12 março 2007

Simulacro em Castanheira de Pêra deixa populares apreensivos

No passado sábado (10 Março), no âmbito do programa que pretendia testar a nível nacional a operacionalidade de meios e Homens ao dispor dos Bombeiros e Protecção Civil, foram realizados no distrito de Leiria 6 simulacros, dos quais um se realizou em Castanheira de Pêra.
José Manuel Moura, coordenador distrital do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, em entrevista a um jornal regional, considera que normalmente os simulacros devem “correr mal”, para que os procedimentos adoptados possam ser melhorados em situações reais.
O coordenador destaca também a “dinâmica” imprimida pelas corporações de bombeiros na resposta dada aos vários simulacros. “Houve muito empenhamento de todas as corporações, mas, durante esta semana, vamos organizar um ‘briefing’ para discutirmos pormenores técnicos que podem ser melhorados”, sublinhou, salientando que o objectivo dos simulacros foi “amplamente conseguido”.
O simulacro de Castanheira de Pêra consistiu na mobilização de meios para o combate de um grande incêndio florestal. Chegou para o susto, muitos populares julgaram ser este o primeiro incêndio do ano na região.
Os seis simulacros realizados no distrito contaram com a participação de 24 corporações de bombeiros, num total de 398 homens e apoiados por 117 viaturas.

Sem comentários: