Ó João da Ribeira vá dar uma volta, você também é um anónimo com a diferença que usa um pseudónimo, não vejo qual é a diferença entre os outros anónimos e você. Se calhar o cheiro é que é diferente....
Ouvi dizer que a câmara alugou o dito restaurante da praia do mosteiro só com as paredes, agora o novo inquilino terá que fazer obras e apetrechar o dito, por isso ter de estar fechado. Mais um bom negócio de gestão laranja.
Resoposta ao Exmo. Senhor Marks Josflin O conteudo do mail revela um pensamento discriminatório, que não parece ser elaborado no ano 2009 a entrar em 2010. Por favor, estamos noutra época em que as fronteiras se abriram e muitos portugueses, como se sabe, com diversas habilitações literárias que vão da escolaridade básica à licenciatura também estão a emigrar para vários países onde se inclui Angola. Os Portugueses também emigram para frequentar estágios, mestrados, etc. Com certeza o nosso povo não gostaria de ler num desses países um mail com o conteúdo semelhante ao referido acima-"..estudantes cabo verdianos, timorenses, guineenses, angolanos, e outros parecidos... Sem palavras... Atitudes de discriminação estão em desuso ou deveriam estar. Somos todos iguais é o que se ensina actualmente desde o ensino pré-escolar…. Pelo que sei grande parte dos alunos dos palop’s até são aplicados e não tem assim tantos vícios, pois as bolsas que recebem não são assim tão altas que permitam excessos.Quem anda atento vê-os a praticar desporto na piscina e no Futsal da Escola, etc. São jovens que por vezes passam muitas dificuldades para sobreviver e se integrarem na nossa sociedade. São jovens originários de países pobres que não tiveram muitas oportunidades que nós temos em Portugal. Há muitos jovens na Escola e pelo país todo que independentemente da raça não sabem o que custa a vida, e andam a passear os livros e com comportamento destrutivos.Mas esta atitude não é própria, que se saiba de uma cultura ou um povo. Não vamos generalizar. Em todas as raças há pessoas com melhores ou piores comportamentos. Se alguém estraga o património deve ser penalizado, mas não vamos meter tudo no mesmo saco. Será que não existem alunos portugueses com comportamentos menos correctos. Os jovens do Concelho são cada vez menos e não me parece que haja alteração nos próximos anos com a fixação de nova população, o que vai de encontro à tendência de todos os Concelhos do Interior. A Escola Tecnológica traz jovens de outros Concelhos e de países de Palop’s. Será que isso é mau para o Concelho? Eles contribuem para um maior ou menor consumo no Concelho. Isso é bom ou mau? Portugal já pertence á União Europeia, onde as fronteiras acabaram. O mundo hoje está em mudança e não podemos continuar fechados na nossa concha. Um apelo à Diversidade Cultural. Viva à interculturalidade. Estes sim são vocábulos actuais.
É inacriditável que um concelho pobre, despovoado, com juventude sem saída e por isso s vai embora, se pense tanto na bola e que esta consuma tantos recursos. Recursos daqui, que são escassos... E os jogadores são quase todos de fora
É preciso alterar isto.
O campo de jogo tem relva, os de semeadura mato e silvas. Nem o gado come; nem os campo nos dão pão!
A Lealdina deve andar lixada com a hipótese de um segundo restaurante no Mosteiro. O amigo Presidente da Câmara bem a tramou. Entregou o restaurante da praia a um candidato do Partido oposto, com o espaço totalmente desprovido de equipamentos para poder desde logo funcionar... Mas com esta foi amigo da Lealdina, ou não foi? Uma no cravo, outra na ferradura. É disto que os burros precisam!
Marks Josflin não é nome de português... Por isso talvez não entenda a importância de termos gente dos PALOP´s a estudar em Portugal. Para o concelho é também uma clara mais valia. Todas as raças e credos têm bons e maus representantes. Os alunos dos PALOP´s que têm frequentado a Escola Tecnológico estão de um modo geral bem vistos e integrados localmente. Muitos deles acumulam o estudo com o trabalho, de modo a sobreviverem e a atingir os seus objectivos de vida... Longe da família e dos amigos, vivendo com dificuldades, eles são um exemplo a seguir mesmo por muitos portugueses. Congratulemo-nos com isso!
No Mosteiro, a guerra é total. A Lealdina comanda as tropas. Dirige-as contra o restaurante da praia e a Associação de Melhoramentos local. Tem barris carregados de fel e má língua para derramar por cima dos confrades e quem se atreva a contrariar os seus desígnios... Mas é incapaz de dizer ao seu amigo Presidente que tem que fazer melhoramentos na terra para que as pessoas a visitem. Não percebe que, se publicitarem os encantos da Ribeira e do Mosteiro, os turistas aparecem... Não entende que, se aparecerem gentes de fora, não há buracos que cheguem para os acolher... E que todos ganham! Ela que derrame, pois, o fel nas águas da Ribeira e que, de preferência, diga ao grande amigo que tem na Câmara que faça parques de estacionamento, limpe o recinto de festas, ligue pedonalmente a praia à Associação e ao centro da aldeia, coloque cartazes nos acessos à terra, ponha anúncios nas revistas e jornais... De preferência, a Lealdina que dirija para a Devesa as suas tropas. Para que é que servem os amigos? Se o fizer, vai ver que os resultados do próximo ano vão ser muito melhores... De outro modo, de tanto querer engordar sózinha, pode mesmo estoirar... de inveja! Nem S. Pedro lhe vale!
No Mosteiro andam muito preocupados com os problemas dos outros... Agora é com o problema do restaurante de praia, a cujo concurso ninguém parece ter respondido, apesar dos editais camarários terem corrido a seu tempo e às vistas de todos!... Quando vier o dinheiro do Programa das Aldeias do Xisto, para os particulares aplicarem nas suas casas, então é que vão ser elas! Vão ter que abrir um posto médico junto à ribeira do Mosteiro... para tratar as feridas feitas pelos gatos assanhados! E que não se esqueçam de dar de comer às avestruzes. Caso contrário, se as verbas faltarem para a dona, esta ainda vai querer receber das que sobrarem da Picha!
(PS.: Não é malícia minha. A Picha é a segunda aldeia candidatada pelo Sr. Presidente da Câmara ao Programa das Aldeias do Xisto. Atento às oportunidades, agarra tudo o que lhe vem às mãos).
gOSTAVA QUE ME INFORMASSE OU ME MOSTRASSE (TALVEZ ENVIA-LO PARA O BLOG)UMA COPIA DO DITO EDITAL, QUE SEGUNDO DIZ, ESTEVE A VISTA DE TODOS, MAS PELOS VISTOS NINGUEM VIU!!! REFIRO ME CLARO AO SEGUNDO CONTRATO CELEBRADO PARA O RESTAURANTE DO MOSTEIRO! SIM QUE PARA O PRIMEIRO CONCURSO (QUE POR ACASO (!!!) ATE FOI O BRAULIO (AMIGO DO PRESIDENTE) QUE GANHOU! AI SIM TODA A GENTE VIU O EDITAL, MAS NESTE "CONCURSO" ANDÁMOS TODOS CEGOS !!!MENOS O ANONIMO DO DIA 18!!
A Associação de Melhoramentos do Mosteiro, como é público e notório, tem passado as passas do Algarve com a proprietária da tasca local, conhecida como Café S. Pedro. O trabalho desenvolvido pela Associação é louvável em termos de empenho para manter o seu bar aberto ao público. Bem frequentado, com boa camaradagem, dá gosto lá ir, para jogar ou uma pequena cavaqueira ao ar livre... Em face das fracas condições de que dispõe a Direcção conseguiu mesmo construir um novo edifício, mas que continua fechado e às moscas. Localizado bem próximo da praia fluvial impõe-se que ele abra a breve prazo para servir os banhistas e quantos mais visitam a aldeia. No entanto, nem a Direcção da Associação nem a Câmara Municipal têm tido a inteligência e o entendimento necessário para chegarem a um acordo que valorize os espaços disponíveis. E são todos da mesma côr política. Imaginem que não eram? Ou receiam fazer concorrência à dita proprietária?
Não tenho que ser eu a defender o actual adjudicatário do restaurante da praia do Mosteiro. Muito menos o Presidente da Câmara que pouco ou nada faz, ou tem feito pelo concelho. Só que o homem, coitado, tem que decidir, e quando tem dois amigos do Partido interessados no mesmo bolo, tem que dolorosamente optar por um! O outro, o preterido, pode ficar zangado momentaneamente, mas volta sempre às boas, à espera de nova gamela... Neste caso, parece que até não foi nada disso. O citado Bráulio - ao que consta - não quiz mesmo continuar. Ele não parece ter mesmo jeito para servir copos... Tem mais que fazer! Sacou o seu e foi-se... A outra possível interessada é gulosa, mas tem mais olhos que barriga! Não quiz o restaurante da praia, porque já tinha outro. Por isso não concorreu. Mas também não quer concorrência ali ao pé da porta! Daí a guerra que também faz à Associação do Mosteiro!... Por sua vez o Presidente foi pressionado a adjudicar o restaurante (lagar) da praia, para que não lhe recordassem a incompetência...(Para mais, em vésperas de nova época balnear e de eleições autárquicas). Por isso é que o homem tem insónias e à noite procura boas mesas para bailar... Tenham pena do Sr. Presidente. Basta-lhe o Partido, que já é saco de gatos para gerir... Mas estou crente que, se através de pesquisa no Google, o blogger ora com dúvidas não conseguir encontrar os Avisos de concurso e as Actas de deliberação do Executivo da Câmara, o melhor mesmo é pedir esses elementos na Secretaria da Câmara Municipal. Pode mesmo pedir certidão, porque as deliberações são públicas e são obrigatoriamente emitidas a pedido dos interessados... O novo adjudicatário até apareceu nas últimas eleições nas listas da concorrência autárquica. Foi ingrato com o Presidente!... Isso não se faz! Já não bastava a outra interesseira? Por isso, não apoquentem mais o Sr. Presidente, que ele tem que se recompor...
Realmente quem não viu o edital é mesmo cego e talvez de nascença (Ou só vê o que quer), o mesmo foi publicado em formato de papel e na página do município, só os cegos é que não o viram e agora veem para aqui a mandar papaias.... deixem-se mas é continuar a dormir, que assim é que estão bem.
Ajudemo-nos uns aos outros. Vá lá! Para que se dissipem dúvidas. Quanto à adjudicação do restaurante de praia do Mosteiro, já antes aconselhei a ver o processo que existe na Câmara Municipal... Tem que lá estar tudo. Inclusive a própria acta de deliberação camarária. Os termos da deliberaçãp, no essencial, vêm resumidos no jornal O Ribeira de Pera, na sua edição de 15 de Agosto de 2009, em artigo assinado pelo seu director. Basta fazer a busca pelo Google / internet, usando a palavra-chave "concursos na CM...". No essencial, o que antes adiantei é ali corroborado. A deliberação foi por unanimidade dos vereadores presentes; o arrendamento por 5 anos; a renda de 50 euros mensais; as obrigações várias, de exploração, limpeza e segurança dos espaços em causa. Assim foi deliberado porque o concurso ficou deserto, ou seja, ninguém apresentou proposta dentro do prazo limite publicitado. Quanto ao mais, a gulosa do Café S. Pedro, que aparentemente está por detrás do problema despoletado neste blog, já antes estivera em reunião de Câmara fazendo queixa da Associação de Melhoramentos do Mosteiro, por este explorar um modesto bar. Em resposta, o Presidente - apesar de amigo da queixosa - mandou-a bugiar e fazer queixa à ASAE. O tira dúvidas está na Acta nº7/2009, de 09/04/2009... Ora dêem lá uma espreitadela através de uma das janelas do windows... O Presidente é que não consegue livrar-se destas nódoas. Ainda que aparentemente amigas, não deixam de o querer manchar! Não há tira nódoas que o livrem destas nódoas do concelho!... Mas a verdade é que - já lá diz o povo - quando não se sabe escolher os amigos, um dia acorda-se mijado!
Gostava de saber qual e o criterio de selecçao dos comentarios enviados para a blog??? e que ha dias fiz um comentario sobre o nao cumprimento de horarios pelo desenhador da camara e nao o vi publicado?!! sera que alem de intimo do presidente tb e intimo de quem analisa aqui os comentarios???
Ò João da Ribeira, aproveite para, por enquanto, ouvir a rola na Devesa porque, num dia destes, num ápice, lá vai ela ao natural, com silva e tudo à mistura. Já entrou na Câmara. Com tanto gato lá à solta, mais os escondidos nos gabinetes, não tarda pela demora. Nem a silva escapou, engolida à primeira... Que tenrinha!
O João da Ribeira não tem que se preocupar quando os participantes neste blogue optam pela fórmula do anonimato. Anónimo não significa necessariamente que se seja mentiroso, cobarde, irresponsável ou alheio aos deveres sociais. Em Pedrógão Grande, anónimo corresponde apenas a uma fórmula de precaução, na lógica bem popular de que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Sobretudo sabendo-se que no concelho muitos têm dificuldade em aceder ao pão, quanto mais à galinha. Em Pedrógão Grande quem quer trabalhar tem que emigrar ou ajoelhar-se aos pés dos Senhores locais: do Sr. Presidente da Câmara, do Sr. Provedor da Misericórdia, do Sr. Director da Tecnológica, do Sr. Presidente dos Bombeiros ou qualquer outro Senhor que tenha um pequeno trabalhito para aliciar. Por acaso - só por acaso certamente - em Pedrógão Grande estes Senhores confundem-se num só Soberano. À sua sombra se protegem os amigos, trocam favores, acumulam funções, bebem do mesmo copo e comem à mesma mesa: a do Orçamento. Assim é quando os filhos da maioria dos pedroguenses não encontram trabalho mas, em contrapartida, para os filhos dos Senhores aparece sempre uma solução à medida. E se não houver, inventa-se, justifica-se, impõe-se. A condição é que os beneficiados se portem bem, falem de forma meiga, a contento do Senhor ou amo. Muito menos podem ter tentações de afirmação pessoal. Caso contrário, podem rebentar-lhe os figos na boca! Na oferta de emprego, é factor de preferência, ser filho de doutor ou comprovadamente reformado. Neste caso, com um pouco de sorte, poderá aspirar a ascender mesmo à categoria de Presidente de autarquia, Vice-Presidente, Vereador, Director de Escola, Presidente dos Bombeiros e, quem sabe, se um Dia não chegará mesmo a proprietário de um supermercado modelo, tipo Pingo Doce. O importante é que pingue, que pingue sempre!
Ò João da Ribeira, que resta pois aos filhos dos trabalhadores que queiram arranjar emprego, sobreviver, falar e conviver em Pedrógão Grande? Resta-lhes assumirem-se como anónimos, clandestinos na sua própria terra.
Zé Raposo--explique bem o quer dizer, pois os novos membros, estão muito unidos e a dar-se muito bem com todos os funcionarios, tanto dos de fora cmo de dentro e nota-se que existe uma boa equipa muito bem liderada pelo sr.presidente da camara que na minha opinião é das figuras mais importantes do nosso concelho....se outras pessoas das escolas,associaçoes etc.etc, querem protagonismo na camara quem manda e mandará é o sr.presidente!!!!
Ò João da Ribeira, Como antes ficou claro, o anonimato é justificado pela forma que em Pedrógão Grande tudo o que é emprego é controlado pelos Senhores locais. Eles estão omnipresentes e omnipotentes em todos os sítios que podem dar a ganhar algum graveto aos indígenas. Mas os pedroguenses que não se acabrunhem,diminuam ou desistam de ter que utilizar o anonimato para expressar as suas mágoas, queixas ou críticas. Se virmos bem, os anónimos trabalhadores - cada vez mais escassos no concelho - e os velhos ainda são o que de melhor os Senhores de Pedrógão tem para os manter no poder. Por isso, com o início da inauguração de estátuas aos que garantem a máquina do Partido dos Senhores Dominantes (PSD), um dia destes ainda vão erguer umas mais aos Velhos e aos Anónimos de Pedrógão Grande. É que sem os anónimos que restam para trabalhar e os velhos - de idade e de espírito - para votar os Senhores de Pedrógão não se aguentariam de pé. Há muito que teriam uma bota assente no rabo! Que os pedroguenses não desistam. Assumam-se pois como anónimos. Aqui e sempre! Objectivos anónimos da coerência e da verdade!
A Câmara parece não estar muito empenhada na transparência e em facilitar a vida aos pedroguenses. Porque é que não tem as Actas das Reuniões do Executivo, os Editais e os Avisos de concurso on-line e actualizados? Desde Setembro que nada aparece? É que nós também gostaríamos de saber o que o Paulo Silva (PS)lá faz. Consta que a Presidente, à pala do PS, já mandou fazer mais assinaturas de jornais... para o embrulhar!
Cheira-me cá que o anónimo que respondeu ao Zé Raposo é fadista, dos novos tempos, dos novos fados da Câmara. Porventura autor daquele fado "muito unidos e a dar-se muito bem". E daquele outro, de inspiração do Presidente, "quem manda e mandará". Não será também ele o autor do bailinho do "pau mandado", adaptado a um palco da dimensão de uma mesa de bar. Quanto à asserção de que o Sr. Presidente é das figuras mais importantes do concelho, não tenha dúvidas. É a única! Sem ele não haveria quem governasse Pedrógão! Há sua volta é o deserto! Safam-se os amigos. Cheira-me que já ouvi este anónimo na Assembleia Municipal. E, pelo que aparenta, aprendeu depressa o fado da concorrência: o fado da Figueira! E, atendendo que o Zé Raposo tinha levantado o problema da rola da Devesa, parece-me que este fadista - e grande passarão - já optou por pôr as asas de molho! Eu por cá, prefiro continuar a ouvir a rola!
Á GRANDE ( CLARA MADEIRA ) ÉS CÁ DAS (TESAS) é uma grande verdade aquilo que dizes poios em relação aos concurssos eu á já alguns anos atraz e ja são alguns concorri para alguns lugares que abriram na altura para a c.m.p.g. na esperança de apanhar algum lugar que eu estava apto para desenpenhar mas assim não foi porque no dia do concursso lá entro para a sala ( ai no conçelho ) o cargo não era para vergar a mola o + pesado que tem é fazermos alguns quilometros apé na vila mas quando chegou a minha vez lá nessa sala o maior disse-me logo jovem quando as pessoas concorrem teem que saber para aquilo que concorrem ...... fiqueei espantado e sem que tenha saido os resultados fiquei logo a saber que para aquele lugar fui logo excluido é claro fui admido na camara mas para vergar a mola e ´so fui admido porque porque ao longo de vastantes anos fiz parte de uma instituição de nome e tinha algum peso na altura senão lá tinha ido para outro lado (( aliás como aconteçeu por eu não concordar com essas pessoas
Para o anonimo do dia 21/11 ás 12.31 h pelo que me consigo aperceber respondes ao raposo mas tu é que es uma raposa daquelas que se atiraram ao presidente na noite das eleiçºoes qt aos membros das assoçiaçoes ainda gostava de te ver a liderar uma para se te acabar essa inveja porque ha pessoas que ate do trabalho no associativismo de pedrogao têm inveja mas na hora da verdade nam sao capazes de liderar nenhum projecto porque sera? Filhinhos de Papá.... Quanto ao executivo eleito vamos deixa los trabalhr pelo que sei existem boas candidaturas ao III quadro comunitario e que se forem aprovadas so benefeciaram o nosso concelho... Deixem trabalhar para que possam mostrar ou nao o que valem...
Eh pá! A malta percebe porque Pedrógão anda sempre atrasado. Pelos vistos, até no recurso aos financiamentos dos Quadros Comunitários, ainda vamos só no III. Abre os olhos, rapaz!
Eh rapaz! Esquecia-me que, com esse palavreado, nunca mais vais conseguir chegar ao Quarto! De cócoras ou a rastejar não se vai longe... Muito menos a apanhar migalhas do chão.
APESAR DE TUDO O QUE JA FOI ESCRITO CONTINUO SEM PERCEBER O PORQUÊ DA CAMARA MUNICIPAL PERMITIR QUE O RESTAURANTE DA PRAIA DO MOSTEIRO CONTINUE ENCERRADO. sERÁ UMA NOVA FORMA DE PROMOVER O TURISMO? NÃO ME PARECE! pORQUE NÃO FAZER COMO A FORMIGA: IR TRABALHANDO DE INVERRNO PARA COLHER NO VERÃO. MAS TUDO O QUE É COORDENADO POR ESTE PRESIDENTE DE CAMARA COMEÇA SEMPRE TUDO AO CONTRARIO. SÓ BARALHA O SISTEMA.
Não consigo perceber por que razão foi censurada a última notícia sobre a invasão de uma propriedade particular nos Troviscais se tudo o que aí se dizia era a pura verdade: Pagamento de favores políticos, sim senhor! Ordem para intervir do Presidente. Interveniente: o Vereador Graça. Máquinas e operador da Câmara. Danos registados: estrada aberta onde nunca existira, com destruição de árvores de fruto adultas, de grande porte. Basta ir ao local e ver para crer! O assunto é falado à boca pequena entre as gentes mais próximas do Presidente. Dizem que este foi ludibriado pelo amigo que pediu o favor. Com amigos deste, o homem não precisa de inimigos!
A Rádio foi instalada em Pedrógão grande, em 2001 / 02, com dinheiros do Ministério da Agricultura, retirados do apoio que devia ser dados aos verdadeiros operadores do mundo rural. Foi criado em cima das eleições autárquicas, com objectivos claramente direccionados para favorecer quem estava no poder. O seu passado é pobre e triste. Que o diga quem lá trabalhou ou com ela contactou. Que diferença faz se passar para Figueiró, se as notícias que devia dar, estiveram a maior parte do tempo sem ir para o ar?! A Rádio tem estado sempre do mesmo lado da barricada. Não tem sabido manter a equidistância que em democracia se exige. Não tem sabido chamar as diversas tendências e sensibilidades locais a intervir em programas verdadeiramente de interesse local. Numa região pobre, em que se exige iniativa, boas vontades e muita coragem, a Rádio não tem passado da eterna Voz do Dono. Por isso, muitos se afastam dela e dizem: o Dono que a sustente! É tempo, pois, de triangular a sua actuação pela liberdade, igualdade e verdade, facultando o acesso a todos os que vivem, trabalham e pensam na Região do Pinhal Interior!
Sobre o restaurante do mosteiro o novo vereador o camané, já disse nos restaurante do bombeiral que aquilo com ele vai mudar de figura....e até já disse que ia alugar o parque de campismo, porque não esta para aturaro que se lá passa.....e sobre o desporto recreio que se cuide com os subsidios porque ele é que manda no desporto-----finalmente vamos ter um vereador a olhar pela terra--VIVA O CAMANÈ
O Camané é de facto o verdadeiro fadista! Estamos cá para ouvir e ver. Mas reconhecemos que o Presidente soube escolher. Um canta, o outro dança, os amigos sugerem o tom. Ao fim e ao cabo, é só música!
Bom, bom, era que o Camané tivesse o parque de campismo a funcionar no próximo Verão! E, já agora, que mandasse comprar uma piscina flutuante nova para a Praia do Vau, para colocar junto ao Restaurante Lago Verde, em vez de mandar remendar a que lá está. De preferência que a pusesse à disposição do pública sem cobrança de bilhete pois, de outro modo, os turistas mergulham ao lado, ou vão para longe, para praias alternativas,em Figueiró, Castanheira ou Sertã... onde vão deixar a guita que trazem para gastar nas férias. Já agora, que aproveite para - à semelhança do que já fizeram essas mesmas autarquias vizinhas - colocar na IC 8 umas placas indicativas das suas praias fluviais, designadamente a do Mosteiro. Talvez assim consiga viabilizar o bar e restaurante da praia... e calar a sua gulosa amiga do S. Pedro... Vá lá, Camané, mostra quanto vales. Mais um papagaio? Não! Basta o patrão!
Oh Camané, Que história é essa de a Câmara ir alugar o Parque de Campismo de Vale de Góis? É o reconhecimento público de que nos últimos 12 anos a Câmara não tem sabido gerir o património autárquico? Ou é mesmo a vontade de não fazer nada? Mesmo no único sector onde o concelho tem reconhecidas potencialidades? Triste Pedrógão! Foi para isso que os pedroguenses vos elegeram? Valha-nos Santa Bárbara!
