico e técnico.
É o tipo de jogador, cada vez mais raro, que, muitas vezes, sai da zona de pressing e escapa-se para um espaço livre, onde pede a bola, desenhado linha de passe –curta- para quem está nessa pressão, saiba como sair dela. Nesse movimento inteligente, sai da sua zona de criação, na segunda linha do meio campo, recua alguns metros, e toda a equipa procura por ele pela simples razão que todos confiam no seu talento para resolver essa tarefa burocrática da transição ofensiva.

Por vezes, até parece ser a própria bola, meio confundida, que se escapa para ir ter com ele em busca de maior carinho. Quando chega lá, mesmo a jogada mais embrulhada, ganha outra clarividência pela forma como Deco a recebe e sai a jogar, arrastando todo o onze em seu redor. com uma determinação mágica, remata sem pedir autorização para lhe dar uma alegria inesquecível. Poucas coisas são mais eternas na nossa memória que um golo decisivo no Mundial.

Por fim , e em relação ao processo defensivo de uma equipa não deve ser analisado, no entanto, apenas no prisma do quarteto defensivo, seus posicionamentos e basculações. É no meio campo, e na forma como a equipa, primeira e segunda linha, se movimenta na transição defensiva que mora a base do subsequente equilíbrio nos últimos 30 metros junto à nossa baliza.

É por isso que, dentro dos mecanismos adquiridos, a maior preocupação do actual onze português reside na correcta ocupação desses espaços, destacando Maniche como o jogador de transição para o pressing alto, até conseguir fundir a fase defensiva com a ofensiva de forma a ser quase impossível as distinguir. É esta capacidade que, no futebol moderno, define tacticamente uma equipa de top.

Anónimo disse...

epa, o renato esqueceu-se de por a bibliografia de onde tirou este artigo.Nota-se mt bem k n foi ele k escreveu...estes gajos...

Anónimo disse...

Não concordo nada contigo, acho que é um comentário igual a muitos outros. E Vivva Portugal rrumo à final

rmcgonçalves disse...

Lá fomos à vida com os franceses

Anónimo disse...

Oh, pois, o Deco parece n ser assim tao bom cm esse gajo diz.Esse ñ, pk tb acredito k deve ter copiado o texto de algum lado...

alertaconstrutiva disse...

Parabéns PORTUGAL! Parabéns Selecção Nacional, um dia havemos de ser campeões! VIVA PORTUGAL!!!

não percebo de bola disse...

mas gostei de ver as beiçolas dos franciús....até largavam ranho e ainda começaram com um penalty tb duvidoso.

Anónimo disse...

VIVA PORTUGAL E VIVA ITALIA