14 julho 2006

Os Blog’s e a nossa região

Os Blog’s começam a fazer parte do nosso quotidiano, quem não gosta de chegar de manhãzinha ao emprego e saber das últimas novidades ou “fofocas” que andam a correr pela Internet, ou quem não gosta de ir lançar mais uma acha para a fogueira da discussão mais acesa?
“Blogar” é a “conversa de café” do futuro e está na moda. As vantagens são evidentes, maior número de pessoas a discutir um determinado tema, a imensa versatilidade que proporciona, o facto de poder expor a sua opinião a um alargado número de pessoas, chegando mesmo a ensinar e aprender com elas, o praticar da escrita é também uma vantagem a ter em peso, e a vantagem/desvantagem mais controversa deste meio de discussão, o anonimato proporcionado.
O anonimato pode ser usado de duas formas, para salvaguardar a identidade das pessoas, sem que estas sejam ofendidas ou xingadas publicamente, mas no reverso da medalha pode ser usado para fazer a insinuação, calúnia e acusação infundamentada e falsa, sem que saibamos quem foi o indivíduo que a fez. Este é com certeza um bolo com dois sabores, o amargo e o doce, mas se pensarmos bem conseguimos averiguar alguma complacência entre eles, um sobrevive graças ao outro, e é impossível eliminar qualquer um, por mais que se tente não dá. E é aqui que os gestores/administradores de um blog têm um papel crucial, ou seja, tentarem definir e manter regras que proporcionem o saudável funcionamento de um blog, a sua definição é fácil de fazer, a sua implementação é que gera maior debate. Usando um exemplo real, para tentar explicar este pau de dois bicos, o Blog Pensar Pedrógão Grande fechou recentemente, não sei se temporariamente ou definitivamente, este fecho encaixa no problema do anonimato que referi, ou seja, o autor do blog optou por se identificar e acabou por ser difamado, por um utilizador anónimo, de uma forma gratuita e lamentável.
Blog de Cernache do Bonjardim, Tachos Pedrógão Grande, Conversa de Rua, Pensar Pedrógão Grande, Pinho Bravo, Tertúlia Do Pinhal, etc… São já imensos os blogs, sobre a nossas terras e região que inundam a Internet, e há de tudo um pouco, os mais sérios, os mais levianos, os mais provocadores, conforme o gosto e feitio dos internautas.
Agora cabe a vocês, “bloguistas”, definirem qual o rumo que pensam que um Blog deve seguir. É interessante, mas também estranho, ver pessoas a proclamarem pela sensatez de alguns artigos ou pela agressividade com que alguns bloguistas comentam determinados temas, mas é estranho não deslumbrar qualquer comentário dessas pessoas sobre temas de real interesse regional e nacional, mais, estes temas são em regra muito menos comentados que os temas mais polémicos, temas estes que não contribuem em nada para a melhoria do nosso nível de vida ou para a resolução dos nossos problemas reais. Talvez também aqui existam diferentes perspectivas para definir as diferenças entre um problema real e um problema complementar.
Será que a calúnia, o mal dizer, e o baixo nível são os temas preferidos? Quero pensar que não, mas se fizermos uma pequena sondagem por alguns blogs, facilmente somos levados a acreditar o contrário.
Não tomem este artigo como uma critica ou um puxar de orelhas a quem quer que seja, tomem-no antes como uma reflexão, na qual gostaria que participassem.

16 comentários:

Anónimo disse...

O pessoal gosta é de falar nos podres da terra.

tou aqui tou ali disse...

É estranho este artigo!!!!!!!
Meu amigo, Observador, sempre que haja anóminato haverá sempre estas questões.
Mesmo V. o(s) dono(s) do blog de certeza que se não fosse(m) anónimo(s) não teria(m) coragem de abordar certos assuntos.
No ponto 3 do V. comunicado de 13 de Maio que reza assim: " Não divulgamos os nossos nomes porque não achamos tal medida pertinente, dado o cariz informativo e imparcial do blog. Que vantagem há em se saber, por exemplo, se um determinado colaborador do blog se chama Carlos Coelho ou José Rui, os utilizadores do blog ficam a saber o mesmo e os nomes podem ser fictícios." arranjam desculpa para o anónimato.
Não percebi, a relação anónimato e imparcialidade. Gabar-se de ser imparcial?!!! com que fundamento quais as "obras" anteriores para sustentar tal afirmação?
Isto deveria estar nas regras de boa conduta do blog, seria a 9ª "Os admins justificam sempre os adjectivos por eles aplicados a eles próprios", por exemplo.
O caso da petição "não às touradas" é um exemplo de falta de imparcialidade notória. E o sim ás touradas ?
Penso que o blog tem pernas para andar, mas se á primeira contrariedade ameaçam fechá-lo, se não formos bem comportados... que dizer...

O Observador disse...