Em Pedrógão Grande, o Presidente da autarquia tem tudo a seu favor; até a Rádio local. Mas nem ele nem os amigos conseguem tirar o concelho da cepa torta! Podiam - por exemplo - aproveitar alguns dos casos, problemas e sugestões avançadas nesta Tertúlia do Pinhal e debater esses assuntos publicamente, de microfones abertos! Podiam por via da rádio auscultar o que pensa a população e a oposição local. Poderiam alimentar os próprios jornais locais com matéria de interesse real para o desenvolvimento da região, em vez só da bajulice - que nas épocas festivas os financia - e da alimentação de vaidades pessoais. Não é difícil fazer. O mais difícil é querer!
O quê?, dar o parque? Agora, que esta podre! Sem funcionários e a cair de podre de nunca recebr investimento! Se fosse bom negócio a camara não o largava!!! Bem melhor arrasar e alcatroar aquilo e virar estacionamento pago em dias de casamento no Lago Verde!
Não me parece que o PEVA tenha dito asneiras. Disse o que ouviu, só não entendemos se directamente da boca do Camané ou através de outras bocas...??? Ora o que disse é importante, mesmo se o Senhor Vereador diz asneira! Louvemos a genuína asneira dos vereadores. Louvável, se é um sinal de que quiz pensar! Pelo contrário, condenemos a asneira do vereador corcunda, o que se dobra a tudo e a nada sem pensar. É que essa cantiga de alugar o Parque de Campismo não é nova - já o boss a ensaiara antes - e, por isso, tememos que Sr. vereador venha a ficar todo dobrado, sem recuperação possível. Tememos mesmo que, a muito ora se dobrar já não se consiga levantar... e, muito menos, raciocinar! Mas que fado o nosso!
Afinal o Camané é vereador de quê? Podia começar por aí, pelo mais simples! Por exemplo, por diligenciar que o site da Câmara fosse actualizado. Vai para um mês que a tomada de posse do novo Executivo se deu e ainda não está ali disponível a distribuição de pelouros.
Ou talvez seja escusado, porque é evidente que já sabemos que o Zé da Adega está incumbido de abrir as estradas até lá (mesmo que os donos dos terrenos não tenham autorizado!); O Camané é o do Turismo, Desporto e Lazer (vulgo: Boa-Vida).
O PEVA deve-se ter enganado quando disse: "o recreio que se cuide com os subsídios", porque a partir de agora é o Camané que manda no desporto. O que o PEVA quiz certamente dizer foi: "o Recreio que cuide (bem) dos subsídios" porque o Sr. Presidente (da Câmara)tem lá mais para distribuir pelos jogadores de fora.
O Camané é um homem de grande estatura. Bom para guarda-redes. Mas que não se esqueça que quem marca os golos é o Pequenino! O melhor é pôr-se já à defesa!
Vá lá uma sugestão, para que o Senhor vereador do Turismo, Desporto e Boa-Vida possa fazer um brilharete junto do Senhor Presidente da Câmara: 1 - Obras de melhoria e ampliação do actual Parque de Campismo, com particular atenção à questão dos acessos, sanidade e sinalização; 2 - Construção de uma verdadeira Praia do Vau, arquitectonicamente inserida na paisagem, aproveitando o declive e as linhas de água locais; 3 - Construção de sanitários condignos - no perímetro delimitado pelo Parque, pelo Restaurante e pelo acesso ao Cais -de apoio e ao serviço do público em geral; 4 - Construção de condições apropriadas de atracagem dos barcos e de apoio aos seus utilizadores; 5 - Aproveitamento dos declives de encosta para a instalação de pequenos parques de merenda, ambientalmente compatíveis com o serviço a prestar, a limpeza e higiene local e o acautelamento da floresta contra os fogos.
PS- Mas cuidado, o Sr. Vereador - que andou entretido lá para os lados de Coimbra - não lhe recorde que as ditas obras se aguardam há largos anos.
Por que razão a Câmara antes de fazer asneiras não ausculta os operadores turísticos locais? E que não se esqueça dos que estão a trabalhar do lado de lá do Rio, em particular na freguesia de Pedrógão Pequeno.
Aqui vai uma proposta ao Autor-Censor da Tertúlia do Pinhal. Porque não editar mensalmente um excerto das melhores intervenções aqui feitas. Quando digo melhores, quero dizer: que levantem problemas (novos ou antigos), contribuam para o esclarecimento de dúvidas, que avancem sugestões, etc. Ao fim e ao cabo que, junto da opinião pública que não tem acesso a estas cibernices, ajudasse ao diálogo e à discussão pública dos problemas que os afectam. Pensem lá nisso! Nós estamos cá para ajudar!
Especial encerramento do programa Fins de Semana da Castanha em Pedrogão Grande.
Dia 05 de Dezembro 2009
Por apenas 15€ por pax
14h Encontro em Casal dos Ferreiros--Graça--Pedrogao Grande. Passeio pedestre na Marginal da Bouçã com magusto tradicional junto ao Rio Zezere. Evento com a qualidade Trilhos do Zezere Lda.
Participe e venha desfrutar das maravilhas naturais do concelho de Pedrogão Grande.
Segundo fonte bem informada, prevê-se que na semana que hoje se inicia (30 Out.)os profissionais de saúde de Pedrógão Grande redobrem o seu empenho no atendimento dos (cerca de 100) pedroguenses que nas vésperas foram em peregrinação nocturna ao santuário gastronómico da MALAFAIA, na Foz do Neiva / Viana do Castelo. Para além dos curativos impostos pelas mazelas contraídas nos acessos aos autocarros da Câmara Municipal (certamente por falta de mais iluminação), nenhum dos cerca de 100 idosos participantes duvida das capacidades da equipa médica em diagnosticar e tratar os excessos de gordura e açucar contraídos em apenas 3 a 4 horas de uns bons almudes e comida à discrição, em cumprimento do sagrado princípio - que Nosso Senhor nos reservou - do "morra o munícipe, mas morra farto". Cumprida esta promessa eleitoral, em que se estima ter gasto apenas a simbólica quantia de 3.000 euros, o actual Executivo camarário de Pedrógão ficou dispensado de, durante o corrente ano cumprir quaisquer outras promessas de interesse público local que possam envolver idêntico custo. Os munícipes - por nós auscultados à chegada desse inesquecível evento - reconhecem deste modo, mais uma vez, a generosidade e proficiência camarária.
Registe-se que já nas vésperas das últimas eleições autárquicas, o Senhor Presidente da Câmara revelara idêntica generosidade com os seus munícipes, encaminhando-os igualmente para ali em peregrinação, para convívio e meditação colectiva, com custos manifestamente desprezíveis. A MALAFAIA é, assim, uma espécie de retiro para convívio e reflexão paroquial, onde cabem todos os-de-votos. O Presidente é um fervoroso crente. Ele acredita sinceramente nos milagres do Senhor, em particular no de Canaã (em português: Malafaia), em que houve comunhão e folia à mistura... Ele acredita que quando os munícipes iniciam viagem os cântares (em português: almudes)ainda estão vazios e que quando chegam estão cheios, sendo que alguns transbordam mesmo. São momentos de grande entusiasmo, alegria e satisfação que ali se vivem. No regresso, em reconhecimento, todos - a uma só voz - prometem ao Senhor e ao seu apóstolo João! Eu choro...
O Sr. A. Querido faz, sem dúvida uma boa proposta para o Parque e para o rio, sabendo do que fala.
Se o PêDêEme do concelho fosse aberto a todos ele daria um bom contributo. Penso eu. Mas quem sabe se não se trata de um militante desapossado por ser conhecedor e competente?!
COMPAREÇA HOJE PARA A ARRUADA POPULAR QUE VAI PERCORRER O CENTRO HISTÓRICO DE PEDRÓGÃO AO SOM DA FILARMÓNICA PEDROGUENSE.
ESPECTÁCULO RARO NO NOSSO PAÍS, DE CARIZ VERDADEIRAMENTE POPULAR E PATRIÓTICO.
HOJE
NÃO FALTE
COLABORE NA REVITALIZAÇÃO DA VILA DE PEDRÓGÃO, PARA CONVIVER E COMER UMAS CASTANHAS, ACOMPANHADAS DE UNS COPOS NOS VÁRIOS CAFÉS, BARES E TASCAS DA NOSSA VILA.
COLABOREMOS NA ANIMAÇÃO DA VILA E NO APOIO AO COMÉRCIO LOCAL.
NÃO FALTE. TRAGA UM AMIGO.
PS - Por favor, se estiver com eles, diga ao Sr. Presidente da Câmara e vereadores da Cultura, Turismo e Desporto que apareçam e que mais uma vez se esqueceram de fazer a divulgação que o evento merecia fora do concelho.
Lá desapossado, por ser conhecedor e competente, sou! Militante, também, mas apenas da vontade de contribuir para a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento do concelho. Quanto ao que se refere aos aspectos relativos ao PDM e - já agora - do POA (Plano de Ordenamento da Albufeira do Cabril),sublinho - e creio que entendeu - que nas minhas propostas nada peço para mim, para a minha família ou amigos. Apenas, e tão só, viso o interesse local, de acolhimento turístico e de, através dele, promover a viabilização do comércio local, a criação de empregos e a fixação da população mais jovem. As alterações e ajustamentos eventualmente necessários cabem à Assembleia Municipal e à vontade de diálogo do Executivo camarário com as várias entidades oficiais eventualmente envolvidas (ou a envolver). Penso que gostaria de me conhecer, não por ser Querido, mas pelas ideias que expandi. Quem sabe se não nos conhecemos já? Não rejeito a apresentação. Mas, mais importante que isso, participe desta tertúlia com as suas ideias e propostas. Se elas forem boas, soarão os aplausos de quem nos lê e a justificação maior desse convite. Entretanto verá que, daquilo que aqui sugerirmos, em particular se facilmente se meter pelos olhos adentro e der votos, em breve o Sr. Presidente o concretizará. O importante é que todos saibam que foi ideia e obra dele!... Creia em mim...
Dia 13 de Dezembro realiza-se um passeio BTT percorrendo o belo concelho de Pedrógão Grande Proposta da descoberta dos encantos e recantos encantadores do vale do Zêzere em bicicleta Participação para família, grupos de amigos, participantes individuais e todos os interessados nesta modalidade turística de conhecimento regional ou nacional. Com a organização Trilhos de Zêzere Lda., terá apoio durante a actividade independentemente da sua condição física pois este será um passeio para todos, se não tem bicicleta a Trilhos do Zêzere pensou nisso, se a meio do percurso achar que já chega de BTT a Trilhos do Zêzere pensou nisso terá viaturas para o transportar durante o resto do percurso, os seus filhotes querem participar também podem, não tem bicicleta a trilhos do Zêzere também pensou nisso, é praticante regular de BTT a Trilhos do Zêzere terá um percurso para si.
Em resumo um evento ao alcance de todos e até porque valor da inscrição é de 10€ Cartaz disponível em: http://trilhosdozezere.blogspot.com/2009/11/passeio-btt-13-de-dezembro-pedrogao.html Inscrições devem ser realizadas até 2 dias antes do evento
Participe e traga amigos Visite Pedrógão Grande o concelho onde os eventos acontecem!
Esteve uma noite espectacular. Pena foi que estivesse tão pouca gente. O frio foi temperado com uns copos, uns figos,umas passas e a simpatia das gentes da anfitriã Filarmónica Pedroguense. Para a divulgação do evento no próximo ano contamos com maior diligência dos responsáveis que integram o actual Executivo camarário. A juventude estava lá... Ela adere. Há que apenas saber cativá-la!
Eh pá, parece que desta vez a peregrinação foi ao SANTOÍNHO e não à MALAFAIA. Mas não te preocupes que, num ou noutro desses santuários,o efeito é o mesmo: vêm de lá todos já com as calças na mão. weeting
então é esta a grande equipa do pedroguense????? Até da taça já estao eliminados......vergonha Depois digam que são os centrais da terra que não sabem jogar...... Mas foram campeoes distritais...
É mesmo necessário que sejamos os primeiros classificados a dar chutos na bola e caneladas no mais próximo? Parece-me que mais importante que ganhar, ou sermos os primeiros, é em si a prática desportiva, a ocupação dos tempos livres da juventude, a actividade como meio de aperfeiçoamento, de preservança e formação do carácter pelo lado positivo e belo da vida. Brincar, aprendendo! Importante mesmo é que seja cumprido o protocolo êxistente entre o Recreio Pedroguense e a Câmara Municipal, de modo a que a juventude local, toda ela, possa ser integrada e valorizada através da prática desportiva. Esta seria a verdadeira forma de a conciliar com a vida do concelho, a incentivar e acarinhar, fazendo deles bons pedroguenses e melhores cidadãos. Esta é a melhor política, e a mais barata!
Para o a. querido, do dia 2 as 11h15---Deve estar a pensar que está na lua....nós vamos buscar atletas de fora, porque os da terra não valem nada, são os primeiros a enterrar tudo como se passa agora a não aprecerem aos treinos e depois dizem que querem receber----vale mais apostar nos de fora que cumprem nos que nos da terra que querem é dinheiro e bubadeira....agora dediquemse as escolas e escolinhas que eles quando souberem jogar querem é dinheiro e muitas minis de prteferencia frequinhas!!!
Sem dúvida o A. Querido é mesmo um "querido" de sabedoria, mas, certamente, mal-amado por quem pensa saber tudo... É assim nesta terra. As suas achegas,não deixam de ser actuais e pertinentes. Mais cedo do que tarde alguém, que hoje as critica, vai tentar vendêlas como suas sem suar, para soarem!
Continue A. Querido, ao que parece Álvaro Querido.
Mas quero deixar uma palavra de apreço ao Zè da Picha por ter, muito bem, apelado à participação nesta inicitiva quase única (em Estremoz também tem lugar)
è uma alegria ver a nossa BANDEIRA subir os mastros na varanda da Câmara Municipal, que não o faz, com esta pompa, no 25 de ABRIL.
O Zé da Picha saberá porquê? SE souber, agradeço o esclarecimento.
Tenciono participar no passeio pedestre, para comemorar o festival das castnhas (Colhidas cá ou compradas?), por isso agradeço que esclareçam o local de partida. Será no largo, à porta do ferreiro pirite?
Voltando ao Parque de Campismo. É por demais conhecido que o acesso ao Parque é problemático, e que muito há a fazer para atrair os campistas. Mas no exterior a situação não é melhor, sobretudo no que respeita a segurança rodoviária. E não só para os campistas.Na verdade, para quantos mais se deslocam ao Restaurante, à Piscina ou ao cais. Entre os acessos da estrada marginal (N2) ao Rio e o ramal de acesso à Ilha ninguém desconhece que os declives laterais são perigosamente íngremes e sem qualquer sinalização ou resguardos. Já imaginaram o que sucederá se a direcção de um carro partir, se um reboque se desatrelar ou alguém se descuidar momentaneamente? Tem seguramente um bom banho, com botaréu transformado em trampolim, ou lugar assegurado ao fundo da Vila, no cemitério de S. Dionísio. Ficam então as perguntas: - para quando raids metálicos ao longo desse troço da marginal? - ou não vale a pena esse gasto porque a maioria dos que ali passam não votam no concelho? - não teria sido uma boa ajuda para a compra de raids os dinheiros desperdiçados desde que foi iniciado o presente mandato autárquico, vidé, por exemplo, o que foi gasto nos últimos meses com os passeios à Malafaia e Santoínho, em que foram gastos mais de 6.000 euros? - Ou preferem os Srs. autarcas de Pedrógão Grande vir a chorar ali a morte de algum pedroguense? Responda quem souber...
O Zé da Aldeia faz uma pergunta, que só não é interessante porque já sabe a resposta. Para a bandeira nacional subir no mastro da Câmara no dia 25 de Abril teria que esta ser governada por democratas. A bandeira que, verdadeiramente, o Executivo gostaria de um dia erguer é bem diferente. É em tons negros, com uma gamela pintada ao centro e muitos tachos em redor, onde caiem muitos euros!
João do Passo, Que história é essa de um festival das castanhas em Pedrógão Grande? É daquelas que a malta vai apanhando durante todo o ano? E quem é esse ferreiro Pirite que vive no adro e nunca se me confessou?
O "ferreiro" Pirite é perto da Graça. Daqui, ao que se diz, irá partir a caminhada "finalista" dos castanhas, só que tenho dúvida no local. Mas, ao que parece, a casa do "Pirite" está emaranhada de "silva".
À atenção do Sr. Vereador do Trânsito e Obras. Que raio de ratoeira é aquela dentro da povoação do Senhor dos Aflitos em que, na rua paralela à EN2, quem vem do Norte pode entrar mas quem vem de Sul não pode sair? Não seria melhor fechar a rua a Norte e criar localmente condições de inversão de marcha? Em nosso entender, evitavam-se mal entendidos e desagráveis surpresas. A segurança assim o exige! E, sendo o santo local o padroeiro dos aflitos, aos anos que ele aí tem capela já não deveria haver aflitos nem aflições na terra. Solucionem o problema. Não descredibilizem o santo!
No Verão passei, com meus filhos, umas férias simpáticas em Mega Fundeira, onde gostosamente aproveitei da existência da praia local. Disseram-me uns companheiros de banhos que ainda iria gostar mais da praia do Mosteiro. Indicaram-me que, para cortar caminho, atravessasse o Valongo. Foi o máximo. Na EN2 entrei nessa povoação. Verdadeiro labirinto. Chateada de não encontrar a saída, voltava sempre ao largo principal, onde iniciava novo rali, cada vez mais apressado, muito do agrado dos meus filhotes... À terceira tentativa, um habitante local, depois de bem ouvir chiar os pneus da viatura, lá apareceu a indicar-me a saída mais próxima, que dava para a mata, do lado oposto àquela EN2... Finalmente cheguei à Praia do Mosqueiro, cheia de vontade de tomar banho. Os garotos adoraram o passeio porque, ao verem uma casa como que tirada dos livros do Pato Donaldo, pensaram que estavam participando numa das muitas aventuras da Disneylândia... Prometemos voltar ao Valongo quando lá forem colocadas as placas indicativas das povoações mais próximas, da Maranhoa, Troviscais e Mosteiro! Pedrógão é, de facto, uma terra divertida. Bem me tinham dito...
Quero dar aqui os meus parabéns ao Sr. Joaquim Palheira e aos seus companheiros da Filarmónica Pedroguense pelo seu empenho na celebração do 1º de Dezembro. Foi gostoso ouvir a Banda e ver todos aqueles jovens a actuar, percorrendo as ruas da vila. Só temos que, no próximo ano, tentar que os populares afinem melhor a voz, e cantem o Hino da Restauração como deve ser, com a letra toda. Porque a música estava boa... E a noite e os aperitivos exccelentes. Parabéns! Sou também da opinião que evento bem merecia ser melhor divulgado...
No sentido de obviar a infundadas queixas dos pedroguenses amantes do desporto quanto à excessiva preponderância do futebol, o Recreio e a Câmara - em irmana ligação - acordaram na realização de um evento inédito, susceptível de chamar muitos praticantes das várias modalidades envolvidas. Com realização prevista para os fins de semana, dias santos e feriados, os eventos previstos vão-se genericamente denominar de NOITES DA VILA. As provas têm começo no estádio de S. Mateus, ao lusco-fusco, com um jogo de futebol, seguido de rega ao recinto, donde partirá uma prova de atletismo até ao centro da Vila de Pedrógão Grande, para a tomada de um ou mais refrescos nos centros de convívio do Vintage e do Escorpião. No final, os mais resistentes às provas, seguem para as Piscinas para um apetecido banho, de apaziamento dos corpos, e recebimento das merecidas taças. Um entusiástico grupo de associados pensa já mudar-lhe o nome para TRIATLO PEDROGUENSE. Cá por nór nós, tudo bem!
Para o novato Quim Guedes cá vai a informação dos melhores e mais baratos restaurantes de Pedrógão.
- Numa aflição, os Bombeiros; - Na calma, o Tudo na Brasa, por debaixo do Recreio Pedroguense; - Na sombra, o Palmeira, por detrás da Câmara; - Para quem goste de galinha velha, o S. Pedro no Mosteiro.
Ainda não entendi bem essa história do Festival das castanhas. É anunciada pela Câmara e por um particular. Afinal de quem é a iniciativa? Ou é mais um favor a um amigo?
Pois... a D. Alzira Flores desconhece tratar-se de uma estrado agrícola com alcatrão, logo uma via local; só conhecida por aqueles que, assinando o abaixo assinado, ganharam o piso de alcatrão.
Para melhoria de circulação, façam novo abaixo assinado. Eu voltarei a assinar...
Alguém conhece uma fonte ou lavadouro que existe num inicio de um caminho pedrestre, aí na artéria principal de Pedrógão? Sensivelmente onde era um restaurante de grelhados que se mudou para a Picha? Pois é, o dito lavadouro está o que se pode chamar uma lástima, cheio de ervas e musgo. Alguém sabe a quem compete limpar o dito lavadouro? Aquilo é público ou privado? E seja o que fôr, os responsavéis não terão olhos na cara, ou como não está à vista de toda a gente já não importa o estado miserável em que se encontra?
O Sr. Zé Capitão diz umas coisas que eu, por não ser da zona, não entendo. Se quer que eu subscreva um abaixo assinado, eu assino. Até porque já depois daquela aventura, tornei a andar lá perdida, outra vez às voltas. O que eu queria mesmo era uma tabuleta no Valongo a apontar o caminho para a Praia do Mosteiro. Espero que a Associação local se lembre de acabar com aquele labirinto. Ou a intenção é que quem entre na aldeia já não saia? Que peça à Junta de Freguesia ou à Câmara umas placas. Assim é que não está bem! Se puder, eu serei a primeira a assinar o abaixo-assinado.
Eh Zé Capitão Orienta as tuas tropas para a Ribeira dos Frades. Põe a circular uma nova petição para a construção de uma nova praia fluvial, no Lagar dos 25. Se és do Valongo, vai longe, mostra como é!
Tó Quim Guedes, Não esquecer que depois da passagem por todos os restaurantes de Pedrógão Grande fica a obrigação de nos dizer quais os melhores na relação qualidade / preço! OK? PS. - Fica dispensado de se pronunciar sobre as sobremesas
se n fosse a mais perfeita interpretação da letra antes do discurso a arruada do primeiro de dezembro mais parecia uma manifestação gay controlada por recem eleitos. nem a pide nos seus tempos aureos se distribuia tão bem para ver quem e que gritava improperios.
Saudações a todos os Tertúlianos. Pelo parecer de alguns (poucos), Pedrógão está bem e recomenda-se, para a maioria isto está mal. Maioria que voltou a colocar os do costume, os Odres e Pipas etc.etc. à frente dos destinos do Concelho. Últimamente têm aparecido algumas Tertúlianas, a falar dos podres e do fiasco dessas politicas e desses politicos. Que se faz na Casa Grande? Nada. Quem manda é o Nanico, manda alcatroar estradas, caminhos públicos e particulares, desde que vá dar a uma adega, (não, não estou a falar da Adega, terra do Vice), das outras a do tio Chico e do tio Zé, etc. Depois diz não haver dinheiro para arranjar as Ruas da Vila. De que serve Criar-se um Centro Histórico, quando o mesmo está abadonado, de que serve a propaganda, a pouca que aparece e se faz, visete PG, na Semana Santa, a Albufeira do Cabril, PG e as Festas de Verão, etc. depois apresentamos uma vila velha, as ruas com piso óptimo para lá se partir uma perna, irregular e escorregadio. Meus Amigos à mais de 20 anos que ando a ouvir que desta vez é que vai e você Amigo da Tertúlia, decerto também já ouviu, acredita?! Até breve Jlycho Cnjiba
Ó Zé da Aldeia Para tua informação fica a saber que na gamela do Anão acaba de ser pintada mais uma bandeira: a da APFLOR. Agora, com funcionários da Câmara destacados na Direcção da APFLOR, é que ele vai dirigir a seu bel prazer os dinheiros das florestas. Creio que as últimas eleições para a Direcção da APFLOR são a prova clara de que os produtores florestais não acreditam mesmo na sua Associação! Enquanto vier dinheiro de Lisboa, o Anão vai querer a APFLOR. Quando fecharem a torneira manda retirar os funcionários. A promiscuidade política chegou a este ponto! As ZIF´s são um estratagema mais para sacar dinheiro ao Estado e manter a máquina do poder local a funcionar, a seu favor. Estamos entregues aos bichos!
No tempo do fascismo, este dizia-se Estado Corporativo. Existiam os Grémios e as Corporações. A par destes organismos Salazar instituiu as cooperativas agrícolas, cujas direcções escolhia ou, quando lhe fugiam da rede, tinha uma outra malha montada a que chamava de homologação ou reconhecimento ministerial. Não escapava democrata e, muito menos, comunista. Os que pensassem diferente de si e dos seus apaniguados eram logo apanhados e fritos!... Salazar deixou escola em Pedrógão Grande, onde têm aprendido depressa! Aqui nem os simpatizantes do PS escapam! O PSD quer o poder absoluto e como o concelho é, na sua maioria de idosos, nascidos no fascismo, o poder é absoluto! Os novos, enojados, piraram-se há muito daqui! Os que ficam ou têm cartão do Partido ou amoucham! Na dúvida, promete-se ou promovem-se os funcionários da Câmara, das Juntas de Freguesia e/ou do Partido. Depois da pouca vergonha instituída na Misericórdia, controlada politicamente pelo PSD, o caso mais recente é o da APFLOR, a Associação dos Produtores Florestais de Pedrógão Grande. A nova Direcção, eleita a 7 de Dezembro, tem como Presidente (Engª Margarida) e Vice-Presidente (Paulo Pires), dois funcionários da Câmara. Na Assembleia Geral está o Vereador Camané. O Presidente do Conselho Fiscal é o actual Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande (Pedro Nunes). Para que nada escape, como no passsado, o Presidente da Concelhia do PSD local (Manuel Neves) e o Presidente da JF de Vila Facaia (José da Conceição David) lá continuam a fazer número. E porque a APFLOR, à data das eleições, só tinha 1.092 associados, foram recrutar-se à pressa(uma semana antes) mais dois sócios: um para Secretária da Direcção (Élia Caetano) e o outro para Presidente do Conselho Fiscal (Pedro Nunes) que, o mais provável, é que nem tenham uma propriedade florestal! Ou seja, nem sequer reúnam as condições para serem associados! Mas uma coisa fica seguramente garantida: a aprovação das contas da APFLOR. O poder é absoluto. A promiscuidade absolutíssima! Então a Engª Margarida, a actual técnica florestal da Câmara Municipal, é que vai dar parecer sobre os processos da APFLOR que necessitarem de parecer da Autarquia? Ou será o ajudannte Paulo Pires e ela põe o concordo? Até onde chegou a falta de vergonha e a falta de respeito pela correcta aplicação dos dinheiros públicos! Se calhar ainda dizem mal do mestre... Salazar!
No próximo dia 18 de Dezembro vai-se realizar a 1ª Assembleia Municipal pós eleições. As rolinhas que fiquem atentas! Porque os passarões vai estar todos lá!
E, como não podia deixar de ser, a Avestruz não podia deixar de aparecer na lista dos animais das Florestas... Como gamela já tem, devem ter-lhe prometido mais ração...
O PSD controla tudo em Pedrógão... Agora é com a APFLOR, a associação de todos nós, mas com o dinheiro do Estado! E quando constituírem as ZIF´s,as Zonas de Intervenção Florestal? Cada ZIF vai ter que ter uma Comissão de gestão própria, a que chamam Condomínio. Mas aqui as propriedades são nossas, dos proprietários florestais. Será que os Senhores da Câmara e do PSD também se estão a preparar para gerir o que é nosso? Ou melhor, para comer o que é nosso!? E nós vamos deixar?
A Fonte-Lavadouro, junto às Finanças, tem nome. Mas podia chamar-se Fonte dos Amores. Podia ser recuperada e alindada. Podia ser sinalizada e integrada num circuito pedestre, da Vila ao Cabeça das Mós, a caminho do Rio... Podia ser um ponto de passeio nocturno, se fosse limpo e devidamente iluminado... Podia!... Mas, pelos vistos, continua a chamar-se Fonte dos Porcalhões! Em contraste, do lado oposto da Vila, gastam-se milhões noutra fonte! Coisas de autarcas... que bebem pouca água!
Será que os pedroguenses têm que ser repetentes na asneira? Já não te lembras daquela originalidade na Filarmónica? Ora recorda lá. A ânsia era tanta de promover o vereador da cultura, António Figueira, que o mesmo foi eleito Presidente da Assembleia Geral da Filarmónica ainda antes mesmo de estar inscrito como sócio. Em Pedrógão vale tudo.! Nada espanta!
Então os crâneos de Pedrógão não vêem que os lugares de Director da Associação Florestal (APFLOR) são incompatíveis com os de Técnico florestal da Câmara? Quem não vai gostar são seguramente os técnicos do IFAP e dos Serviços Florestais do Ministério da Agricultura. Com tanta avidez, os crâneos de Pedrógão instalam a dúvida nos Serviços oficiais. Em vez de a prevenirem, deliberdamente promovem a desconfiança. Era de esperar, pois quando o sangue ocorre ao estômago, a cabeça perde o juízo!
Exma Senhora Alzira das Dores Gostaria de saber onde encontrou a casa do Pato Donaldo, dado que os meus filhos são grandes apreciadores do sr Disney e gostariam de visitar essa atração, já que Paris está tão longe...
Eu disse que o Zé da Aldeia é burro. Não precisava de dizer que o Censor também o é porque, por definição, todos sabem a resposta!
Então o Censor da Tertúlia não conhece a velha brincadeira que atribui aos produtores florestais a melhor profissão do mundo? É que mesmo a dormir têm sempre o seu rendimento a crescer! Traduzindo, para o Censor entender: O produtor florestal, mesmo a descansar, tem sempre o pau a crescer!
Mas como o Censor lê mais que o público - que não lê o que de interessante ele censura! - o Censor tinha a obrigação de ser mais culto e benevolente que os bloggers que intervêm nesta Tertúlia!
Ou não será?
PS - O Zé da Aldeia que me desculpe. Eu depois explico-lhe pessoalmente.
Nos festejos do 1º de Dezembro, os rapazinhos que diziam impropérios, já não se aguentavam de pé. Era um problema de calos... Não valia a pena calá-los! Divulguem os Festejos, juntem-lhes muitos mais jovens que, depois, verão que já não se ouvem no meio da multidão. Aqueles eram de Coimbra, andavam acompanhados de gente fina do concelho! Esforcem-se por chegar a Lisboa, a Castelo Branco, a Tomar, a Abrantes, a Pombal, a Leiria. Verão que o falar é outro... Façam do 1º de Dezembro aquilo que ele deve - verdadeiramente - ser: uma Festa!
Na Disneylândia está proibido trocar o nome aos visitantes.
Mas admito que Dores rime com Flores, sobretudo quando nos visitam numa cama de hospital.
Ora, para ver a Casa do Pato Donaldo, basta ir ao Valongo.
Pode é não encontrar placas de sinalização para lá chegar.
Neste caso fará o favor de se dirigir à Junta de Freguesia ou à Câmara Municipal de Pedrógão Grande que eles, seguramente, irão indicar-lhe o caminho para lá. Admito mesmo que mandem lá, consigo, um dos muitos engenheiros em excesso na autarquia.
Já agora, aproveite para pedir que lhe indiquem o caminho para a Praia do Mosteiro...
Não há quem entenda os autarcas pedroguenses. Nuns casos andam loucos por acabar com os chafarizes de aldeia porque gastam muita água e têm que a pagar à empresa Águas do Centro. Mas, noutros, não se importam de esbanjar dinheiro na construção de uma fonte de luxo, com 2 pisos, umas 20 colunas e cantarias de granito, telhado e o mais que brada aos céus. Escondida ao fundo da Vila, para servir quem? Quem souber, que responda!
Já quanto à chamada Fonte dos Troviscais, continua a ser de quase chafurdo. Quando há chuvadas e entope, então é mesmo de chafurdo. Vem ali gente de longe, dos concelhos vizinhos, até de Ansião,convencida que a Fonte é Santa, que faz bem à próstata e coisas mais. Na verdade, quando dá uma diarreia, o organismo limpa e é um alívio. Nesse dia, além da Fonte, até a noite é santa. Há quanto tempo não se faz uma análise às águas dessa e das outras fontes do concelho? Aí não vale a pena investir, porque está fora da Vila? Mas gastava-se lá uma décima parte do que custa a Fonte de Baixo! E garantia-se a saúde pública! Para quando então o arranjo da Fonte dos Troviscais?
No passado dia 8 o blogger Jlycho Cnjiba optou por um curioso pseudónimo que associa lixo e erva medicinal (jiba). Perante a porcaria e inoperância com que a cada instante se deparam, os pedroguenses têm de facto que ter um bom estômago ou andar devidamente medicados. No que toca ao Centro Histórico, e com a activação da Comissão de Toponímia, não espantará a ninguém que num dia destes a Vila apareça com várias variantes de ruas do Quebra-Costas... Mas o Nanico, tem uma vantagem: as costas dele são mais curtas e, pelo que tem apregoado nos jornais, já anda à procura de financiamento para evitar mais quedas... de edifícios no dito Centro Histórico. Ele é que não cai!
Parabens Maria da Fonte, pelo que refere e afirma, relativamente à fonte dos Troviscais.
Contudo, a situação é ainda mais grave: o mesmo se passa com muitas outras. Um desleixo total! Os autarcas pedroguenses esquecem que as fontes são ancestrais monumentos da vida comunitária. Monumentos vitais, abandonados e esquecidos. As fontes podem constituir-se em abastecimentos alternativos aquando de anomalias na na rede pública de abastecimento.
Quem não saberá isso?!
A sua preservação e valorização é um acto de cultura e de boa gestão autárquica.
A propósito do Centro Histórico de Pedrógão Grande:
Seja qual fôr o assunto, em Pedrógão Grande vale sempre a pena abordá-lo. O Presidente da Câmara só não vai fazer mais porque não pode. Ou porque não o deixam. Mas ele um dia - acreditem - fará. A destempo, mas fará! A propósito da célebre Casa do Manel Ceguinho, lá ao fundo da Vila, o problema foi bem falado àquela data. Diria mesmo, escalpelizado! Foi lá nos longínquos anos de 2001/2002. A Casa ruiu - impunemente - à frente de um catterpillar de um amigo do Partido, mas Pedrógão Grande ganhou um Regulamento do Centro Histórico. E vejam só, passados mais de 8 anos - tanto como 2 mandatos autárquicos! - o Sr. Presidente promete ora recuperar o Centro Histórico. Diz mesmo que já o candidatou a fundos comunitários. Sejamos, pois, compreensivos. Proponham mesmo um louvor em plena Assembleia Municipal... É que se não o recuperar é porque já não vai ter tempo! Vá lá,tenham dó das nossas queridas costas!
a arruada do primeiro de dezembro tem-se mantida viva muito a custa de gente c problemas de calos q vai aparecendo ano apos ano e n de betos q qd a filarmonica n sai ficam pelo escorpiao ou qq outro sitio a lamber botas. gente fina do concelho!? afirmação mais pedroguense n podia ter sido feita, ha que separar o trigo do joio, so gostava de saber o q e q essa malta e a mais q eu.
ja agora mariazinha e em relacao e fonte de baixo, que e q tem um terreno mesmo ao lado? abre os olhos em todos os sentidos e n so nos q te interessam. aproveita ja q conheces bem o sitio e melhor a obra e os seus custos para reivindicar a construcao de uma casa de banho n va ficar algum jovem autarqua com o terreno chei dos dejetos que la deixaras no dia da inauguraca.
Com a recente eleição dos corpos sociais da APFLOR, o Nanico e o seu Partido acabam de controlar todas as Associações com sede na Vila de Pedrógão Grande.
São poucas: A Misericórdia, os Bombeiros, a Filarmónica, o Recreio (Clube de Futebol), a Pinhais do Zêzere e a APFLOR (Associação Florestal).
Já se diz que o Senhor Barão tem que sair para dar entrada ao sapiente Pedro Nunes na Mesa da Misericórdia. Do mesmo modo o antigo Presidente da Junta de Freguesia da Graça (José Ferreira David) terá que abandonar a Santa Casa para dar lugar ao actual Presidente da mesma Junta.
E os exemplos podem repetir-se, porque o PSD acaba do instituir em Pedrógão Grande o princípio de que uma Associação que não tiver um Presidente de Junta é uma Associação reles e sem futuro.
E compreende-se. Com a entrada dos Presidentes de Junta para as Associações elas têm-se desenvolvido muito, a perder de vista... Na maioria dos casos, não se vê mesmo!
E nunca mais lhes falta dinheiro. O que é uma forma também de criar emprego no concelho pois, posteriormente às tomadas de posse, nem as empresas de transportes locais conseguem dar vazão às entregas de maços de notas às associações.
As vantagens acrescem para as associações se elas conseguirem - o que em Pedrógão tem sido muito difícil - juntar aos Presidentes de Junta um Vereador da Câmara ou, mesmo, um Presidente ou Vice, ainda em exercício ou não.
Assim, com tanto carinho para com as Associações locais, porquê maçar os seus abnegados corpos sociais e, mais ainda, os Senhores Autarcas que fazem o supremo sacrifício de participar de todas elas, indo a todas as reuniões de Direcção e Assembleias Gerais?
Reconhecendo o seu esforço e dedicação, e para que não prejudiquem mais a sua vida pessoal, porque não se juntam todas as Associações de Pedrógão Grande numa só?... Ou numa só data, num só local e, de uma só vez, fazem todas as reuniões de Direcção e Assembleias Gerais?
Os dirigentes estão lá todos. São os mesmos! Para que hão-de correr e repartir-se por várias datas e locais se, em Pedrógão Grande, tão bem se entendem e comungam dos mesmos interesses e métodos de votação?
Já há interessados em explorar o Parque Municipal de Campismo de Pedrógão Grande.
Por isso, o novo Executivo camarário, na reunião de 6 de Novº último, deliberou por unanimidade encarregar os Serviços Técnicos da Câmara de elaborar um programa de concurso e caderno de encargos com vista a eventual abertura de um concurso público para a concessão e exploração do Parque Municipal de Campismo.
Vide a respectiva Acta já acessível através da internet, a págs. 105.
Por unanimidade, quer dizer que o PS começou a alinhar? Que não tem alternativas?
Cá para mim, se bem desconfio,este ano o Parque de Campismo vai continuar sem obras...
A juntar à piscina flutuante, pôdre e sem fundo...
Dando, uma ideia precisa, da capacidade dos autarcas que acabam de ser eleitos...
Que não devem querer deixar mal os antigos colegas do PSD das vereações anteriores!...
Que falta cá faz o extinto Notícias do Pinhal e o seu director, o Paulo Palheira! Temos perdido o que de melhor o concelho tem, para agora não termos nada.
A história da destruição da Casa do Manel Ceguinho é também um bom exemplo disso. Está lá tudo escarrapachado. Procura os jornais dos anos de 2001e seguintes...
A Casa era ao fundo da Vila, à direita, no começo da Rua Rica que, com o vandalismo de que foi alvo, ficou mais pobre. Mas o Notícias do Pinhal continua aí, no Arquivo Municipal - será ? -como monumento erguido, de denúncia da estupidez, venalidade e avidez dos PSD´s de Pedrógão Grande.
A Casa do Manel Ceguinho rendeu muito dinheiro, permitindo ainda juntar o útil ao agradável. O nome era sugestivo. O seu simbolismo reacendeu a chama atávica de quem milita e dirige o Partido. Os PSD´s necessitavam de erguer a sua Sede em terra de ceguinhos. E, assim, hoje ela lá está. Ao fundo da vila, para onde nos querem também empurrar!
A Casa do Manel Ceguinho foi o primeiro grande monumento erguido em Pedrógão Grande, de afirmação das qualidades primárias do poder autárquico local.
Podem queimar todos os velhinhos Notícias do Pinhal, mas esse outro - de pedra e cal - fica para a posteridade como verdadeiro símbolo da estupidez, incompetência e ganância local! Nem falta o dístico para o assinalar. Ele lá está, bem visível, na fachada: "PSD".
Tu até conheces melhor do que nós o local e os vizinhos da Fonte de Baixo... Tu até sabes quem vive paredes meias com ela... Ora diz lá quem é a sumidade...
Quanto à falta de uma casa de banho no local estás seguramente enganado. Não falta! Ora segue lá com atenção o raciocínio do projectista, um reconhecido cérebro, engenheiro da Câmara: - No piso de baixo (onde fica a bica), que é coberto... e resguardado das correntes de ar, eu dejecto! - Depois, com o rabinho ao ar... e a água a passar, é só lavar! (... e limpar!)
Vá lá, reconhece que não tens razão. Nós é que somos todos tótós!
Nos tempos de hoje, pós eleitorais, isso de calado e barbas só se fôr com o Zé Barão, o antigo Presidente da Junta!
Mas, embora se saiba que em Pedrógão Grande quem manda é o Nanico, o Barão não merece ser despejado da Santa Casa. Mesmo num mundo cada vez mais global, um Barão - sobretudo com guita - sempre é um Barão, um esteio seguro para os amigos!...
Mas concordo. O melhor, mesmo, é o Barão pôr as barbas de molho! É que - ensina-nos a História - nem o meu querido parente Miguel, faz agora precisamente 100 anos, escapou à reacção!
Pelos vistos é uma matéria que não preocupa a Câmara pedroguense!
Apesar disso, tentemos ajudar os seus responsáveis na solução de um 1º caso.
No quarteirão norte, à entrada da Vila, existe um prédio de 3 pisos que pertence ao Sr. Manuel Aires Henriques.
Numa das lojas, para o lado da Variante à EN2, está o Sr. Alcides dos electrodomésticos e, mesmo ao lado, existe um fosso de acesso às garagens do prédio que tem aí uns 3 metros de altura.
Não se compreende que estando o prédio ali há tantos anos nunca ninguém se tenha lembrado de colocar um gradeamento que evite um eventual acidente nesse local. Pode ser uma criança ou um invisual. Ou qualquer um de nós, num dia de distracção. E depois?
Já sabemos que o Centro de Saúde... da Sertã tem urgências aos fins de semana e que no Avelar e Coimbra existem bons hospitais. E depois? Quem assume as responsabilidades pelo sucedido?
Vá lá, façam alguma coisa pela população que vos dá cegamente os votos!
A Câmara alargou o horário de encerramento dos bares de Pedrógão até às 3 horas da madrugada durante o período de Natal e Ano Novo.
E o que fez pelos estabelecimentos que estão abertos todo o dia?
Melhor faria a Câmara se promovesse condignamente a Vila durante esse período, com algum evento digno de nota, que atraísse as gentes de fora a visitarem a nossa terra...
Pelo que li nesta Tertúlia do Pinhal, as eleições deste ano na APFLOR foram mais uma palhaçada... Os sócios, pelos vistos, são mais de mil mas andam todos a dormir. Ou ainda acreditam no vigário?
A Luísa Balaio afirma que a preservação das fontes, para além de um acto de cultura, corresponde a um acto de boa gestão autárquica...
Vê-se logo que a Luísa não vive em Pedrógão Grande. Para que isso aqui fosse verdade tinha que se fazer uma nova revolução... Mas aqui não há mais soldados para recrutar para a sua causa. Os que escaparam a São Dionísio estão todos na Santa Casa ou à lareira à espera das sopas... E os jovens que restam, a mendigar à porta da Câmara Municipal por um emprego ou na estação da Rodoviária em busca de novos destinos, que este já foi chão que deu uvas...
Mas porque concordo consigo, veja lá se consegue que os autarcas de Pedrógão Grande limpam a porcaria toda que está entre o Paço do Valbom e a Zona Industrial para, depois de arredada a imundície, revitalizarem aquele pequeno vale (linha de água) e reporem a Fonte entretanto desaparecida: a Fonte do Valbom!
Por favor, faça-lhes ver que um Posto de Turismo (mesmo que se abrevie para CIT, para ninguém perceber) não pode funcionar no meio de uma lixeira municipal...
O anónimo de 7 de Novembro deve estar com mais atenção ao Jornal da Caserna pois a Engª Florestal não foi para comandante dos Bombeiros mas sim para Presidente da Direcção da APFLOR. Assim, cria-nos expectativas desnecessárias! Mas estava bem de ver que, sendo a Engª mulher, o dito sexo fraco, é muito mais fácil deitar abaixo um pau (de pinheiro ou eucalipto) de que pegar numa mangueira (cheia de água)! Mais atenção, pois, ao que dizem!
Consta-me que na Assembleia Geral que elegeu a nova Direcção da APFLOR não estavam mais de 20 pessoas. Ora segundo um anónimo disse nesta Tertúlia, o número de associados da APFLOR é superior a 1.000. Ora é também conhecido que a maioria dos associados trabalha e vive fora do concelho, nomeadamente em Lisboa. Por isso, quando se marca uma Assembleia Geral para uma segunda-feira, dia de mercado em Pedrógão Grande, é claramente para que ninguém apareça! Estou enganado? Mas, se a memória não me atraiçoa, quando se quer formar uma ZIF - o que dá ainda mais dinheiro - marcam-se as reuniões para o fim de semana. Estou mais uma vez enganado? Ou seja, como já lá dizia o meu tio Antão, que era pastor: - consoante o tipo de mama assim os dias da semana!
Vem aí o Natal É agora que o Presidente da Câmara nos vai dar no sapatinho a estação de tratamento dos esgotos que prometeu às gentes dos Troviscais e Mosteiro já lá vão uns bons 2 anos? Já agora, junte-lhe o alcatroamento da estrada. Ou os dinheiros que vêm de Lisboa para a Câmara não conseguem atravessar a Ribeira de Pera!? Ficam todos na Freguesia de Vila Facaia. Mas, lá por isso, a gente vai a Cacilhas (que ainda pertence à Freguesia) buscar o que sobrar daí!
O Censor continua a descuidar-se no botão do "delete". Mesmo que o sono aperte, lá pela noite fora, não acredito que o Censor confunda o computador com uma máquina de bebidas e o malvado desse botão com o "do-lête", com ou sem café. Mas só pode ter sido isso porque não usei nenhum palavrão, apenas disse a verdade e aditei o meu legítimo querer... Censurou que eu: - ía para minha casa, para o meu "buraco" ou casulo, que é no Coelhal... - vi à beira da estrada dos Troviscais um estaleiro de brita da Câmara, que lá esquece (certamente à espera que o assunto arrefeça); - que se destina a atapetar estrada de serviço a um particular, munícipe amigo da Vereação... Ora, com isso, o Censor impediu um pedido meu, muito singelo: - Se a Câmara não souber que fazer à brita, ou já tiver desistido de a espalhar nos Troviscais, que não se esqueça de mim!... É que eu também sou amigo e não quero que ninguém tropece nos buracos à porta de minha casa! Mas - se preferirem - também lá tenho uma propriedade particular!
ainda em relaçao ao prolongamento dos horarios dos estabelecimentos nocturnos, é certo que concordo que e almentavel que na epoca de natal nem camara nem associaçao empresarial promovessem eventos alusivos a quadra! Mas tb nao se percebe pq e que o prolongamento do horario dos ditos estabelecimentos nocturnos, diminuiu este ano passou das (4 para as 3)talvez para fazer o jeito ao dono da discoteca (se calhar nem assim com a ajuda do PC atrai a malta de pedrogao!
Há aí algum jurista que possa esclarecer a quem cabe a responsabilidade, e a obrigação de indemnizar, num caso como aquele que a 17 de Dezembro o A. Querido coloca nesta Tertúlia? Por favor, ajude-nos! E, já agora, peça à mãezinha para rezar por todos nós!
raul, raul, n laves o rabinho naquela agua, n keiras ver os teus "coelhos" a cair por causa do cloro! parece q em vez de recuperar o nascente vao lá meter agua da rede, mais uma vez varre-se o lixo p debaixo do tapete, pode ser q em breve e ja q vai ser essa malta a reger os destinos florestais do concelho mandem abater todas as arvores p acabar por alguns anos c os fogos florestais. kem sabe se algum desses ilutres tb n queira ser comandante dos bombeiros e asim resolviam-se todos os problemas aparecia o d sebastião para a associação e acabavam-se c os fogos. creio q e uma boa ideia.
Trânsito automóvel em Pedrógão Grande, é sinónimo de balda, de desordem... Basta sentarmo-nos no Café Central a beber uma bica... e ver! Também ao pé da CA-CA, Caixa Agrícola, o mesmo se passa... Ainda não conseguimos perceber se a Travessa Artur Tomás David, que liga a Devesa à Variante, é uma via para escoamento das viaturas que entopem na Devesa, se uma passagem pedonal, se um parque de estacionamento mais ou menos privado... porque há carros que regularmente ali estacionam e impedem a circulação automóvel! Já que o Presidente da Junta de Freguesia está ali ao lado, ele que dê uma ajuda ao Sr. Vereador do Trânsito... Senão, peçam a nossa colaboração! Não somos do contra... Só queremos ajudar!
Chegou o Inverno! Mas, não tarda, está aí o Verão! Para quando um protocolo com a Associação do Mosteiro que viabilize a sua Sede social, que ainda há pouco os mosteirenses acabaram de construir? A não ser que se levante localmente algum problema ambiental, com as avestruzes, espécime importada, que de há algum tempo para cá povoam a zona e fazem muito alarido... sobretudo na Vila, junto dos Paços do Concelho!
...E para quando um outro protocolo com a Associação do Mosteiro que aproveite o espaço defronte da Sua Sede e que, ao mesmo tempo, compreenda o arraial de festas local? ... E porque não um acordo com a Câmara Municipal que garanta, a quem procura a praia para se banhar, o fácil estacionamento entre a Rua Principal e a praia propriamente dita? ... É que ao longo desse caminho, de ambos os lados, a Associação dispõe de terrenos que pode disponibilizar, assim o queira e as contrapartidas camarárias sejam adequadas! Porque razão o Sr. Presidente da CM não toma a iniciativa? É porque tem receio que lhe lembrem os esgotos?
Nao é só em frente ao antigo Central que o transito é caotico...de certerza que nao circulam pela rua Antonio Venancio David, que vai dar a Serraçao do Sr, Henrique Marques! Aí é constante o estacionamento a impedir o transito e ate em cima da curva. Pois é preciso vir com muito cuidado para nao esbarrar nos carros la mal estacionados...e a GNR e a poucos metros acima!!!!!!!!!!!!
A Travessa Dr. Artur da Cruz David é bem a cruz dos pedroguenses que a têm que atravessar. Em pleno centro da Vila é lama até aos joelhos... Uma boa amostra da autarquia que temos! Será por isso que o estabelecimento ao lado tem lá o anúncio CA-CA, para logo pela manhãzinha lembrar ao novo Presidente da Junta de Freguesia o mau estado da viela?
Ó censor, Será que estás feito com o poder local, pois quando aparece um crítica mais directa ou acesa tu logo a cortas? ´ Ó Censor, olha que o fascismo já acbou há quase 40 anos!
E não és tu que dizes que, se houver borrasca, informas a polícia do blogger que aqui disser calúnias?
Então deixa seguir, porque eu já li o teu aviso e sou maior de 18 anos, responsáveis!
Mas, qualquer que ele seja, a sua aceitação para formar nova Direcção nos Bombeiros terá necessariamente em vista... tratar as muitas feridas deixadas pela gestão do Nanico!
Consta aí que a vontade é tanta que até já convidaram a rolinha da silva, que há pouco fez ninho na Devesa!
Se ela aceita, então é que é. As rolinhas de Pedrógão deixam de poder, pelo menos, arrulhar! Então é que se lhes vai, de vez, o pio!
voçes sete ou oito ratos que vagueiam no esgoto e rebolam vocês de penas, vocês de ricardetes do hospital, vocês do lido, vocês do rei da bola, vocês de totos, vocês justiceiro,mais uns pouco vivem nas costas, têm todos uma coisa em comum. Vivem na vila, vivem na podridão de querer o que não têm, de invejar os outros, de serem uns incapacitados. de serem uns coitados que vivem da inveja. numa terra em desertificação vocês são os abutres, abutres de quem trabalha de borla, abutres do que sabem por vocês os invejam. que fizeram voçês por pedrogao grande? pedrogao durante 50 anos parou no tempo e vocês retrogadas com 50 e 60 anos não passam de uns miseraveis. è so dizer mal. pedrógão está diferente, para melhor, muito melhor. nos ultimos 25 anos fez-se muita coisa não se fez mais porque os corruptos de pedrogão grande não deixaram? do falso engenheiro, ao gigante que reina no mundo da papelada falsificada, dos morgadios, do sr da resina. Pedrógão grande tem é a sorte de se o centro do concelho. cuidado se o centro passa para outro concelho, apenas nos resta os corruptos ...
Para os Bombeiros já arranjaram um médico... para acabar com todos os males da corpo-ração!
E, nas Florestas, o problema dos fogos vai também acabar.
A avaliar pelas últimas eleições para a APFLOR, em que os amigos do Presidente controlam tudo, se os sócios da APFLOR não se põem a pau, através das ZIF´s não vai sobrar um pinheiro para arder!
Antes disso, eles hão-de engendrar um esquema qualquer, na base de um condomínio das terras, para gerir o dinheiro do abate dos nossos pinheiros.
Antes mesmo do mato arder, já ardeu o nosso gravato!
Então se a ideia não é recuperar a Fonte de Baixo mas pôr apenas uma torneira de água do Rio, para quê aquele despesão todo ao fundo da Vila, num quase buraco sem saída?
Ao bloguer do foooogggggggoooooo em vésperas de Natal eu lhe digo que compreendo o seu grito de aflição. Esse grito tardava... porque há muitos anos que Pedrógão Grande arde, as suas casas ruem e os seus filhos fogem ao fogo, procurando bem longe o recato de outras paragens mais frescas e promissoras! Esse grito tardava, mas de nada serve. Há 12 anos que os gritos de alarme não se ouvem mais na Devesa! O chefe da corporação é surdo e só vê vê duma vista!
O bloguer do foooggggoooo do dia 23grita de aflição porque foi apanhado pelo fogo que há muito alastra por Pedrógão e tudo arrasa. Na aflição, o pobre homem, já não diz mesmo coisa com coisa. A algaraviada é tal que temo mesmo pelo seu internamento... Fala de invejas e corrupção à mistura com a referência a gente supostamente séria que acusa de participar nesta Tertúlia do Pinhal... Em oposição a estes, que têm concretizado as suas críticas e propostas de correcção e trabalho autárquico, o bloguer aflito mais parece um recém chegado à Devesa, empenhado em cobrir as costas ao Chefe dos Bombeiros... e em proteger o seu novo assento!
Zé da Picha
Em concreto, nada consegue apontar, tanto mais que o que essa gente
Como é possível que em vésperas de Natal se diga tanta asneira, e se destile tanto ódio, contra aqueles que apenas dizem verdades e têm sido um valor acrescentado para a melhoria das condições de vida em Pedrógão Grande? Estes são os que verdadeiramente trabalham de borla e não tem tachos ou empregos oferecidos pela autarquia, para compensar os papás e os amigos por favores antes prestados! Em vésperas de Natal um bloguer aflito grita por foooggggoooo, por socorrroooo, porque vê os bolsos em perigo, porque a mama já não dá para todos, porque o orçamento camarário bate no fundo! Ó bloguer aflito, ouve o meu conselho: Aproveita esta época natalícia para te regenerares. Arranja boas companhias e vai trabalhar! Dá o exemplo, porque de malandros está a Devesa cheia!
Estás tramado! Tens que mudar de nome, porque a concorrência dos totós é seguramente maior do que a que tu pensas! Em Pedrógão agora até há um que grita foooogggggoooo! Como vês!... Mas, sobretudo, que se acautelem os ratos com penas! Ele chamusca todos! Só se safa o próprio tacho!
Agora sim.... Com dois varredores na direcção dos bombeiros, um futuro comandante e futuro adjunto, está criado o QUARTETO DA MINI !!!! Será que é desta que acabam com o alcoolismo nos b.v. !!!
Não penses nessa do Don Sebastião para salvar Pedrógão. Não Resulta!
Ora vê lá tu que, ao cimo da Devesa, temos lá há séculos o São Sebastião - que é o santo protector das pestes e das pragas -e elas ainda não acabaram no concelho!
Repara no recente caso da APFLOR. Não há mais pesticida eficaz para o infestante de-voto!
certezas n tenho mas parece-me q o atual presidente da junta deve kerer suplantar o sogro ke ficou conhecido como o joaquim dos lavadouros na decada de 80 e reabilitar os espaços para um sao convivio dos municipes, komo tal podemos talvez esperar o mesmo tipo de obras por toda a freguesia, so espero q na proxima obra n a liguem a rede, mas sim la metam um pipo gigantesco do ja afamado bom tinto partidario. assim sim isso e q era uma festa sem nome. e apenas uma teoria mas seria bom q fosse a realidade a bem do entorpecimento geral q reina no concelho.
FUI PASSAR O NATAL A PEDROGAO, (COMO TODOS OS ANOS),E A MINHA ALMA FICOU PARVA COM TANTA MODERNICE AQUILO ESTÁ MUITO Á FRENTE NEM NAS GRANDES CIDADES HÁ TANTA TROCA DE CASAIS, ATÉ ME DISSERAM QUE O ESCORPIÃO FEZ OBRAS PARA PARA PUDER HAVER UM ESPAÇO DIFERENTE E DAR MENOS NAS VISTAS.
ENTÃO O DR.CARLOS VAI SER O NOVO PRESIDENTE DOS BVPG E O SOBRINHO O COMANDANTE.SE ISTO FOR VERDADE ESTOU CONVENCIDO QUE AGORA NEN OS CARROS ESCAPAM VAI TUDO A LEILÃO...........
Essa de "tanta modernice", na troca de casais, é só aparência!... São tão poucos os jovens em Pedrógão que nota-se logo à primeira! Não há muito por onde escolher. Mas o local é sugestivo. Escorpião subentende ferrar... Para mais, é espaçoso e tem os tectos altos...
Ó Ricardo... Sim tu ai do cimo da vila Deixa de escrever no blogue acerca de Pedrogao pois tás mais que identificado todos sabemos quem es e ao que vens... Os pedidos de taxo que fizeste e nao tus derasm nao foi? Tiveste 3 anos na Associaçao das florestas e que fizeste para alem de semear a discordancia... Falso Engenheiro mostra as credenciais Sê credivel, nao batas nas costas com palmadinhas quando depois es um frasco daqueles pequenitos ( 605 ) lembras te ou nao sabes o que quer dizer. Se fosse eu ao PEQUENITO dava te um taxo ao menos pudia ter a certeza de uma coisa,as criticas vindas de norte ( centro de saude ) acabavam se todas. Es daqueles pedroguenses que so vivem das guerras dos outros mas mostra o que fizeste por Pedrogao a nao ser herdar. Sim ta na hora de te começar a responder a ti e a outros que por Pedrogao ñunca fizeram nada e so sabem deitar abaixo. Podes ter a certeza que ha muito para escrever desde o veneno que lanças ás pessoas áquilo que és na realidade. Os pedroguenses tem de deixar de se acobardar e responder directamente, é certo que todos nos estamos fartos de que sejam sempre as mesmas pessoas nas associaçoes mas o que é certo é que tambem nao ha alternativas.
Falas certo! Mas em vez do pipo gigante, eu proponho um almude à porta de cada munícipe! É mais democrático! O que me calha, cedo-o com gosto para uma festa de louvor aos Presidentes, sabendo-se que um bebe logo em honra de 3 outros... Não quero que um dia, pela manhã, não se me apresentem agradecidos, alegres e bem dispostos...
Atenção anónimo do fooogggoooo de vésperas de Natal, Tens mesmo a certeza de que o centro de Pedrógão (vila) não passou já para outro concelho? Olha bem o que resta à tua volta!
Então a 7 de Janeiro, nos Bombeiros, vai voltar tudo ao antigamente? Uma nova Direcção e Comando de familiares, amigos e reformados? Esta prenda dos Reis Magos mais parece de Reis Anões!...
Diz lá por que razão o Dr. Carlos não pode ser membro de nenhum orgão dos bombeiros? Qual é a lei que o impede? O Dr. Silva também é médico da Santa Casa e é Presidente da Assembleia de Irmãos! A Engª Margarida é a técnica florestal e é a Presidente da Associação Florestal (APFLOR)! Em Pedrógão, dito o Grande, há alguma coisa que seja proibida?
Pelo estilo inconsequente e malcriado, o bloguer de 28, pelas 11.47 horas, é seguramente o do foooggggooooo do dia 23! Pelos vistos o rapaz é multifacetado. Não só vomita fogo como destila veneno a rodos! Tem futuro no circo. Com jeitinho, metendo uma cunha a um dos muitos um industriais da brincadeira de Pedrógão, ainda consegue um lugar como malabarista, contorcionista ou mesmo palhaço! Mas certamente ele não o vai fazer, muito menos como malabarista, porque não é de um dia para o outro que vai deitar os tachos ao ar! Mas é pena, porque faria sucesso! Mas os tachos que o pequeno tem devem ser bem grandes para conseguirem aparar tanto fel! Com tanta ambição e uma língua tão comprida e maldizente, que até é capaz de salpicar o próprio pai,um dia destes, se se descuida e morde a língua, lá se se vai o rapaz... e ficam cá os tachos! Não sei o que anima o dito bloguer (do dia 28)contra o Engº Ricardo, o do cimo da Vila, mas não duvido que ele tenha dito alguma grande verdade nesta Tertúlia pois, de outro modo, não se compreende tanto veneno a escorrer, a manchar a dignididade de um pedroguense de bem!... Mas palpita-me que o bloguer em questão está enganado, porque a opinião dos do cima da Vila não difere no essencial das críticas dos pedroguenses do fundo da Vila! Eu cá para mim vaticino que o bloguer em questão é novo na terra, com problemas de coluna e diminuído de bom senso... Mas sobretudo, tem que ir ao médico, para quebrar tanto azedume, tanta flatulência verbal. Senão, sem obrar que se veja, rebenta envenenado!...
O anónimo do dia 29, pelas 11H47, é doido varrido! Como é que pode enunciar o nome de alguém em concreto, se todas as intervenções são anónimas, sob o disfarce ou não de um pseudónimo? Depreende-se do seu arrazoado que leu as intervenções prévias publicadas nesta Tertúlia e não gostou do seu conteúdo crítico. Mas em vez de as concretizar e rebater, dando o seu ponto de vista, preferiu a calúnia fácil, sob o anonimato! Faltando-lhe argumentação credível,conhecimentos específicos e uma cultura de diálogo e urbanidade,sugiro ao referido bloguer que faça umas sessões de introspecção e se interrogue: - para que serve um canalha? - que aproveita disso o concelho?
2 124 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 1201 – 1400 de 2124 Mais recente› Mais recente»Ó João da Ribeira vá dar uma volta, você também é um anónimo com a diferença que usa um pseudónimo, não vejo qual é a diferença entre os outros anónimos e você. Se calhar o cheiro é que é diferente....
Ouvi dizer que a câmara alugou o dito restaurante da praia do mosteiro só com as paredes, agora o novo inquilino terá que fazer obras e apetrechar o dito, por isso ter de estar fechado. Mais um bom negócio de gestão laranja.
BIBÓ NOVO EXECUTIVO DE REFORMADOS DE PEDRÓGÃO GRANDE. BIBA!
Resoposta ao Exmo. Senhor Marks Josflin
O conteudo do mail revela um pensamento discriminatório, que não parece ser elaborado no ano 2009 a entrar em 2010. Por favor, estamos noutra época em que as fronteiras se abriram e muitos portugueses, como se sabe, com diversas habilitações literárias que vão da escolaridade básica à licenciatura também estão a emigrar para vários países onde se inclui Angola. Os Portugueses também emigram para frequentar estágios, mestrados, etc. Com certeza o nosso povo não gostaria de ler num desses países um mail com o conteúdo semelhante ao referido acima-"..estudantes cabo verdianos, timorenses, guineenses, angolanos, e outros parecidos... Sem palavras... Atitudes de discriminação estão em desuso ou deveriam estar. Somos todos iguais é o que se ensina actualmente desde o ensino pré-escolar…. Pelo que sei grande parte dos alunos dos palop’s até são aplicados e não tem assim tantos vícios, pois as bolsas que recebem não são assim tão altas que permitam excessos.Quem anda atento vê-os a praticar desporto na piscina e no Futsal da Escola, etc. São jovens que por vezes passam muitas dificuldades para sobreviver e se integrarem na nossa sociedade. São jovens originários de países pobres que não tiveram muitas oportunidades que nós temos em Portugal. Há muitos jovens na Escola e pelo país todo que independentemente da raça não sabem o que custa a vida, e andam a passear os livros e com comportamento destrutivos.Mas esta atitude não é própria, que se saiba de uma cultura ou um povo. Não vamos generalizar. Em todas as raças há pessoas com melhores ou piores comportamentos. Se alguém estraga o património deve ser penalizado, mas não vamos meter tudo no mesmo saco. Será que não existem alunos portugueses com comportamentos menos correctos.
Os jovens do Concelho são cada vez menos e não me parece que haja alteração nos próximos anos com a fixação de nova população, o que vai de encontro à tendência de todos os Concelhos do Interior. A Escola Tecnológica traz jovens de outros Concelhos e de países de Palop’s. Será que isso é mau para o Concelho? Eles contribuem para um maior ou menor consumo no Concelho. Isso é bom ou mau? Portugal já pertence á União Europeia, onde as fronteiras acabaram. O mundo hoje está em mudança e não podemos continuar fechados na nossa concha. Um apelo à Diversidade Cultural. Viva à interculturalidade. Estes sim são vocábulos actuais.
Ao anónimo do dia 17, às 12,39:
Parabens pelo que escreve.
Só assim se pode modificar alguma coisa.
É inacriditável que um concelho pobre, despovoado, com juventude sem saída e por isso s vai embora, se pense tanto na bola e que esta consuma tantos recursos. Recursos daqui, que são escassos... E os jogadores são quase todos de fora
É preciso alterar isto.
O campo de jogo tem relva, os de semeadura mato e silvas. Nem o gado come; nem os campo nos dão pão!
Parabens, amigo!!
Vamos pelo sonho!
Na Devesa ouço a rola...
João da Ribeira
O Mostero nã precisa de mais restaurantes, o que lá á é muitissimo bom.
A Lealdina deve andar lixada com a hipótese de um segundo restaurante no Mosteiro.
O amigo Presidente da Câmara bem a tramou.
Entregou o restaurante da praia a um candidato do Partido oposto, com o espaço totalmente desprovido de equipamentos para poder desde logo funcionar...
Mas com esta foi amigo da Lealdina, ou não foi?
Uma no cravo, outra na ferradura.
É disto que os burros precisam!
Zé da Picha
Marks Josflin não é nome de português...
Por isso talvez não entenda a importância de termos gente dos PALOP´s a estudar em Portugal.
Para o concelho é também uma clara mais valia.
Todas as raças e credos têm bons e maus representantes.
Os alunos dos PALOP´s que têm frequentado a Escola Tecnológico estão de um modo geral bem vistos e integrados localmente.
Muitos deles acumulam o estudo com o trabalho, de modo a sobreviverem e a atingir os seus objectivos de vida...
Longe da família e dos amigos, vivendo com dificuldades, eles são um exemplo a seguir mesmo por muitos portugueses.
Congratulemo-nos com isso!
Xico Branco
No Mosteiro, a guerra é total.
A Lealdina comanda as tropas.
Dirige-as contra o restaurante da praia e a Associação de Melhoramentos local.
Tem barris carregados de fel e má língua para derramar por cima dos confrades e quem se atreva a contrariar os seus desígnios...
Mas é incapaz de dizer ao seu amigo Presidente que tem que fazer melhoramentos na terra para que as pessoas a visitem.
Não percebe que, se publicitarem os encantos da Ribeira e do Mosteiro, os turistas aparecem...
Não entende que, se aparecerem gentes de fora, não há buracos que cheguem para os acolher...
E que todos ganham!
Ela que derrame, pois, o fel nas águas da Ribeira e que, de preferência, diga ao grande amigo que tem na Câmara que faça parques de estacionamento, limpe o recinto de festas, ligue pedonalmente a praia à Associação e ao centro da aldeia, coloque cartazes nos acessos à terra, ponha anúncios nas revistas e jornais...
De preferência, a Lealdina que dirija para a Devesa as suas tropas. Para que é que servem os amigos?
Se o fizer, vai ver que os resultados do próximo ano vão ser muito melhores...
De outro modo, de tanto querer engordar sózinha, pode mesmo estoirar... de inveja!
Nem S. Pedro lhe vale!
Amante Estradas
No Mosteiro andam muito preocupados com os problemas dos outros...
Agora é com o problema do restaurante de praia, a cujo concurso ninguém parece ter respondido, apesar dos editais camarários terem corrido a seu tempo e às vistas de todos!...
Quando vier o dinheiro do Programa das Aldeias do Xisto, para os particulares aplicarem nas suas casas, então é que vão ser elas!
Vão ter que abrir um posto médico junto à ribeira do Mosteiro... para tratar as feridas feitas pelos gatos assanhados!
E que não se esqueçam de dar de comer às avestruzes.
Caso contrário, se as verbas faltarem para a dona, esta ainda vai querer receber das que sobrarem da Picha!
(PS.: Não é malícia minha. A Picha é a segunda aldeia candidatada pelo Sr. Presidente da Câmara ao Programa das Aldeias do Xisto. Atento às oportunidades, agarra tudo o que lhe vem às mãos).
gOSTAVA QUE ME INFORMASSE OU ME MOSTRASSE (TALVEZ ENVIA-LO PARA O BLOG)UMA COPIA DO DITO EDITAL, QUE SEGUNDO DIZ, ESTEVE A VISTA DE TODOS, MAS PELOS VISTOS NINGUEM VIU!!! REFIRO ME CLARO AO SEGUNDO CONTRATO CELEBRADO PARA O RESTAURANTE DO MOSTEIRO! SIM QUE PARA O PRIMEIRO CONCURSO (QUE POR ACASO (!!!) ATE FOI O BRAULIO (AMIGO DO PRESIDENTE) QUE GANHOU! AI SIM TODA A GENTE VIU O EDITAL, MAS NESTE "CONCURSO" ANDÁMOS TODOS CEGOS !!!MENOS O ANONIMO DO DIA 18!!
A Associação de Melhoramentos do Mosteiro, como é público e notório, tem passado as passas do Algarve com a proprietária da tasca local, conhecida como Café S. Pedro.
O trabalho desenvolvido pela Associação é louvável em termos de empenho para manter o seu bar aberto ao público. Bem frequentado, com boa camaradagem, dá gosto lá ir, para jogar ou uma pequena cavaqueira ao ar livre...
Em face das fracas condições de que dispõe a Direcção conseguiu mesmo construir um novo edifício, mas que continua fechado e às moscas.
Localizado bem próximo da praia fluvial impõe-se que ele abra a breve prazo para servir os banhistas e quantos mais visitam a aldeia.
No entanto, nem a Direcção da Associação nem a Câmara Municipal têm tido a inteligência e o entendimento necessário para chegarem a um acordo que valorize os espaços disponíveis.
E são todos da mesma côr política. Imaginem que não eram?
Ou receiam fazer concorrência à dita proprietária?
A. Sobrinho
Não tenho que ser eu a defender o actual adjudicatário do restaurante da praia do Mosteiro.
Muito menos o Presidente da Câmara que pouco ou nada faz, ou tem feito pelo concelho.
Só que o homem, coitado, tem que decidir, e quando tem dois amigos do Partido interessados no mesmo bolo, tem que dolorosamente optar por um!
O outro, o preterido, pode ficar zangado momentaneamente, mas volta sempre às boas, à espera de nova gamela...
Neste caso, parece que até não foi nada disso. O citado Bráulio - ao que consta - não quiz mesmo continuar. Ele não parece ter mesmo jeito para servir copos...
Tem mais que fazer! Sacou o seu e foi-se...
A outra possível interessada é gulosa, mas tem mais olhos que barriga! Não quiz o restaurante da praia, porque já tinha outro. Por isso não concorreu. Mas também não quer concorrência ali ao pé da porta! Daí a guerra que também faz à Associação do Mosteiro!...
Por sua vez o Presidente foi pressionado a adjudicar o restaurante (lagar) da praia, para que não lhe recordassem a incompetência...(Para mais, em vésperas de nova época balnear e de eleições autárquicas).
Por isso é que o homem tem insónias e à noite procura boas mesas para bailar...
Tenham pena do Sr. Presidente. Basta-lhe o Partido, que já é saco de gatos para gerir...
Mas estou crente que, se através de pesquisa no Google, o blogger ora com dúvidas não conseguir encontrar os Avisos de concurso e as Actas de deliberação do Executivo da Câmara, o melhor mesmo é pedir esses elementos na Secretaria da Câmara Municipal. Pode mesmo pedir certidão, porque as deliberações são públicas e são obrigatoriamente emitidas a pedido dos interessados...
O novo adjudicatário até apareceu nas últimas eleições nas listas da concorrência autárquica.
Foi ingrato com o Presidente!...
Isso não se faz!
Já não bastava a outra interesseira?
Por isso, não apoquentem mais o Sr. Presidente, que ele tem que se recompor...
esse braulio podia não ser bom a servir copos mas era bom a fazer moelas
Realmente quem não viu o edital é mesmo cego e talvez de nascença (Ou só vê o que quer), o mesmo foi publicado em formato de papel e na página do município, só os cegos é que não o viram e agora veem para aqui a mandar papaias.... deixem-se mas é continuar a dormir, que assim é que estão bem.
Ajudemo-nos uns aos outros. Vá lá! Para que se dissipem dúvidas.
Quanto à adjudicação do restaurante de praia do Mosteiro, já antes aconselhei a ver o processo que existe na Câmara Municipal... Tem que lá estar tudo. Inclusive a própria acta de deliberação camarária.
Os termos da deliberaçãp, no essencial, vêm resumidos no jornal O Ribeira de Pera, na sua edição de 15 de Agosto de 2009, em artigo assinado pelo seu director.
Basta fazer a busca pelo Google / internet, usando a palavra-chave "concursos na CM...".
No essencial, o que antes adiantei é ali corroborado.
A deliberação foi por unanimidade dos vereadores presentes; o arrendamento por 5 anos; a renda de 50 euros mensais; as obrigações várias, de exploração, limpeza e segurança dos espaços em causa.
Assim foi deliberado porque o concurso ficou deserto, ou seja, ninguém apresentou proposta dentro do prazo limite publicitado.
Quanto ao mais, a gulosa do Café S. Pedro, que aparentemente está por detrás do problema despoletado neste blog, já antes estivera em reunião de Câmara fazendo queixa da Associação de Melhoramentos do Mosteiro, por este explorar um modesto bar.
Em resposta, o Presidente - apesar de amigo da queixosa - mandou-a bugiar e fazer queixa à ASAE.
O tira dúvidas está na Acta nº7/2009, de 09/04/2009...
Ora dêem lá uma espreitadela através de uma das janelas do windows...
O Presidente é que não consegue livrar-se destas nódoas. Ainda que aparentemente amigas, não deixam de o querer manchar!
Não há tira nódoas que o livrem destas nódoas do concelho!...
Mas a verdade é que - já lá diz o povo - quando não se sabe escolher
os amigos, um dia acorda-se mijado!
Gostava de saber qual e o criterio de selecçao dos comentarios enviados para a blog??? e que ha dias fiz um comentario sobre o nao cumprimento de horarios pelo desenhador da camara e nao o vi publicado?!! sera que alem de intimo do presidente tb e intimo de quem analisa aqui os comentarios???
Ò João da Ribeira,
aproveite para, por enquanto, ouvir a rola na Devesa porque, num dia destes, num ápice, lá vai ela ao natural, com silva e tudo à mistura.
Já entrou na Câmara.
Com tanto gato lá à solta, mais os escondidos nos gabinetes, não tarda pela demora.
Nem a silva escapou, engolida à primeira...
Que tenrinha!
Zé Raposo
O João da Ribeira não tem que se preocupar quando os participantes neste blogue optam pela fórmula do anonimato.
Anónimo não significa necessariamente que se seja mentiroso, cobarde, irresponsável ou alheio aos deveres sociais.
Em Pedrógão Grande, anónimo corresponde apenas a uma fórmula de precaução, na lógica bem popular de que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Sobretudo sabendo-se que no concelho muitos têm dificuldade em aceder ao pão, quanto mais à galinha.
Em Pedrógão Grande quem quer trabalhar tem que emigrar ou ajoelhar-se aos pés dos Senhores locais: do Sr. Presidente da Câmara, do Sr. Provedor da Misericórdia, do Sr. Director da Tecnológica, do Sr. Presidente dos Bombeiros ou qualquer outro Senhor que tenha um pequeno trabalhito para aliciar.
Por acaso - só por acaso certamente - em Pedrógão Grande estes Senhores confundem-se num só Soberano. À sua sombra se protegem os amigos, trocam favores, acumulam funções, bebem do mesmo copo e comem à mesma mesa: a do Orçamento.
Assim é quando os filhos da maioria dos pedroguenses não encontram trabalho mas, em contrapartida, para os filhos dos Senhores aparece sempre uma solução à medida. E se não houver, inventa-se, justifica-se, impõe-se.
A condição é que os beneficiados se portem bem, falem de forma meiga, a contento do Senhor ou amo.
Muito menos podem ter tentações de afirmação pessoal. Caso contrário, podem rebentar-lhe os figos na boca!
Na oferta de emprego, é factor de preferência, ser filho de doutor ou comprovadamente reformado.
Neste caso, com um pouco de sorte, poderá aspirar a ascender mesmo à categoria de Presidente de autarquia, Vice-Presidente, Vereador, Director de Escola, Presidente dos Bombeiros e, quem sabe, se um Dia não chegará mesmo a proprietário de um supermercado modelo, tipo Pingo Doce.
O importante é que pingue, que pingue sempre!
Ò João da Ribeira,
que resta pois aos filhos dos trabalhadores que queiram arranjar emprego, sobreviver, falar e conviver em Pedrógão Grande?
Resta-lhes assumirem-se como anónimos, clandestinos na sua própria terra.
Clara Madeira
1ª parte
Zé Raposo--explique bem o quer dizer, pois os novos membros, estão muito unidos e a dar-se muito bem com todos os funcionarios, tanto dos de fora cmo de dentro e nota-se que existe uma boa equipa muito bem liderada pelo sr.presidente da camara que na minha opinião é das figuras mais importantes do nosso concelho....se outras pessoas das escolas,associaçoes etc.etc, querem protagonismo na camara quem manda e mandará é o sr.presidente!!!!
Ò João da Ribeira,
Como antes ficou claro, o anonimato é justificado pela forma que em Pedrógão Grande tudo o que é emprego é controlado pelos Senhores locais.
Eles estão omnipresentes e omnipotentes em todos os sítios que podem dar a ganhar algum graveto aos indígenas.
Mas os pedroguenses que não se acabrunhem,diminuam ou desistam de ter que utilizar o anonimato para expressar as suas mágoas, queixas ou críticas.
Se virmos bem, os anónimos trabalhadores - cada vez mais escassos no concelho - e os velhos ainda são o que de melhor os Senhores de Pedrógão tem para os manter no poder.
Por isso, com o início da inauguração de estátuas aos que garantem a máquina do Partido dos Senhores Dominantes (PSD), um dia destes ainda vão erguer umas mais aos Velhos e aos Anónimos de Pedrógão Grande.
É que sem os anónimos que restam para trabalhar e os velhos - de idade e de espírito - para votar os Senhores de Pedrógão não se aguentariam de pé.
Há muito que teriam uma bota assente no rabo!
Que os pedroguenses não desistam.
Assumam-se pois como anónimos.
Aqui e sempre!
Objectivos anónimos da coerência e da verdade!
Clara Madeira
2ª parte
A Câmara parece não estar muito empenhada na transparência e em facilitar a vida aos pedroguenses.
Porque é que não tem as Actas das Reuniões do Executivo, os Editais e os Avisos de concurso on-line e actualizados?
Desde Setembro que nada aparece?
É que nós também gostaríamos de saber o que o Paulo Silva (PS)lá faz.
Consta que a Presidente, à pala do PS, já mandou fazer mais assinaturas de jornais... para o embrulhar!
Zé de Olhão
Que história é essa de funcionários da Câmara terem andado a esgravatar em propriedade alheia lá para o lado dos Troviscais?
Cheira-me cá que o anónimo que respondeu ao Zé Raposo é fadista, dos novos tempos, dos novos fados da Câmara.
Porventura autor daquele fado "muito unidos e a dar-se muito bem".
E daquele outro, de inspiração do Presidente, "quem manda e mandará".
Não será também ele o autor do bailinho do "pau mandado",
adaptado a um palco da dimensão de uma mesa de bar.
Quanto à asserção de que o Sr. Presidente é das figuras mais importantes do concelho, não tenha dúvidas. É a única!
Sem ele não haveria quem governasse Pedrógão!
Há sua volta é o deserto!
Safam-se os amigos.
Cheira-me que já ouvi este anónimo na Assembleia Municipal.
E, pelo que aparenta, aprendeu depressa o fado da concorrência: o fado da Figueira!
E, atendendo que o Zé Raposo tinha levantado o problema da rola da Devesa, parece-me que este fadista - e grande passarão - já optou por pôr as asas de molho!
Eu por cá, prefiro continuar a ouvir a rola!
Raposo Filho
Á GRANDE ( CLARA MADEIRA ) ÉS CÁ DAS (TESAS) é uma grande verdade aquilo que dizes poios em relação aos concurssos eu á já alguns anos atraz e ja são alguns concorri para alguns lugares que abriram na altura para a c.m.p.g. na esperança de apanhar algum lugar que eu estava apto para desenpenhar mas assim não foi porque no dia do concursso lá entro para a sala ( ai no conçelho ) o cargo não era para vergar a mola o + pesado que tem é fazermos alguns quilometros apé na vila mas quando chegou a minha vez lá nessa sala o maior disse-me logo jovem quando as pessoas concorrem teem que saber para aquilo que concorrem ...... fiqueei espantado e sem que tenha saido os resultados fiquei logo a saber que para aquele lugar fui logo excluido é claro fui admido na camara mas para vergar a mola e ´so fui admido porque porque ao longo de vastantes anos fiz parte de uma instituição de nome e tinha algum peso na altura senão lá tinha ido para outro lado (( aliás como aconteçeu por eu não concordar com essas pessoas
Pedroguenses,
Depois de ler este blogue
chegou a altura de eu -
e pela 1ª vez o faço -
querer dar uma opinião,
com um abraço.
Não vou oferecer um fado,
vou lembrar uma cantiguinha.
Dedico-a com carinho
ao Sr. Paulo Silva:
"Olha a rolinha, andou, andou!
Caíu no laço, logo lá ficou.
Caíu no laço, com desembaraço.
Olha a rolinha, caíu no laçoooooo!
Caíu no laço, com desembaraço.
Olha a rolinha, caíu no laço.
A amiga atenta
Maria do Laço
Ora esta,
Parabens Maria do Laço
Venha fadista e viola
Com a sua bela poesia
Canta rola, rola a bola!
Canta a rola, rola a bola
Não apenas em S. Mateus
Com esta andar e rolar
Grande tristeza, meu Deus!
Zé Buíz
Puxa, Clara Madeira!
Pedrogão precisa de mulheres assim!
Não haveria "madeira" com bicho,nem pinheiros com nemátodo!
Continue mordaz, atenta e actuante.
João da Ribeira
Para o anonimo do dia 21/11 ás 12.31 h
pelo que me consigo aperceber respondes ao raposo mas tu é que es uma raposa daquelas que se atiraram ao presidente na noite das eleiçºoes qt aos membros das assoçiaçoes ainda gostava de te ver a liderar uma para se te acabar essa inveja porque ha pessoas que ate do trabalho no associativismo de pedrogao têm inveja mas na hora da verdade nam sao capazes de liderar nenhum projecto porque sera?
Filhinhos de Papá....
Quanto ao executivo eleito vamos deixa los trabalhr pelo que sei existem boas candidaturas ao III quadro comunitario e que se forem aprovadas so benefeciaram o nosso concelho...
Deixem trabalhar para que possam mostrar ou nao o que valem...
Eh pá!
A malta percebe porque Pedrógão anda sempre atrasado.
Pelos vistos, até no recurso aos financiamentos dos Quadros Comunitários, ainda vamos só no III.
Abre os olhos, rapaz!
Zé Raposo
Eh rapaz!
Esquecia-me que, com esse palavreado, nunca mais vais conseguir chegar ao Quarto!
De cócoras ou a rastejar não se vai longe...
Muito menos a apanhar migalhas do chão.
Zé Raposo
APESAR DE TUDO O QUE JA FOI ESCRITO CONTINUO SEM PERCEBER O PORQUÊ DA CAMARA MUNICIPAL PERMITIR QUE O RESTAURANTE DA PRAIA DO MOSTEIRO CONTINUE ENCERRADO. sERÁ UMA NOVA FORMA DE PROMOVER O TURISMO? NÃO ME PARECE! pORQUE NÃO FAZER COMO A FORMIGA: IR TRABALHANDO DE INVERRNO PARA COLHER NO VERÃO. MAS TUDO O QUE É COORDENADO POR ESTE PRESIDENTE DE CAMARA COMEÇA SEMPRE TUDO AO CONTRARIO. SÓ BARALHA O SISTEMA.
Alguem me sabe dizer onde se come a melhor cabidela do mundo????
É fácil, np Café São Pedro!!!
Ouvi dizer por aí que a rádio de Pedrógão foi vendida para Figueiró. Será verdade? Alguém sabe alguma coisa?
Que mal faz a rádio ser vendida para Figueiró, se fica num dos vértice do do mesmo "triângulo"?!
O que mais me preocupa é que o triângulo não seja recto mas obtuso (o vento hertziano influente vem sempre do mesmo lado...)!!!
Zé das Hortas
Não consigo perceber por que razão foi censurada a última notícia sobre a invasão de uma propriedade particular nos Troviscais se tudo o que aí se dizia era a pura verdade:
Pagamento de favores políticos, sim senhor!
Ordem para intervir do Presidente.
Interveniente: o Vereador Graça.
Máquinas e operador da Câmara.
Danos registados: estrada aberta onde nunca existira, com destruição de árvores de fruto adultas, de grande porte.
Basta ir ao local e ver para crer!
O assunto é falado à boca pequena entre as gentes mais próximas do Presidente.
Dizem que este foi ludibriado pelo amigo que pediu o favor.
Com amigos deste, o homem não precisa de inimigos!
A Rádio foi instalada em Pedrógão grande, em 2001 / 02, com dinheiros do Ministério da Agricultura, retirados do apoio que devia ser dados aos verdadeiros operadores do mundo rural.
Foi criado em cima das eleições autárquicas, com objectivos claramente direccionados para favorecer quem estava no poder.
O seu passado é pobre e triste. Que o diga quem lá trabalhou ou com ela contactou.
Que diferença faz se passar para Figueiró, se as notícias que devia dar, estiveram a maior parte do tempo sem ir para o ar?!
A Rádio tem estado sempre do mesmo lado da barricada. Não tem sabido manter a equidistância que em democracia se exige.
Não tem sabido chamar as diversas tendências e sensibilidades locais a intervir em programas verdadeiramente de interesse local.
Numa região pobre, em que se exige iniativa, boas vontades e muita coragem, a Rádio não tem passado da eterna Voz do Dono.
Por isso, muitos se afastam dela e dizem: o Dono que a sustente!
É tempo, pois, de triangular a sua actuação pela liberdade, igualdade e verdade, facultando o acesso a todos os que vivem, trabalham e pensam na Região do Pinhal Interior!
Clara Madeira
Sobre o restaurante do mosteiro o novo vereador o camané, já disse nos restaurante do bombeiral que aquilo com ele vai mudar de figura....e até já disse que ia alugar o parque de campismo, porque não esta para aturaro que se lá passa.....e sobre o desporto recreio que se cuide com os subsidios porque ele é que manda no desporto-----finalmente vamos ter um vereador a olhar pela terra--VIVA O CAMANÈ
E o melhor Galo Corado????
O Camané é de facto o verdadeiro fadista!
Estamos cá para ouvir e ver.
Mas reconhecemos que o Presidente soube escolher.
Um canta, o outro dança, os amigos sugerem o tom.
Ao fim e ao cabo, é só música!
Manel das Iscas
Até que enfim,o PEVA ou PIVIA apareceu.
Mas mais uma vez só para dizer asneiras.
Bom, bom, era que o Camané tivesse o parque de campismo a funcionar no próximo Verão!
E, já agora, que mandasse comprar uma piscina flutuante nova para a Praia do Vau, para colocar junto ao Restaurante Lago Verde, em vez de mandar remendar a que lá está.
De preferência que a pusesse à disposição do pública sem cobrança de bilhete pois, de outro modo, os turistas mergulham ao lado, ou vão para longe, para praias alternativas,em Figueiró, Castanheira ou Sertã...
onde vão deixar a guita que trazem para gastar nas férias.
Já agora, que aproveite para - à semelhança do que já fizeram essas mesmas autarquias vizinhas - colocar na IC 8 umas placas indicativas das suas praias fluviais, designadamente a do Mosteiro.
Talvez assim consiga viabilizar o bar e restaurante da praia... e calar a sua gulosa amiga do S. Pedro...
Vá lá, Camané, mostra quanto vales.
Mais um papagaio? Não! Basta o patrão!
Marisa
Oh Camané,
Que história é essa de a Câmara ir alugar o Parque de Campismo de Vale de Góis?
É o reconhecimento público de que nos últimos 12 anos a Câmara não tem sabido gerir o património autárquico?
Ou é mesmo a vontade de não fazer nada?
Mesmo no único sector onde o concelho tem reconhecidas potencialidades?
Triste Pedrógão!
Foi para isso que os pedroguenses vos elegeram?
Valha-nos Santa Bárbara!
Mário Madruga
Já agora, digam ao Camané para aterrar!
É que o Anão mandou fazer as portas à medida, mas o Camané corre o risco de bater com a cabeça na trave!
Xico Bombeiro
e viva a democracia em PG...
Em Pedrógão Grande, o Presidente da autarquia tem tudo a seu favor; até a Rádio local.
Mas nem ele nem os amigos conseguem tirar o concelho da cepa torta!
Podiam - por exemplo - aproveitar alguns dos casos, problemas e sugestões avançadas nesta Tertúlia do Pinhal e debater esses assuntos publicamente, de microfones abertos!
Podiam por via da rádio auscultar o que pensa a população e a oposição local.
Poderiam alimentar os próprios jornais locais com matéria de interesse real para o desenvolvimento da região, em vez só da bajulice - que nas épocas festivas os financia - e da alimentação de vaidades pessoais.
Não é difícil fazer.
O mais difícil é querer!
Maria Fernanda
O quê?, dar o parque?
Agora, que esta podre!
Sem funcionários e a cair de podre de nunca recebr investimento!
Se fosse bom negócio a camara não o largava!!!
Bem melhor arrasar e alcatroar aquilo e virar estacionamento pago em dias de casamento no Lago Verde!
F
Não me parece que o PEVA tenha dito asneiras. Disse o que ouviu, só não entendemos se directamente da boca do Camané ou através de outras bocas...???
Ora o que disse é importante, mesmo se o Senhor Vereador diz asneira!
Louvemos a genuína asneira dos vereadores.
Louvável, se é um sinal de que quiz pensar!
Pelo contrário, condenemos a asneira do vereador corcunda, o que se dobra a tudo e a nada sem pensar.
É que essa cantiga de alugar o Parque de Campismo não é nova - já o boss a ensaiara antes - e, por isso, tememos que Sr. vereador venha a ficar todo dobrado, sem recuperação possível.
Tememos mesmo que, a muito ora se dobrar já não se consiga levantar... e, muito menos, raciocinar!
Mas que fado o nosso!
Domingos Dobrado
Ah grande Zé das Hortas.
Tu e o Reis punham a rádio a funcionar.
Bastava optarem por uma programação em triângulo equilátero!
(Ainda faziam uns programas divertidos com tantos fadistas, papagaios e araras que por aqui há... Sem esquecer as rolas).
Maria do Laço
Afinal o Camané é vereador de quê?
Podia começar por aí, pelo mais simples! Por exemplo, por diligenciar que o site da Câmara fosse actualizado.
Vai para um mês que a tomada de posse do novo Executivo se deu e ainda não está ali disponível a distribuição de pelouros.
Ou talvez seja escusado, porque é evidente que já sabemos que o Zé da Adega está incumbido de abrir as estradas até lá (mesmo que os donos dos terrenos não tenham autorizado!); O Camané é o do Turismo, Desporto e Lazer (vulgo: Boa-Vida).
O PEVA deve-se ter enganado quando disse: "o recreio que se cuide com os subsídios", porque a partir de agora é o Camané que manda no desporto.
O que o PEVA quiz certamente dizer foi: "o Recreio que cuide (bem) dos subsídios" porque o Sr. Presidente (da Câmara)tem lá mais para distribuir pelos jogadores de fora.
O Camané é um homem de grande estatura. Bom para guarda-redes.
Mas que não se esqueça que quem marca os golos é o Pequenino!
O melhor é pôr-se já à defesa!
Zé Bolas
O Parque de Campismo virado em estacionamento em dias de casamento no Lago Verde?
Como?
Se o Lago Verde nem a utilização da Devesa paga!
Mas ficam lá as migalhas para os pombos...
embora, em boa verdade, quem mais aproveita são os ratos de Pedrógão!
Vá lá uma sugestão,
para que o Senhor vereador do Turismo, Desporto e Boa-Vida possa fazer um brilharete junto do Senhor Presidente da Câmara:
1 - Obras de melhoria e ampliação do actual Parque de Campismo, com particular atenção à questão dos acessos, sanidade e sinalização;
2 - Construção de uma verdadeira Praia do Vau, arquitectonicamente inserida na paisagem, aproveitando o declive e as linhas de água locais;
3 - Construção de sanitários condignos - no perímetro delimitado pelo Parque, pelo Restaurante e pelo acesso ao Cais -de apoio e ao serviço do público em geral;
4 - Construção de condições apropriadas de atracagem dos barcos e de apoio aos seus utilizadores;
5 - Aproveitamento dos declives de encosta para a instalação de pequenos parques de merenda, ambientalmente compatíveis com o serviço a prestar, a limpeza e higiene local e o acautelamento da floresta contra os fogos.
PS- Mas cuidado, o Sr. Vereador - que andou entretido lá para os lados de Coimbra - não lhe recorde que as ditas obras se aguardam há largos anos.
A. Querido
Por que razão a Câmara antes de fazer asneiras não ausculta os operadores turísticos locais?
E que não se esqueça dos que estão a trabalhar do lado de lá do Rio, em particular na freguesia de Pedrógão Pequeno.
Aqui vai uma proposta ao Autor-Censor da Tertúlia do Pinhal.
Porque não editar mensalmente um excerto das melhores intervenções aqui feitas.
Quando digo melhores, quero dizer: que levantem problemas (novos ou antigos), contribuam para o esclarecimento de dúvidas, que avancem sugestões, etc.
Ao fim e ao cabo que, junto da opinião pública que não tem acesso a estas cibernices, ajudasse ao diálogo e à discussão pública dos problemas que os afectam.
Pensem lá nisso!
Nós estamos cá para ajudar!
A. Cabeças
Especial encerramento do programa Fins de Semana da Castanha em Pedrogão Grande.
Dia 05 de Dezembro 2009
Por apenas 15€ por pax
14h Encontro em Casal dos Ferreiros--Graça--Pedrogao Grande.
Passeio pedestre na Marginal da Bouçã com magusto tradicional junto ao Rio Zezere.
Evento com a qualidade Trilhos do Zezere Lda.
Participe e venha desfrutar das maravilhas naturais do concelho de Pedrogão Grande.
Uma Tarde diferente cheia de animação.
inscrições até dois dias antes do evento.
Tm 969397334 ou 919675275
www.trilhos-zezere.com
Um abraço
Trilhos do Zezere Lda
URGÊNCIAS MÉDICAS
EM PEDRÓGÃO GRANDE
Segundo fonte bem informada, prevê-se que na semana que hoje se inicia (30 Out.)os profissionais de saúde de Pedrógão Grande redobrem o seu empenho no atendimento dos (cerca de 100) pedroguenses que nas vésperas foram em peregrinação nocturna ao santuário gastronómico da MALAFAIA, na Foz do Neiva / Viana do Castelo.
Para além dos curativos impostos pelas mazelas contraídas nos acessos aos autocarros da Câmara Municipal (certamente por falta de mais iluminação), nenhum dos cerca de 100 idosos participantes duvida das capacidades da equipa médica em diagnosticar e tratar os excessos de gordura e açucar contraídos em apenas 3 a 4 horas de uns bons almudes e comida à discrição, em cumprimento do sagrado princípio - que Nosso Senhor nos reservou - do "morra o munícipe, mas morra farto".