Caro tou aqui tou ali, a imparcialidade que é apregoada tem a ver com o facto de sermos apartidários, imparciais politicamente.
Fala da minha tomada de posição no tema “Não à Tourada em Pedrógão Grande”, posso no entanto dizer-lhe que nem todos os administradores do blog partilham desta opinião, como pode ver nos comentários do administrador alertaconstrutiva. Sendo o Tertúlia do Pinhal um blog Livre e democrático, cada um expõe a sua ideia e ideologia da melhor maneira que pode e conhece.
Como já referido, envie-nos um artigo seu, a denunciar alguma situação, ou a opinar sobre um dado tema, só lhe impomos uma regra, que o mesmo esteja de acordo com as nossas regras de boa conduta do blog, e seja apartidário.
A divergência de ideias é uma constante entre os próprios administradores do Blog, é disso que queremos viver, do debate de ideias e opiniões, livres e construtivas.
Quando no seu comentário refere: “Penso que o blog tem pernas para andar, mas se à primeira contrariedade ameaçam fechá-lo, se não formos bem comportados... que dizer...”, talvez tenha entendido mal este artigo, o objectivo não é ameaçar as pessoas com o seu fecho, é sim faze-las reflectir sobre qual o papel de um blog e quais os temas que deve discutir. Isto por causa do tipo de comentários que têm vindo a ser feitos, não só no Tertúlia do Pinhal, como noutros blogs da nossa região, e para os quais parece existir uma imparcialidade que as vezes me assusta. Chegou-se ao ponto de agredir pessoas e a intimidade das mesmas de uma forma gratuita e escandalosa. Isto é completamente condenável e devia ser mesmo alvo de uma acção judicial, por parte dos prejudicados.
Pretendemos continuar por muitos e bons anos.

Bem-haja.

Smille disse...

É sempre fácil critícar os outros ou dizer mal de alguem que ocupa cargos públicos ou associativos, mas quando nos atingem a nós ou aos nossos a conversa é outra, não é Sr. Observador??? Se calhar até sabe o motivo pela qual o Pensar deixou de existir, não se lembra das acusações graves e infundadas feitas por pessoas que estavam identificadas e do desaparecimento miracoloso dessas mesmas acusações. O Sérgio identificou-se e muito bem como autor do blog Pensar Pedrogão, mas ao longo da vida desse mesmo blog não conseguio a tal imparcialidade política tão apregoada por V.ª Ex.ª, e claro acabou mal (o blog). Espero que não aconteça o mesmo ao seu Tertúlia do Pinhal, ainda estou para ver qual o seu verdadeiro objectivo, para tal espero que chegue às próximas eleições autárquicas. Estou cá para ver, espero eu.....

Anónimo disse...

ainda bem que aquela merda acabou

Anónimo disse...

Quando deixarem de ser estúpidos, então os blogs vão ter a dignidade que outro(s) tiveram. Quem escreve é que tem de saber exactamente aquilo que pretende. Ofenderem as pessoas na base do anonimato é que é de censurar, seja em que contexto o façam. Pensem que as pessoas já não são tão ingénuas. Continuamos a dizer que é importante digitalizarem os vossos BI para se saber quem são os administradores deste pseudo imparcial blog, que tem como parceiro o jornal Noticias do Pinhal, que todos sabem de quem é e por quem é dirigido. A verdade em democracia será sempre conhecida.

jardel disse...

eu sou o pai do blog... já que ng se acusa e para ele n ficar orfão.

Anónimo disse...

os taxos morreram!Não aguentaram a pressão paz á sua alma!

limpysweet disse...

Há comentário que me fazem rir, como o do sr. Anónomo que pede o BI dos administradores do Blog, SINCERAMENTE. As vezes saiem-se com cada uma. Daqui a nada andam a pedir o cartão de crédito do pessoal todo. Ó sr anónimo, sabe por acaso o que quer dizer isto: "Pseudo imparcial blog." Esclareça-me sff. LOOOOOOOOOOL
O blog tachos parece que fechou, e ainda bem, era uma vergonha para as pessoas de pedrógão.

Anónimo disse...

Como o anónimo limpysweet, deve ser estúpido, não se pede o BI, porque isso só a autoridade o pode fazer. O que se pede é que digitalizem os BI dos administradores para que seja claro de quem é o blog, até para efeitos de outras actuações, como por exemplo judiciais.De imparcial não tem nada e portanto é pseudo. Para mais explicações contacte as escolas existentes na região.

limpysweet disse...

Sem comentários sr anónimo. Não respondo a criticas de baixo nivel. Não o ofendi, porque me ofende? Sinceramente, tenha algum civismo. E pare de criticar este blog. Se não gosta dele porque escreve cá? Porque não manda um artigo para os seus administradores, eles já não disseram que o publicam?! Qual é op seu problema? Sinceramente não entendo. Deve ter vontade de vir para aqui ofender e chatear as pessoas que gostam de comentar e blogar.

limpysweet disse...

Mais, se não sabe a policia sabe sempre quem escreve o que na internet. Sabe o que são endereços IP? Voce deve ter ficado alguma vez queimado, e agr anda aqui a meter NOJO.

Peço desculpa pela exaltação, mas há pessoas que as vezes tiram uma pessoa do sério.

Anónimo disse...

Senhor limpysweet: não chame aos outros aquilo que não quer que lhe chamem. Tem medo que digitalizem os BI dos administradores? ou será que o senhor é um deles para defender tão encarnecidamente o blog? Quem deve ter cuidado com a policia são os administradores que o senhor tanto defende. Para mais explicações volto a repetir; consulte as escolas primárias da região.

Anónimo disse...

Finalmente sabemos quem são os administradores deste blog.Já tinhamos algumas pistas, mas conseguimos saber quem e quem são os escribas comentaristas. Vamos estar atentos. A justiça poderá ter uma palavra sobre este blog.

SatcomDX disse...

EI TU AI E MAIS NÃO SEI QUANTOS...que escreveu isto:
"Anonymous said...
Finalmente sabemos quem são os administradores deste blog.Já tinhamos algumas pistas, mas conseguimos saber quem e quem são os escribas comentaristas. Vamos estar atentos. A justiça poderá ter uma palavra sobre este blog"

SEM MÁIS COMENTARIOS...
Fico há espera...

http://www.cernachedobonjardim.blogs.sapo.pt/ disse...

será que não seria interessante a colaboração entre os autores dos diversos blogs da região?