Cumprida esta promessa eleitoral, em que se estima ter gasto apenas a simbólica quantia de 3.000 euros,
o actual Executivo camarário de Pedrógão ficou dispensado de, durante o corrente ano cumprir quaisquer outras promessas de interesse público local que possam envolver idêntico custo.
Os munícipes - por nós auscultados à chegada desse inesquecível evento - reconhecem deste modo, mais uma vez, a generosidade e proficiência camarária.
João Moinas
RETIRO DA MALAFAIA
Registe-se que já nas vésperas das últimas eleições autárquicas, o Senhor Presidente da Câmara revelara idêntica generosidade com os seus munícipes, encaminhando-os igualmente para ali em peregrinação, para convívio e meditação colectiva, com custos manifestamente desprezíveis.
A MALAFAIA é, assim, uma espécie de retiro para convívio e reflexão paroquial, onde cabem todos os-de-votos.
O Presidente é um fervoroso crente. Ele acredita sinceramente nos milagres do Senhor, em particular no de Canaã (em português: Malafaia), em que houve comunhão e folia à mistura...
Ele acredita que quando os munícipes iniciam viagem os cântares (em português: almudes)ainda estão vazios e que quando chegam estão cheios, sendo que alguns transbordam mesmo.
São momentos de grande entusiasmo, alegria e satisfação que ali se vivem.
No regresso, em reconhecimento, todos - a uma só voz - prometem ao Senhor e ao seu apóstolo João!
Eu choro...
João Moinas
O Sr. A. Querido faz, sem dúvida uma boa proposta para o Parque e para o rio, sabendo do que fala.
Se o PêDêEme do concelho fosse aberto a todos ele daria um bom contributo. Penso eu.
Mas quem sabe se não se trata de um militante desapossado por ser conhecedor e competente?!
Gostaria de conhecer o A. Querido.
Zé da Aldeia
COMEMORAÇÃO DO 1º DEZEMBRO 1640
HOJE ÀS 24 HORAS =
= ZERO HORAS DO 1º DE DEZEMBRO
COMPAREÇA HOJE PARA A ARRUADA POPULAR QUE VAI PERCORRER O CENTRO HISTÓRICO DE PEDRÓGÃO AO SOM DA FILARMÓNICA PEDROGUENSE.
ESPECTÁCULO RARO NO NOSSO PAÍS, DE CARIZ VERDADEIRAMENTE POPULAR E PATRIÓTICO.
HOJE
NÃO FALTE
COLABORE NA REVITALIZAÇÃO DA VILA DE PEDRÓGÃO, PARA CONVIVER E COMER UMAS CASTANHAS, ACOMPANHADAS DE UNS COPOS NOS VÁRIOS CAFÉS, BARES E TASCAS DA NOSSA VILA.
COLABOREMOS NA ANIMAÇÃO DA VILA E NO APOIO AO COMÉRCIO LOCAL.
NÃO FALTE. TRAGA UM AMIGO.
PS - Por favor, se estiver com eles, diga ao Sr. Presidente da Câmara e vereadores da Cultura, Turismo e Desporto que apareçam e que mais uma vez se esqueceram de fazer a divulgação que o evento merecia fora do concelho.
Zé da Picha
Caro Zé da Aldeia,
Lá desapossado, por ser conhecedor e competente, sou!
Militante, também, mas apenas da vontade de contribuir para a melhoria das condições de vida e de desenvolvimento do concelho.
Quanto ao que se refere aos aspectos relativos ao PDM e - já agora - do POA (Plano de Ordenamento da Albufeira do Cabril),sublinho - e creio que entendeu - que nas minhas propostas nada peço para mim, para a minha família ou amigos.
Apenas, e tão só, viso o interesse local, de acolhimento turístico e de, através dele, promover a viabilização do comércio local, a criação de empregos e a fixação da população mais jovem.
As alterações e ajustamentos eventualmente necessários cabem à Assembleia Municipal e à vontade de diálogo do Executivo camarário com as várias entidades oficiais eventualmente envolvidas (ou a envolver).
Penso que gostaria de me conhecer, não por ser Querido, mas pelas ideias que expandi.
Quem sabe se não nos conhecemos já?
Não rejeito a apresentação.
Mas, mais importante que isso, participe desta tertúlia com as suas ideias e propostas.
Se elas forem boas, soarão os aplausos de quem nos lê e a justificação maior desse convite.
Entretanto verá que, daquilo que aqui sugerirmos, em particular se facilmente se meter pelos olhos adentro e der votos, em breve o Sr. Presidente o concretizará.
O importante é que todos saibam que foi ideia e obra dele!...
Creia em mim...
A. Querido
Álvaro, para os amigos.
Passeio BTT Dia 13 de Dezembro de 2009
Dia 13 de Dezembro realiza-se um passeio BTT percorrendo o belo concelho de Pedrógão Grande
Proposta da descoberta dos encantos e recantos encantadores do vale do Zêzere em bicicleta
Participação para família, grupos de amigos, participantes individuais e todos os interessados nesta modalidade turística de conhecimento regional ou nacional.
Com a organização Trilhos de Zêzere Lda., terá apoio durante a actividade independentemente da sua condição física pois este será um passeio para todos, se não tem bicicleta a Trilhos do Zêzere pensou nisso, se a meio do percurso achar que já chega de BTT a Trilhos do Zêzere pensou nisso terá viaturas para o transportar durante o resto do percurso, os seus filhotes querem participar também podem, não tem bicicleta a trilhos do Zêzere também pensou nisso, é praticante regular de BTT a Trilhos do Zêzere terá um percurso para si.
Em resumo um evento ao alcance de todos e até porque valor da inscrição é de 10€
Cartaz disponível em: http://trilhosdozezere.blogspot.com/2009/11/passeio-btt-13-de-dezembro-pedrogao.html
Inscrições devem ser realizadas até 2 dias antes do evento
Participe e traga amigos
Visite Pedrógão Grande o concelho onde os eventos acontecem!
ARRUADA DO 1º DEZEMBRO
Esteve uma noite espectacular.
Pena foi que estivesse tão pouca gente.
O frio foi temperado com uns copos, uns figos,umas passas e a simpatia das gentes da anfitriã Filarmónica Pedroguense.
Para a divulgação do evento no próximo ano contamos com maior diligência dos responsáveis que integram o actual Executivo camarário.
A juventude estava lá...
Ela adere. Há que apenas saber cativá-la!
Zé da Picha
Eh pá, parece que desta vez a peregrinação foi ao SANTOÍNHO e não à MALAFAIA.
Mas não te preocupes que, num ou noutro desses santuários,o efeito é o mesmo: vêm de lá todos já com as calças na mão.
weeting
Armando das Farturas
então é esta a grande equipa do pedroguense?????
Até da taça já estao eliminados......vergonha
Depois digam que são os centrais da terra que não sabem jogar......
Mas foram campeoes distritais...
Perderam?
Metem-se o Gordo à baliza!
Xico Bolas
Perderam?
Metessem o Gordo à baliza!
Xico Bolas
Perderam?
Metessem o Gordo à baliza!
Xico Bolas
É mesmo necessário que sejamos os primeiros classificados a dar chutos na bola e caneladas no mais próximo?
Parece-me que mais importante que ganhar, ou sermos os primeiros, é em si a prática desportiva, a ocupação dos tempos livres da juventude, a actividade como meio de aperfeiçoamento, de preservança e formação do carácter pelo lado positivo e belo da vida.
Brincar, aprendendo!
Importante mesmo é que seja cumprido o protocolo êxistente entre o Recreio Pedroguense e a Câmara Municipal, de modo a que a juventude local, toda ela, possa ser integrada e valorizada através da prática desportiva.
Esta seria a verdadeira forma de a conciliar com a vida do concelho, a incentivar e acarinhar, fazendo deles bons pedroguenses e melhores cidadãos.
Esta é a melhor política, e a mais barata!
A. Querido
3 vezes o Gordo na baliza, não!
É que nem lá cabia!
Xico Bolas
Para o a. querido, do dia 2 as 11h15---Deve estar a pensar que está na lua....nós vamos buscar atletas de fora, porque os da terra não valem nada, são os primeiros a enterrar tudo como se passa agora a não aprecerem aos treinos e depois dizem que querem receber----vale mais apostar nos de fora que cumprem nos que nos da terra que querem é dinheiro e bubadeira....agora dediquemse as escolas e escolinhas que eles quando souberem jogar querem é dinheiro e muitas minis de prteferencia frequinhas!!!
Sem dúvida o A. Querido é mesmo um "querido" de sabedoria, mas, certamente, mal-amado por quem pensa saber tudo... É assim nesta terra.
As suas achegas,não deixam de ser actuais e pertinentes. Mais cedo do que tarde alguém, que hoje as critica, vai tentar vendêlas como suas sem suar, para soarem!
Continue A. Querido, ao que parece Álvaro Querido.
Zé Aldeia
Com ele este blog tem mais encanto
Este anos não participei na arruada patriótica.
Mas quero deixar uma palavra de apreço ao Zè da Picha por ter, muito bem, apelado à participação nesta inicitiva quase única (em Estremoz também tem lugar)
è uma alegria ver a nossa BANDEIRA subir os mastros na varanda da Câmara Municipal, que não o faz, com esta pompa, no 25 de ABRIL.
O Zé da Picha saberá porquê? SE souber, agradeço o esclarecimento.
Zé Aldeia
Tenciono participar no passeio pedestre, para comemorar o festival das castnhas (Colhidas cá ou compradas?), por isso agradeço que esclareçam o local de partida.
Será no largo, à porta do ferreiro pirite?
João do Passo
Voltando ao Parque de Campismo.
É por demais conhecido que o acesso ao Parque é problemático, e que muito há a fazer para atrair os campistas.
Mas no exterior a situação não é melhor, sobretudo no que respeita a segurança rodoviária. E não só para os campistas.Na verdade, para quantos mais se deslocam ao Restaurante, à Piscina ou ao cais.
Entre os acessos da estrada marginal (N2) ao Rio e o ramal de acesso à Ilha ninguém desconhece que os declives laterais são perigosamente íngremes e sem qualquer sinalização ou resguardos.
Já imaginaram o que sucederá se a direcção de um carro partir, se um reboque se desatrelar ou alguém se descuidar momentaneamente?
Tem seguramente um bom banho, com botaréu transformado em trampolim, ou lugar assegurado ao fundo da Vila, no cemitério de S. Dionísio.
Ficam então as perguntas:
- para quando raids metálicos ao longo desse troço da marginal?
- ou não vale a pena esse gasto porque a maioria dos que ali passam não votam no concelho?
- não teria sido uma boa ajuda para a compra de raids os dinheiros desperdiçados desde que foi iniciado o presente mandato autárquico, vidé, por exemplo, o que foi gasto nos últimos meses com os passeios à Malafaia e Santoínho, em que foram gastos mais de 6.000 euros?
- Ou preferem os Srs. autarcas de Pedrógão Grande vir a chorar ali a morte de algum pedroguense?
Responda quem souber...
A. Querido
O Zé da Aldeia faz uma pergunta, que só não é interessante porque já sabe a resposta.
Para a bandeira nacional subir no mastro da Câmara no dia 25 de Abril teria que esta ser governada por democratas.
A bandeira que, verdadeiramente, o Executivo gostaria de um dia erguer é bem diferente. É em tons negros, com uma gamela pintada ao centro e muitos tachos em redor, onde caiem muitos euros!
Zé da Picha
Então os atletas pedroguenses são apenas preguiçosos e bêbedos?
Eles queixam-se é que não os recrutam nem lhes pagam como pagam aos de fora!...
Xico Bolas
João do Passo,
Que história é essa de um festival das castanhas em Pedrógão Grande?
É daquelas que a malta vai apanhando durante todo o ano?
E quem é esse ferreiro Pirite que vive no adro e nunca se me confessou?
Manel Padre
Então já removeram as sucatas de Pedrógão ou é preciso chamar o Godinho?
...aquele da face oculta.
Se necessário mete-se uma cunha ao Vara!
Cunha Valente
Vocês não gostam de Mousse?
Oh, Manel Padre!
O "ferreiro" Pirite é perto da Graça. Daqui, ao que se diz, irá partir a caminhada "finalista" dos castanhas, só que tenho dúvida no local.
Mas, ao que parece, a casa do "Pirite" está emaranhada de "silva".
J. Passo
O Xico Bolas vai ao campo S. Mateus, mas joga muito por fora. E, se não joga bem, joga certeiro.
Vai jogando, recreando por fora do recreio e do campo. O Bolas, sem bola, juta nas desportivas golpadas.
Bolas, continue blogando...jutando!
Marco Offside
À atenção do Sr. Vereador do Trânsito e Obras.
Que raio de ratoeira é aquela dentro da povoação do Senhor dos Aflitos em que, na rua paralela à EN2, quem vem do Norte pode entrar mas quem vem de Sul não pode sair?
Não seria melhor fechar a rua a Norte e criar localmente condições de inversão de marcha? Em nosso entender, evitavam-se mal entendidos e desagráveis surpresas.
A segurança assim o exige!
E, sendo o santo local o padroeiro dos aflitos, aos anos que ele aí tem capela já não deveria haver aflitos nem aflições na terra.
Solucionem o problema. Não descredibilizem o santo!
Santos da Cartuxa
No Verão passei, com meus filhos, umas férias simpáticas em Mega Fundeira, onde gostosamente aproveitei da existência da praia local.
Disseram-me uns companheiros de banhos que ainda iria gostar mais da praia do Mosteiro. Indicaram-me que, para cortar caminho, atravessasse o Valongo.
Foi o máximo. Na EN2 entrei nessa povoação. Verdadeiro labirinto. Chateada de não encontrar a saída, voltava sempre ao largo principal, onde iniciava novo rali, cada vez mais apressado, muito do agrado dos meus filhotes...
À terceira tentativa, um habitante local, depois de bem ouvir chiar os pneus da viatura, lá apareceu a indicar-me a saída mais próxima, que dava para a mata, do lado oposto àquela EN2...
Finalmente cheguei à Praia do Mosqueiro, cheia de vontade de tomar banho.
Os garotos adoraram o passeio porque, ao verem uma casa como que tirada dos livros do Pato Donaldo, pensaram que estavam participando numa das muitas aventuras da Disneylândia...
Prometemos voltar ao Valongo quando lá forem colocadas as placas indicativas das povoações mais próximas, da Maranhoa, Troviscais e Mosteiro!
Pedrógão é, de facto, uma terra divertida.
Bem me tinham dito...
Alzira Flores
Na cidade do Porto, os atletas praticam desporto no Estádio do Dragão, em Pedrógão Grande no Escorpião!
É sempre uma festa!
Xico Bolas
Olá a todos sou novo por estes lados e gostaria que me informassem de um local onde se possa comer bem e barato.
Obrigado
Quero dar aqui os meus parabéns ao Sr. Joaquim Palheira e aos seus companheiros da Filarmónica Pedroguense pelo seu empenho na celebração do 1º de Dezembro.
Foi gostoso ouvir a Banda e ver todos aqueles jovens a actuar, percorrendo as ruas da vila.
Só temos que, no próximo ano, tentar que os populares afinem melhor a voz, e cantem o Hino da Restauração como deve ser, com a letra toda.
Porque a música estava boa...
E a noite e os aperitivos exccelentes.
Parabéns!
Sou também da opinião que evento bem merecia ser melhor divulgado...
A. Querido
FINS DE SEMANA DESPORTIVOS
No sentido de obviar a infundadas queixas dos pedroguenses amantes do desporto quanto à excessiva preponderância do futebol, o Recreio e a Câmara - em irmana ligação - acordaram na realização de um evento inédito, susceptível de chamar muitos praticantes das várias modalidades envolvidas.
Com realização prevista para os fins de semana, dias santos e feriados, os eventos previstos vão-se genericamente denominar de NOITES DA VILA.
As provas têm começo no estádio de S. Mateus, ao lusco-fusco, com um jogo de futebol, seguido de rega ao recinto, donde partirá uma prova de atletismo até ao centro da Vila de Pedrógão Grande, para a tomada de um ou mais refrescos nos
centros de convívio do Vintage e do Escorpião.
No final, os mais resistentes às provas, seguem para as Piscinas para um apetecido banho, de apaziamento dos corpos, e recebimento das merecidas taças.
Um entusiástico grupo de associados pensa já mudar-lhe o nome para TRIATLO PEDROGUENSE.
Cá por nór nós, tudo bem!
Xico Bolas
Para o novato Quim Guedes cá vai a informação dos melhores e mais baratos restaurantes de Pedrógão.
- Numa aflição, os Bombeiros;
- Na calma, o Tudo na Brasa, por debaixo do Recreio Pedroguense;
- Na sombra, o Palmeira, por detrás da Câmara;
- Para quem goste de galinha velha, o S. Pedro no Mosteiro.
Xico Bolas
...Já me esquecia.
- Para comer uma boa fêvera, bem passadinha pelas brasas, sempre no Zeca da Picha!
Xico Bolas
Ouvi para aí dizer que a Senhora Câmara quer promover a Picha.
Ouvi falar nuns "Miminhos da Picha".
Que me sabem dizer disso?
Albertina Mimosa
Ainda não entendi bem essa história do Festival das castanhas.
É anunciada pela Câmara e por um particular.
Afinal de quem é a iniciativa?
Ou é mais um favor a um amigo?
Maria das Cestas
Pois... a D. Alzira Flores desconhece tratar-se de uma estrado agrícola com alcatrão, logo uma via local; só conhecida por aqueles que, assinando o abaixo assinado, ganharam o piso de alcatrão.
Para melhoria de circulação, façam novo abaixo assinado. Eu voltarei a assinar...
Zé Capitão
Alguém conhece uma fonte ou lavadouro que existe num inicio de um caminho pedrestre, aí na artéria principal de Pedrógão? Sensivelmente onde era um restaurante de grelhados que se mudou para a Picha? Pois é, o dito lavadouro está o que se pode chamar uma lástima, cheio de ervas e musgo. Alguém sabe a quem compete limpar o dito lavadouro? Aquilo é público ou privado? E seja o que fôr, os responsavéis não terão olhos na cara, ou como não está à vista de toda a gente já não importa o estado miserável em que se encontra?
O Sr. Zé Capitão
diz umas coisas que eu, por não ser da zona, não entendo.
Se quer que eu subscreva um abaixo assinado, eu assino. Até porque já depois daquela aventura, tornei a andar lá perdida, outra vez às voltas.
O que eu queria mesmo era uma tabuleta no Valongo a apontar o caminho para a Praia do Mosteiro.
Espero que a Associação local se lembre de acabar com aquele labirinto.
Ou a intenção é que quem entre na aldeia já não saia?
Que peça à Junta de Freguesia ou à Câmara umas placas.
Assim é que não está bem!
Se puder, eu serei a primeira a assinar o abaixo-assinado.
Alzira Flores
Produtores Florestais
de Pedrógão Grande
Não vos assustais?
Com funcionários da Câmara
na Direcção da APFLOR?
A vós, pois, dedico:
O círculo está composto
O Estado Novo reposto
Se o funcionário germina
O nemátodo vos elimina
Serafim das Neves
Eh Zé Capitão
Orienta as tuas tropas para a Ribeira dos Frades.
Põe a circular uma nova petição para a construção de uma nova praia fluvial, no Lagar dos 25.
Se és do Valongo, vai longe, mostra como é!
Dário Cartucho
Tó Quim Guedes,
Não esquecer que
depois da passagem por todos os restaurantes de Pedrógão Grande fica a obrigação de nos dizer quais os melhores na relação qualidade / preço!
OK?
PS. - Fica dispensado de se pronunciar sobre as sobremesas
Xico Bolas
se n fosse a mais perfeita interpretação da letra antes do discurso a arruada do primeiro de dezembro mais parecia uma manifestação gay controlada por recem eleitos. nem a pide nos seus tempos aureos se distribuia tão bem para ver quem e que gritava improperios.
tótó
Saudações a todos os Tertúlianos.
Pelo parecer de alguns (poucos), Pedrógão está bem e recomenda-se, para a maioria isto está mal. Maioria que voltou a colocar os do costume, os Odres e Pipas etc.etc. à frente dos destinos do Concelho.
Últimamente têm aparecido algumas Tertúlianas, a falar dos podres e do fiasco dessas politicas e desses politicos.
Que se faz na Casa Grande? Nada.
Quem manda é o Nanico, manda alcatroar estradas, caminhos públicos e particulares, desde que vá dar a uma adega, (não, não estou a falar da Adega, terra do Vice), das outras a do tio Chico e do tio Zé, etc. Depois diz não haver dinheiro para arranjar as Ruas da Vila. De que serve Criar-se um Centro Histórico, quando o mesmo está abadonado, de que serve a propaganda, a pouca que aparece e se faz, visete PG, na Semana Santa, a Albufeira do Cabril, PG e as Festas de Verão, etc. depois apresentamos uma vila velha, as ruas com piso óptimo para lá se partir uma perna, irregular e escorregadio. Meus Amigos à mais de 20 anos que ando a ouvir que desta vez é que vai e você Amigo da Tertúlia, decerto também já ouviu, acredita?!
Até breve
Jlycho Cnjiba
Ó Zé da Aldeia
Para tua informação fica a saber que na gamela do Anão acaba de ser pintada mais uma bandeira: a da APFLOR.
Agora, com funcionários da Câmara destacados na Direcção da APFLOR, é que ele vai dirigir a seu bel prazer os dinheiros das florestas.
Creio que as últimas eleições para a Direcção da APFLOR são a prova clara de que os produtores florestais não acreditam mesmo na sua Associação!
Enquanto vier dinheiro de Lisboa, o Anão vai querer a APFLOR.
Quando fecharem a torneira manda retirar os funcionários.
A promiscuidade política chegou a este ponto!
As ZIF´s são um estratagema mais para sacar dinheiro ao Estado e manter a máquina do poder local a funcionar, a seu favor.
Estamos entregues aos bichos!
Manel Lagarto
No tempo do fascismo, este dizia-se Estado Corporativo.
Existiam os Grémios e as Corporações.
A par destes organismos Salazar instituiu as cooperativas agrícolas, cujas direcções escolhia ou, quando lhe fugiam da rede, tinha uma outra malha montada a que chamava de homologação ou reconhecimento ministerial.
Não escapava democrata e, muito menos, comunista. Os que pensassem diferente de si e dos seus apaniguados eram logo apanhados e fritos!...
Salazar deixou escola em Pedrógão Grande, onde têm aprendido depressa!
Aqui nem os simpatizantes do PS escapam!
O PSD quer o poder absoluto e como o concelho é, na sua maioria de idosos, nascidos no fascismo, o poder é absoluto!
Os novos, enojados, piraram-se há muito daqui!
Os que ficam ou têm cartão do Partido ou amoucham!
Na dúvida, promete-se ou promovem-se os funcionários da Câmara, das Juntas de Freguesia e/ou do Partido.
Depois da pouca vergonha instituída na Misericórdia, controlada politicamente pelo PSD, o caso mais recente é o da APFLOR, a Associação dos Produtores Florestais de Pedrógão Grande.
A nova Direcção, eleita a 7 de Dezembro, tem como Presidente (Engª Margarida) e Vice-Presidente (Paulo Pires), dois funcionários da Câmara.
Na Assembleia Geral está o Vereador Camané.
O Presidente do Conselho Fiscal é o actual Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande (Pedro Nunes).
Para que nada escape, como no passsado, o Presidente da Concelhia do PSD local (Manuel Neves) e o Presidente da JF de Vila Facaia (José da Conceição David) lá continuam a fazer número.
E porque a APFLOR, à data das eleições, só tinha 1.092 associados, foram recrutar-se à pressa(uma semana antes) mais dois sócios: um para Secretária da Direcção (Élia Caetano) e o outro para Presidente do Conselho Fiscal (Pedro Nunes) que, o mais provável, é que nem tenham uma propriedade florestal! Ou seja, nem sequer reúnam as condições para serem associados!
Mas uma coisa fica seguramente garantida: a aprovação das contas da APFLOR.
O poder é absoluto. A promiscuidade absolutíssima!
Então a Engª Margarida, a actual técnica florestal da Câmara Municipal, é que vai dar parecer sobre os processos da APFLOR que necessitarem de parecer da Autarquia?
Ou será o ajudannte Paulo Pires e ela põe o concordo?
Até onde chegou a falta de vergonha e a falta de respeito pela correcta aplicação dos dinheiros públicos!
Se calhar ainda dizem mal do mestre... Salazar!
Francisco Pausanto
No próximo dia 18 de Dezembro vai-se realizar a 1ª Assembleia Municipal pós eleições.
As rolinhas que fiquem atentas!
Porque os passarões vai estar todos lá!
Maria do Laço
Bateram-me à porta,
truz, truz,
e me disseram que ristaurante
do Mostero já nã abre
pra na dar +cabi-dela,
de aves,
truz, truz...
Dores Portas de Almada
Dores Portas de Almada.
Conhecem?
É a Dores Cacilhas.
PS.:- Cacilhas: povoação fronteira ao Mosteiro, na margem direita da Ribeira de Pera
Na Assembleia Municipal vai estar o Silva...
mas pica pouco!
Miguel da Moita
E, como não podia deixar de ser,
a Avestruz não podia deixar de aparecer na lista dos animais das Florestas...
Como gamela já tem, devem ter-lhe prometido mais ração...
Valle Cabrita
ZIF´s - ZONAS DE INTERVENÇÃO FLORESTAL
O PSD controla tudo em Pedrógão...
Agora é com a APFLOR, a associação de todos nós, mas com o dinheiro do Estado!
E quando constituírem as ZIF´s,as Zonas de Intervenção Florestal?
Cada ZIF vai ter que ter uma Comissão de gestão própria, a que chamam Condomínio.
Mas aqui as propriedades são nossas, dos proprietários florestais.
Será que os Senhores da Câmara e do PSD também se estão a preparar para gerir o que é nosso?
Ou melhor, para comer o que é nosso!?
E nós vamos deixar?
A. Paulouro
A Fonte-Lavadouro, junto às Finanças, tem nome.
Mas podia chamar-se Fonte dos Amores.
Podia ser recuperada e alindada.
Podia ser sinalizada e integrada num circuito pedestre, da Vila ao Cabeça das Mós, a caminho do Rio...
Podia ser um ponto de passeio nocturno, se fosse limpo e devidamente iluminado...
Podia!...
Mas, pelos vistos, continua a chamar-se Fonte dos Porcalhões!
Em contraste, do lado oposto da Vila, gastam-se milhões noutra fonte!
Coisas de autarcas...
que bebem pouca água!
Maria Managil
Poema interrompido
...
Bicavam à porta
truz, truz
Eram aves
truz, truz
Tocavam a sineta
trim, trim
Era São Pedro
Abri a porta
catrapim...
catrapum!
Dores Portas de Almada
Poema interrompido (2)
...
Tacho na mão
Senta o Santo
Ladra o cão
ão, ão
Garfo no prato
Salto o tacho
Milagre
Acho, acho!..
Ó Francisco Pausanto
Será que os pedroguenses têm que ser repetentes na asneira?
Já não te lembras daquela originalidade na Filarmónica?
Ora recorda lá.
A ânsia era tanta de promover o vereador da cultura, António Figueira, que o mesmo foi eleito Presidente da Assembleia Geral da Filarmónica ainda antes mesmo de estar inscrito como sócio.
Em Pedrógão vale tudo.!
Nada espanta!
Joaquim Pandeireta
Então os crâneos de Pedrógão
não vêem que os lugares de Director da Associação Florestal (APFLOR) são incompatíveis com
os de Técnico florestal da Câmara?
Quem não vai gostar são seguramente os técnicos do IFAP e dos Serviços Florestais do Ministério da Agricultura.
Com tanta avidez, os crâneos de Pedrógão instalam a dúvida nos Serviços oficiais.
Em vez de a prevenirem, deliberdamente promovem a desconfiança.
Era de esperar, pois quando o sangue ocorre ao estômago,
a cabeça perde o juízo!
A. Paulouro
Exma Senhora Alzira das Dores Gostaria de saber onde encontrou a casa do Pato Donaldo, dado que os meus filhos são grandes apreciadores do sr Disney e gostariam de visitar essa atração, já que Paris está tão longe...
Eu disse que o Zé da Aldeia é burro.
Não precisava de dizer que o Censor também o é porque, por definição, todos sabem a resposta!
Então o Censor da Tertúlia não conhece a velha brincadeira que atribui aos produtores florestais a melhor profissão do mundo?
É que mesmo a dormir têm sempre o seu rendimento a crescer!
Traduzindo, para o Censor entender:
O produtor florestal, mesmo a descansar, tem sempre o pau a crescer!
Mas como o Censor lê mais que o público - que não lê o que de interessante ele censura! - o Censor tinha a obrigação de ser mais culto e benevolente que os bloggers que intervêm nesta Tertúlia!
Ou não será?
PS - O Zé da Aldeia que me desculpe. Eu depois explico-lhe pessoalmente.
Nos festejos do 1º de Dezembro, os rapazinhos que diziam impropérios, já não se aguentavam de pé.
Era um problema de calos...
Não valia a pena calá-los!
Divulguem os Festejos, juntem-lhes muitos mais jovens que, depois, verão que já não se ouvem no meio da multidão.
Aqueles eram de Coimbra, andavam acompanhados de gente fina do concelho!
Esforcem-se por chegar a Lisboa, a Castelo Branco, a Tomar, a Abrantes, a Pombal, a Leiria. Verão que o falar é outro...
Façam do 1º de Dezembro aquilo que ele deve - verdadeiramente - ser:
uma Festa!
Maria da Fonte
Na Disneylândia está proibido trocar o nome aos visitantes.
Mas admito que Dores rime com Flores, sobretudo quando nos visitam numa cama de hospital.
Ora, para ver a Casa do Pato Donaldo, basta ir ao Valongo.
Pode é não encontrar placas de sinalização para lá chegar.
Neste caso fará o favor de se dirigir à Junta de Freguesia ou à Câmara Municipal de Pedrógão Grande que eles, seguramente, irão indicar-lhe o caminho para lá. Admito mesmo que mandem lá, consigo, um dos muitos engenheiros em excesso na autarquia.
Já agora, aproveite para pedir que lhe indiquem o caminho para a Praia do Mosteiro...
Alzira Flores
No Mosteiro
É um regalo,
Canta o galo!
Cacareja a galinha,
Mais a vizinha,
Gorda ou corada,
É uma risada
São Pedro dormita
Maria é aflita
Na falta do menú
Busca a marmita
São José reclama
Por São João chama
Onde está o tacho?
Que eu não acho
Responde a vizinha
Que debaixo da luz
Mais a galinha
E a avestruz
No Mosteiro
Menú é regalo
Vaca, galo
E avestruz
Miguel dos Santos
Não há quem entenda os autarcas pedroguenses.
Nuns casos andam loucos por acabar com os chafarizes de aldeia porque gastam muita água e têm que a pagar à empresa Águas do Centro.
Mas, noutros, não se importam de esbanjar dinheiro na construção de uma fonte de luxo, com 2 pisos, umas 20 colunas e cantarias de granito, telhado e o mais que brada aos céus.
Escondida ao fundo da Vila, para servir quem?
Quem souber, que responda!
Maria da Fonte
Para quem não saiba, trata-se da chamada Fonte de Baixo.
Para quem não acreditar, vá lá ver com os seus próprios olhos!
Maria da Fonte
Já quanto à chamada Fonte dos Troviscais, continua a ser de quase chafurdo.
Quando há chuvadas e entope, então é mesmo de chafurdo.
Vem ali gente de longe, dos concelhos vizinhos, até de Ansião,convencida que a Fonte é Santa, que faz bem à próstata e coisas mais.
Na verdade, quando dá uma diarreia, o organismo limpa e é um alívio. Nesse dia, além da Fonte, até a noite é santa.
Há quanto tempo não se faz uma análise às águas dessa e das outras fontes do concelho?
Aí não vale a pena investir, porque está fora da Vila?
Mas gastava-se lá uma décima parte do que custa a Fonte de Baixo!
E garantia-se a saúde pública!
Para quando então o arranjo da Fonte dos Troviscais?
Maria da Fonte
No passado dia 8 o blogger Jlycho Cnjiba optou por um curioso pseudónimo que associa lixo e erva medicinal (jiba).
Perante a porcaria e inoperância com que a cada instante se deparam, os pedroguenses têm de facto que ter um bom estômago ou andar devidamente medicados.
No que toca ao Centro Histórico, e com a activação da Comissão de Toponímia, não espantará a ninguém que num dia destes a Vila apareça com várias variantes de ruas do Quebra-Costas...
Mas o Nanico, tem uma vantagem:
as costas dele são mais curtas e, pelo que tem apregoado nos jornais, já anda à procura de financiamento para evitar mais quedas... de edifícios no dito Centro Histórico.
Ele é que não cai!
Manel Calçadas
POEMA DE NATAL (2)
No Mosteiro
Canta o galo
E a Associação
É um regalo!
Recebe a Maria
Irradia simpatia
Aprecia São José
E serve bom café
De ralhos não precisa
Prefere a alegria
Sublinha os sabores
E a boa companhia
Enche aos domingos
Serve boa pinga
Evita a má língua
E comida à míngua
Ao som da concertina
Cantam e bailam
Chegam as vizinhas
E seus amores
Rufam os tambores
Truz, truz, truz
Evitam-se as aves
Dana-se a avestruz!
Truz, truz, truz
No Mosteiro
É um regalo
Canta o galo
Miguel dos Santos
É diminuta a participação neste blog.
Seria útil dinamizá-lo, dar-lhe outra dimensão.
Diamantino Boavida
Parabens Maria da Fonte, pelo que refere e afirma, relativamente à fonte dos Troviscais.
Contudo, a situação é ainda mais grave: o mesmo se passa com muitas outras. Um desleixo total!
Os autarcas pedroguenses esquecem que as fontes são ancestrais monumentos da vida comunitária. Monumentos vitais, abandonados e esquecidos.
As fontes podem constituir-se em abastecimentos alternativos aquando de anomalias na na rede pública de abastecimento.
Quem não saberá isso?!
A sua preservação e valorização é um acto de cultura e de boa gestão autárquica.
Luísa Balaio
A propósito do Centro Histórico de Pedrógão Grande:
Seja qual fôr o assunto, em Pedrógão Grande vale sempre a pena abordá-lo.
O Presidente da Câmara só não vai fazer mais porque não pode.
Ou porque não o deixam.
Mas ele um dia - acreditem - fará. A destempo, mas fará!
A propósito da célebre Casa do Manel Ceguinho, lá ao fundo da Vila, o problema foi bem falado àquela data.
Diria mesmo, escalpelizado!
Foi lá nos longínquos anos de 2001/2002.
A Casa ruiu - impunemente - à frente de um catterpillar de um amigo do Partido, mas Pedrógão Grande ganhou um Regulamento do Centro Histórico.
E vejam só, passados mais de 8 anos - tanto como 2 mandatos autárquicos! - o Sr. Presidente promete ora recuperar o Centro Histórico.
Diz mesmo que já o candidatou a fundos comunitários.
Sejamos, pois, compreensivos.
Proponham mesmo um louvor em plena Assembleia Municipal...
É que se não o recuperar é porque já não vai ter tempo!
Vá lá,tenham dó das nossas queridas costas!
Manel Calçadas
Parabéns à Câmara Municipal.
As Actas das primeiras reuniões do novo Executivo já estão publicadas no respectivo "site".
Obrigado
Zé da Picha
a arruada do primeiro de dezembro tem-se mantida viva muito a custa de gente c problemas de calos q vai aparecendo ano apos ano e n de betos q qd a filarmonica n sai ficam pelo escorpiao ou qq outro sitio a lamber botas. gente fina do concelho!? afirmação mais pedroguense n podia ter sido feita, ha que separar o trigo do joio, so gostava de saber o q e q essa malta e a mais q eu.
tótó
ja agora mariazinha e em relacao e fonte de baixo, que e q tem um terreno mesmo ao lado? abre os olhos em todos os sentidos e n so nos q te interessam. aproveita ja q conheces bem o sitio e melhor a obra e os seus custos para reivindicar a construcao de uma casa de banho n va ficar algum jovem autarqua com o terreno chei dos dejetos que la deixaras no dia da inauguraca.
tótó
Sou pedroguense e não sei onde era a casa do Manel Ceguinho e nem o que lhe aconteceu.
Foi a Câmara que o deitou abaixo?!
Sr. Manel Calçadas, podia dar-me o esclarecimento.
Fico, desde já, agradecido.
Zé da Aldeia
POUPEM ESFORÇOS
BASTA UMA SÓ ASSEMBLEIA!
Com a recente eleição dos corpos sociais da APFLOR, o Nanico e o seu Partido acabam de controlar todas as Associações com sede na Vila de Pedrógão Grande.
São poucas: A Misericórdia, os Bombeiros, a Filarmónica, o Recreio (Clube de Futebol), a Pinhais do Zêzere e a APFLOR (Associação Florestal).
Já se diz que o Senhor Barão tem que sair para dar entrada ao sapiente Pedro Nunes na Mesa da Misericórdia.
Do mesmo modo o antigo Presidente da Junta de Freguesia da Graça (José Ferreira David) terá que abandonar a Santa Casa para dar lugar ao actual Presidente da mesma Junta.
E os exemplos podem repetir-se, porque o PSD acaba do instituir em Pedrógão Grande o princípio de que uma Associação que não tiver um Presidente de Junta é uma Associação reles e sem futuro.
E compreende-se. Com a entrada dos Presidentes de Junta para as Associações elas têm-se desenvolvido muito, a perder de vista... Na maioria dos casos, não se vê mesmo!
E nunca mais lhes falta dinheiro.
O que é uma forma também de criar emprego no concelho pois, posteriormente às tomadas de posse, nem as empresas de transportes locais conseguem dar vazão às entregas de maços de notas às associações.
As vantagens acrescem para as associações se elas conseguirem - o que em Pedrógão tem sido muito difícil - juntar aos Presidentes de Junta um Vereador da Câmara ou, mesmo, um Presidente ou Vice, ainda em exercício ou não.
Assim, com tanto carinho para com as Associações locais, porquê maçar os seus abnegados corpos sociais e, mais ainda, os Senhores Autarcas que fazem o supremo sacrifício de participar de todas elas, indo a todas as reuniões de Direcção e Assembleias Gerais?
Reconhecendo o seu esforço e dedicação, e para que não prejudiquem mais a sua vida pessoal, porque não se juntam todas as Associações de Pedrógão Grande numa só?... Ou numa só data, num só local e, de uma só vez, fazem todas as reuniões de Direcção e Assembleias Gerais?
Os dirigentes estão lá todos.
São os mesmos! Para que hão-de correr e repartir-se por várias datas e locais se, em Pedrógão Grande, tão bem se entendem e comungam dos mesmos interesses e métodos de votação?
Não digam que não queremos ajudar!...
José Bombarda
PARQUE DE CAMPISMO
Já há interessados em explorar o Parque Municipal de Campismo de Pedrógão Grande.
Por isso, o novo Executivo camarário, na reunião de 6 de Novº último, deliberou por unanimidade encarregar os Serviços Técnicos da Câmara de elaborar um programa de concurso e caderno de encargos com vista a eventual abertura de um concurso público para a concessão e exploração do Parque Municipal de Campismo.
Vide a respectiva Acta já acessível através da internet,
a págs. 105.
Por unanimidade, quer dizer que o PS começou a alinhar?
Que não tem alternativas?
Cá para mim, se bem desconfio,este ano o Parque de Campismo vai continuar sem obras...
A juntar à piscina flutuante, pôdre e sem fundo...
Dando, uma ideia precisa, da capacidade dos autarcas que acabam de ser eleitos...
Que não devem querer deixar mal os antigos colegas do PSD das vereações anteriores!...
E o que nos diz o novo PS?
Mário T. Vinhas
O Sr. José Bombarda não é destes tempos, está desadequado.
Hoje são tempos de globalização, de aproveitamento de sinergias. O local é global.
Pedrógão vai no bom caminho: as associações irão funcionar sinergicamente como uma orquestra, afinadinha, com um só maestro.
Olhe, e imagine lá quem é o maestro...
Uma "orquestra" sem sopranos, mas com muitos assopradores...
Ò Zé Bombarda, não pense, aceite, porque se pensar e calar, pode crescer-lhe a barba... Cuidado!!
Zé Preocupado
Ó Zé da Aldeia
Que falta cá faz o extinto Notícias do Pinhal e o seu director, o Paulo Palheira!
Temos perdido o que de melhor o concelho tem, para agora não termos nada.
A história da destruição da Casa do Manel Ceguinho é também um bom exemplo disso.
Está lá tudo escarrapachado. Procura os jornais dos anos de 2001e seguintes...
A Casa era ao fundo da Vila, à direita, no começo da Rua Rica que, com o vandalismo de que foi alvo, ficou mais pobre.
Mas o Notícias do Pinhal continua aí, no Arquivo Municipal - será ? -como monumento erguido, de denúncia da estupidez, venalidade e avidez dos PSD´s de Pedrógão Grande.
A Casa do Manel Ceguinho rendeu muito dinheiro, permitindo ainda juntar o útil ao agradável.
O nome era sugestivo. O seu simbolismo reacendeu a chama atávica de quem milita e dirige o Partido.
Os PSD´s necessitavam de erguer a sua Sede em terra de ceguinhos.
E, assim, hoje ela lá está. Ao fundo da vila, para onde nos querem também empurrar!
A Casa do Manel Ceguinho foi o primeiro grande monumento erguido em Pedrógão Grande, de afirmação das qualidades primárias do poder autárquico local.
Podem queimar todos os velhinhos Notícias do Pinhal, mas esse outro - de pedra e cal - fica para a posteridade como verdadeiro símbolo da estupidez, incompetência e ganância local!
Nem falta o dístico para o assinalar.
Ele lá está, bem visível, na fachada: "PSD".
Manel Calçadas
Tótó,
Tu não és tótó!
Tu até conheces melhor do que nós o local e os vizinhos da Fonte de Baixo...
Tu até sabes quem vive paredes meias com ela...
Ora diz lá quem é a sumidade...
Quanto à falta de uma casa de banho no local estás seguramente enganado.
Não falta!
Ora segue lá com atenção o raciocínio do projectista, um reconhecido cérebro, engenheiro da Câmara:
- No piso de baixo (onde fica a bica), que é coberto... e resguardado das correntes de ar, eu dejecto!
- Depois, com o rabinho ao ar...
e a água a passar, é só lavar! (... e limpar!)
Vá lá, reconhece que não tens razão.
Nós é que somos todos tótós!
Raúl Lavadinho
Ó Zé Preocupado,
Nos tempos de hoje, pós eleitorais, isso de calado e barbas só se fôr com o Zé Barão, o antigo Presidente da Junta!
Mas, embora se saiba que em Pedrógão Grande quem manda é o Nanico, o Barão não merece ser despejado da Santa Casa.
Mesmo num mundo cada vez mais global, um Barão - sobretudo com guita - sempre é um Barão, um esteio seguro para os amigos!...
Mas concordo. O melhor, mesmo, é o Barão pôr as barbas de molho!
É que - ensina-nos a História - nem o meu querido parente Miguel, faz agora precisamente 100 anos, escapou à reacção!
José Bombarda
Ó Tótó.
Perguntas o que é que os betos (que disseram uns impropérios no 1º de Dezembro)têm a mais que tu!?
Ora está bem de ver: uns copos a mais, é claro!
Não te amofines!
Maria das Regadas
O Tótó,
Coitado do jovem autarca que não tem culpa da merda que os outros fazem...
nas imediações da Fonte de Baixo.
Mas também não percebo por que razão ele se junta à dita!...
Maria Managil
Avestruz de cabidela?
Então, Oh Quim Guedes,
Quais são os melhores restaurantes de Pedrógão Grande?
Estamos à espera da tua informação!
A propósito:
- Já comeste cabidela de avestruz?
A. Pinto
Prevenção de acidentes
Pelos vistos é uma matéria que não preocupa a Câmara pedroguense!
Apesar disso, tentemos ajudar os seus responsáveis na solução de um 1º caso.
No quarteirão norte, à entrada da Vila, existe um prédio de 3 pisos que pertence ao Sr. Manuel Aires Henriques.
Numa das lojas, para o lado da Variante à EN2, está o Sr. Alcides dos electrodomésticos e, mesmo ao lado, existe um fosso de acesso às garagens do prédio que tem aí
uns 3 metros de altura.
Não se compreende que estando o prédio ali há tantos anos nunca ninguém se tenha lembrado de colocar um gradeamento que evite um eventual acidente nesse local.
Pode ser uma criança ou um invisual. Ou qualquer um de nós, num dia de distracção.
E depois?
Já sabemos que o Centro de Saúde... da Sertã tem urgências aos fins de semana e que no Avelar e Coimbra existem bons hospitais.
E depois? Quem assume as responsabilidades pelo sucedido?
Vá lá, façam alguma coisa pela população que vos dá cegamente os votos!
A. Querido
A Câmara alargou o horário de encerramento dos bares de Pedrógão até às 3 horas da madrugada durante o período de Natal e Ano Novo.
E o que fez pelos estabelecimentos que estão abertos todo o dia?
Melhor faria a Câmara se promovesse condignamente a Vila durante esse período, com algum evento digno de nota, que atraísse as gentes de fora a visitarem a nossa terra...
Procópio Villas-Boas
Pelo que li nesta Tertúlia do Pinhal, as eleições deste ano na APFLOR foram mais uma palhaçada...
Os sócios, pelos vistos, são mais de mil mas andam todos a dormir.
Ou ainda acreditam no vigário?
Rosa Mil-Homens
A Luísa Balaio afirma que a preservação das fontes, para além de um acto de cultura, corresponde a um acto de boa gestão autárquica...
Vê-se logo que a Luísa não vive em Pedrógão Grande. Para que isso aqui fosse verdade tinha que se fazer uma nova revolução...
Mas aqui não há mais soldados para recrutar para a sua causa.
Os que escaparam a São Dionísio estão todos na Santa Casa ou à lareira à espera das sopas...
E os jovens que restam, a mendigar à porta da Câmara Municipal por um emprego ou na estação da Rodoviária em busca de novos destinos, que este já foi chão que deu uvas...
Mas porque concordo consigo, veja lá se consegue que os autarcas de Pedrógão Grande limpam a porcaria toda que está entre o Paço do Valbom e a Zona Industrial para, depois de arredada a imundície, revitalizarem aquele pequeno vale (linha de água) e reporem a Fonte entretanto desaparecida:
a Fonte do Valbom!
Por favor, faça-lhes ver que um Posto de Turismo (mesmo que se abrevie para CIT, para ninguém perceber) não pode funcionar no meio de uma lixeira municipal...
Emanuel Promenade
O anónimo de 7 de Novembro deve estar com mais atenção ao Jornal da Caserna pois a Engª Florestal não foi para comandante dos Bombeiros mas sim para Presidente da Direcção da APFLOR.
Assim, cria-nos expectativas desnecessárias!
Mas estava bem de ver que, sendo a Engª mulher, o dito sexo fraco, é muito mais fácil deitar abaixo um pau (de pinheiro ou eucalipto) de que pegar numa mangueira (cheia de água)!
Mais atenção, pois, ao que dizem!
J.A. Bombarda
Tens razão, anónimo de 9 de Outubro.
Eu estava lá no arraial.
Juro!
Ninguém bateu no animal!
Zé da Adega
Não pode ser verdade o que dizem de uma invasão de terras nos Troviscais.
Ao que apurei, com um familiar na polícia, só se o homem é tolo!
Manel das Farturas
Consta-me que na Assembleia Geral que elegeu a nova Direcção da APFLOR não estavam mais de 20 pessoas.
Ora segundo um anónimo disse nesta Tertúlia, o número de associados da APFLOR é superior a 1.000.
Ora é também conhecido que a maioria dos associados trabalha e vive fora do concelho, nomeadamente em Lisboa.
Por isso, quando se marca uma Assembleia Geral para uma segunda-feira, dia de mercado em Pedrógão Grande, é claramente para que ninguém apareça!
Estou enganado?
Mas, se a memória não me atraiçoa, quando se quer formar uma ZIF - o que dá ainda mais dinheiro - marcam-se as reuniões para o fim de semana.
Estou mais uma vez enganado?
Ou seja, como já lá dizia o meu tio Antão, que era pastor: - consoante o tipo de mama assim os dias da semana!
Paulino Antão
Vem aí o Natal
É agora que o Presidente da Câmara nos vai dar no sapatinho a estação de tratamento dos esgotos que prometeu às gentes dos Troviscais e Mosteiro já lá vão uns bons 2 anos?
Já agora, junte-lhe o alcatroamento da estrada.
Ou os dinheiros que vêm de Lisboa para a Câmara não conseguem atravessar a Ribeira de Pera!?
Ficam todos na Freguesia de Vila Facaia.
Mas, lá por isso, a gente vai a Cacilhas (que ainda pertence à Freguesia) buscar o que sobrar daí!
Tó Zé Quevê
O Censor continua a descuidar-se no botão do "delete".
Mesmo que o sono aperte, lá pela noite fora, não acredito que o Censor confunda o computador com uma máquina de bebidas e o malvado desse botão com o "do-lête", com ou sem café.
Mas só pode ter sido isso porque não usei nenhum palavrão, apenas disse a verdade e aditei o meu legítimo querer...
Censurou que eu:
- ía para minha casa, para o meu "buraco" ou casulo, que é no Coelhal...
- vi à beira da estrada dos Troviscais um estaleiro de brita da Câmara, que lá esquece (certamente à espera que o assunto arrefeça);
- que se destina a atapetar estrada de serviço a um particular, munícipe amigo da Vereação...
Ora, com isso, o Censor impediu um pedido meu, muito singelo:
- Se a Câmara não souber que fazer à brita, ou já tiver desistido de a espalhar nos Troviscais, que não se esqueça de mim!...
É que eu também sou amigo e não quero que ninguém tropece nos buracos à porta de minha casa!
Mas - se preferirem - também lá tenho uma propriedade particular!
Coelho Manso
No Mosteiro
É um Regalo
Canta o Galo!
Vem aí o Verão
E Banhos sem Sabão
Na Libertina
Há Sardinha
O Álvaro Apita
Ti Miguel Arrebita
Ao Som da Concertina
Dança Laurentina
Aldeia do Xisto
Com a Picha Concorre
Mas está Visto
Que a Água Corre
Mas é no Lagar
Que meu Amor Mora
Porque aos Domingos
É minha a Hora
Viva a Associação
E quantos lá Estão
Abaixo os Tachos
Mais os Ameaços
Viva o Almoço
Mais a Vizinha
Viva o Mosteiro
Mais a Pichinha
No Moteiro
É um Regalo
Canta o Galo!
Aves, Aves
Até Avestruz
Truz, Truz!
...
PUBLICIDADE
Precisa-se de um poeta.
Popular, de preferência.
Resposta a esta Tertúlia
Ao nº 007
ainda em relaçao ao prolongamento dos horarios dos estabelecimentos nocturnos, é certo que concordo que e almentavel que na epoca de natal nem camara nem associaçao empresarial promovessem eventos alusivos a quadra! Mas tb nao se percebe pq e que o prolongamento do horario dos ditos estabelecimentos nocturnos, diminuiu este ano passou das (4 para as 3)talvez para fazer o jeito ao dono da discoteca (se calhar nem assim com a ajuda do PC atrai a malta de pedrogao!
Há aí algum jurista que possa esclarecer a quem cabe a responsabilidade, e a obrigação de indemnizar, num caso como aquele que a 17 de Dezembro o A. Querido coloca nesta Tertúlia?
Por favor, ajude-nos!
E, já agora, peça à mãezinha para rezar por todos nós!
José Melro
raul, raul, n laves o rabinho naquela agua, n keiras ver os teus "coelhos" a cair por causa do cloro! parece q em vez de recuperar o nascente vao lá meter agua da rede, mais uma vez varre-se o lixo p debaixo do tapete, pode ser q em breve e ja q vai ser essa malta a reger os destinos florestais do concelho mandem abater todas as arvores p acabar por alguns anos c os fogos florestais. kem sabe se algum desses ilutres tb n queira ser comandante dos bombeiros e asim resolviam-se todos os problemas aparecia o d sebastião para a associação e acabavam-se c os fogos. creio q e uma boa ideia.
tótó
Trânsito automóvel
em Pedrógão Grande,
é sinónimo de balda, de desordem...
Basta sentarmo-nos no Café Central a beber uma bica... e ver!
Também ao pé da CA-CA, Caixa Agrícola, o mesmo se passa...
Ainda não conseguimos perceber se a Travessa Artur Tomás David, que liga a Devesa à Variante, é uma via para escoamento das viaturas que entopem na Devesa, se uma passagem pedonal, se um parque de estacionamento mais ou menos privado... porque há carros que regularmente ali estacionam e impedem a circulação automóvel!
Já que o Presidente da Junta de Freguesia está ali ao lado, ele que dê uma ajuda ao Sr. Vereador do Trânsito...
Senão, peçam a nossa colaboração!
Não somos do contra...
Só queremos ajudar!
A. Querido
Chegou o Inverno!
Mas, não tarda, está aí o Verão!
Para quando um protocolo com a Associação do Mosteiro que viabilize a sua Sede social, que ainda há pouco os mosteirenses acabaram de construir?
A não ser que se levante localmente algum problema ambiental, com as avestruzes, espécime importada, que de há algum tempo para cá povoam a zona e fazem muito alarido...
sobretudo na Vila, junto dos Paços do Concelho!
Santos Quevê-do Mosteiro
...E para quando um outro protocolo com a Associação do Mosteiro que aproveite o espaço defronte da Sua Sede e que, ao mesmo tempo, compreenda o arraial de festas local?
... E porque não um acordo com a Câmara Municipal que garanta, a quem procura a praia para se banhar, o fácil estacionamento entre a Rua Principal e a praia propriamente dita?
... É que ao longo desse caminho, de ambos os lados, a Associação dispõe de terrenos que pode disponibilizar, assim o queira
e as contrapartidas camarárias sejam adequadas!
Porque razão o Sr. Presidente da CM não toma a iniciativa?
É porque tem receio que lhe lembrem os esgotos?
A. Querido
Alguém me sabe dizer porque anda o médico tão aflito para arranjar uma lista para a direcção dos Bombeiros?
O Justiceiro
Nao é só em frente ao antigo Central que o transito é caotico...de certerza que nao circulam pela rua Antonio Venancio David, que vai dar a Serraçao do Sr, Henrique Marques! Aí é constante o estacionamento a impedir o transito e ate em cima da curva. Pois é preciso vir com muito cuidado para nao esbarrar nos carros la mal estacionados...e a GNR e a poucos metros acima!!!!!!!!!!!!
A Travessa Dr. Artur da Cruz David é bem a cruz dos pedroguenses que a têm que atravessar.
Em pleno centro da Vila é lama até aos joelhos...
Uma boa amostra da autarquia que temos!
Será por isso que o estabelecimento ao lado tem lá o anúncio CA-CA, para logo pela manhãzinha lembrar ao novo Presidente da Junta de Freguesia o mau estado da viela?
C. Sapato Roto
Totó,
Quando tu queres não és totó.
Mas tens que melhorar a ortografia para a gente te entender direito...
Experimenta lá!...
O médico anda apressado, será para pagar o último favor, o da entrada da filha para a Câmara?
Zé da Picha
Ó censor,
Será que estás feito com o poder local, pois quando aparece um crítica mais directa ou acesa tu logo a cortas?
´
Ó Censor, olha que o fascismo já acbou há quase 40 anos!
E não és tu que dizes que, se houver borrasca, informas a polícia do blogger que aqui disser calúnias?
Então deixa seguir, porque eu já li o teu aviso e sou maior de 18 anos, responsáveis!
Digo mais, toma juízo!
O médico deve ter nome!?...
Mas, qualquer que ele seja, a sua aceitação para formar nova Direcção nos Bombeiros terá necessariamente em vista...
tratar as muitas feridas deixadas pela gestão do Nanico!
Consta aí que a vontade é tanta que até já convidaram a rolinha da silva, que há pouco fez ninho na Devesa!
Se ela aceita, então é que é. As rolinhas de Pedrógão deixam de poder, pelo menos, arrulhar!
Então é que se lhes vai, de vez,
o pio!
Maria do Laço
fooogggggggooooo
voçes sete ou oito ratos que vagueiam no esgoto e rebolam vocês de penas, vocês de ricardetes do hospital, vocês do lido, vocês do rei da bola, vocês de totos, vocês justiceiro,mais uns pouco vivem nas costas, têm todos uma coisa em comum. Vivem na vila, vivem na podridão de querer o que não têm, de invejar os outros, de serem uns incapacitados. de serem uns coitados que vivem da inveja.
numa terra em desertificação vocês são os abutres, abutres de quem trabalha de borla, abutres do que sabem por vocês os invejam. que fizeram voçês por pedrogao grande?
pedrogao durante 50 anos parou no tempo e vocês retrogadas com 50 e 60 anos não passam de uns miseraveis.
è so dizer mal.
pedrógão está diferente, para melhor, muito melhor.
nos ultimos 25 anos fez-se muita coisa não se fez mais porque os corruptos de pedrogão grande não deixaram?
do falso engenheiro, ao gigante que reina no mundo da papelada falsificada, dos morgadios, do sr da resina.
Pedrógão grande tem é a sorte de se o centro do concelho. cuidado se o centro passa para outro concelho, apenas nos resta os corruptos ...
Totó,
Para os Bombeiros
já arranjaram um médico... para acabar com todos os males da corpo-ração!
E, nas Florestas,
o problema dos fogos vai também acabar.
A avaliar pelas últimas eleições para a APFLOR, em que os amigos do Presidente controlam tudo, se os sócios da APFLOR não se põem a pau, através das ZIF´s não vai sobrar um pinheiro para arder!
Antes disso, eles hão-de engendrar um esquema qualquer, na base de um condomínio das terras, para gerir o dinheiro do abate dos nossos pinheiros.
Antes mesmo do mato arder, já ardeu o nosso gravato!
Não se ponham à tabela, não!
Carvalho Robles
Totó,
Então se a ideia não é recuperar a Fonte de Baixo mas pôr apenas uma torneira de água do Rio, para quê aquele despesão todo ao fundo da Vila, num quase buraco sem saída?
Pelos vistos a Câmara é rica.
Nós é que andamos enganados!
R. Rego Lavadinho
Ora expliquem-me lá como é que a redução do horário das 4 para as 3 horas da madrugada ajuda o gajo da discoteca!?
Manel do Vale das Rabiças
Boas Festas à equipa da Tertúlia do Pinhal,
extensivas ao Censor...
Desejos de um Novo Ano cheio do melhor...
e sem cortes
A. Querido
Ao bloguer do foooogggggggoooooo em vésperas de Natal eu lhe digo que compreendo o seu grito de aflição.
Esse grito tardava... porque há muitos anos que Pedrógão Grande arde, as suas casas ruem e os seus filhos fogem ao fogo, procurando bem longe o recato de outras paragens mais frescas e promissoras!
Esse grito tardava, mas de nada serve. Há 12 anos que os gritos de alarme não se ouvem mais na Devesa!
O chefe da corporação é surdo e só vê vê duma vista!
O bloguer do foooggggoooo do dia 23grita de aflição porque foi apanhado pelo fogo que há muito alastra por Pedrógão e tudo arrasa.
Na aflição, o pobre homem, já não diz mesmo coisa com coisa.
A algaraviada é tal que temo mesmo pelo seu internamento...
Fala de invejas e corrupção à mistura com a referência a gente supostamente séria que acusa de participar nesta Tertúlia do Pinhal...
Em oposição a estes, que têm concretizado as suas críticas e propostas de correcção e trabalho autárquico, o bloguer aflito mais parece um recém chegado à Devesa, empenhado em cobrir as costas ao Chefe dos Bombeiros...
e em proteger o seu novo assento!
Zé da Picha
Em concreto, nada consegue apontar, tanto mais que o que essa gente
Ó fulano do foooggggooo
A tua sorte era Pedrógão passar a ser uma freguesia de Figueiró!
Manel das Iscas
Como é possível que em vésperas de Natal se diga tanta asneira, e se destile tanto ódio, contra aqueles que apenas dizem verdades e têm sido um valor acrescentado para a melhoria das condições de vida em Pedrógão Grande?
Estes são os que verdadeiramente trabalham de borla e não tem tachos ou empregos oferecidos pela autarquia, para compensar os papás e os amigos por favores antes prestados!
Em vésperas de Natal um bloguer aflito grita por foooggggoooo, por socorrroooo, porque vê os bolsos em perigo, porque a mama já não dá para todos, porque o orçamento camarário bate no fundo!
Ó bloguer aflito, ouve o meu conselho:
Aproveita esta época natalícia para te regenerares.
Arranja boas companhias e vai trabalhar!
Dá o exemplo, porque de malandros está a Devesa cheia!
Zé da Picha
Ó Totó,
Estás tramado!
Tens que mudar de nome, porque a concorrência dos totós é seguramente maior do que a que tu pensas!
Em Pedrógão agora até há um que grita foooogggggoooo!
Como vês!...
Mas, sobretudo, que se acautelem os ratos com penas!
Ele chamusca todos!
Só se safa o próprio tacho!
Xico Bombeiro
Em época de Festas
Um prato de muita Mousse,
bem servido,
para o bloguer de 3 de Dezembro, pelas 10.15 horas.
Peço desculpa pelo atraso,
mas serve-se com gosto!
Sérvulo Patronilho
Agora sim....
Com dois varredores na direcção dos bombeiros, um futuro comandante e futuro adjunto, está criado o QUARTETO DA MINI !!!!
Será que é desta que acabam com o alcoolismo nos b.v. !!!
O Totó2
Ó Totó
Não penses nessa do Don Sebastião para salvar Pedrógão.
Não Resulta!
Ora vê lá tu que, ao cimo da Devesa, temos lá há séculos o São Sebastião - que é o santo protector das pestes e das pragas -e elas ainda não acabaram no concelho!
Repara no recente caso da APFLOR.
Não há mais pesticida eficaz para o infestante de-voto!
Zé Paz das Almas
FESTA DE FIM DE ANO NO MOSTEIRO
Na passagem de Fim de Ano, a Associação de Melhoramentos da aldeia do Mosteiro vai realizar um jantar festivo.
Está aberto a quantos se desejem inscrever e contribuir para alegrar a entrada em 2010.
Não faltem!
Que triste Vila,
a de Pedrógão Grande!
Apesar do Café Central já ter aberto e do Vintage, Escorpião e Lido continuarem a abrir até tarde, o marasmo é total!
São sempre os mesmos à noite... quando não menos!
O pouco que se faz, quando milagrosamente acontece, é mal anunciado.
Ninguém sabe.
Ninguém passa a palavra.
Tão mal divulgado que o pessoal fica em casa a ver a sua querida televisão.
O que serve de justificação para ainda menos se fazer...
Parece que nem existe uma rádio em Pedrógão!...
Ninguém aparece.
Ninguém convive.
Vive-se de costas contra costas.
Este é o Pedrógão dos pequeninos!
Sem vida, nem visitas!
Que nos espera em 2010.
Resta louvar a IC 8,
que nos leva para longe!...
Zé da Picha
certezas n tenho mas parece-me q o atual presidente da junta deve kerer suplantar o sogro ke ficou conhecido como o joaquim dos lavadouros na decada de 80 e reabilitar os espaços para um sao convivio dos municipes, komo tal podemos talvez esperar o mesmo tipo de obras por toda a freguesia, so espero q na proxima obra n a liguem a rede, mas sim la metam um pipo gigantesco do ja afamado bom tinto partidario. assim sim isso e q era uma festa sem nome. e apenas uma teoria mas seria bom q fosse a realidade a bem do entorpecimento geral q reina no concelho.
tótó
ja agora boas e muitas festas. e para mim tb.
tótó
FUI PASSAR O NATAL A PEDROGAO, (COMO TODOS OS ANOS),E A MINHA ALMA FICOU PARVA COM TANTA MODERNICE AQUILO ESTÁ MUITO Á FRENTE NEM NAS GRANDES CIDADES HÁ TANTA TROCA DE CASAIS, ATÉ ME DISSERAM QUE O ESCORPIÃO FEZ OBRAS PARA PARA PUDER HAVER UM ESPAÇO DIFERENTE E DAR MENOS NAS VISTAS.
ENTÃO O DR.CARLOS VAI SER O NOVO PRESIDENTE DOS BVPG E O SOBRINHO O COMANDANTE.SE ISTO FOR VERDADE ESTOU CONVENCIDO QUE AGORA NEN OS CARROS ESCAPAM VAI TUDO A LEILÃO...........
Se essa fôr verdade,
a do Dr. Carlos e o Sobrinho assumirem a Direcção dos Bombeiros, então é a corporação vai passar a ser um verdadeira família!...
Zé da Picha
Essa de "tanta modernice", na troca de casais, é só aparência!...
São tão poucos os jovens em Pedrógão que nota-se logo à primeira!
Não há muito por onde escolher.
Mas o local é sugestivo.
Escorpião subentende ferrar...
Para mais, é espaçoso e tem os tectos altos...
Manel Moinas
Ó Ricardo...
Sim tu ai do cimo da vila
Deixa de escrever no blogue acerca de Pedrogao pois tás mais que identificado todos sabemos quem es e ao que vens...
Os pedidos de taxo que fizeste e nao tus derasm nao foi?
Tiveste 3 anos na Associaçao das florestas e que fizeste para alem de semear a discordancia...
Falso Engenheiro mostra as credenciais
Sê credivel, nao batas nas costas com palmadinhas quando depois es um frasco daqueles pequenitos ( 605 ) lembras te ou nao sabes o que quer dizer.
Se fosse eu ao PEQUENITO dava te um taxo ao menos pudia ter a certeza de uma coisa,as criticas vindas de norte ( centro de saude ) acabavam se todas.
Es daqueles pedroguenses que so vivem das guerras dos outros mas mostra o que fizeste por Pedrogao a nao ser herdar.
Sim ta na hora de te começar a responder a ti e a outros que por Pedrogao ñunca fizeram nada e so sabem deitar abaixo.
Podes ter a certeza que ha muito para escrever desde o veneno que lanças ás pessoas áquilo que és na realidade.
Os pedroguenses tem de deixar de se acobardar e responder directamente, é certo que todos nos estamos fartos de que sejam sempre as mesmas pessoas nas associaçoes mas o que é certo é que tambem nao ha alternativas.
Totó,
Falas certo!
Mas em vez do pipo gigante,
eu proponho um almude à porta de cada munícipe!
É mais democrático!
O que me calha,
cedo-o com gosto para uma festa
de louvor aos Presidentes,
sabendo-se que um bebe logo em honra de 3 outros...
Não quero que um dia, pela manhã, não se me apresentem agradecidos, alegres e bem dispostos...
Manel Moinas
Ó Totó,
Isso é ser mausinho!...
Ou o benefício da dúvida?
Ainda mais entorpecimento?
Se ele é geral...
E sem fim à vista!
Mané Gaitas
TODOS AO MOSTEIRO,
JÁ!
UMA PASSAGEM DE ANO INESQUECÍVEL
Inscreve-te já!
NA COMISSÃO DE FESTAS
Menú / Pratos à escolha:
Prato de peixe:
BARDO NO FORNO,
com recheio de Avestruz
Pratos de carne:
AVESTRUZ DE ESCABECHE
CABRA ASSADA
com batata a murro da região
Sobremesa:
Maçãs, laranjas, diospeidos e
muita Pera da região
Vinho: Aos almudes
Música: Banda dos Guerras
Ases da Moina
Baile até de madrugada
Bêbedas devidamente autorizadas
NÃO FALTES!
A ESTE VERDADEIRO ARRAIAL
NO MOSTEIRO DA MALAFALA
(Evento não subsidiado por qualquer Junta ou Câmara da região)
COMPARECE!
Então o Nanico está a preparar a retirada dos BV?
Foi promessa feita no S. Vicente dos Pinheirais... quando sentiu as bochechas a arder?
Edu Ferrão
Por favor,
descodifiquem-me quem são esses
- Falso engenheiro;
- Sr. resina;
- Gigante da papelada falsificada;
Que não quero virar mais um totó!
Mané Vinagre
Atenção anónimo do fooogggoooo
de vésperas de Natal,
Tens mesmo a certeza de que o centro de Pedrógão (vila) não passou já para outro concelho?
Olha bem
o que resta à tua volta!
Marisa
atenção que por lei, o médico não pode ser presidente de nenhum orgão dos bombeiros
Então a 7 de Janeiro, nos Bombeiros, vai voltar tudo ao antigamente?
Uma nova Direcção e Comando de familiares, amigos e reformados?
Esta prenda dos Reis Magos mais parece de Reis Anões!...
Marilú Calçada
Diz lá por que razão o Dr. Carlos não pode ser membro de nenhum orgão dos bombeiros?
Qual é a lei que o impede?
O Dr. Silva também é médico da Santa Casa e é Presidente da Assembleia de Irmãos!
A Engª Margarida é a técnica florestal e é a Presidente da Associação Florestal (APFLOR)!
Em Pedrógão, dito o Grande, há alguma coisa que seja proibida?
Zé da Picha
Ja passei a roupa a ferro ja passei o meu vestido
pra ir a festa do Mosteiro e levar o baixinho comigo
Eleagora esta sosinho foi posto fora de casa e na rua
Foi levar uma menina a Figueira ver o mar mas desconfio que nem a lua
Nao teve tempo pra tanto
Se calhar nem começou (a olhar)
Apareceu a mulher de taxi e
PUMBA_- ai nao que nao levou!!!!!!
Aidinha das tranças
Pelo estilo inconsequente e malcriado, o bloguer de 28, pelas 11.47 horas, é seguramente o do foooggggooooo do dia 23!
Pelos vistos o rapaz é multifacetado. Não só vomita fogo como destila veneno a rodos!
Tem futuro no circo.
Com jeitinho, metendo uma cunha a um dos muitos um industriais da brincadeira de Pedrógão, ainda consegue um lugar como malabarista, contorcionista ou mesmo palhaço!
Mas certamente ele não o vai fazer, muito menos como malabarista, porque não é de um dia para o outro que vai deitar os tachos ao ar!
Mas é pena, porque faria sucesso!
Mas os tachos que o pequeno tem devem ser bem grandes para conseguirem aparar tanto fel!
Com tanta ambição e uma língua tão comprida e maldizente, que até é capaz de salpicar o próprio pai,um dia destes, se se descuida e morde a língua, lá se se vai o rapaz...
e ficam cá os tachos!
Não sei o que anima o dito bloguer (do dia 28)contra o Engº Ricardo, o do cimo da Vila, mas não duvido que ele tenha dito alguma grande verdade nesta Tertúlia pois, de outro modo, não se compreende tanto veneno a escorrer, a manchar a dignididade de um pedroguense de bem!...
Mas palpita-me que o bloguer em questão está enganado, porque a opinião dos do cima da Vila não difere no essencial das críticas dos pedroguenses do fundo da Vila!
Eu cá para mim vaticino que o bloguer em questão é novo na terra, com problemas de coluna e diminuído de bom senso...
Mas sobretudo, tem que ir ao médico, para quebrar tanto azedume, tanta flatulência verbal.
Senão, sem obrar que se veja,
rebenta envenenado!...
Esperança Dias Novo
HÁ FESTA NO MOSTEIRO
Ó Aidinha das Tranças
Pelos vistos a Festa de Fim de Ano no Mosteiro foi antecipada de outras Festas na Figueira da Foz...
Então está bem a letra a adoptar para o Fim de Ano:
"Já passei a roupa a ferro,
Já passei o meu vestido..."
Porque a anterior, está-se mesmo a ver, foi a:
"Zumba, Zumba, na caneca!
Do Baixinho, do Baixinho...
Ao luar, a ver o mar
Zumba, Zumba, na caneca!
Se pingou doce... ou salgado
De pernas para o ar
Esse foi o manjar!...
"Zumba, zumba, na caneca!"
Pelos vistos, vamos ter ilustres figuras na Praia do nosso concelho, porque aqui todos
sabem que:
No Mosteiro
É um regalo
Canta o Galo!...
(Até na cabecinha do Baixinho!)
Maria da Estrela
O anónimo do dia 29, pelas 11H47, é doido varrido!
Como é que pode enunciar o nome de alguém em concreto, se todas as intervenções são anónimas, sob o disfarce ou não de um pseudónimo?
Depreende-se do seu arrazoado que leu as intervenções prévias publicadas nesta Tertúlia e não gostou do seu conteúdo crítico.
Mas em vez de as concretizar e rebater, dando o seu ponto de vista, preferiu a calúnia fácil, sob o anonimato!
Faltando-lhe argumentação credível,conhecimentos específicos e uma cultura de diálogo e urbanidade,sugiro ao referido bloguer que faça umas sessões de introspecção e se interrogue:
- para que serve um canalha?
- que aproveita disso o concelho?
A. Querido
Enviar um comentário